Meo Smart Home: Quanta energia consome o seu computador?
No final de cada mês tem notado que a sua fatura de eletricidade é elevada? Mas quais serão os equipamentos responsáveis por ter assim valores elevados? Era interessante que o prestador de serviço de energia conseguisse fornecer aos clientes essa informação! Apesar de existirem já uns contadores inteligentes parece-nos que não está previsto nada a esse nível.
Se o prestador de serviço não disponibiliza essa informação, podemos ter sempre alguns equipamentos que nos informem dos consumos. Hoje vamos conhecer a tomada inteligente da plataforma Meo Smart Home.
O MEO Smart Home consiste numa solução de segurança e vídeo, totalmente “chave na mão”. Além dessas funcionalidades, podemos integrar neste Kit vários componentes associados à domótica e conforto, como por exemplo, um sensor de humidade e temperatura ou então uma lâmpada inteligente, entre outros. Hoje o equipamento que apresentamos é a tomada inteligente que pode ser controlada à distância e além disso ainda regista os consumos.
Tomada Inteligente
A Tomada Inteligente é controlada remotamente através do smartphone, tablet ou computador, ou localmente através de um Interruptor sem fios e é facilmente controlada através da aplicação MEO Smart Home, permitindo o controlo à distância de equipamentos elétricos.
- É programável à distância através do site meosmarthome.meo.pt, permitindo que se ligue automaticamente a determinadas horas ou dias, pelo período de tempo pretendido;
- Também pode ser comandada localmente a partir de um Interruptor sem Fios MEO Smart Home;
- Tem uma potência máxima de 3000W e o indicador luminoso de utilização permite identificar localmente se está ligada;
- Permite também visualizar, através de gráficos, o consumo efetuado ao longo do tempo.
Características técnicas:
- Alimentação : AC 220V / 50 Hz
- Potência máxima : 3.000 W
- Conetividade : Rádio (868 MHz)
- Dimensões (em mm) : 112 x 59 x 73
- Peso : 149 g
- Necessita de estar ligado à Central MEO Smart Home
Como instalar a tomada inteligente?
O processo de instalação da tomada inteligente é bastante simples. Para tal basta entrar na plataforma Meo Smart Home, ir a Definições e em seguida selecionar a opção Adicionar um acessório. Depois é só seguir os passos solicitados (tal como mostramos aqui para adicionar uma lâmpada).
Como se pode ver pelas imagens, é possível saber o consumo instantâneo, por semana, por mês e por ano. Tudo o que ligue à tomada, como por exemplo um computador, carregado de um gadget, aspirador, etc) o equipamento registará o consumo.
Quem pretender pode também exportar os dados, sendo criado um ficheiro .csv com registos de 5 em 5 minutos dos Watts consumidos.
Este artigo tem mais de um ano
..wtf.. E qual o consumo da dita tomada sem ter nenhum equipamento ligado!!
Zero!
Não é verdade, esta tomada gasta entre 0.5 a 1.5 Watts. O facto de alguns modelos terem uma bateria interna não significa que tenham consumo Zero.
A medição e envio da informação de consumo faz-se através de electronica não de telepatia.
Com ou Sem equipamento ligado estas tomadas gastam energia electrica por bateria/rede
E eu sou o pai natal…
Claro que se a “tomada inteligente” estiver ligada à corrente tem de ter consumo mínimo, mesmo que não tenha nenhum dispositivo ligado.
Mas se a tomada estiver desligada nao tem qualquer corrente! Quando ligada, há-de ser um consumo insignificante.
A vantagem da minha é que comando a ficha remotamente com um click em widget no smartphone. Esta so localmente.
Perto de zero, que chega a ser irrisório, mas nunca é zero.
Se desligado, é ~zero! Aquela tomada dá para desligar.
Pedro, lamento informar-te mas trabalhei numa impresa que desenvolveu um conceito semelhante e confirmo-te: essa tomada tem um consumo minimo. Não é zero como dizes (a não ser que a desligues ela também da tomada onde encaixa).
Sim, mas é insignificativo. Basicamente é ter ali um keep alive 🙂
nunca pode ser zero, porque como a ligas? por telepatia? se por comando ou app a consegues ligar é porque está à espera de sinal, logo a consumir…pode desligar praticamente tudo como a corrente a fontes externas e desliga os leds todos mas que fica a consumir alguma coisa fica….agora que o consumo é insignifcante para o beneficio da ficha é
ok ok ok ~0
Nada como ligar esta tomada a outra que está a medir o consumo em tempo real e ver se ela sem nada ligado realmente faz zero ou não. E assim se verifica se é verdade, ou se estamos perante um dado falso. É um bom teste para num próximo video fazerem.
Zero nunca é … senão não havia corrente a chegar … a cablagem só por si tem resistência que se traduz em W consumidos … mesmo que sejam infimos.
Mais um, vai ligar uma televisão de 100w e se importa com o equipamento gastando 0.5W
Muuuuito importante medir, como se alguém fosse comprar outro CPU ou GPU a pensar nos consumos … Se assim fosse tinham portáteis.
13€ por mês? kkkk
é só pagar a tomada e já está? ou tem de se aderir a mais qualquer coisa?
Tem de se aderir ao serviço Meo Smart Home. – https://www.meo.pt/pacotes/meo-smart-home
Até parece que o problema dos custos da factura eléctrica é o “consumido” …
Por norma o preço destes kits das operadoras … é bem menor se o comprarmos fora das mesmas, além de no caso das operadoras poderem vir serviços associados não contratados e não claros …
Parecem sanguesugas, operadoras de comunicações, bancos, energéticas … vampiros prontos a sugarem quaisquer euros … já não bastavam os impostos …
Sim se uma edp fornecesse esses dados aos clientes era bom. Mas como não lhes interessa o que o cliente quer mas sim roubar os clientes a coisa nunca vai ser feita. Ate podiam fazer isso logo nos quadros electricos mas casas com uma aplicação onde se podia aceder a esses dados.
EDP re:dy
A EDP não pode fornecer o que não tem. Hehe
EDP re:dy permite fazer medições de consumo e alguma domótica.
Não tem a parte de segurança, mas tem o que o Hugo Gomes pede.
já existe, em que ano é que vives?
Custa 40€, parece-me caro para o que faz.
… e mede potência activa ou reactiva ? Julgo que activa e logo uma smps de um computador não pode ser medida assim por se tratar de uma carga capacitiva. Ok multiplicamos 230 por amperagem consumida.. mas isso não são Watts mas sim VA… e depois hà o RMS etc etc.
Não compliques que a maior parte da malta nunca ouviu falar da reactiva 😛 … ainda as operadoras não se lembraram de a cobrar ao cliente comum …. ainda …
Empresas com PT pagam e bem…
Daí que tenha mencionado cliente comum. Sendo que as empresas tb têm soluções para evitar derrubes bancários.
Ou seja … temos de pagar mais uns trocos para aderir a mais x e y … quando o podemos fazer gratuitamente (ou lá muito perto) … sem encargos fixos e sem cordas ao pescoço …
Parece-me bem ..
Xiaomi não tem isso?
Não existiam uns contadores de energia (cujo nome me falha) que podíamos ligar a certos circuitos eléctricos para nos dar essa informação? Acho que vou chatear o meu “amigo” da Mectel…
Essa tomada tem consumo de energia residual …. tal como outras coisas, como boxTV mesmo em standby, carregadores de telemóvel, televisões mesmo que estejam só com o led de desligado entre outros equipamentos.
Por estarem ligados a corrente, durante todo o dia mesmo sem fazer nada, fazem consumo residual.
Tudo junto em casa devem ter mais de 20w a 30w todos os dias 24h por dia.
Por isso uso tomadas com ON/OFF, e sempre que saio de casa desligo tudo o que não é indispensável.
O maior problema do MEO Smart Home é que parece estar abandonado! O Certificado Digital associado ao domíno smarthome.meo.pt expirou ontem e até agora o problema continua por resolver. A APP que é uma das vantagens do serviço, faz a verificação do certificado, mas como este está inválido, não abre, o que torna a solução parcialmente inútil. O uptime também não é famoso: de 9/10 a 9/11 esteve indisponível durante 4h…Seria bom que a MEO tivesse mais atenção porque isto é uma solução de segurança. Se for apenas um Gadget então não vale a pena.