Esqueça o Vista – Windows Server 2008 em Workstation
Muitos consideram o Windows Server 2008 como o melhor sistema operativo lançado pela Microsoft, até à data, tanto a nível de estabilidade como de performance. No entanto, como é óbvio, a linha Server não vem preparada para o end-user e utilizá-la no seu computador "normal" nem sempre é tão fácil quanto parece. Quer experimentar? 😉
Recentemente, depois de vários meses com o Windows Vista Ultimate, decidi dar novos ares ao meu computador portátil, formatando-o. Estava então na altura de escolher que sistema operativo iria acompanhar o Ubuntu, em dual boot: Windows 7 ou Server 2008? Duas razões fizeram-me optar pela segunda opção:
- Uma vez que pretendo utilizar regularmente o Windows, tanto para trabalho como para lazer, não estaria muito confiante ao escolher o Windows 7. Ainda que tudo indique que esta(s) primeira(s) Beta deste novo SO sejam bastante estáveis, como aliás já tive oportunidade de comprovar, vale lembrar que, por agora, o suporte (da parte dos fabricantes, dos desenvolvedores e até da própria comunidade) é bastante reduzido e, afinal, tudo pode correr mal quando a plataforma não está exactamente pronta para as necessidades de um uso diário e intensivo.
- Além disto, e da enorme curiosidade que tinha já para experimentar o Server 2008, uma outra razão fez com que optasse imediatamente por este. Graças ao programa DreamSpark, da Microsoft, jovens estudantes de inúmeras universidades e institutos de todo o mundo poderão receber, sem qualquer custo, uma chave original para o Windows Server 2008. Sendo eu estudante na Universidade de Lisboa, abrangida por este programa, não podia deixar de aproveitar!
Pois bem, se está já a pensar em deixar o Vista e migrar para o Windows Server 2008, está na hora de lhe apresentar as desvantagens. Ou melhor, a desvantagem. Sim, a grande desvantagem e, a meu ver, a única, deste sistema operativo face ao Vista (quando falamos, obviamente, de uma utilização em workstation's) prende-se com o facto de não ser possível instalar algumas das mais conhecidas aplicações e jogos por aí disponíveis. Digo instalar porque, muitas vezes, em casos como o Nokia PC Suite ou o AVG Free, é o próprio setup que proíbe a instalação neste sistema operativo, muito embora a aplicação não tenha qualquer problema de incompatibilidade. Felizmente, com uma rápida pesquisa no Google encontra-se, na maior parte dos casos, a solução para instalar estas aplicações no Windows Server 2008.
O Windows Server 2008 está disponível em três versões, tanto a 32 como a 64 bits: Standard, Entreprise e Datacenter. Uma vez que o nosso objectivo é utilizá-lo para workstation e não num servidor, a versão Standard é mais do que suficiente e satisfaz todos os requisitos.
Este guia irá incidir especialmente sobre a configuração base do sistema operativo, tendo como principal objectivo fornecer-lhe algumas dicas para melhor a performance e a experiência de utilização do Windows Server 2008. Para mais detalhes, como, por exemplo, activar o aspecto Aero que vê nas imagens que se seguem, fique atento ao guia de amanhã!
Desactivar o Shutdown Event Tracker Antes de prosseguirmos com as modificações, e porque nalguns casos será necessário reiniciar o seu computador, deverá desactivar o Shutdown Event Tracker, controlador de eventos de encerramento, como é chamado em bom português. Esta funcionalidade, presente no Windows XP Pro, Server 2003 e 2008, permite controlar de forma consistente o motivo para encerramentos do sistema. Ideal para detectar problemas em servidores, não será certamente o mais prático para nós.
Mais uma vez, abra a janela Run, premindo Win + R no seu teclado, ou através do menu Start, e digite gpedit.msc para aceder ao Local Group Policy Editor. No menu à esquerda navegue por Computer Configuration, Administrative Templates, System. Com um duplo clique em Display Shutdown Event Tracker, para abrir a janela de propriedades, altere esta definição para Disabled.
Active a Ligação Wireless Muitas das funções necessárias diariamente numa workstation vêm desactivadas por omissão no Windows Server 2008. Instalou este sistema operativo num computador portátil, configurou todos os dispositivos e drivers e ainda assim não se consegue conectar à sua rede sim fios. Estranho? Sim, mas a solução é mais fácil do que parece.
No menu Start, em Administrative Tools irá encontrar o Server Manager. Embora, como o nome indica, esta aplicação ganhe maior importância em servidores (como grande parte das funções deste sistema operativo aliás), não perde toda a utilidade nesta adaptação. Em primeiro lugar, certifique-se que marca a opção Do not show me this console at logon para que não seja incomodado quando iniciar sessão. Agora, clique em Add Features.
Marque a opção Wireless LAN Service para activar a ligação sem fios do seu computador e, para poupar algum tempo, marque também a opção Desktop Experience e .NET Framework 3.0 Features. Clique em Next, Install e por fim Close; já está!
Desactive o Internet Explorer Enhanced Security Pois bem, agora que já está ligado à Internet, sem fios, abriu o Internet Explorer e, para seu espanto, não consegue abrir qualquer site nem tão pouco descarregar as suas aplicações preferidas. Porquê? Porque, neste sistema operativo, o Internet Explorer vem equipado com um modo de segurança reforçado que o impede de aceder a sítios fora da rede local.
Dirija-se mais uma vez ao Server Manager, em Administrative Tools, no menu Start, e clique sobre Configure IE ESC.
Defina ambas as opções para Off e clique OK.
Active a Aceleração do Som Os problemas com a qualidade do som são característicos do Windows 2000 e das versões Server. No entanto, nada que não se resolva!
Na janela Run, que, já sabemos, poderá abrir no menu Start ou premindo Win + R, digite services.msc e procure o serviço Windows Audio. Com um duplo clique, abra a janela de propriedades, defina Startup type para Automatic e clique no botão Start.
Agora, no Painel de Controle, clique em Sound e escolha o seu dispositivo de som. Na janela de propriedades, mude para o separador Advanced e desmarque a opção Give exclusive mode application priority.
Optimizar performance de aplicações Na janela Computer, o antigo "Meu Computador", clique System Properties ou prima directamente Win + Break. Aí, clique sobre o item Advanced system settings, na barra lateral. Deverá então surgir uma nova janela onde, no separador Advanced, encontrará uma zona com a designação Performance. Clique no botão Settings para abrir Performance Options.
Mais uma vez no separador Advanced, escolha a opção Programs em Adjust for best performance of.
Active o Windows SuperFetch O Windows SuperFetch, presente também no Windows Vista, ajuda a melhorar a capacidade de resposta do computador e a tornar o desempenho do sistema mais consistente. Para activar esta funcionalidade abra o Editor de Registo, digitando regedit em Run, e navegue até HKEY_LOCAL_MACHINE > SYSTEM > CurrentControlSet > Control > Session Manager > Memory Management > PrefetchParameters.
Com um clique no botão direito do rato, seleccione a opção DWORD (32bit) Value em New. Digite EnablePrefetcher como nome da chave que acabou de criar e, com um duplo clique, mude o seu valor para 3.
Proceda exactamente da mesma forma, para criar um novo DWORD (32bit) Value com o nome EnableSuperfetch, modificando igualmente o seu valor para 3.
Por fim, digite services.msc em Run e procure Superfetch. Com um duplo clique, abra a janela de propriedades, defina Startup type para Automatic e clique no botão Start.
E por hoje terminámos. Na próxima edição...
- Mude a informação de proprietário; - Mude o nome do computador; - Desactive o Ctrl + Alt + Del no Logon; - Active o som de ínicio de sessão; - Miniaturas de imagens no Windows Explorer; - Active o aspecto Aero;
...já amanhã! 😉
Este artigo tem mais de um ano
Já há anos que ouço dizer que o S2k8 é melhor que o vista e que é rápido e não sei quê. Nunca o experimentei, para ser franco. Alguém sabe se será por causa do DRM? O S2k8 não tem DRM como o Vista?
—–
http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam
Digamos que não é um SO para se ter em casa…
Mas ok…
http://truquestelemoveis.blogspot.com/
Uma vez que o Windows Server 2008 e o Windows Vista Service pack 1 ,
Partilham o mesmo Kernel… O meu conselho para um comum end user, é deixar de aventuras,conspirações e até perdas de tempo a activar funcionalidades ou bypass .. E Deixar se ficar pelo Vista SP1 .
No caso “estou com curiosidade e apetece me ver com os meus próprios olhos ” usem e abusem de aplicações como o Vmware ou VirtualPc ou até mesmo aquela partição que tem guardada para efeito..
E de uma vez por todas deixem se de teorias e confusões acerca de Siglas tais como , DRM HDMI e UAC … Foi apartir daqui que começou uma grande conspiração mesmo antes do Vista ser lançado e se repararmos está a tentar fazer o mesmo com o Windows 7.
Abraço
Muito bom o Windows 2008. Tenho um servidor com este S.O., com Terminal Services configurado, e até agora tudo impecável. À que referir que o hardware tambem conta para a estabilidade do sistema operativo.
http://invisibleflamelight.wordpress.com/
Já experimentei isso quando o server2008 saiu, mas não foi viável a longo prazo. Existem restrições em algumas aplicações que se recusavam a correr no server2008, apesar de ter ficado com um aspecto igual ao Vista.
Com um pre;o a rondar os $800USD, nao fica barato! 🙂
@Blizard
Porquê?
@Filipe Lourenço
Sim, mas tal como diz o artigo, a maioria consegue-se correr sem qualquer problema, ainda que com algumas “birras” por parte do instalador. Nesse caso tens duas hipóteses: usas uma versão portable ou extrais o conteúdo do setup com o Universal Extractor ou o 7-zip.
@Kardos
Como eu disse, uma das principais razões para experimentar o Windows Server 2008 deve-se ao facto de, graças ao programa DreamSpark, este ser totalmente gratuito para estudantes universitários (a versão Standard). 😉
No meu MSDN AA além da versão standard também tenho a enterprise, 32 e 64 bits.
Já fiz esse tuto completo mas, como disse o Filipe, não é 100% funcional da forma que necessitamos.
Eu baixei também o WinS2008 pelo dreamspark(baixei tudo que ofereciam hehehe), tem um tempinho, mas nunca tive coragem de instalar.
Estou satisfeito com o meu Vista Home Premium, mas estou instalando hojeo Win7 por curiosidade. WinS2008 não interessa para mim, pois uso minha maquina para jogar também.
Óptimo post, deu-me vontade de experimentar 😛
Olá!
É um bom post de facto…
Tenho o Windows Server 2008 original a correr no meu servidor em casa e é de facto, muito bom…. Rápido, Leve… Tudo o que é preciso… Pena que não seja tão utilizável como o XP ou o Vista :X
Mas, bom post!
Cumps
Posso garantir, por experiência, que é o melhor sistema operativo algumas vez feito. Não tem comparação, este é que não dá sequer argumentos para meterem a colherada dos GNU/Linux 😉
Agora, para o utilizador comum pode parecer um bicho de 7 cabeças ter um sistema operativo completamente fechado e com quase tudo desligado. Estou somente à espera do R2 para o instalar no meu servidor, pois é “um mundo” mexer naquele menino…
Depois. como o Ricardo demonstrou hoje, podemos personalizar o sistema operativo para se parecer com “quase” qualquer outra versão do Windows, tendo em conta que o coração é server.
Performance, segurança e flexibilidade… podem esperar o máximo desta santíssima trindade.
Sugestão:
Se tem em casa vários utilizadores e cada um com a sua máquina e tem um desktop recente, instale no desktop o Windows Home Server… vai delirar com as funções que este traz 😉
Então mas quer dizer que se eu fizer isto tudo, fico com um Windows muito melhor que o Vista? E fica a correr ás mil maravilhas? Ou posso vir a ter alguns problemas?
já aqui há uns anos mudei do windows XP para o windows 2003 server edition. e de todos os problemas que tinha de estabilidade com o XP, no server nada! 😀 e o pc não era nenhum topo de gama, nem média!
o mais difícil foi arranjar um antivírus, de resto na altura não tive mais problemas nenhuns 😉
o próximo SO que pretendo ter a correr diariamente vai ser o W7, mas não excluo ter o server 2008 em casa, a tomar conta de uns quantos gigas de informação 😛
@NuMbErSeVeN
Se seguires este e os próximos guias, que serão publicado aqui no Pplware, sim, fica a correr às mil maravilhas 😉 Quanto a ser muito melhor que o Vista… Bem, é mais rápido e mais estável, já que não vem carregado de processos e coisinhas que, geralmente, nem são necessárias. Isto, claro, supondo que sabes instalar correctamente o Windows e as drivers necessárias ao teu computador! Para além disso, o único problema mesmo é o que não me canso de referir: as birras dos setup’s. Nada que não se resolva.
@fox88
Espera pelo Server 2008 M2 😛 Não estou muito convencido para mudar para 64-bit mas se tiver que ser… Quanto ao antivírus, eu uso o ESET NOD32 Business Edition. 😉
Claro qe dá para meter a colherada do GNU/Linux:
@Vítor M.
Como é qe pode ser o melhor sistema operativo alguma vez feito se:
-Custa $800USD
-São precisos patches para instalar um simples anti-vírus
-Precisa de anti-vírus
-É precisa toda uma série de tweaks para qe ele fiqe minimamente operável
-O kernel é o mesmo qe o do Vista SP1, só dizem qe é mais rápido, porqe vem com tudo desligado por defeito
-Não é feito para o utilizador comum
-Nem seqer cumpre a sua função, pois é um servidor horrível.
No local onde trabalho temos metade dos servidores com Windows server 2008 e outra com LAMP sobre Fedora3, escusado será dizer qe os Server2008 crasham frequentemente. Os servidores Linux foram abaixo uma vez num ano, por causa da UPS.
Já segui um guia do género para tornar o Windows Server operável (e é uma seca), e sim considero-o melhor qe o Vista. Mas já o Server 2003 era melhor qe o XP.
O Windows Server custa efectivamente 800 dólares. De que me serve o DreamSpark(tm), se ele só contempla 11 instituições Portuguesas? E seu precisar de tirar proveito comercial de algum do software disponibilizado não o posso fazer.
Tal como o Richard Stallman: A Microsoft é como um dealer, a primeira dose é sempre grátis, depois quando estivermos dependentes é qe temos de pagar.
Como podem dizer qe Linux é muito complicado e é preciso estar sempre na linha de comandos, se depois o vosso SO eleito exige 2h de configuração inicial e de patchar instaladores constantemente? Isso já não é complicado?
Já para não falar de todos os cracks e serials sacados, isso não é ilegal? Deixei de crackar programas já há algum tempo, não com medo das consequencias legais, mas porque “dá-me seca”.
Podem-me chamar hippie, mas: Por mais defeitos qe uma distribuição de GNU/Linus tenha (porqe não é só o windows qe tem defeitos), nunca poderá ser superada por um SO pago, de código fechado e com actualizações de 6 em 6 anos.
Instalar o Windows Server 2008 no Portátil? HUN :S? Não vejo grande lógica nisto…o WS2008 numa plataforma portátil é como ter um ferrari e so podermos andar com ele na garagem… Não vale a pena dizer que este sistema operativo está virado para a administração de redes e tal que todos nós sabemos uso o 2003 e é uma maravilha…em domínios partilhas enfim.. sistema para gerir rede local é mesmo WS. Não acho de todo de bom senso usar o WS2008 como SO diário, as coisas têm o seu lugar, para além das incompatibilidades com algum software referidas no artigo, as mesma verificam-se para algum hardware. Depois é necessário desactivar uma serie de serviços que num portátil não faz sentido, que não sendo desactivados so irão ocupar memória. Para a curiosidade, é mais fácil instalá-lo numa VM do que em dual boot.
Seria muito mais útil e interessante, abordar a configuração de Active Directory, Dominios, Partilhas, Servidor de Email integrado no Active Directory, DNS.. Mas pronto isto sou só eu… ehehhe
kardos, mas isso e o teu ponto de vista… e que para um utilizador comum como eu o WS nao tem utilidadem as para grandes empresas deverá ter, a Microsoft faz-lo, e tem grande lucros com ele, sera que anda tudo tolinho? É que penso eu de que para fazer as conecçoes com um base de dados, calculos e afins da igual Linux e Windows o que interessa e o programa, e os Srs responsaveis pelos servidores e afins, percebem de computadores e portanto o Linux nao e um problema. E as actualizaçoes de 6 em 6 anos, qual e o problema? Saem SP’s, saem outras coisas, o que e um fedora 6 em relaçao ao um fedora 7? Actualizaram apenas os programas que sairam entretanto, e corrigiram alguns bugs do SO, mentira? Agora ser pago ao nao, isso e subjectivo, gostas de comida? existem receitas secretas, nem toda gente gosta, desse bolo, mas quem gosta nao se importa de pagar mais…
Eu uso o 2k8 a mais de tres meses em meu notebook, e NUNCA tive problemas. Jogos, TV, DVD, entre outros, tudo 100%. Uso e recomendo, desde que BEM configurado.
Vista? Astalavista…
Quem sabe o seven…
Abraços
@Spulva
Sim, é a minha opinião, não qero dizer com isto qe estejam todos errados, estou só a mostrar o meu ponto de vista.
Acho qe estamos de acordo quando digo qe o Windows Vista está mais adaptado ao utilizador dito “comum” e detrimento do WS2008. Mas no final de contas essa tambem é a posição da Microsoft.
A diferença entre o Fedora 6 e o 7 não é muita, tal como dizes. Mas repara qe o Fedora tem um “major update” de 6 em 6 meses ao contrário da média de 6 meses da Microsoft. Mas por exemplo, no caso do Fedora, é actualizado o kernel e o ambiente gráfico entre outros. Não seria óptimo a Micrososoft fazer o mesmo ao seu kernel e ao explorer? Para qê pagar tanto dinheiro (ou dinheiro, só por si)?
Quanto à analogia do bolo: Gosto de comida 🙂 e gosto qe partilhem as receitas comigo, de lhes dar o meu toqe pessoal, de as tornar melhores (a meu ver), e de ajudar os outros a confeccioná-las :D. É por isso qe participo em projectos como o Firefox, WordPress, Banshee e sou beta tester de uma carrada deles.
Sou utilizador de GNU/Linux por causa de um vírus qe me obrigou a formatar o PC, já lá vai mais de um ano e só voltei a instalar o Ubuntu mais 2 vezes (nos outros 2 PC’s qe uso :))
Com isto tudo acho qe já estamos a fugir ao tópico, por isso volto a reforçar:
O WS2008 em workstation é interessante, já o tive instalado na minha sandbox durante algum tempo, só pelo gozo de o configurar. E só o aconselho a qem se sinta à vontade com Windows porqe vos vai livrar de umas dores cabeça mas acaba por inventar umas novas.
Grande post. Tinha feito o download duma beta qualquer há dias mas não cheguei a instalar. Essa do negar a instalação de aplicações é que de repente pôs aqui um stop momentâneo …
Parabéns pelo post!
Deixo aqui uma dica para um futuro post:
– como criar uma rede com um server com duas Workstations, em que um pc utiliza o windons xp e outro o linux e o servidor é o windons server 2008 (não sei se é possivel! :()
cumprimentos,
Temos um site que explica isso em muito mais detalhes e tem a tradução em Português de Portugal!
Inglês:
http://www.win2008workstation.com/wordpress/2008/07/17/windows-server-2008-workstation-converter/
Português:
http://www.win2008workstation.com/wordpress/lang/pt-br/2008/07/17/windows-server-2008-workstation-converter/
E estes propõe mesmo uma ferramenta para fazer tudo automatizado!
Olá Todos,
Alguem chegou a experimentar as seguintes aplicações no 2k8:
ADOBE CS4 (todos)
VisualStudio 2008
Expression Studio (todos)
fred
um SO server num portatil?!! LOOOOL
antes um Linux
pena ser muito caro , porque e´um grande SO
@ kardos, em relação às 11 instituições portuguesas que o Dreamspark abrange, não esqueças que há outros programas desse tipo na microsoft. Cá na minha faculdade (e em grande parte das faculdades do país, pelo menos de ciências e tecnologia) é o MSDN Academic Alliance ( http://www.e-academy.com/ ), portanto o teu ponto de vista muda um pouco de figura.
@ Bruno Silva, sim esses são óptimos tutorials, servem de base para muitos outros, certamente. Foi o que usei quando me aventurei no WS2k8….. por poucos dias.
@Hugo Cura
Eu não queria ter dado tanta ênfase à parte das 11 instituições e sim ao facto de custar $800.
O facto da Microsoft ter vários programas a “oferecer” a mesma coisa significa que:
– A Microsoft tem alguma coisa contra STANDARDS.
– Está a oferecer a primeira dose a mais pessoas, qe quando se tornarem dependentes, vão acabar por voltar para mais outra, e essa vai custar dinheiro.
Só tenho uma coisa a dizer quanto as capacidades deste SO como servidor. Um servidor que tem o paint na instalação padrão diz tudo.
kerem SO bom e pago em casa? -> Mac
kerem server com estabilidade e eficiencia? (pago ou não, depende dos casos) -> Solaris (Sun)
Quais as desvantagens do Windows Server 2008?