PplWare Mobile

Domingo é dia de dicas do Microsoft Word

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Rui Marques says:

    E se tiver 300 oficios para fazer, todos a entidades diferentes? o processo é o mesmo?

  2. iSma_ says:

    Excelente dica.

    Muito bom para quem quer enviar uns CV’s.

  3. RuNaWaY says:

    Thanks.

    Estas dicas são sempre bem vindas.

  4. M.Manuelito says:

    É das funcionalidades que mais uso no Word, tanto para fazer envelopes para dezenas e às vezes centenas de destinatários, como para fazer ofícios.
    Uso também muito para situações em que além da morada, preciso que os ofícios tenham partes de texto diferenciadas. Nesse caso uso uma base de dados em Access onde tenho inúmeras informações e intercalo os campos de cada registo nos ofícios.
    Aliás o Access é uma daquelas ferramentas com um grande potencial, mas que parte das pessoas desconhece.

  5. Hugo says:

    Já pensaram fazer uma rubrica do género para o iwork (Pages)? 😛

    É que agora com a nova implementação do “Versions” surgiu-me a curiosidade de experimentar e estou a gostar, mas como estava habituado ao Microssoft Office, há determinados pormenores que por vezes dão algum trabalho …

    Cumprimentos 😉

  6. Rui says:

    Alguém aqui conhece um bom programa para gerar Newsletter em forma de email e enviar a partir do outlook?

  7. Miguel says:

    Sr Pedro.

    Pegando na pergunta do caro Rui Marques, posso utilizar o mesmo procedimento para uma carta (nao envelope) em papel timbrado? Ou seja, num lado da folha os dados da instituição, no outro (para se meter naqueles envelopes com janela) a morada do destinatário. Dá pra fazer isso?

    Cumprimentos,
    Miguel

  8. Anubis says:

    Por acaso já uso isso à séculos!!!
    Uma dica 5 estrelas que deve ser partilhada 🙂
    Well done 🙂

    Cumps.

  9. DreamWave says:

    No meu tempo isso tinha o nome de “mail merge”

    Boa Pedro

  10. Carlos Silva says:

    Uso a funcionalidade descrita, com base de dados feita numa folha do excel, funciona bem quando os campos da base de dados são alfanuméricos, todavia muito dos meus dados são numéricos, alguns dos quais resultam de operações efectuadas na folha de cálcula.
    Quando faço a inserção dos dados e executo o preview, verifico que um campo numérico da base de dados não é reproduzido de forma exacta. Exemplificando: na base de dados inseri 24, o resultado no word é qualquer coisa do género 24,00000001 ou 23,99999999. Não consigo ultrapassar esta questão. Consigo contorná-la duplicando a informação, isto é, na base de dados crio um campo alfanumércio onde introduzo a informação numérica introduzida ou criada (cálculo) associnado as ligações aos campos com informação alfanumérica.
    Alguma dica para ultrapssar/contornar este inconveniente?
    É uma seca duplicar a informação.

    • M.Manuelito says:

      Olá Carlos
      Vê na seguinte página a resposta à tua pergunta:
      http://goo.gl/jih8b
      Resumidamente, em cima do campo cujos dados queremos corrigir, por causa das casas décimais, clicamos com o botão do rato do lado direito em “Alternar códigos de campo” e colocamos o formato que queremos. Por exemplo, para o caso de um campo chamado “Total” cujo calor é em euros, ficaria mais ou menos assim:
      {MERGEFIELD “Total”\# €#.###.###,##}

      Espero ter ajudado

  11. Paulo G. says:

    Esta dica também mostra o quanto é o potente o LibreOffice pois também faz exactamente a mesma coisa, embora de forma ligeiramente diferente. A este processo denomina-se Impressão em Série(em pt), mala direta (em pt-br) ou mailmerge (ing).

    Passo 1 – Bem, primeiro precisamos de ter um ficheiro/fonte com os endereços dos destinatários. Essa informação pode estar numa folha de cálculo – Excel ou Calc, Base de Dados – Access ou Base, ou a partir do livro do endereços do Outlook ou Thunderbird, etc. Para este exemplo vamos considerar que a informação está na folha de cálculo Excel.

    Passo 2 – Para fazer uma carta para envelope no LibreOffice Writer, escolhemos no Menu, Ferramentas -> Assistente de Impressão em Série.
    Depois siga o assistente.
    Caso queira escrever uma carta ou fax com o seu nome, logótipo, etc pode usar o método descrito no M$Word fazendo Ficheiro -> Assistente -> Carta.

    P.S.: Infelizmente o programa M$Word não é tão aberto quando este fórum.

  12. Luís Marques says:

    Boas, excelente dica, mas fiquei com uma dúvida se alguém me puder esclarecer.
    e o código de postal tipo “2560-364 cidade” dava para ser introduzido no parágrafo seguinte no mesmo?

    Cumprimentos

  13. Rafael Duarte says:

    Boas, tenho uma dúvida! Tenho 2 ficheiros ( word+excel ) partilhados em rede, o word contem o modelo de etiquetas que busca os dados no ficheiro excel.
    Quando abro no portátil ( onde os 2 estão salvos ) não ocorre problema, mas quando abro no outro pc o ficheiro word acaba por mostrar um erro que não encontra o caminho correto do excel, aí coloco a localização da partilha de rede e funciona, mas se fecho o ficheiro e o abro de novo o erro persiste.
    Já aconteceu com alguém? Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.