Domingo é dia de dicas do Microsoft Word
Como é habitual ao Domingo, hoje trazemos mais algumas dicas sobre a potente ferramenta que é o Microsoft Word. Uma vez que esta rubrica tem vindo a tornar-se cada vez mais popular, decidimos torná-la uma rubrica de fim de semana e “aberta” a todos os leitores que pretendam contribuir.
Uma das funcionalidades que considero interessante e que foi adicionada às últimas versões do Microsoft Word foi a possibilidade de ter disponíveis coverpages (folhas de rosto). Desta forma, podemos rapidamente produzir uma capa para um trabalho, relatório ou outro tipo de documento de forma profissional e rápida.
Para inserir uma coverpage, basta ir a Insert (Inserir) e seleccionar CoverPage (folha de rosto)
Depois de escolhermos o modelo da Coverpage, basta inserir os dados que necessitamos como por exemplo o nome do trabalho, autor, breve resumo, etc.
Para terem uma ideia, em apenas 5 segundos produzi a seguinte capa que tem um “design” bem conseguido.
Agora imaginem que pretendem criar um separador para incluir a meio de um relatório. Utilizando uma das coverpages e carregando com o botão do lado direito do rato, o utilizador pode indicar em que posição pretende incluir a coverpage no documento actual.
E se pretendermos criar uma coverpage personalizada? Fácil…o Microsoft Word disponibiliza funcionalidades para esse efeito. Insira um background interessante, um símbolo e para incluir texto personalizado basta ir a Quick Parts e escolher Document Property. Aí existem muitas opções para incluir na coverpage como por exemplo Abstartct, Author, Date, Title, etc.
Para gravar a sua coverpage como um modelo, basta ir novamente a Insert—>Coverpage e escolher a opção Save Selection to Cover Page Gallery.
Bem, agora já não tem desculpa para não produzir capas com qualidade e com um aspecto agradável. Além dos modelos disponibilizados, o utilizador pode ainda descarregar outros online. Esperamos que tenham gostado deste tema e para a semana há mais dicas de Microsoft Word. Se for caso disso….boas férias!
Veja aqui todas as dicas para o Microsoft Word.
Este artigo tem mais de um ano
Xefe … aquelas dicas Do OpenOffice é pra quando??
PS: “Podia-se mostrar como se faz no MS Word e o equivalente no Open-Office”
cmps Boas Dicas Estas 😉
Ainda estamos a espera de um candidato para fazer apresentar as dicas em OpenOffice 🙂
Neste momento o OpenOffice está foi meio morto pela Oracle e foi passado para a Fundação Apache, por isso o desenvolvimento está quase parado. Por isso a Comunidade apostou, desde já à algum tempo no LibreOffice (www.libreOffice.org).
Quanto à dica do LibreOffice para se fazer uma capa, o melhor mesmo é ir procurar um modelo ou construa o seu, pode-se dizer que é a parte menos boa. A parte boa é na parte da configuração das páginas.
Defina a capa como primeira página, em formatar página e mude de predefinição para primeira página. Construa aí a sua página.
Para a página seguinte faça control+enter, ou inserir quebra de página. O Writer muda automaticamente o tipo de página para Predefinição. Caso queira fazer uma página de índice, proceda com anteriormente.
Quanto a modelos do LibreOffice pode encontrar alguns no sítio: http://www.broffice.org/escritorio_aberto
Sempre que poder darei uma dica equivalente de M$Word para o Writer.
também devia haver dicas libreoffice!
Boas.
Esta rubrica é muito pertinente e é de louvar a vossa iniciativa.
Gostaria de fazer uma sugestão, se assim puder ser, que era para colocarem no título de cada post qual a dica que vai ser abordada, assim torna-se mais fácil de encontrar as que nos mais interessam.
Desde já agradeço a atenção e o trabalho que têm tido.
Um abraço.
Obrigado pela dica.Vamos incluir em proximos artigos.
Off topic
O ecrã do meu portátil avario, só dá riscas no ecrã, mas dá num ecrã externo via porta VGA
Gostaria de saber se vale apenas mandar arranjar, substituir ou se com esse dinheiro compro um portátil de entrada novo.
Preços do arranjo, alguém sabem quando é que custa?
O portátil é um HP G7000 NOTEBOOK PC
Obrigado
@Ana
Vai perguntar isso ao forum que existe para isso mesmo. O PPlware devia apagar todos os off topics.
On topic: essas dicas tambem são válidas para o MS Office 2003?
Algumas dicas devem dar para o office 2003, mas penso que no office 2003 não dá para aplicar esta
Esta dica por enquanto só dá nas versões 2007 e 2010.
Cump’s