Quantcast
PplWare Mobile

Mas afinal, qual é a diferença entre Firmware, Driver e Software?

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Kn0xx says:

    Hmm… os desenhos acho que nao ajudam muito os leigos … podia ser mais simples IMO.
    Parece pseudo-tecnico. para uma pergunta simples

  2. helfrei says:

    Interessante, para quem não tem conhecimentos profundos de informática, como eu.
    Obrigado

  3. cat says:

    O artigo tenta esclarecer algo que, por vezes, é difícil de explicar a quem não tem conhecimentos sobre computadores. Eu só tentaria não colar muito a questão do firmware à BIOS. Sim, a BIOS serve de exemplo mas convém explicar que muitos dos periféricos ou componentes ligados a um PC (discos, leitores dvd, placas controladoras) também tem firmware incorporado.

    De referir que o firmware é, talvez, um termo bem mais abrangente que os outros. Existem dentro dos computadores mas fora deles, podem existir firmwares com sistemas operativos completos. Como em alguns routers e sistemas NAS. Fora dos computadores, podemos ver também firmware nos mais variados produtos de consumo. Como em máquinas de lavar roupa, loiça ou até em microondas ou mesmo nos chamados “robôs de cozinha”.

    No fim:
    Firmware é software escrito de uma forma mais ou menos permanente (tende a ser pouco mutável) numa memória não volátil. Este software lida com sistemas de controlo ao nível mais próximo do hardware.

    Um Driver é também software mas funciona a um nível menos próximo do hardware (em muitos casos “fala” com o firmware e o firmware então comanda o hardware) e tem como propósito comunicar com um dispositivo dentro de um sistema operativo.

    Neste artigo, o que designam por “software”, são ao fim e ao cabo, aplicações. As aplicações são tanto software quanto um sistema operativo. Ele existe no Firmware e é do que um Driver é feito.

  4. Rui Costa says:

    Eu até diria que basicamente se divide em hardware e software. Se drivers e firmware não são software….. vou ali e já volto.

  5. Marco Castro says:

    Eu punha as coisas desta maneira Software é o que interage com o utilizador. Firmware software num chip que controla os periféricos. É o cérebro do periférico. Armazena as funções do periférico e responde a comandos externos do sistema operativo. Driver é a ponte entre os dois. Traduz um “print” do software ou sistema operativo na função em assembler armazenada no firmware do chip que por sua vez acciona os motores e cabeças de impressão para imprimir.

  6. MIguel says:

    Ola! Gostei do artigo.. desta vez os gráfico podiam ser melhores… mas para o utilizador comum não passa tudo de software!! Para o expert cada um faz uma interface com o hardware em estágios diferentes e depois combinam-se todos tipo rave! 🙂

  7. Teófilo Manu Nihefe says:

    Só o termo muda em suma é tudo mesma coisa … Com pequenas diferenças claro …

    Saudações
    Teófilo Nihefe
    Académico

  8. Sergio says:

    Minha duvida: tenho um computador que acabou de ser montado e preciso colocar um programa para controlar um determinado processo nele. Não vou instalar sistema operacional ! como é escrito ou realizado esse programa? entendo que o processador é uma “caixa” que so entende 0 e 1. Como é feito esse simples programa? como ele é introduzido direto nesse processador? Lembre se que não existe nada nele, nem firware, drivers, etc.

  9. Sergio says:

    Minha duvida: tenho um computador que acabou de ser montado e preciso colocar um programa para controlar um determinado processo nele. Não vou instalar sistema operacional ! como é escrito ou realizado esse programa? entendo que o processador é uma “caixa” que so entende 0 e 1. Como é feito esse simples programa? como ele é introduzido direto nesse processador? Lembre se que não existe nada nele, nem firware, drivers, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.