Crie a sua própria Tesla Powerwall com 4480 baterias de portátil
Anunciada em 2015, a Tesla Powerwall é uma bateria revolucionária capaz de armazenar energia com capacidade para suportar uma habitação. No entanto, esta bateria ronda os 3500 dólares e foi nesse sentido que um australiano criou o seu próprio sistema de armazenamento de energia recorrendo a baterias 18 650 de portátil.
Ao todo foram usadas 4480 baterias de portátil.
A Powerwall é uma bateria que acumula energia gerada através de painéis solares ou da rede elétrica tradicional, aproveitando, por exemplo, os períodos em que a energia é mais barata.
Existem dois modelos destas “super baterias”: um de 7 kWh, que oferece uma autonomia de cerca de 3h30m e que terá um preço a rondar os 3 mil dólares, e outro modelo de 10 kWh que garante uma autonomia na ordem das 5h, com um preço de cerca 3.500 dólares. De salientar que os modelos têm uma potência contínua de 2 kW podendo ir até aos 3,3 kW.
Alternativa com recurso a baterias 18 650 de portátil
Foi no Youtube que o australiano Peter Matthews mostrou o seu próprio sistema de armazenamento de energia. De acordo com as informações, este sistema usa baterias 18 650 de portátil, com capacidade para armazenar até 40kWh. A energia é captada por 40 painéis solares. Ao todo foram usadas 4480 baterias tipo 18650.
Veja como tudo é feito.
Sem dúvida que montar um sistema a este nível é bastante complexo, no entanto, é também preciso fazer contas para saber se a solução da Tesla não poderá sair mais barata. Se alguém tiver tempo e paciência... aqui fica a ideia!
Este artigo tem mais de um ano
Excelente. Obrigado pelo vídeo, adoro ver estes trabalhos caseiros.
Se usa baterias de portátil ao fim de 1 ano estão viciadas…
As baterias de lítio não viciam.
Sofrem degradação, o que vai dar ao mesmo…
E a Tesla Powerwall é feita de que? lol
Depende da maneira que as geres, se não gastares ciclos completos todos os dias dura mais de 1 ano de certeza
Existe muita contrainformação sobre as baterias. Depende muito da qualidade das baterias, tenho uma portátil Acer Aspire 2012 comprado em 2005 com a bateria original a aguentar ainda mais de metade do tempo que aguentava em novo. Outro portátil um HP G61 de 2011 já está com uma bateria de substituição, a original durou muito pouco tempo.
Talvez pk esse G61 é um tostadeira (sem ofensas xD) Pelo menos o do meu irmão era e a bateria durou muito pouco também.
É mesmo má qualidade da bateria, a minha estava a maior parte do tempo desligada do portátil.
Desde 2005??? LOL Não deves usar muito o portátil com a bateria de certeza…lolol
Usei muito durante a vida útil do portátil, agora está encostado.
Alguns apontamentos….
O sistema não foi construido com 19650 baterias, mas sim com 4480 baterias, do tipo 18650 (minuto 00:55).
A Tesla vende powerwalls em Portugal, podem apresentar os preços Portugueses, que são um “pouco” mais altos.
Neste momento a Tesla apenas vende a PowerWall com Capacidade útil de 13,5 kWh (14KWh).
Mais informações podem ser consultadas em https://www.tesla.com/pt_PT/powerwall .
isso, confirmado.
18650 é o tipo de célula, o numero de células que ele usa são 4480, tendo em conta que uma bateria de portátil costuma ter 8 células significa que são necessárias 560 baterias para fazer o mesmo.
Yups, ta confirmado.
Adiciono ainda que, para leigos compreenderem, até porque o artigo está algo confuso, uma célula não é nada mais que uma pilha normal que usamos para um qualquer aparelho eletrónico. Estás têm 18mm de largura e 65mm de comprimento.
Pilha não, bateria 🙂
Tentei apagar o meu comentário anterior que está errado mas não consegui…
E montar isso é legal em Portugal? Nao ha um limite qq a potencia da bateria?
Tou a perguntar…
Não.
Neste momento, qualquer pessoa pode produzir e armazenar a sua energia.
não é ilegal montar um sistema assim, e não existe qualquer limite de potencia de bateria…
Montar as baterias é legal. A questão está na produção, tem de pagar taxas/licenças(dependendo da potências).
https://pplware.sapo.pt/informacao/sabia-que-ja-e-possivel-produzir-a-sua-propria-energia-eletrica/
Desde que não andes num avião com mais de 100Wh, não é nada ilegal.
Artigo interessante mas, Cuidado! Nem todos estão habilitados para mexer em eletricidade. Um curto circuito numa destas células é muito perigoso! Antes de construir procure aconselhamento técnico.
Um cigarro electronico usa uma pilhar 18650 e se a pilha não for de qualidade pode resultar numa boa explosão, conforme já foi noticia.
Imaginemos no que se pode tornar um “armazém” deste tamanho. Para se tornar economicamente viável era necessário usar pilhas do mais fraco que há… seria uma autentica bomba relógio.
Isso não dura muito.
Sem BMS competentes, as bateria vão ao ar num instante.
Bom dia a todos quero so deixar um link para um “senhor” que explica e da links para comprar as baterias o senhor que tem o Record nao oficial do mundo com um BMW E39 refeito com baterias.
link para o youtube dele: https://www.youtube.com/user/jehugarcia
link para o record em questao do e39 : https://www.youtube.com/watch?v=xMoTLXmZoz4
Mesmo sendo “apenas” 560 baterias… Ja fizeram as contas ao custo delas?! Lol
pode não as ter comprado sequer, pode tê-las recuperado de baterias de portáteis se tivesse acesso a sucata informatica.. Mas mais caro de certeza sai o resto.. qual é a board que o sujeito usa para controlar aqueles relés?
next video: “Batrium garage explosion”
Já tenho uma instalada a quase 3 anos com 4200 células talvez a maior do Pais