Como divulgar o meu blog
Olá novamente. Eu sei que pediram continuação desta rubrica, mas já se falou de muita coisa, e falar de tudo parece-me demasiado extenso, por isso penso que este (que já é o 4º) deverá ser o último ou o penúltimo artigo desta “série” “How To Blog”.
Foi sugerido por várias pessoas falarmos de widgets, pois então, vou sugerir isso, mas antes, e já que devem ter criado, personalizado e melhorado o vosso blog, vou-vos dar também algumas sugestões de como o divulgar (pois escrever para ninguém não é muito motivador, e como tal, levar-vos-á a deixar de escrever).
Eu sei que muitos de vocês não vêm muita utilidade no Twitter, mas a realidade é que é um dos melhores canais para “divulgar” da actualidade, e não há como negar isso. Se não gostam, usem-no pelo menos para vosso proveito.
Tanto podem adaptar os vossos artigos a alguma actualidade, ou simplesmente deixá-lo “avisar” toda a gente quando escrevem um artigo no blog, usando, por exemplo, o HootSuite ou, se preferir, este plugin do WordPress.
Uma grande forma de divulgar o vosso blog, é deixar aos visitantes uma forma fácil e simples de partilhar artigos que são do seu interesse.
Uma forma muito boa e prática de conseguir isto, é instalando o plugin “Sociable”, podem ver como instalar plugins no WordPress neste poet que apresentamos há dias.
Outra (provavelmente a melhor) forma de divulgar o vosso blog é escrever e disponibilizar informação útil e original. Não se limitem a copiar conteúdo (ao menos refiram a fonte), e se o fizerem, façam-no um mínimo de vezes possível, pois um visitante que conheça o outro blog, preferirá ver as notícias em “1ª mão”.
Utilizem plugins/widgets conscientemente (não encham o blog de widgets, onde depois não se consegue encontrar informação), e de forma a tornar uma visita mais útil.
Bons exemplos de plugins/widgets bastante úteis (obviamente dependendo do blog) são:
- Related Entries: Mostra artigos relacionados com o que o visitante está a ler
- OpenID Comments for WordPress: Permite aos visitantes utilizarem o OpenID como forma de se autenticarem
- Contact Form: Disponibilizar um formulário de contacto com protecção anti-spam.
- Google Sitemaps Generator: Gera um ficheiro XML do mapa do site, que é depois usado pelos motores de busca.
- All in One SEO Pack: Este plugin é daqueles que pode melhorar bastante o posicionamento do vosso blog nos motores de busca, se souberem como usar (se não souberem, mais vale ficar com o SEO normal do WordPress, que é muito bom)
- Popularity Contest: Mostra quais os artigos mais “populares”, ou seja, os mais visitados.
E como estes, existem muitos mais que podem ver neste alink.Para os instalar, têm indicações em cada página, pois alguns necessitam de alterações na base de dados, outros nos ficheiros do template (algo já explicado aqui), etc.
Não se podem esquecer também de participar noutros blogs que visitem/conheçam, tentando, sempre que possível, criticar de forma construtiva, ou simplesmente deixar um elogio.
Uma outra forma é, por exemplo, escrever artigos interessantes e úteis, e enviá-los para o Pplware, de forma a que, ao ser publicado, tenha um link para o vosso blog/site e dessa forma ficar mais visível 😉
Podem ver e fazer download de mais widgets aqui.
Podem e deve visitar também o site da comunidade portuguesa do WordPress, onde encontrará sugestões e traduções para Português de alguns dos widgets mais usados aqui.
Podem sugerir mais widgets e ideias que considerem úteis para as pessoas experimentarem.
Obrigado pela vossa colaboração.
Este artigo tem mais de um ano
Outra forma fácil e deixar sempre um link no nosso coiso do msn, ou nos nossos comments na net, ou nas nossas assinaturas em fóruns 😀
—–
http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam
Fixe…
Se a moda é contigo visita o meu blog:
fashionistas.blogs.sapo.pt
Sem dúvida que são dicas muito boa, das quais eu utilizei para o meu blog.
http://cantinhodesouvenirs.blogspot.pt/
Muito bom artigo!
http://www.nyzux.net
Post Muito Bom
Já agora se se quiseres rir entrem em:
http://metoobe.blogspot.com
Ensinem a fazer as imagens que publicam juntamente aos artigos, interessam-me muito pois estão muito boas, mesmo! Enquanto aos artigos noticiosos ou outros, que copiamos, só tenho a dizer o seguinte. Quando o faço tento sempre indicar isso mesmo, e faço-o para completar uma ideia. Os que queria mesmo para o meu blog, era por exemplo o que vocês têm que indicam quantas pessoas leram os artigos.
http://redefoca.blogspot.com
Fixe Fixe era se desse para fazer uma ligaçao a sites de blogs gratuitos tipo blogspot ou WordPress.com, isso e que era, mas nao em parece que exista algo semelhante…
Gostei muito, pois é instrutivo e me forneceu inúmeras alternativas.
Tá de parabéns caro patrício de além mar…
http://www.bigjapa.blogspot.com/
Eu, normalmente, quando utilizo conteúdo retirado de outro site faço referência ao site.
No meu blog tenho uma rubrica que é “O “Chef” recomenda…” onde até divulgo outros sites e blogs. O Pplware, como não podia deixar de ser, foi o primeiro visado nessa rubrica. Mas isso já foi há algum tempo atrás e muitas visitas atrás. 🙂
Mas de qualquer das maneiras o KULCINSKAIA pretende mais ser um blog de opinião pessoal.
___________________________
http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/
Obrigado pelas vossas opiniões.
@Morbus
Outra boa ideia que não me lembrei de referir!
@David Leal
Tens antes de ter cuidado a nível de direitos com as imagens que usas. Eu aconselho o GIMP para editares as tuas imagens/fotos, mas se quiseres mais ajuda para aquele efeito específico, tens de esperar que o Vítor te responda 🙂
@Spulva
Não conheço… A não ser que uses um widget de RSS que mostre de cada blog!
@Alexandre Kulcinskaia
Exactamente, eu falei em cópias chapadas, não usar ou divulgar como forma de informar, mas sim roubar 🙂 Esta última forma é má, todas as outras, desde que devidamente referenciadas, são boas formas de informar o leitor e melhorar a sua experiência de visita 🙂
@Bruno, excelente,como sempre.Este assunto é empolgante para quem gosta de blogar mesmo.Não é facil se afirmar.Eu começei no WP mas como era limitado passei para blogspot que alem do mais da a opção do Adsense, se bem que isso é coisa secundaria para quem esta a começar.Mas prefiro o formato do WP.Voltarei para ele mais adiante,não para O wp.COM e sim para o WP pago.
É uma luta ardua postar coisas originais ou se não tão originais,com um toque pessoal.Eu estou colocando videos caseiros meus,homenagens a figuras do passado,clipes bacanas e por aí vai.Repudio o copiar e colar e menciono sempre os autores de videos inclusive do you tube, claro que às vezes esquecemos mas é isso aí, valeu pelo artigo, parabens…..
___________________________
Foi numa tarde de domingo
http://is.gd/mrzL
Se o blog for bom, a divulgação precisa é muito pouca. Depois a malta espalha palavra. Se for uma cópia de outros ou não tiver interesse morre em 3 tempos e ainda bem.
Eu gostava de saber é como é que se consegue que as pessoas carreguem nos anúncios adsense que se põe nos blogs… Podem dizer-me que aquilo está feito para aproveitar o conteúdo dos blogs e que isso levará a que as pessoas carreguem nos ditos mas… a verdade é que não é isso que sinto.
O conteúdo dos blogs é uma coisa “pessoal”, escreve-se ao sabor dos acontecimentos (a menos que seja um blog temático). Por aí não há muito que inventar. Na publicidade [que, idealmente, nos permitiria pagar a conta da luz 🙂 ], aí é que há ciência que tem de ser explicada…
http://aospapeis.blogspot.com
Obrigado ao pplware pelos seus tutoriais de blogs. Com eles tenho agora um blog em andamento.
Visitem nocomments.pt.vu
Existe um outro método para anunciar um site, mas pode ser considerado spam e eu não aconselho.
Trata-se do addon refcontrol para o Firefox.
Esse addon altera o campo “referer” no http header.. assim, com esse addon activo, cada vez que visitem uma página usando o firefox, o dono desse site verá nas estatisticas dele visitas vindas do site que colocaram em “refere” (o vosso site).
Não aconselho o uso desse addon apenas por poder ser considerado spam.
No meu blog actual não o utilizo pois acho que tenho conteudo interessante (pelo menos tento), mas já utilizei num blog (fraquinho) que já tive, e posso vos dizer que esse método trouxe-me bastantes visitas.
Apenas quis que conhecessem esse método 🙂
Já agora, o meu blog actual é o:
[url=http://www.poupaeganha.com/]Poupa e Ganha[/url]
Ainda é o meu 2º blog… sou um novato nestas andanças, por isso frequento sites como o pplware para aprender uns truques 😉
Miguel isto não funciona com BBCode :b
Parabens pelo post….simples e bastante util.
Continuação de um bom trabalho
gostei interesante
mas o meu blog e’ para download de animes
Mto obrigado pelas dicas 😉
http://cirugia-plastica-blog.blogspot.com
Muito bom o post 😉
boas ppl acho q faz falta blogs como este obrigado continuem
valeu pelas dicas to precisando, comecei ontem a fazer um blog, por enquanto ta meio limitado, mas almejo deixalo muito interessante por enquanto 90% que esta disposto em meu blog contem links de outros blogs para downloads :“ (, porém pretendo mudar essa porcentagem, mas
assim que eu aprender direitinho como mexer pretendo colocar post diarios sobre assutos do cotidiano e novidades feito por min mesmo…visitem e deem uma olhadinha, criticas seram muito bem vindas
euqueriaserumastronauta.blogspot.com
uma olhadinha nao faz mal a ninguem : ) valeu por este teu post ^^
Cheguei à conclusão que é necessário algum cuidado ao instalar os plugins. Não devemos exagerar na quantidade de plugins para não afectarmos a performance do blog.
Ao fazer algumas experiencias com plugins, fiquei com o blog offline sem querer.
Para descubrir o plugin que causava esta situação, tive de ir desactivando um de cada vez até que o blog voltasse à normalidade.
Usar plugins sim, mas sem exageros. 😉
Lisboa é uma Cidade que eu adorava salvar da destruição de tudo o que é património e história
http://sintetizasom.blogspot.com/
Ola!
Estou a criar um blog sobre o Farmville, é o FarmvilleTuga onde podem trocar truques, dicas e vizinhança!
FarmvilleTuga.blogspot.com
Cumprimentos e boa agricultura!
poderão utilizar os serviços da virtualsl para divulgar o seu blog gratuitamente
Estou a seguir a maioria das dicas aqui referidas, espero obter sucesso com as mesmas…
bom post
Olá, boa noite!
Comecei este ano a aprender Língua Gestual Portuguesa na Escola Superior de Educação do Porto.
Numa aula de informática tive que criar um blog sobre Língua Gestual Portuguesa e tivemos que colocar vídeos nossos. Por isso, quem quiser aprender as coisas mais “básicas” da Língua Gestual Portuguesa, pode acompanhar o meu blog.
Tentarei tirar dúvidas e dizer alguma palavra que queiram aprender. Caso não saiba pergunto ao meu docente. 😉
Beijinhos
* . *
Eduarda Paiva
http://olharemsilencio.blogs.sapo.pt
“Olhos que Ouvem & Mãos que Falam”
olá a todos, iniciei um blog há pouco tempo e precisava de umas dicas, para ele ser fácilmente encontrado na net… agradecia a ajuda.
É um facto que os sites têm que estar bem divulgados!!!
O que pretendo mostrar hoje é o http://WWW.JORNALPOSITIVO.PT que nasceu por carolice de uma necessidade comum de ler e por sua vez apresentar notícias positivas. Uma vez que actualmente a comunicação social apenas se esforça por apresentar o que mais vende e que por norma não é o mais positivo, nasceu a decisão de mostrar que também há notícias positivas.
O ser humano necessita de coisas boas para manter a chama dentro de si e as notícias menos positivas não alimentam essa chama. Desta forma aqui estamos nós para apresentar tudo o que há de bom no nosso país e no mundo para melhorar o bem estar social de todos os que lêem o nosso site.
Participe neste projecto, faça comentários, envie-nos notícias e ajude a alimentar o sentimento positivo.
Muito boas dicas! Visitem o meu blog: http://beyouyoutiful.blogspot.pt/ 🙂
Obrigada pela dica ��
Se gostarem de viajar e de ler sobre pequenas viagens em conta, vejam o meu blog ! happinessonabudget.wordpress.com