Como criar um WebService no Netbeans? (Parte I)


Destaques PPLWARE

34 Respostas

  1. Tomás says:

    O netbeans é um lixo para desenvolvimento de projectos de grande escala em Java. O intellij é uma alternativa muito melhor.

  2. Cebolas says:

    Criar um webservice que corre no servidor embutido do IDE netbeans.
    “criados/programados” o que é que significa a barra neste contexto? E ou Ou? Normalmente a / usa-se para separar arigos (da lei) ou na formatação de datas.
    O termo correto não é função, é mesmo método.

  3. bola says:

    Boa dica aproveitem a viagem e mostrem ao pessoal em visual studio também, boa iniciativa.

  4. HM says:

    Netbeans??
    Deixem de usar o Netbeans porque vai morrer muito em breve (source: trabalho na Oracle)
    Existem melhores opções e igualmente gratuitos.

  5. Pedro Costa says:

    Bom dia. Antes de mais bom artigo, muito informativo.
    Gostaria de saber se vão fazer esta rubrica de tutoriais usando SOAP? Não era preferivel explicar com o REST?

    Uma sugestão, como criar um web service usando a framework spring MVC.

    Cumprimentos,
    Pedro

  6. ruiz says:

    Perdoem a minha ignorância mas….isto serve para que?

    • Daniel Moreira says:

      Aplicacoes web

    • jonasfreitas3 says:

      exemplo: tipo tens uma base de dados, queres partilhar informação com terceiros, mas nao queres dar acesso a BD, crias um webservice com parametros de entrada…e devolve os resultados que pretendes baseados nesses parametros…no fundo é um acesso a BD indirecto sem afectar a seguranca da mesma (neste exemplo, podes aplicar em diversos outros casos)

  7. Joao Ferreira says:

    Muito bom! Obrigado

  8. minutogeek says:

    Quem estiver a usar a versão 8.x pode encotnrar um problema que lhe impede de ver o resultado. Para tal ºe necessário adicionar isto no netbeans.conf na linha “netbeans_default_options: -J-Djavax.xml.accessExternalSchema=all depois é só fazer ESQ (se estiverem a usar o vi).

  9. João says:

    Para testar,
    bem melhor que o NetBeans, é o SoapUI, que tanto testa SOAP como REST.
    Uso com relativa frequência para testar WS dos quais não tenho o código fonte.

    Ver em http://www.soapui.org

  10. jonasfreitas3 says:

    a minha dúvida é..ainda alguém em 2016 usa SOAP? respostas em XML..wtf?…REST…JSON all the way…

    • João says:

      Ui,
      é assim que se topam os juniors a milhas 🙂

      Sabes que, quando sai qualquer tecnologia, o mundo não vai atrás todo a correr fazer as migrações, para começar porque custam dinheiro, ninguém no seu perfeito juizo faz uma migração a correr para um processo crítico ao negócio.

      Essas migrações vão acontecendo naturalmente quando +e preciso mexer por qualquer outro motivo, e assim a tecnologia “antiga” ainda co-existe durante anos e anos.

      Nem sempre se anda a fazer coisas novas, também é preciso manter a funcionar as que existem 😉

      à muitos anos atrás desenvolvi umas libs em FORTRAN, e quase de certeza que várias dessas ainda bombam … e foi em FORTRAN 77 …. com uns upgrades depois para FORTRAN 90 😀 (jesus do que me fui lembrar)

      Tenta informar-te por exemplo do processo de migração da SIBS que anda a decorrer, depois pergunta por timmings … e vais perceber o que é mexer em sistemas críticos … isto não é “epá saiu uma cena nova… bute lá migrar”

      • jonasfreitas3 says:

        Sr. Joao, deves estar a confundir-me com outro…
        Sou do tempo do Cobol, Basic e afins, muito antes de existir Internet.
        Se isto é um tutorial é para pessoas que estão a COMEÇAR e não para projectos de continuidade, bla bla bla..(que mais valia teres ficado calado) para quem vai começar…começar com SOAP/ XML é tipo como eu agora fazer agora um tutorial de PASCAL….

  11. Valter says:

    Boas,
    Eu gostava de ter o meu próprio WebService e sei cria-lo a nivel de programar. Mas depois não sei como abrir o acesso a este… Para por exemplo poder aceder a partir de qualquer sitio.
    Algumas dicas?

    Obrigado

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.