Pplware

Comandos Linux para Totós – Tutorial nº12

Ora vivam caros linuxianos!!! Cá estamos nós para mais uma rubrica “Comandos Linux para Totós”. Se bem se lembram, no comandos Linux para totós – tutorial nº11 (ver aqui) ensinamos como redireccionar facilmente o output de um comando para um ficheiro. A pedido de um leitor hoje vamos ensinar a visualizar o conteúdo de um ficheiro usando algumas ferramentas que fazem parte da shell Linux.

Tal como referido, hoje vamos aprender a visualizar a informação de um determinado ficheiro de texto. Muitas são as ferramentas que estão disponíveis para esse efeito mas hoje vamos conhecer as 2 ferramentas que para mim são essenciais no dia a dia: cat e tail.

Se me perguntarem quanto uso o cat e quanto o uso o tail a resposta é simples: se pretender visualizar a informação de um ficheiro uso o cat. Por outro lado, se um determinado ficheiro estiver a ser constantemente actualizado (ex. logs)  uso o tail para aceder a toda a informação em tempo real ou para ler parte do mesmo.

Vamos a alguns exemplos

cat – O cat, além de permitir ler visualizar a informação de um ficheiro de texto, permite também concatenar ficheiros e apresentar a informação no standard-output

Apresentar o conteúdo do ficheiro pplware.txt

cat pplware.txt

Apresentar o conteúdo do ficheiro pplware.txt e ppinto

cat pplware.txt ppinto

Juntar o conteúdo do ficheiro pplware.txt e ppinto num só ficheiro com o nome tudo.txt

cat pplware.txt ppinto > tudo.txt

Acrescentar a informação do ficheiro linux_totos.txt ao ficheiro tudo.txt

cat linux_totos.txt >> tudo.txt

tail – o tail permite visualizar parte da informação do ficheiro. Existem dois argumentos que considero fundamentais na utilização deste comando. O «onde podemos de imediato indicar o número de linhas a serem apresentadas a contar do fim e o «f» (follow) que permite ter sempre a ultima informação de um ficheiro  actualizada no standard-output

Ver as ultimas 15 linhas do ficheiro pplware.txt

tail –n 15 pplware.txt

Ver em tempo real o log das informações do sistema

tail -f /var/log/messages

Espero que tenham percebido a utilização destas duas autenticas pérolas e em caso de duvida ou sugestão deixem os vossos comentários que eu terei todo o gosto em vos ajudar. Antes de fechar o artigo deixo aqui um projecto muito interessante.

Já fazem  parte do projecto Doode – Uma rede Linux de amigos? Eu já ando por lá! Aqui fica o endereço:

Doode – Uma rede Linux de amigos – http://doode.com.br/

Artigos relacionados

Exit mobile version