ColdFusion – Aprender a programar
Olá pessoal, o meu nome é Marcos e sou um leitor assíduo do Pplware (apesar de não participar muito nos comentários) e, nos moldes do “PHP é à quinta”, conversei com o Vítor M. sobre a possibilidade de adicionar novas linguagens de programação, dispondo-me a criar algumas mini-aulas sobre CFML, então, aqui estou eu a passar a vergonha e a apresentar o primeiro post sobre esta maravilhosa linguagem chamada CFML.
Este primeiro post ficou um pouco extenso, mas é porque primeiro explico um pouco da história do ColdFusion para só depois entrar na parte de instalação+configuração do servidor e criação do primeiro código. Prometo que os próximos posts serão menores. É isso.... espero que gostem.
OBS: Antes de iniciar as mini-aulas, gostaria de já deixar de antemão um aviso sobre como eu irei tratar o assunto. 1º : Existem alguns pré-requisitos necessários para se obter um melhor aproveitamento do material. A) Saber “Lógica de Programação”. B) Conhecer a linguagem “HTML” C) Conhecer a linguagem “SQL”.
Alguns sites onde podem aprender tais linguagens.
- Lógica de Programação ver aqui , aqui e aqui
No decorrer das aulas irei fazer pequenas abordagens/explicações sobre estes assuntos (quando necessário), no entanto, como a intenção destas mini-aulas não é ensinar sobre os assuntos acima, tais abordagens serão meramente superficiais.
CFML e ColdFusion
O CFML (“ColdFusion Markup Language” ) é uma linguagem de programação web (não-proprietária) comparada a linguagens como PHP, ASP, JSP... baseada em tags e criada pelos irmãos Allaire em 1995. Por ser uma linguagem baseada em tags, o CFML proporciona um desenvolvimento rápido e fácil, integrando-se facilmente no ambiente HTML.
ColdFusion Inicialmente chamado de “Cold Fusion” o CF (para os íntimos) foi criado em 1995 pelos irmãos Allaire (hoje pertence à Adobe) e, bom, o ColdFusion é tanta coisa que é difícil explicar o que é, mas resumindo, o CF é um servidor (proprietário) de aplicações escritas em CFML que corre num servidor Java (J2EE – alguns dizem que o CF é uma “camada de abstracção entre o Utilizador e o Java) e é utilizado no desenvolvimento de aplicações dinâmicas (geralmente utilizado em aplicações RIA (Rich Internet Applications) e RAD (Rapid Application Development) – aplicações ricas para a Internet (em conjunto com o Flex – também da Adobe) e aplicações que necessitam de desenvolvimento rápido.
Resumindo, o ColdFusion é um ambiente de desenvolvimento de aplicações web dinâmicas com suporte à linguagem CFML.
Para começarmos a programar em ColdFusion são necessárias 2 coisas. 1º - Ter um servidor de aplicação. 2º - Ter um editor CFML.
Servidor de Aplicação Actualmente existem vários servidores CF:
ColdFusion - Servidor “oficial” mantido pela Adobe. Actualmente está na versão 8. O ColdFusion é um servidor proprietário (e caro), porém, pode ser instalada a versão Developer (gratuita), que não necessita de serial para instalar e possui todos os recursos das versões pagas, a única diferença é o nº de IPs que podem ligar as aplicações simultaneamente. Pode ser encontrado no site da Adobe.
Railo Railo é um servidor CF que possui 2 versões (paga e gratuita) que actualmente suporta até a versão 6.1 do ColdFusion (com algumas limitações e melhorias quando comparado com a versão oficial 6.1). Pode ser encontrado no site da Railo.
Outros servidores existentes no mercado são: - BlueDragon (pago). - Smith (gratuito). - IgniteFusion (gratuito). - Coral Web Builder (pago).
No decorrer das aulas irei utilizar inicialmente o servidor Railo Server 2.0 (Resin + JRE) e posteriormente (caso necessário) migrarei para o ColdFusion (v 7.02 – É a versão que eu uso aqui em casa, pois o CF8 é muito pesado para eu correr aqui).
Como base de dados irei utilizar o MySQL 5.5 e como editor CFML irei utilizar o DreamWeaver CS3, no entanto os códigos podem ser escritos em qualquer editor de texto (recomendo o Notepad2).
Configurar o Railo Server.
- Execute o instalador do Railo.
- No 1º ecrã clique em “I AGREE”.
- Escolha o local onde o Railo Server será instalado e clique em “Install”.
- O instalador irá prosseguir sozinho e, no final, clique em “Close”.
Será criado um grupo de trabalho no menu “Iniciar” chamado “Railo Server”.
Para iniciar o servidor vá a este grupo e clique em “Start Railo” (“Stop Railo”para desligar o servidor).
Para configurar o Railo, vá ao grupo no menu Iniciar e clique em “Railo Administrator”. O navegador padrão será aberto e aparecerão duas opções:
WEB ADMINISTRATOR: Administrador de um único sistema disponível no servidor.
SERVER ADMINISTRATOR: Administração de configurações que terão efeitos em todos os sistemas disponíveis no servidor.
OBS: Esta é a primeira vez que eu utilizo (de verdade) o Railo Server, conheço a fama deste servidor faz tempo, mas é a primeira vez que eu o utilizo logo, posso não saber do que se tratam algumas coisas presentes no seu administrador.
Desde sempre utilizei o servidor ColdFusion (pela Macromedia e agora pela Adobe), no entanto como o seu instalador é MUITO maior do que o do Railo e, uma vez que o propósito destas aulas são somente de aprendizagem, escolhi o Railo por se tratar de um servidor pequeno, sem ‘tralha’ e que irá funcionar para este propósito (pelo menos foi esta a impressão que ele me deixou ao terminar de ler as suas especificações). Outra vantagem é que o Railo provavelmente é um dos servidores CF mais rápidos actualmente (se não for o mais rápido).
Configuração básica do Railo.
Abra o Railo Administrator.
WEB ADMINISTRATOR
- Crie uma senha.
- Clique em “Settings > Regional”.
- Em “Locale” selecione o local correspondente ao seu.
- Em “Time Zone” selecione a zona horária correspondente à sua.
- Clique em “Update”.
- Clique em “Development > Debugging”.
- Desmarque a opção “Enable Debugging”.
- Clique em “Update”.
- Clique na opção “TO SERVER ADMINISTRATOR” no canto superior direito e refaça todos os passos desde o 1º passo.
Por enquanto estas são as configurações que iremos realizar, mais à frente iremos ver como adicionar bases de dados e outras coisas.
Teste ao servidor (em boa verdade vos digo que se conseguiu entrar no Administrador o servidor já foi testado e aprovado).
1º - Abra o “Windows Explorer” e vá até ao local onde instalou o Railo. 2º - Dentro da pasta do Railo, entre na pasta “webapps\ROOT\” (é nesta pasta que ficarão todos os projectos). 3º - Dentro desta pasta, crie uma pasta chamada “pplware” (onde ficarão os exemplos criados durante as aulas). 4º - Dentro da pasta “pplware”, crie um ficheiro de texto e salve-o com o nome “hello_world.cfm” e abra-o com algum editor de texto. 5º - Dentro deste ficheiro escreva o código abaixo.
6º - Salve o ficheiro e abra o seguinte endereço no seu browser: http://localhost:8600/pplware/hello_world.cfm
7º - O resultado será este:
Chegamos ao fim desta primeira parte, novamente peço desculpas por ter sido tão longa, mas em breve irei postar a 2ª parte, directo ao ponto que interessa.
Até lá!
Este artigo tem mais de um ano
Muito boa esta iniciativa. Parabéns Marcos. Confesso que linguagem de programação não é o meu forte, no entanto é sempre bom ter algumas noções, sejam elas as mais básicas, e com exemplos simplificados, qualquer utilizador na “estaca zero” poderá aprender alguma coisa. Isso também acontece com o PHP à quinta, também foi uma boa iniciativa do Pedro Pinto.
Continuação…
Abraço!!!
Sim,… muito boa iniciativa.. Parabens
Wow.. nem nunca tinha ouvido falar 😐
de coldfusion apenas tinha visto no filme do missao impossivel…
parabens tambem pela iniciativa e boa sorte para o futuro!
——————-
http://www.sounatural.com
Muitos parabens Marcos..
É sempre bom aprender novas coisas
Um abraço, e continua com o excelente trabalho..
Pedro Pinto
nunca tinha ouvido tal nome…conheço muitas linguagens, mas esse nao, e pelo que li, nao percebemos muito bem o que faz ao certo, acho que está um bom post, mas está muito tecnico, muitos dos que querem aprender precisam de uma coisa mais simples, tipo, começar com “ColdFusion para tótos”, por eu que tenho nossoes de programação e sei a logica, nao percebi muito bem
——————-
http://www.nattostech.com
Muito boa iniciativa!
Continuem assim! 🙂
Olá Marcos e restantes leitores deste fantástico blog,
Bom, eu já gostava deste blog e agora que o Marcos passou a ter explicações sobre a linguagem que eu gosto, bom, agora muito mais.
Já achei uma optima iniciativa o PHP as 5ºs mas agora ter o ColdFusion também é ainda mais fantástico
ColdFusion é mesmo uma maravilha
Era bom que aparecessem outras linguagens com essa simplicidade e eficiência.
Cumprimentos
César Oliveira
Ja fiz, nos meus idos tempos de juventude, quando tinha paciencia, umas coisitas em Flash, que é muito mas muito mais poderoso do que apenas animações. Este produto, apesar de ser Adobe, não tem nada a ver, certo? Alguem me sabe responder? Obrigado.
Bom dia,
Mais uma grande iniciativa do pplware. Espero que tenha sucesso.
Uma linguagem que inicialmente me faz lembrar o xml.
Espero que agora haja mais pessoas atraidas para a programação, que é um bem precioso que nos dão hoje em dia.
Abraços e boa sorte neste novo projecto.
Olá Marcos,
os meus parabéns pela iniciativa e boa sorte.
Já agora, quais são as vantagesn desta linguagem? Tens exemplos do que se pode fazer com ela?
Abraço
Muito bom post…Como sou programador gosto sempre destes artigos e de conhecer novas linguagens…
Só uma coisa…Era bom colocar alguns exemplos, tipo, alguns sites/aplicações feitas com esta linguagem, antes de começar a programar numa determinada linguagem gosto sempre de saber ate onde vou poder ai ou o k vou poder fazer…Fica a sugestão…
Fico a espera da 2º parte…
Continuem com o bom trabalho…
Boas!
Bom post, Marcos!
Estou a gostar destas iniciativas aqui no nosso querido Pplware. Agora dizem vocês “Vem daí um mas!”. E é verdade. Na minha opinião, deveriam não só ser mais claros em relação ao funcionamento das linguagens (os exemplos são fáceis e tudo mas, se quisermos fazer alguma coisa por nós é muito complicado), como começar pelas bases, não pelo telhado.
Eu comecei a ficar entusiasmado com o PHP mas, para fazer alguma coisa tive que ir aprender HTML. O CF também se incorpora no HTML.
Que tal aprendermos HTML todos?!
No primeiro post do “PHP é à quinta” está isto Quem nunca programou e gostava de o saber fazer, dê um clique no rato,.. Quem nunca programou não vai saber usar CF nem PHP! Quem nunca programou não sabe HTML! É possível que seja mais fácil de aprender HTML por essa net fora, “still”…
Que tal um “HTML é à quarta” onde todos podíamos mostrar os avanços nas nossas páginas?
Esta é a minha opinião mas, estou completamente receptivo a que me mostrem que estou errado!
Cumprimentos,
Enlil
Desculpem o post em duplicado! O 13 tem mais uma frasezita…
De certa forma tens razao mas nao te podes esquecer q sempre q queiras fazer alguma coisa web-based o HTML e’ sempre necessario.
Aprender html e’ mt simples e se procurares no google encontras manuais de ajuda muito simples de entender.
p.e. :
Criar uma tabla
(cria linha)
(cria coluna>
(a linha criada acaba aqui)
(define o fim da criacao da tabela)
Como vez n e’ mt complicado
Cumps
Tenho visto alguns sites baseados nesta tecnologia, e são muito atraentes visualmente.
Muito bem Marcos!
É assim que a gente cria valor.
Parabens!
é com essas duas pequenas linhas que muitos projectos milionários começam
______________________________
http://www.LoveDDL.com
5 – neliojesus
Bom.. se vc já possui noções de programação e sabe lógica será fácil entender CF, nestes exemplos eu não utilizei HTML (ainda) .. é somente código CF puro só para testar o servidor e o arquivo que você criou.. mesmo porque eu não expliquei nada ainda. hehehe.. enfim, a 2a parte já foi enviada ao Pplware para ser publicada, nesta 2a parte eu explico melhor (através de comentários no próprio código) o que cada parte faz… a 3a parte também já está praticamente pronta em minha cabeça.
8 – Dário
Bom… realmente o FLASH não tem muito a ver com o COLDFUSION, mas, ambos se integram facilmente em aplicações que utilizam FLASH REMOTING (pode-se usar também Flash + qqr outra linguagem web) e, a partir da versão 7 do ColdFusion oficial a Adobe incorporou algumas funcionalidades Flash ao CF,
onde pode-se criar interfaces Flash através de códigos ColdFusion, como formulários, calendários, accordions, etc… uma forma de trazer um pouco do FLEX ao CF… já na versão 8, estas funcionalidades aumentaram e, foram integradas novas funcionalidades JavaScript/Ajax através de frameworks da própria Adobe, como o Apollo/Air… e ouvi dizer que o framework Ajax/JavaScript extJS também é utilizado pela Adobe em alguns lugares.
9 – BM
Sim sim… XML e CF são um tanto parecidas devido ao fato das duas trabalharem através de . O ColdFusion tb possui sua “versão” script através da tag onde o código fica mais parecido com o PHP/ASP/JSP…
10 – Bom… no caso de melhor/pior linguagem, isto não existe, pois, a melhor linguagem é aquela que melhor se adapta à sua necessidade.
Tratando-se de vantagens, acredito que a 1a vantagem do CFML é a sua facilidade de aprendizagem. Hoje é dito que o CFML possui a menor curva de aprendizado dentre as linguagens web (e não web também). A vantagem do CFML se destaca principalmente no desenvolvimento de aplicações robustas e seguras em tempo crítico, onde se dispõe de pouco tempo para se desenvolver várias coisas.
Outras vantagens são (englobando o servidor oficial + cfml):
– CF possui seu próprio sistema de Report através do CFReport.
– CF possui seu próprio mecanismo de busca, o Verity.
– CF possui fácil integração com Flash/Flex.
– CF possui um eventGateway onde podem ser desenvolvidas aplicações que se comuniquem com Messengers e para envio de SMS.
– Possiblidade de criar suas próprias funções e módulos (em C se eu não me engano).
– As aplicações são fáceis de manter pois não são compiladas.
– Robustas ferramentas de Debug e Erro (as telas de ERRO do servidor oficial são como uma “mãe”, dizem onde foi o erro e até te dão umas dicas de como consertar).
– Pode ser programado de forma procedural ou Orientado à Objeto.
– CF se integra facilmente com XML, Java, .Net, WebServices e EventGateways.
– Possui um sistema de envio de emails/servidor de emails embutido (cfmail, cfpop).
– Possui um gerador de gráficos, árvores, etc…
– Pode lidar com criação/leitura/edição/deleção/envio de arquivos…
A respeito das desvantagens, a única que eu vejo como realmente desvantagem é o preço da licença do servidor oficial e, que é um pouco mais difícil encontrar o material OpenSource desenvolvido em CF e, que a comunidade CF não é tão grande quanto no caso de outras linguagens (devido a ser uma linguagem mais “elitizada”).
Quem utiliza o ColdFusion? Segue uma pequena lista neste link:
http://www.adobe.com/products/coldfusion/customers/
Dentro do Brasil o maior consumidor CF é a ECT (Correios), seu site é quase que totalmente feito em CF, sua intranet é feita em CF e vários sistemas internos e que são desenvolvidos para outros órgãos do governo também são feitos em CF. Trabalhei lá por quase 2 anos e, realmente os projetos em CF (até onde eu tenha visto) eram os mais tranquilos de se desenvolver/manter (dentre PHP, JSP, Java, VB, etc..).
Bom, realmente, como foi dito no início da 1a parte, existem alguns pré-requisitos para se aprender CF.
HTML: Linguagem de Formatação – Necessária para que você possa saber como formatar/apresentar os dados na página.
SQL: Linguagem de consulta em bancos de dados – Necessária para que você entenda os códigos SQL que eu irei mostrar e para criar seus próprios acessos aos bancos de dados.
*CSS : Esta é um opcional. São folhas de estilo utilizadas para controlar a aparência das páginas.
Nagash = Marcos
só para explicar xD
enfim.. agradeço à receptividade…
não se preocupem que em breve vocês entenderão melhor.. a 2a parte já foi enviada e começa a explicar/tratar de variáveis… a 3a parte já está quase pronta na minha cabeça e continuará a tratar de variáveis e começará a falar sobre operadores lógicos.
Marcos, cade o restante? Excelente iniciativa
Parabéns! è optimo ver que aquele espírito dos inicios da Net, de partilha de conhecimento e de ajuda, ainda existe!
Parabéns Marcos! Pela iniciativa caso precise de ajuda com as mini-aulas estou a disposição!
Fernando.
Excelente, tb sou programador ColdFusion e tudo que diz respeito a essa excelente linguagem me chama a atenção. Parabéns pela iniciativa.
Óptimo. Continuem assim. Ainda vão criar alguns novos programadores.
Bem-hajam.
Boas,
Houve uns tempos em que ColdFusion me chamou a atenção, mas arranjei tempo para aprefundar, daí este nova rubrica vir mesmo a calhar.
Autodidatamente estou a aprender mxml(flex), embora virado mais para o lado visual (ai que o Thermo nunca mais sai!!! :D), mas vou dando uns toques na code view, portanto poder misturar Flex com CF pode dar mais alternativas.
Marcos, se puderes usa mais imagens para explicar o que se vai fazendo.
Boa iniciativa,
Stay open(source)!
“*mas NÃO arranjei tempo para aprofundar”
desculpem os erros (é o que faz escrever à pressa!)
isso mesmo ppl continuem, parabéns Marcos
Ae Carlos…
cria umas aulas de MXML (Flex) pra gente.. xD .. seriam bem-vindas^^
Já acompanho a excelente iniciativa de “PHP é à quinta”, desde o início.
Não é muito fácil para mim, que nunca gostei ou consegui programar umas mínimas linhas… mas a ideia agradou-me e estou a fazer um esforço por aprender qualquer coisa.
Esta nova iniciativa também é excelente, mas acho que me vou ficar pelo PHP.
Sabe Deus aprender uma linguagem de programação, quanto mais duas… 🙂
Bem vindo Marcos.
Mais um post para seguir atentamente.
Cumpts
mto bom :p
Venha mais…
Marcos aqui está a prova que o visitante do Pplware gosta e aprecia bons trabalhos. De facto foi uma surpresa agradável a oferta do Marcos.
Vamos criar o espaço dele aqui no nosso Pplware.
AIR
Acompanhe o CF por algumas aulas… e verá o quanto é fácil ^^ .. .facilmente poderá acompanhar as duas
neliojesus , só te falta é as “nossoes” de português !!lool
sorry people(ware) mais não resisti!
ola gostei das tuas dicas, continuas iras muito longe
Ola Marcos, tudo bem?
Então, gostei muito da explicação, na verdade conheci o CF e o Flex em uma palestra a alguns anos atrás, e sempre tive vontade de aprender. No momento estou aprendendo J2EE usando a IDE Netbeans, mas eu me identifico mais com os componentes do CF e do Flex. Gostaria de saber mais sobre CF, se puder me enviar algum material que eu possa aprender, eu agradeceria! Gostaria de saber também quais as vantagens de se aprender CF ao inves de JAVA? Pelo que vejo o java é mais poderoso na parte dos codigos para a criação de aplicações, e o CF e Flex é mais para parte visual. Estou errado?
Gostaria muito que entrasse em contato comigo!
Abração!
Olá Marcos, estou interessado em falar contigo, pois a Décimo.pt já trabalha em Coldfusion desde 2000, e estamos sempre a necessitar de quem programe CFML.
Aguardo o teu contacto Nuno Cabral – nc(at)decimo.pt