Assinar digitalmente um documento no Word
Por David Soares para o PPLWARE
Nos dias de hoje, o uso de papel como suporte à informação tem diminuído drasticamente. Quando queremos escrever um documento, em vez de utilizarmos uma caneta e uma folha de papel, abrimos o Word e escrevemos o que pretendemos, ou seja, acabamos por escrever também numa folha, mas em formato digital.
Um pormenor que por vezes fazemos nas informações que escrevemos em papel, é assinar no fim dessa mesma folha Mas se evoluímos para a era digital, como assinamos agora um documento garantindo a autenticidade, integridade e não repúdio da informação?
O seguinte tutorial demonstra como assinar um documento digitalmente. Para isso, necessitam ter uma assinatura em formato digital. Após a inserção da assinatura, esse documento já não pode ser alterado, caso contrário, a assinatura perde a sua validade.
1º Passo: Criar um documento Word e escrever a informação que queremos assinar.
2º Passo: Clicar em Inserir
3º Passo: No Inserir, clicar em Linha de Assinatura
4º Passo: Na mensagem que surge, clicar em OK.
5º Passo: Preencher os para metros pedidos configurar para associar à assinatura digital.
6º Passo: É gerado um componente na folha, que será o local onde ficará a assinatura. Clicar nesse campo.
7º Passo: Clicar de novo em OK.
8º Passo: Seleccionar Sim.
9º Passo: Guardar o documento em causa.
10º Passo: Seleccionar a imagem que contém a nossa assinatura.
11º Passo: E por fim, assinar.
12º Passo: Surge uma mensagem a alertar o facto de que se o documento for alterado, a assinatura perde a sua validade, tal como foi referido inicialmente.
13º Passo: O documento está então assinado. Para verificarem os pormenores da assinatura, basta clicar no símbolo do certificado e depois no nome que aparece no lado direito.
14º Passo: Seleccionar Detalhes da Assinatura.
15º Passo: Aparecem então os detalhes da assinatura. Caso queiram ver o certificado ao qual está a associada a assinatura, basta clicar em Ver.
16º Passo: Neste passo, podemos ver os detalhes do certificado.
Espero que tenham gostado, e usem este mecanismo para garantir integridade, autenticação e não-repudio da informação. Até a próxima.
Este artigo tem mais de um ano
Ainda nunca tinha usado esta forma de assinar, mas vou experimentar de certeza.
Bom post PP, que assina digitalmente David Soares 🙂
“Por David Soares para o PPLWARE”
o tutorial foi enviado pelo David Soares e o PP é que o publicou.
Eh eh.. Bem visto 😉
Bom tutorial mas… assim que cliquei em OK no passo 12, apareceu-me a mensagem de assinatura inválida. Quando fui ver os detalhes diz que o certificado foi emitido por uma autoridade não fidedigna.
Gostava que ensinassem como assinar documentos do word com o cartão do cidadão. Ainda não consegui. Parece que é preciso também um certificado qqr da M$.
Uma boa dica para um próximo tutorial 😉
http://www.cartaodecidadao.pt/Manual_Cartao_de_Cidadao_v1_21_2.pdf
tens aí o manual do CC. Podes ir ao site do CC tem lá tudo que precisas de saber…
mas seguindo esses passos não consegues assinar docs do word com cartão do cidadão. pelo menos não consegui. o office pede sempre para criar um certificado deles e não deixa usar o meu.
Eu segui o tutorial do C.C. e consegui assinar um Doc de word. Não é simples, mas é viável.
Agora que REMOVI quase tudo o que é microsoft da minha máquina, não tentei a mesma façanha em OpenOffice… nem mesmo consigo assinar um email no Thunderbird.
Estes 2 casos valem a pena serem investigados.
Que garantia é que o documento assinado desta forma dá a um terceiro, de que o indivíduo que assina é mesmo quem diz ser?
Na minha modesta opinião a verdadeira assinatura digital, a que a Lei atribui a mesma validade de um documento em papel, tem que ser emitida por uma entidade certificada para proceder a tal emissão.
Quem tem o cartão do cidadão já tem uma assinatura digital que lhe permite assinar documentos digitais que são válidos em qualquer organismo público. Seria interessante um post a explicar como se assina digitalmente um pdf ou um documento word com o cartão do cidadão.
Se assinar um documento de word é, basicamente, seguir os passos acima descritos, em pdf, aconselho uma pequena aplicação que é usada na Câmara Municipal do Porto, que permite a assinatura de uma forma extremamente simples.
Concordo!
Sem dúvida. Este tutorial é apenas para ensinar a inserir uma assinatura de “forma rápida”.
Como é óbvio, uma assinatura para estar 100% válida, tem que estar certificada.
E que aplicação é essa usada na Câmara Municipal do Porto…como se chama e onde a podemos encontrar?
É um programa simples, cujo código está disponível algures (tenho o endereço do site no serviço)e que pode ser feito o download através do seguinte link:
http://bit.ly/dfVlf2
Podes-me dizer onde está o código do programa?
Boa tarde M.Manuelito. O código está disponível? Qual é o site? Obrigado, desde já!
Após converter os documentos word em pdf, insiro a assinatura digital directamente no pdf através do Acrobat Profissiona.
Este tutorial é bastante interessante, quando falamos de cartas, ou seja de documentos pessoais, pois já numa empresa esta assinatura, penso eu e corrijam-me caso esteja enganada, qualquer documento que tenha uma assinatura digital e que esta não esteja registada esse documento nem tem qualquer validade, por exemplo, num processo de tribunal.
Tudo isto se torna simples se fizerem como esta no tutorial E DEPOIS no Word protegerem contra escrita/alterações com password. Ai tem assinatura e so fica em modo de leitura, ninguém pode alterar o documento. Gostei de ver este tutorial, muito interessante! Parabéns!
Aparentemente isso não é necessário. Pelo menos no exemplo que fiz, depois de inserir a assinatura e gravar, quando voltei a abrir o documento, ele estava protegido contra alterações.
O inconveniente de não usar um certificado digital criado por uma entidade fidedigna é que os outros não podem verificar a veracidade da nossa assinatura. Essa de usar o do cartão de cidadão é que era…
Como o per já referiu, no comentário anterior, o documento depois de assinado fica inalterável. Para poder alterar de novo o documento, tem que remover a assinatura.
Viva,
Obrigado pelo excelente tutorial, gostaria de perguntar o seguinte.
Eu tenho um certificado da DigitalSign que uso para assinar documentos, gostaria de saber se é possível combinar este tutorial com o meu cartão. Portanto ao colocar a assinatura que se encontra em imagem ele assinava com o meu certificado que se encontra no cartão.
Obrigado
À partida dá sim, pois se repares nos imagens acima o autor do tutorial usa um certificado, se é do cartão do cidadão outro não deve fazer diferença. É uma questão de experimentares
Não há o risco de copiarem a assinatura e ser usada indevidamente?
Copiar não dá. Apenas copia o campo onde é inserida a imagem da assinatura
Em qualquer documento que assines em papel há esse risco!
Também não conhecia esta forma de assinar. Muito prática.
Mas penso que assinar com o cartao de cidadao continua a ser a melhor forma. Mas, esta é mais simples.
Bom artigo.
Caro Hélder
Utilizar a assinatura digital do cartão do cidadão ou utilizar um certificado digital emitido, por exemplo, pela Multicert ou DigitalSign, é a única forma de assinar digitalmente um documento. É a assinatura com valor legal.
A assinatura tal como está neste post, é mais uma assinatura digitalizada com algum grau de segurança. É útil em algumas situações, mas para outras não chega.
Este mundo das assinaturas digitais ainda gera algumas confusões. Por exemplo, num documento assinado digitalmente, para ser válido, não é preciso a assinatura da pessoa (entenda-se assinatura digitalizada num scanner), pois a segurança e a autenticidade é-lhe conferida pelo certificado digital.
Completamente de acordo.
Sim eu sei.
Quando falei em assinar não me estava a referir digitalmente, mas sim ao facto de assinar o documento.
Mas esta forma de assinar é prática, pois embora não seja igual permite-nos com alguma facilidade colocar alguma credibilidade em um documento.
Mas é bem visto sim senhor…
Muito bom!
Bem mesmo dar um jeitaço!!
Obrigado
Tenho uma dúvida!
Este processo só dá para o Word 2007 e seguintes, certo?
Penso que sim..
Prezados,
Como eu insiro a assinatura eletrônica em meus arquivos? Obrigatoriamente por leitor eletrônico ou eu poderia escaniar em papel?
Caro Fernando:
Para assinar digitalmente um documento, por forma a que tenha o mesmo valor legal que um documento em papel (isto em Portugal) tem que ter um certificado digital, como aquele que vem incluído no Cartão do Cidadão.
Digitalizar (escaniar) a sua assinatura para assinar um documento do word, conforme o exemplo dado no excelente manual que é este post é útil, por exemplo para que depois de assinado o documento mantenha a sua integridade, ou seja, se alguém alterar o mesmo, depois de ter sido assinado por si, a assinatura deixa de estar presente no documento, ou alerta para o facto os sucessivos leitores do mesmo. Não sei se me fiz entender.
Muito interessante a dica. Obrigado.
Falta saber se há já uma forma de vários assinarem um documento à distância.
Porque muitas vezes é preciso e esperar pela próxima reunião é tarde demais.
Mas as aplicações consideram o CA do cartao do cidadão como fidedigno? Tal como acontece com os mais conhecidos: GlobalSign, Verisign, etc
Fiquei com uma dúvida no passo 8!
Como faço para criar um certificado Digital para encriptar dados no disco?
Obrigado, Bom Post
Bom post David. Parabéns 🙂
Bom artigo. Parabéns!!!
Coloco a seguinte questão:
Já se conhecem casos de falsificação de certificados, pelo que a sua utilização me deixa apreensivo ainda 🙁
Se por exemplo eu for à página da COMODO e criar uma conta gratis com o nome e email de outra pessoa, vou ter um certificado válido pela AC, certo? De seguida pego nesse certificado e com ele assino um documento de word com a assinatura digitalizada da outra pessoa.
O que acontece a seguir?
A assinatura digital da pessoa é real, o certificado é real e foi utilizado no word para certificar a linha de assinatura de alguém.
A seguir, não haverá forma de, por algum processo hacker, enviar esse documento como sendo do email, para o qual existe o certificado??
Obrigado desde já.
Muitos parabéns, mais artigos como este s.f.f.
Para ficar perfeito, só falta meter uma espécie de Marca D’água na assinatura digitalizada para dificultar a cópia da mesma.
De qualquer forma à sempre maneira de a tirar!
… As coisas que um “printscreen” e Photoshop não fazem!
Mas, como já foi dito, num documento assinado em papel também se pode retirar a assinatura e digitalizar! Efim… Bom post mesmo!
Daqui para a frente sempre que quiser assinar um documento tenho de repetir estes passos todos, ou já fica gravado e mais acessível?
Caros,
Confesso que li a discussão na diagonal, contudo, posso afirmar por experiência própria que a única maneira atestar a autenticidade de um documento de forma legal (reconhecida legalmente) é assinando-o com um certificado digital do tipo A1 ou A3 pertencente a estrutura do ICP Brasil. Lembro que já existem diversas autoridades certificadoras credenciadas pelo ICP como: caixa, certsign, verisign e outras. A inserção de uma assinatura digitalizada (que não é a mesma coisa que assinatura digital) pode ter ser legal por uma questão estética, mas não atesta absolutamente nada.
abraços
Bom, agora com o Cartão do Cidadão em Prtugal, já é legal utilizar este método descrito neste post para assinar documentos de forma legal, utilizando a assinatura digital e certificados do cartão do cidadão.
Cumps.
Parabéns ajudou bastante
Muito Obrigada !
Mas com o CC do cidadão nao da para colocar uma assinatura tipo aquela digitalizada? e que ando aqui as voltas com isso e sp pensei que aparecesse a imagem da nossa assinatura
Muito bom. Parabéns. Obrigado!
Através da Microsoft, portal do cartão do cidadão, etc, etc. ninguem me soube esclarecer…
Muito bom! Andava eu à procura de uma forma de ajudar um amigo aqui no trabalho e quem é que me ajudou? Outro amigo…
Parabéns David Soares e Pedro Pinto…
Obrigado!!
Gostei do tutorial acima.
Já fiz uso da assinatura digital.
Mas estou com um problema. Ao abrir o arquivo e salvá-lo com outro nome o word está removendo a assinatura digital da cópia e do original.
Alguém tem alguma ideia como corrigir isso?
E eu pego nesse documento, faço um print screen, nova imagem e mando documentos com essa assinatura!
Não confundam assinatura digitalizada com assinatura digital.