PplWare Mobile

Assinar digitalmente um documento no Word

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. José Fonseca says:

    Ainda nunca tinha usado esta forma de assinar, mas vou experimentar de certeza.
    Bom post PP, que assina digitalmente David Soares 🙂

  2. César says:

    Bom tutorial mas… assim que cliquei em OK no passo 12, apareceu-me a mensagem de assinatura inválida. Quando fui ver os detalhes diz que o certificado foi emitido por uma autoridade não fidedigna.
    Gostava que ensinassem como assinar documentos do word com o cartão do cidadão. Ainda não consegui. Parece que é preciso também um certificado qqr da M$.

  3. M.Manuelito says:

    Que garantia é que o documento assinado desta forma dá a um terceiro, de que o indivíduo que assina é mesmo quem diz ser?
    Na minha modesta opinião a verdadeira assinatura digital, a que a Lei atribui a mesma validade de um documento em papel, tem que ser emitida por uma entidade certificada para proceder a tal emissão.
    Quem tem o cartão do cidadão já tem uma assinatura digital que lhe permite assinar documentos digitais que são válidos em qualquer organismo público. Seria interessante um post a explicar como se assina digitalmente um pdf ou um documento word com o cartão do cidadão.
    Se assinar um documento de word é, basicamente, seguir os passos acima descritos, em pdf, aconselho uma pequena aplicação que é usada na Câmara Municipal do Porto, que permite a assinatura de uma forma extremamente simples.

  4. ruca says:

    Após converter os documentos word em pdf, insiro a assinatura digital directamente no pdf através do Acrobat Profissiona.

  5. Cristina Branco says:

    Este tutorial é bastante interessante, quando falamos de cartas, ou seja de documentos pessoais, pois já numa empresa esta assinatura, penso eu e corrijam-me caso esteja enganada, qualquer documento que tenha uma assinatura digital e que esta não esteja registada esse documento nem tem qualquer validade, por exemplo, num processo de tribunal.

  6. mmick says:

    Tudo isto se torna simples se fizerem como esta no tutorial E DEPOIS no Word protegerem contra escrita/alterações com password. Ai tem assinatura e so fica em modo de leitura, ninguém pode alterar o documento. Gostei de ver este tutorial, muito interessante! Parabéns!

    • per says:

      Aparentemente isso não é necessário. Pelo menos no exemplo que fiz, depois de inserir a assinatura e gravar, quando voltei a abrir o documento, ele estava protegido contra alterações.

      O inconveniente de não usar um certificado digital criado por uma entidade fidedigna é que os outros não podem verificar a veracidade da nossa assinatura. Essa de usar o do cartão de cidadão é que era…

    • David Soares says:

      Como o per já referiu, no comentário anterior, o documento depois de assinado fica inalterável. Para poder alterar de novo o documento, tem que remover a assinatura.

  7. Angelo says:

    Viva,

    Obrigado pelo excelente tutorial, gostaria de perguntar o seguinte.
    Eu tenho um certificado da DigitalSign que uso para assinar documentos, gostaria de saber se é possível combinar este tutorial com o meu cartão. Portanto ao colocar a assinatura que se encontra em imagem ele assinava com o meu certificado que se encontra no cartão.

    Obrigado

    • Sky says:

      À partida dá sim, pois se repares nos imagens acima o autor do tutorial usa um certificado, se é do cartão do cidadão outro não deve fazer diferença. É uma questão de experimentares

  8. Dracull says:

    Não há o risco de copiarem a assinatura e ser usada indevidamente?

  9. Também não conhecia esta forma de assinar. Muito prática.
    Mas penso que assinar com o cartao de cidadao continua a ser a melhor forma. Mas, esta é mais simples.

    Bom artigo.

    • M.Manuelito says:

      Caro Hélder
      Utilizar a assinatura digital do cartão do cidadão ou utilizar um certificado digital emitido, por exemplo, pela Multicert ou DigitalSign, é a única forma de assinar digitalmente um documento. É a assinatura com valor legal.
      A assinatura tal como está neste post, é mais uma assinatura digitalizada com algum grau de segurança. É útil em algumas situações, mas para outras não chega.
      Este mundo das assinaturas digitais ainda gera algumas confusões. Por exemplo, num documento assinado digitalmente, para ser válido, não é preciso a assinatura da pessoa (entenda-se assinatura digitalizada num scanner), pois a segurança e a autenticidade é-lhe conferida pelo certificado digital.

  10. Muito bom!
    Bem mesmo dar um jeitaço!!
    Obrigado

  11. António says:

    Tenho uma dúvida!
    Este processo só dá para o Word 2007 e seguintes, certo?

  12. Fernando says:

    Prezados,

    Como eu insiro a assinatura eletrônica em meus arquivos? Obrigatoriamente por leitor eletrônico ou eu poderia escaniar em papel?

    • M.Manuelito says:

      Caro Fernando:
      Para assinar digitalmente um documento, por forma a que tenha o mesmo valor legal que um documento em papel (isto em Portugal) tem que ter um certificado digital, como aquele que vem incluído no Cartão do Cidadão.
      Digitalizar (escaniar) a sua assinatura para assinar um documento do word, conforme o exemplo dado no excelente manual que é este post é útil, por exemplo para que depois de assinado o documento mantenha a sua integridade, ou seja, se alguém alterar o mesmo, depois de ter sido assinado por si, a assinatura deixa de estar presente no documento, ou alerta para o facto os sucessivos leitores do mesmo. Não sei se me fiz entender.

  13. Hawk says:

    Muito interessante a dica. Obrigado.

  14. doc piranha says:

    Falta saber se há já uma forma de vários assinarem um documento à distância.
    Porque muitas vezes é preciso e esperar pela próxima reunião é tarde demais.

  15. Andre says:

    Mas as aplicações consideram o CA do cartao do cidadão como fidedigno? Tal como acontece com os mais conhecidos: GlobalSign, Verisign, etc

  16. Rodrigo says:

    Fiquei com uma dúvida no passo 8!
    Como faço para criar um certificado Digital para encriptar dados no disco?

    Obrigado, Bom Post

  17. Luís Santos says:

    Bom post David. Parabéns 🙂

  18. Rodrigo Moreira says:

    Bom artigo. Parabéns!!!

    Coloco a seguinte questão:
    Já se conhecem casos de falsificação de certificados, pelo que a sua utilização me deixa apreensivo ainda 🙁
    Se por exemplo eu for à página da COMODO e criar uma conta gratis com o nome e email de outra pessoa, vou ter um certificado válido pela AC, certo? De seguida pego nesse certificado e com ele assino um documento de word com a assinatura digitalizada da outra pessoa.
    O que acontece a seguir?
    A assinatura digital da pessoa é real, o certificado é real e foi utilizado no word para certificar a linha de assinatura de alguém.
    A seguir, não haverá forma de, por algum processo hacker, enviar esse documento como sendo do email, para o qual existe o certificado??

    Obrigado desde já.

  19. Gonzalez says:

    Muitos parabéns, mais artigos como este s.f.f.

    Para ficar perfeito, só falta meter uma espécie de Marca D’água na assinatura digitalizada para dificultar a cópia da mesma.

    De qualquer forma à sempre maneira de a tirar!
    … As coisas que um “printscreen” e Photoshop não fazem!
    Mas, como já foi dito, num documento assinado em papel também se pode retirar a assinatura e digitalizar! Efim… Bom post mesmo!

  20. Agatho says:

    Daqui para a frente sempre que quiser assinar um documento tenho de repetir estes passos todos, ou já fica gravado e mais acessível?

  21. SI_CO_Barbosa says:

    Caros,

    Confesso que li a discussão na diagonal, contudo, posso afirmar por experiência própria que a única maneira atestar a autenticidade de um documento de forma legal (reconhecida legalmente) é assinando-o com um certificado digital do tipo A1 ou A3 pertencente a estrutura do ICP Brasil. Lembro que já existem diversas autoridades certificadoras credenciadas pelo ICP como: caixa, certsign, verisign e outras. A inserção de uma assinatura digitalizada (que não é a mesma coisa que assinatura digital) pode ter ser legal por uma questão estética, mas não atesta absolutamente nada.
    abraços

    • Rodrigo says:

      Bom, agora com o Cartão do Cidadão em Prtugal, já é legal utilizar este método descrito neste post para assinar documentos de forma legal, utilizando a assinatura digital e certificados do cartão do cidadão.

      Cumps.

  22. Karol says:

    Parabéns ajudou bastante
    Muito Obrigada !

  23. FS says:

    Mas com o CC do cidadão nao da para colocar uma assinatura tipo aquela digitalizada? e que ando aqui as voltas com isso e sp pensei que aparecesse a imagem da nossa assinatura

  24. Paulo Roque says:

    Muito bom. Parabéns. Obrigado!
    Através da Microsoft, portal do cartão do cidadão, etc, etc. ninguem me soube esclarecer…

  25. Bruno Lages says:

    Muito bom! Andava eu à procura de uma forma de ajudar um amigo aqui no trabalho e quem é que me ajudou? Outro amigo…

    Parabéns David Soares e Pedro Pinto…
    Obrigado!!

  26. JotaBê says:

    Gostei do tutorial acima.
    Já fiz uso da assinatura digital.
    Mas estou com um problema. Ao abrir o arquivo e salvá-lo com outro nome o word está removendo a assinatura digital da cópia e do original.

    Alguém tem alguma ideia como corrigir isso?

  27. pyka says:

    E eu pego nesse documento, faço um print screen, nova imagem e mando documentos com essa assinatura!

    Não confundam assinatura digitalizada com assinatura digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.