Aprenda a programar em Python este verão (Parte I)
Atualmente são muitas as linguagens de programação ao dispor dos programadores e curiosos pela “arte” de programar. No entanto, segundo o ranking das mais populares, o Python é a mais popular. Este verão vamos publicar alguns tutoriais para começar a aprender esta poderosa linguagem.
Características do Python
A linguagem de programação Python é uma linguagem de alto nível (VHLL - Very High Level Language), interpretada e interativa, que foi criada pelo holandês Guido Van Rossum. Esta é uma linguagem orientada a objetos, modular, com uma sintaxe muito intuitiva e muito simples de aprender. Tal como o Perl, o código-fonte do Python está disponível sob a licença GNU General Public License (GPL).
Na Internet podemos encontrar muita documentação sobre esta fantástica linguagem de programação que é usada pelos principais players tecnológicos, nos mais diversos serviços. Nestes artigos, iremos tentar trazer até aos nossos leitores exemplos de aplicação simples e como sempre contar com a ajuda dos mais experts.
Primeiro programa em Python
Tal como diz a história, se vamos iniciar numa linguagem de programação, a primeira aplicação a criar é o Hello World. Caso esta não seja a sua primeira aplicação, dizem os sábios que nunca será bom programador nessa linguagem.
Para os nossos tutoriais, vamos recorrer a máquinas com Linux e com o Python instalado, mas os utilizadores do Windows e Mac OS X também podem acompanhar uma vez que o Python também corre nesses sistemas.
Exemplo 1: Hello World
Para entrar no compilador escrevemos python e em seguida usamos o código:
print "Hello World!"; |
└─$ python Python 3.13.3 (main, Apr 10 2025, 21:38:51) [GCC 14.2.0] on linux Type "help", "copyright", "credits" or "license" for more information. >>> print("Hello World") ... Hello World >>> |
Explicação rápida:
- print() é a função que envia o texto para o ecrã.
- O texto deve estar entre aspas ("" ou '').
Exemplo 2: vamos brincar com números
Com o python é também fácil trabalhar com números. Imagine, por exemplo, que pretende que o python se transforme numa calculadora. Para isso basta que digite normalmente o cálculo que pretende, terminando com Enter. Exemplos:
1+1
6-4
3**2
100/5
E por hoje é tudo. Este é apenas o nosso primeiro tutorial sobre Python e tentaremos trazer novos tutoriais semanais. Para isso, contamos com todos os que queiram colaborar nesta rubrica, partilhando o seu know how sobre esta linguagem.
Podem enviar os vossos tutoriais para ppinto@pplware.com. Num próximo artigo iremos aprender algumas operações básicas… estejam atentos!
Que acharam da ideia de iniciar esta rubrica?






















Fixe.
Um IDE de Programação visual para Python, qual aconselham?
PyCharm: https://pplware.sapo.pt/software/pycharm-melhor-ide-para-programacao-em-python/
sublime e o vscode ( com debug)
Muito Fixe, vou ficar a espera de mais
boa iniciativa, parabens
Sempre quis aprender Python, obrigado.
Acho a ideia interessante e deixa a sugestão de permitir fazer o download de algum maneira
BOa, continuem 😉
É uma boa iniciativa. No entanto, deviam ter explicado, nos 3 sistemas operativos, que IDE ou Command Line as pessoas podem usar para replicar o vosso exemplo
O post no 1º §, tem um link para outro, sobre as linguagens de programação mais populares, onde escrevi:
O top 5, com a respetiva “quota de mercado”, nos últimos 20 anos:
– 2025 (hoje): Python (25,9%), C++ (10,7%), C (9,5%), Java (8.8%), C# (4,7%)
– 2020 (5 anos): C (17,2%), Java (16,1%), Python (8,4%), C++ (6,0%), C# (4,7%)
– 2015 (10 anos): Java (17,8%), C (16,8%), C++ (7,8%), C# (5,1%), Objective C (4,3%), com o Python em 6º (4%)
– 2010 (15 anos) o Python estava em 7º
O Python subiu muito nos últimos 5 anos. Achei uma certa graça a um engenheiro do Técnico, (um dos raros que acabou o curso no mínimo de anos) e que começo a ganhar a vida a desenvolver programas para uma multinacional, e que, há uns 5 anos, me dizia que não tinha aprendido Python, mas era o que a empresa usava e tinha começado a usar.
python é das linguagens mais fáceis de aprender, principalmente para quem já sabe programar..
no meu tempo todo a gente que tinha internet dava uns toques em python, hoje tendemos a regressar a esses tempos, sinceramente nem sei o que é preciso aprender, é python é quase natural
Boa ideia. Podem continuar sff.
Que curso python para novatos mas bem completo recomendam?
ChatGPT … “Podes dar-me algumas lições de Python em IDE PyCharm?”
E tem várias vantagens, como:
– Se não se estiver a perceber, basta dizer-lhe que envia imagens do que é preciso fazer. Por exemplo, a Lição 1 é “Começar com o Python no PyCharm”. Enviando-lhe isto:
“Na lição 1 – Começar com Python no PyCharm, podes mostrar imagens? Estou com dificuldade em criar novos projetos e onde escrever os programas e os fazer correr (run)”. Recebe-se as imagens e explicações detalhada.
– As lições estão bem encadeadas, basta dizer que sim que passa para a seguinte
– Pode-se copiar os programas que servem de exercício, não é necessário ter que os digitar.
Boa iniciativa