Vista – Exportar configurações de Wireless
Devido a obrigações profissionais tenho passado os últimos tempos a mexer em configurações wireless e nos sistemas operativos Windows Vista e XP.
Como sempre se aprende algo de novo e eu gosto de partilhar convosco toda a boa informação que apanho eis que vos deixo aqui um pequeno truque que vos pode ser de grande ajuda quando querem configurar mais um portátil na vossa rede wireless e não se lembram da vossa famigerada chave de acesso. Pode ainda ser muito útil quando encostam o velhinho portátil e ligam o novo "maquinão" que foram buscar hoje à loja.
Resumidamente o que vos vou ensinar é a exportar perfis de interface de rede sem fios. E claro, depois, a importar os mesmos para um PC.
A única limitação que têm é que este "truque" apenas funciona no Windows Vista. O XP tem uma limitação muito grande, sendo possível apenas exportar e importar perfis de rede cablada.
Existem algumas alternativas para contornar este problema, mas implicava desenvolver código e instalar uma panóplia de patches e de API's e não é para isso que aqui estamos. Deixemos isso para os profissionais e vamos cingir-nos ao mais simples.
Todo este processo passa por exportar o perfil para um ficheiro XML que contém toda a informação que configuraram.
Para iniciarmos o processo de exportação do nosso perfil Wireless basta abrirmos uma janela de DOS (Iniciar -> cmd)
Na nova janela basta darmos o seguinte comando:
netsh wlan show profiles
Desta forma ficamos a saber quais os perfis que temos configurados no nosso PC. Grosso modo é a lista das redes sem fios que temos configuradas. Desta forma podemos escolher qual o perfil que queremos exportar.
Aproveitando a janela que já temos aberta vamos então exportar o perfil da nossa preferência. Para isso temos o comando abaixo:
netsh wlan export profile <nome do perfil> folder="<local a guardar o ficheiro>"
em que:
- <nome do perfil> é o nome do perfil que querem exportar. Normalmente é o SSID da rede wireless. Como estivemos a verificar quais os perfis configurados basta escrever o pretendido. Este campo não é obrigatório. Caso não coloquem nada ele exporta todas os perfis existentes, um por ficheiro.
- <local a guardar o ficheiro> é o caminho para o local onde querem guardar o ficheiro XML. Desde c: a c:\backups (não leva barra no fim!). Este campo também não é obrigatório, mas têm de colocar no mínimo folder=., caso não coloquem nada ele grava no local onde comando foi invocado.
Exemplo de um comando plenamente funcional:
netsh wlan export profile simoes folder="c:"
Neste caso o que foi feito foi a exportação do perfil simoes (a minha rede sem fios lá de casa!) para o ficheiro "Wireless Network Connectio-simoes.xml" que se encontra em c:\
Agora coloquem esse ficheiro numa pen e façam dele o que bem entenderem. Mas lembrem-se que se eu o importar para o meu PC tenho acesso à rede sem fios. Isto claro se não houver controlo por mac address no AP.
Mas agora que exportaram o ficheiro e a intenção não era guardar o mesmo para a posterioridade é hora de dar uso ao mesmo.
Para começar copiem o ficheiro xml que geraram no passo anterior para o novo PC e num local que saibam.
De seguida abram uma janela de DOS (Iniciar -> cmd)
Na janela que se abriu devem dar o comando abaixo:
netsh wlan add profile filename=”<localizacao/do/nome_do_ficheiro.xml>"
em que:
- <localizacao/do/nome_do_ficheiro.xml> é o caminho completo para o ficheiro xml que copiaram. Uma dica (dentro da dica) é renomearem o ficheiro que copiaram para algo mais curto e de preferência sem espaço e uma palavra apenas, algo do género simoes.xml. Este campo é obrigatório e indica qual o ficheiro que o netsh deve carregar.
Exemplo de um comando plenamente funcional:
netsh wlan add profile filename="c:\simoes.xml"
Neste caso o que foi feita a importação do perfil simoes para a configuração de rede sem fios, tendo por base o ficheiro "simoes.xml" que se encontrava em c:\
E assim damos por terminada mais uma dica da semana (não confundir com um certo jornal gratuito). Espero que tenha sido do vosso agrado e que lhe dêem um bom uso.
Se acharam a coisa difícil demais podem sempre usar o Wireless Key View e configurar tudo à mão! Aprendam a ser malandros, compensa!
Descobri também uma interface gráfica para estes comandos mas, primeiro gosto de vos ensinar a pescar e só depois vos levo ao restaurante do peixe assado. Fica para outro artigo.
Este artigo tem mais de um ano
E porque não um artigo sobre o comando netsh ?
Eu uso-o bastante para outras situações:
netsh int ip reset
reset do TCP/IP (útil para algumas situações causadas por virus)
netsh firewall reset
reset do firewall do windows
netsh winsock reset
reset do winsock (também uma ferramenta muito útil para corrigir problemas causados por programas maliciosos)
Boa 😉
Luis Miguel boa, que tal um post no Pplware 😉
Tens o meu mail?
Desta forma vai exportar todos os perfis para a pasta do Utilizador, exemplo no meu caso o meu USER é CBP, os ficheiros dos perfis irão aparecer em:
“C:\users\CBP\”
o comando a colocar é:
netsh wlan export profile folder=.
Nota: atenção ao . (ponto depois do igual, é para colocar)
Prezado Simões
Sabes como exportar perfis para o iPhone. Uso certificado digital na rede Wi-Fi da empresa e gostaria de acessar a rede através do iPhone.
Grato
Cesar
“Descobri também uma interface gráfica para estes comandos mas, primeiro gosto de vos ensinar a pescar e só depois vos levo ao restaurante do peixe assado. Fica para outro artigo.”
Poderias mostrar essa interface.