PplWare Mobile

Vídeolog Pplware – Salvaguarde o IMEI do seu Android

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Hugo Cura


  1. D says:

    Em que situações em concreto se pode dar a perda do IMEI?

  2. Bruno Miguel says:

    Boa tarde,

    Eu tenho um Acer Liquid E2 Duo e não tenho esse diretório no Root.. Onde o posso encontrar?

    Parabéns pelo videolog 😉

    • Ricardo Mira says:

      Boa noite Bruno Miguel, desculpe não ter a resposta a sua pergunta, mas eu gostaria de saber se o Acer Liquid E2 Duo é bom e se o recomenda pk estou interessado em comprar um.

      Obrigado

      • André Correia says:

        Até 200 euros não encontra melhor muito fluido rápido bem construído recomendo mas no seu caso ponderava um nexus 4 mas se não quiser adquirir o nexus este não é nada mau

  3. Hélio Ferreira says:

    Eu no meu ideos x5 usei o ToolBox5irom

  4. LuisC says:

    Não consigo encontrar o directório “EFS” no meu Galaxy Mini.

  5. Valente says:

    Seria importante mostrar o local onde se pode ver o IMEI !!! Erro grave.

    Definições -> Acerca do Dispositivo -> Estado -> e aí se vê o IMEI. Se não estiver é porque há problema.

  6. Rc says:

    Por favor, alguém entendido que leia. É uma emergência!

    Conheço um rapaz que comprou um Galaxy S4 na fnac há 1 mês atrás sensivelmente. De um dia para o outro o telemóvel deixou de fazer comunicações (chamadas, etc) ele levou-o à vodafone na boavista, no porto, e encaminharam o telefone para os técnicos especializados da Tamet. Ao que diz o relatório, o telemóvel sofreu adulteração do sistema android (root ao que eles dizem). Ora, eu sei o que é root, tenho-o feito há meses no meu telemóvel pessoal, este rapaz que conheço nem faz a mínima ideia para que serve ou como se faz! O ridículo vem agora: a vodafone pede 230 euros por uma placa nova para reparar o telefone. Eu disse-lhe para não pagar, como é óbvio, porque ele não faz a mínima ideia do que se passou com o telemóvel. Lá na vodafone, o senhor que nos atendeu usou o *#06# para ver o imei e apareceu “null” e disse ele que ali estava uma prova de como foi adulterado. Pelos vistos ele foi à fnac hoje e lá também não assumem nada.

    Existe mais alguma solução?

    PS: mesmo eu sabendo fazer root e para que ser e etc etc, nem o recomendaria a ele, nem faz sentido sequer a um telefone topo de gama com 1 mês de uso, daí que isto é inédito, nunca vi uma situação parecida sequer. Ajuda pede-se por favor.

    • Nuno Sousa says:

      Não se se ajudará….
      http://xperiahtcrootingrom.com/repair-samsung-galaxy-s4-imei-fix-galaxy-s4-gt-19500-imei-error/
      verifique se nao é a versão 4g..pois essa pelos visto nao funciona

      • Rc says:

        “The seller has to prove that the defect is caused by user’s actions before completelly voiding the warranty. Unless that, the standard 2 years of the warranty is still valid.” eu disse mais ou menos isto na vodafone. Pedi provas para me mostrarem como concluíram que o android foi adulterado. Apenas responderam que “os técnicos da Tamet ligaram o telefone ao computador deles, correram um programa que faz scan ao kernel e detectou automaticamente que não estava de origem” nem insisti mais porque estava para deitar aquilo tudo abaixo… E o problema nem é comigo(!), mas sei bem que o rapaz que conheço tá a ser aldrabado porque ele não faz a mínima ideia do que são roots, flashs, rom’s, etc…

    • Valente says:

      E por acaso em Definições – Acerca do Dispositivo – Estado não tem lá o IMEI???

    • Gonçalo says:

      Não percebi uma parte. Afinal onde foi comprado o equipamento? Na fnac ou na Vodafone? É que não faz sentido ir a sitios diferentes tendo o telemóvel tao poucos meses como foi referido.

      • Rc says:

        Foi comprado na fnac. Mas como o problema, em teoria, era da rede ele foi à vodafone ver porque não conseguia fazer/receber chamadas/sms/mms. E os técnicos da Tamet (para onde a vodafone envia equipamentos 4G pelos vistos) disseram que o android tinha sido adulterado.

        • Gonçalo says:

          Ao existir esse “desvio” é normal a fnac não assumir, porque eles (fnac) nao sabem se a loja vodafone é um agente autorizado ou uma loja oficial. Isto implica que a empresa para onde vai a reparação do equipamento nao seja a mesma.
          Aqui fica uma dica para toda a gente que adquirir equipamentos e avariar ou algo do genéro usar a garantia nesse próprio sitio onde comprou, se não fica com o mesmo problema do nosso companheiro, não assumem a responsabilidade

          • Cláudio Esperança says:

            A garantia também pode ser ativada diretamente na marca (por exemplo através dos serviços disponibilizados no país pela mesma ). Por vezes é mais simples resolver estas questões diretamente com a marca pois elimina o intermediário

        • Alex says:

          Nesse caso sugiro irem à SOS Mobile.

    • Cláudio Esperança says:

      Como o Valente referiu e muito bem, em principio, o root não faz com que percas a garantia do equipamento. Para perderes esse direito, a marca/representante tem de provar que foi a instalação do root que danificou o equipamento, o que pode não ser assim tão simples de fazer.

      Por exemplo, se fores para um tribunal, a marca têm de provar inequivocamente que foi o utilizador que danificou o equipamento com as suas ações, algo muito mais dificil do que parece. Por exemplo, a causa do problema poderá ter origem num defeito de hardware, ou uma atualização de software que possa ter corrompido o sistema de ficheiros, e ao cliente basta introduzir uma destas dúvidas para que a argumentação da marca/representante caia por terra.

      Neste caso em particular, sendo um problema de software é muito estranho estarem a propor a troca de hardware. Pessoalmente recomendaria que se falasse diretamente com a samsung, indicando que existe uma não conformidade associada ao equipamento e solicitando o que tem de ser feito para ativar a garantia. Nunca falar na questão do root e se sugerirem que esta poderá ser a causa do problema, nunca assumam a culpa (pois, estão a tentar imputar as culpas ao cliente e perdem o direito à garantia nesta situação). Caso a marca não resolva a situação no prazo legalmente estabelecido, a reclamação é o passo seguinte e, caso mesmo assim o problema não seja resolvido, pode avançar-se para tribunal (embora geralmente nunca chegue a esta parte).

      Sugiro a leitura de outro comentário que fiz no pplware sobre este assunto onde deixo algumas sugestões para resolução de problemas semelhantes, devidamente fundamentados na legislação Portuguesa: https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/5-razoes-para-mudar-de-um-iphone-para-android-parte-i/#comment-731842

      • Rc says:

        Muito obrigado Sr Cláudio. Já lhe enviei o link deste comentário para ele seguir exactamente esses passos. Pelo menos recomendei-lhe isso, primeiro tentar a via legal, “atacando” as marcas (fnac, vodafone e samsung) e posteriormente, se não resultar, testar a via roms oficiais e restore..

      • zombie says:

        Claudio, ja agora uma duvida :
        – se uma peça for apenas reparada, a garantia sera sp 6 meses (para a reparaçao claro)? ou ha algumas nuances ? ja vi espertalhoes a tentar impingir 3 meses.
        – se a peça ou artigo for substituida por uma usada ( nao ha reparaçao, apenas eh substituida por uma usada ao inves de nova, como comprar um carro usado em vez de novo) , a garantia mantem-se em 2 anos. eh mm assim ?
        grato p/ atençao

        • Cláudio Esperança says:

          Olá Zombie 🙂

          Penso que a lei não seja clara no caso especifico da reparação, mas penso que neste caso de aplica o tempo de garantia remanescente para o bem adquirido. De qualquer modo, como consumidor, não és obrigado a aceitar a reparação do componente conformidade e podes exigir a substituição do mesmo. Neste caso é mais vantajoso para o cliente pois a garantia do bem substituído na primeira vez renova para o período de dois anos, isto é, passas a ter uma garantia para a peça substituída que vai para além da garantia dada ao resto do bem. Por exemplo, se for trocada a placa mãe ou o monitor de um portátil que tenha 18 meses, se essa placa ou monitor avariarem 30 meses depois da aquisição inicial do equipamento, são obrigados a proceder à sua substituição (não havendo neste caso reposição do tempo de garantia para esta segunda substituição).

          A garantia de um bem adquirido em segunda mão, seja uma peça ou um bem completo, mantém a garantia remanescente desse bem. Ou seja, se comprares um carro com um ano esse carro manterá a garantia por mais um ano ou seja, a garantia é relativa ao bem e não a quem adquiriu.

          De qualquer modo, no caso de avaria durante a garantia eu recomendo sempre a substituição por componentes novos e nunca peças usadas. Pode compensar no preço de aquisição, mas depois torna-se complicado fazer valer a fatura caso não exista a data da compra original (dado que a garantia é contabilizada a partir desta data).

          Espero ter ajudado.

          • zombie says:

            Ola Claudio, obrigado pela resposta.
            Mas eu, ate me referia mais ao periodo fora da garantia. as tipicas reparaçoes. p ex mando reparar um componente de um pc, maquina cafe, etc… a garantia da reparaçao eh sp 6 meses ? (se for substituido ai ok serao os 2 anos pa esse componente);
            Qto aos bens adquiridos ainda em garantia, ok, tens apenas a remanescente (ainda da propria marca ), mas a directica UE e a lei nacional acho k n fazem distinçao entre ser novo e usado o bem adquirido (bens moveis de consumo). p ex. se compras um carro novo, sao 2 anos( da marca ), mas se compras um usado kom 4 anos tb sao 2 anos(aqui nao da marca, mas dado pelo comerciante que o vende ) a nao ser k exista acordo especifico com o comprador ( p ex com reduçao de preço ).
            Nao sabia, que se podia EXIGIR a substituiçao por componentes ou mm aparelho novo durante a garantia; normalmente o que se diz eh que quem da a garantia em novo, tem 3 hipoteses aleatorias pa resolver :
            1- reparaçao, no prazo maximo de 30 dias (poucos cumprem, a começar pelas telecomunicaçoes)e se ultrapassado, passamos tb, pas 2 hip seguintes.
            2- substituiçao do bem
            3- devoluçao do dinheiro (p ex a western digital normalmente nem repara nem substitui por novo, devolve o guito e nem te da opçao, mm que ainda exista o artigo).
            Mas que, estas 3 opçoes, sao aleatorias do vendedor, sem escolha do comprador.
            GRATO PELA ATENÇAO
            Abraço

          • Cláudio Esperança says:

            Olá Zombie.

            A minha interpretação da lei é que a reparação mantém o período da garantia vigente, não aumentando nem diminuindo da duração da mesma. Por exemplo, se tens um equipamento com seis meses e que foi reparado (sem substituição de material), a garantia desse bem continuará a ser a dos 18 meses remanescentes.

            Relativamente a bens usados e do que conheço da lei, a única referência que a mesma faz é relativamente à compra de bens usados no período da garantia (sendo a garantia mantida em caso de troca de dono). Se compras um bem não imóvel com mais de 2 anos, a lei não estabelece qualquer tipo de garantia. O vendedor pode dar uma garantia própria, mas esta não está regulamentada e é considerada uma garantia adicional. Neste caso penso que se aplica o mesmo que se aplica às extensões de garantia, que são garantias do vendedor. Por exemplo se compram algo com 3 anos de garantia, os dois primeiros anos estão cobertos pela garantia prevista na legislação, mas após este período são aplicadas as garantias dadas pelo vendedor (por exemplo, se o bem apresentar alguma não conformidade após os dois anos, aplicam-se o termos previstos nas letrinhas pequeninas do contrato que assinaram e não a legislação relativa a bens de consumo).

            Relativamente às opções da disposição do consumidor elas na realidade são 4: reparação, substituição, resolução do contrato (devolução do dinheiro) ou redução do preço (associado ao valor da não conformidade do bem). Segundo a alínea nº5 do artigo nº4 do decreto lei nº67/2003 de 8 de abril, “O consumidor pode exercer qualquer dos direitos referidos nos números anteriores, salvo se tal se manifestar impossível ou constituir abuso de direito, nos termos gerais.”. Isto significa que a decisão é do lado do consumidor e nunca do vendedor, a menos que este último consiga provar em tribunal que é impossível ou um abuso de direito, algo que pode não ser assim tão fácil (embora com bons advogados nada seja impossível).

            Por isso sim, se algo que comprarem avariar ou se manifeste uma não conformidade que não permita utilizar o bem para o fim expetável, podem exigir a substituição ou devolução do dinheiro (as opções que me parecem mais interessantes), algo que vai muito para além dos 15 ou 30 dias que algumas superfícies publicitam como se fossem muito nossas amigas (só estão a cumprir o que a lei já prevê).

  7. Hugo Neves says:

    Pois. Aconteceu com o meu galaxy S3 . Depois de um update e a seguir de um downgrade perdi o meu miei. Tentei de tudo mas por fim teve k ir para a marca. Por isso aconselho.

  8. Mário Silva says:

    Obrigado pela dica. Como não tinha o Root Explorer, tive de o comprar (€ 3,59) pois com as outras apps embora se possam ver os ficheiros, não copiam. Este Root Explorer, pelo que vi, vale o investimento.
    Para ver o IMEI basta inserir no teclado do telefone *#06#. Esta salvaguarda do IMEI apenas é válida para quem os equipamentos roteados. Nos outros, não aparece a pasta “efs”.

  9. Azia says:

    E nos Tablets ???

  10. Peter says:

    RC, eu sei provalvelmente o que se passa… esse teu conhecido que instale a rom:
    I9505XXUDMH8_I9505OXXDMHA_I9505XXUDMH8_HOME.tar.md5

    usando o Odin na opção PDA, atenção que esta rom já traz o novo bootloader, e não deixa já voltar atrás, caso se tente instalar outra com o bootloader antigo o telefone fica com warranty void 0x1 e pode ficar sem som wifi e sem telefone…

    eu passei por isto e resolvi.

  11. Rui Pedro™ says:

    “Para a simples realização de uma chamada telefónica é fundamental ter esse “requisito”, já que sem IMEI a rede não efectua chamadas e não permite ligar à Internet.”
    Esta afirmação é errada.
    Tenho um telemóvel SEM IMEI há cerca de 3 anos e sempre recebeu e fez chamadas, SMS e MMS em EDGE.
    Nem as operadoras sabem que telefone uso.

  12. fábio eliseu says:

    Que tal simplesmente tirar a bateria e ver o email no autocolante?

  13. Esa pasta “EFS” existe no meu telefone mas ao entrar lá dentro está vazia?

    Isso é assim mesmo ou então o porque?

  14. JR15 says:

    Boas pessoal alguém me pode dizer onde posso encontrar os controladores do meu smartphone?
    O smartphone é um sony xperia j com o android 4.1.2, ja procurei no sote da sony e nada não encontro este modelo em lado nenhum e quase como se não fosse reconhecido por eles…

    • Alex says:

      A que chamas controladores? Drivers para ligares o gingarelho ao PC, é isso?

    • Alex says:

      Se for drivers, vê o link no final. Aparentement existe um tal de PC Companion que os contém.

      Drivers for all Sony smartphones and tablets are available in our PC Companion software. PC Companion is a collection of tools and applications you can use when you connect your device to a computer. PC Companion contains Xperia™ Transfer, a tool for moving content from an iPhone to your new Xperia™ device. PC Companion also offers device software updates, contacts and calendar management, and a backup and restore feature for your phone content (availability of applications depends on your phone and operator). You can also transfer and organize your media content using Media Go. Over time, more applications can be added and downloaded when made available by Sony or your operator.

      Just download and install PC Companion from the link below, and connect your device.

      http://www.sonymobile.com/gb/tools/pc-companion/

  15. JR15 says:

    penso que sejam “drivers” ou la o que é sei que pelo que vi preciso disso pa fazer o root ao telemovel…

  16. VSpeed says:

    http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1591997

    para fazerem backup e restauro quando tiverem problemas, apenas com um click. só precisam de root

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.