PplWare Mobile

Vai comprar um novo computador portátil? Alguns erros que deve evitar

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Rui Neto


  1. Rui says:

    O ponto mais importante não foi totalmente abordado. Nunca compre um portátil em que a RAM e o SSD sejam soldados à motherboard.

    • Zé Fonseca A. says:

      Porque não? Se valorizares o form factor e o peso esse é um compromisso que tens de ter, importante é estares consciente do que abdicas ao aceitar esse compromisso, se para ti for tranquilo avança, eu já avancei muitas vezes e nunca me arrependi.

      • Rui says:

        A RAM até aceito.

        Agora SSD é inadmissível. Um SSD tem um numero limitado de escritas. Torna se ainda mais grave nos famoso portáteis que são vendidos como maquinas para produção de imagem e video. Para tornar a situação ainda mais gravosa o modelos base sao de 8gb o que faz que estejam constante a fazer cache em disco.

        Clara estratégia de obsolescência programada.

        • IKAROS says:

          Os HDs também têm limites. Na minha empresa Samsung SSDs com 11 anos nunca falharam, já os HDs… digamos que ninguém confia neles sem ser aos pares (RAID)

          • David Guerreiro says:

            Queres que te diga quantos SSDs já apanhei avariados, e alguns Samsung? Os SSD avariam também e não é pouco. A qualidade tem vindo a diminuir.

        • Magnifico says:

          ROTFLOL
          Está a tentar apontar no alvo errado.
          Está a comparar o incomparável.
          1º O nº de escritas é imensamente superior ao que lhe irá dar, logo é um não problema.
          2º A RAM que refere não é comparável à RAM que tem em mente. Logo outro não problema.
          Terminando os que os usam em “produção de imagem e video” não compram modelos de base. Logo outro não problema.

    • gonzo says:

      Hoje em dia isso é algo muito comum nos compactos, ou seja, upgrades praticamente não existem, logo, o fator importante é comprar algo com o máximo de ram e disco e processamento para não correr o risco de a curto prazo ter de ir comprar outro.

      Não existe portáteis com configurações perfeitas perante as nossas necessidades, temos sempre de abdicar de alguma coisa e prol de outra.

      Simplesmente os Portáteis estão muito limitados em upgrades ficando somente SSD e RAM em versões mais avantajadas como workstations\gaming.

    • David Guerreiro says:

      A RAM soldada é problemático, porque sucede que as soldas muitas vezes estalam e causa problemas. E em algumas marcas, como é o caso da Lenovo, colocam uma resina epóxida nos chips de memória soldados, o que impossibilita fazer reflow aos mesmos.

      • Rui says:

        Mesmo aplica se ao tentar fazer reflow de SSD. Daqui a pouco tempo o mercado de usados vai estar cheio de maçãs com SSD às portas da morte, e vai ser uma lotaria a que compra usado. A história da 8600GT repete se…

  2. irlm says:

    Outro ponto, qualidade de construção…

    • David Guerreiro says:

      Sem dúvida. A maioria dos equipamentos de gama doméstica possuem muito má qualidade de construção. Dobradiças com fixação duvidosa, que num instante saltam dos suportes.

  3. IKAROS says:

    Erro número um: comprar mais barato lá fora, e esquecer-se que não vem com teclado português.

    Erro número dois. Comprar lá fora com teclado português, e só descobrir tarde demais que afinal é teclado português do Brasil.

    Erro número três: comprar com o teclado compacto e depois sentir falta do: home, end, page up, page down.

    Erro número cinco: comprar teclado de 104 teclas (US por exemplo) para colar autocolantes, e depois descobrir que falta a tecla maior/menor (PT tem 105 teclas)

    • IKAROS says:

      Mais uns quantos erros:

      Comprar com teclado sem Backlight. Em pouco tempo estará arrependido quando a noite/inverno chegar.

      Comprar com teclado prateado, porque é giro. Rapidamente descobrirá que em certos ângulos não consegue ler uma única tecla.

      Não olhar com atenção para o teclado/não experimentar:
      Layouts perigosos, por ex com a tecla de power ao lado da tecla delete, e cursors em posições “manhosas”, são dois exemplos.

    • windows says:

      Portanto, sofres de síndroma dos teclados, obrigado por nos informares…

  4. Applleeee says:

    Quanto mais fino e pequeno for vai ser pior em termos de performance cpu (35 watts), limitado em termos de ram, resolução monitor se for grande e pagam mais e nao vêm nada porque os pixeis sao minúsculos. Bom poratil qualidade preço sao a volta de 500 euros, monitores de 15 polegadas fhd cpu ryzen …. Sao perfeitos

    • windows says:

      Portáteis qualidade preço 500€, há quantos é que foi isso, hoje, com esse orçamento compras um portátil low cost, desenrasca para o básico e poupa…

      algo qualidade preço custa nos dias que correm bem muito mais que os 500€…

  5. Saiyajin says:

    eu tenho algumas exigências, tem de ter teclado retro iluminado, tem de ter olaca de rede rj45, tem de ter o botão power fora do teclado, tem de ser leve. o Portégé respondeu às minhas exigências basicas

  6. mikado says:

    Portáteis nunca mais!!!
    Já bastou a frigideira que eu tive mesmo com a base refrigeradora aquecia ao ponto de queimar as mãos no teclado.

    • windows says:

      Nunca digas nunca, estamos na era da portabilidade, logo, os portáteis há muito que substituíram os desktop’s…

      para dizeres mal do portátil, sem referir modelo em especifico, presumo que o problema se encontrava entre a cadeira e o monitor…

    • IKAROS says:

      Tive um Macbook Pro Intel i7 e era a coisa mais barulhenta. Mesmo quando limpo, no pico do verão só se conseguia jogar com headphones . Comprei um Mac Apple Silicone (ARMX x64) e descobri uma coisa chamada “silêncio”.

      O Windows 11 ARM x64 está muito muito bom. Agora só falta no mercado portáteis com bons processadores ARM (fora os da Apple, claro).
      Quando chegarem, vai descobrir o silêncio e autonomias de 12h em portáteis, uma coisa fora de série.

      • ORK says:

        Infelizmente queres jogar e silencio montas um desktop com WC, os portáteis devido a serem mais compactos a ventilação a altas temperaturas torna-se mais incomodativa, mas somente quando se exige e muito do hardware principalmente em gaming, porque de resto mesmo em tarefas pesadas em trabalho o barulho nem se ouve.

        O ARM não vai servir para tudo como pensas, pois a plataforma X64 vai continuar a evoluir pois é esses que tem o poder de processamento para muitos jogos e softwares.

      • David Guerreiro says:

        Os i7 aquecem bastante, portáteis com i7 é tudo a zunir o dia todo.

  7. AlexS says:

    Ecran minimo 100% sRGB cores, 300 nits brilho.
    Memória minimo 16 Gb

    O resto depende.

  8. Fernando machado says:

    Eu ainda tenho o portatil do Socrates Acer5737z. Com o windows 8.1 com um ssd ainda vai rolando bem. Portas de entrada não faltam. Nas formações que a minha mulher tinha este portátil tinha as ligações para todos os retroprojetores . So falta mesmo a porta usb 3.0. Aí está, durabilidade é bom mas o hardware para os dias de hoje é lixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.