PplWare Mobile

Sincronize a conta de mail usando o DropBox


Autor: Vítor M.


  1. Sky says:

    Não percebo a dificuldade, se uma opção era o gmail (com limite de 5 contas na opção gratuita), então bastava configurar em todos os computadores o thunderbird com o IMAP e ficava tudo online. Não?

    • Androidiano says:

      Yep. Este artigo está um completo exagero. Qual a vantegem mesmo?

      E nem sei até que ponto uma base de dados do thunderbird com, imaginemos, 300MB ao receber um email novo requer toda a re-sincronizacao do ficheiro no dropbox!

      • avlis rotiv says:

        A ideia é sincronizar uma conta de email, neste caso, com o Thunderbird e o DropBox.
        Onde está a duvida?

        • Androidiano says:

          A ideia é que tens IMAP, que ja faz isso muito mais eficazmente.

          Nao há qualquer vantagem em ter pelo dropbox. Se tens um database de 1GB, supõe, por cada mail que recebes novo tens que tar a enviar 1GB para os servidores da dropbox para depois do outro lado fazeres o download.

          Não há absolutamente nenhuma vantagem ou caso pratico onde isto resulte melhor que o IMAP.

    • pedro j. says:

      Não quer dizer que sejam apenas com do Gmail.

    • Duarte says:

      É só personalizar o Gmail para receber mensagens de outras contas e responder com o endereço que recebeu a mensagem original. O Gmail tem bem mais espaço que o Dropbox e este ultimo por vezes é muito lento a sincronizar. É uma optima ferramenta, porém não o é para este fim.

  2. avlis rotiv says:

    Sempre cá ficou… 😉
    Parabéns!

  3. Mário says:

    A única diferença deste procedimento é que ao instalarmos o Thunderbird num computador, em vez de configurarmos as contas IMAP, configuramos a ligação ao Dropbox, para associar o ficheiro de configuração já guardado.
    Em vez de 10 cliques, damos 5…
    Eu uso o Thunderbird, com IMAP, há anos e só preciso configurar duas contas de gmail, porque uma delas faz importação em POP3 das contas mais antigas, com maior limitação de armazenamento e a outra é para assuntos formais.
    Da minha parte, este procedimento teria mais interesse se usássemos o Dropbox para armazenar alguns emails que queremos acessíveis em computadores públicos e não somente para guardar o “.ini” do Thunderbird.

  4. kekes says:

    Um offtopic… Estou abismado pelo pplware ainda não ter publicado nada sobre a conferencia de ontem da Apple. Uma noticia que até se fala nos nossos telejornais que não querem saber destas coisas para nada… Será que interessa cada vez menos e menos falar sobre os problemas da Apple? Acho mau para um site que acompanha as “boas” noticias da Apple ao segundo, não fazer referencia a esta situação.
    http://news.bbc.co.uk/2/hi/programmes/newsnight/8830747.stm para os interessados 🙂

    • Vítor M. says:

      Desculpa?

      Mas o que há de novo sobre o que já escrevemos há dias sobre este problema?

      Aaaa sim a oferta das borrachas… achas pertinente falar das borrachas como o fim do “Antennagate”?

      http://events.apple.com.edgesuite.net/100716iab73asc/event/index.html

      Deixo o link para o evento, caso haja alguém que queira saber sobre as borrachas coloridas.

      • kekes says:

        Não me leves a mal Vitor, que eu sei que não levas, mas citando o outro post “O Pplware não foi convidado para esta conferência, e por isso não vai estar presente, mas vamos trazer todas as novidades de lá em primeira mão. Que comecem os rumores!”, portanto foi “prometido” algo, mas uma situação desta falada em todos meios de comunicação poderia ser feita uma pequena referencia a “solução final” encontrada pela Apple…
        Não é se é pertinente ou não, porque voces muitas das vezes não estão a espera se é pertinente ou não, é mais por informar e dar uma pequena opinião sobre a situação. Isto não é uma critica é uma sugestão, agora se a aceitas ok por mim senão, ok igual, pois eu busco a informação mas muita gnete não é assim.

        • Vítor M. says:

          Não te levo a mal mas tenho que te chamar à razão, visto seres um visitantes de longa data.

          Tens de entender como funciona a nossa metodologia e isso, não sei a razão, está a escapar-te.

          Quando se falou em problemas no iPhone 4, não faltaram vozes a dizer que deveríamos escrever sobre eles, esperamos até ao momento certo, pois no início da confusão eram só vozes erróneas que opinavam.

          Apresentamos um artigo completo e esclarecedor, ao ponto de ser tão certo que foi ao encontro com o que a Apple apresentou na sua última conferência.

          Ontem perguntaste se não tínhamos nada a escrever sobre essa mesma conferência. Ter não tínhamos, porque já o havíamos feito, inclusive falámos nas borrachas que a Apple decidiu oferecer (o tão desejado “fix” que a Gizmodo queria).

          Eu respondi como podes ver que para falar das borrachas não valia o esforço… pensei que o Steve iria dizer que afinal o problema existe, vamos recolher os equipamentos e tal… aí teríamos de fazer um post.

          Mas não, ele mostrou que os Blackberry também têm o mesmo problema, os HTC idem aspas, os Nokia, os Samsung… todos têm esse problema.

          Porreiro foi o CEO da BlackBerry vir dizer que não há problema com os BB que a Apple não os inclua no mesmo pacote…. mas depois e afinal, lá se convenceu (malandro) que afinal também acontece.

          De seguida veio o responsável da HTC dizer que nos HTC também acontece, que é uma questão da própria fisica mas que isso para eles não é um defeito… 😀 bom, eu aqui fico sem saber onde está o interesse em falar das borrachas.

          Já há utilizadores dos HTC a exigir à HTC bumpers… imagina.

          Mas ontem à noite aconteceu ou apareceu um factor muito muito interessante e será sobre esse factor que deveremos falar. 😉

          Mas deixa-o amadurecer. Fica atento e não te enerves 😉

          • Sergio says:

            A questão é que foi aqui noticiado a conferencia e toda a gente ficou na expectativa.
            Mesmo que não tenha sido revelado nada de interessante pelo menos uma noticia simplas e seca teria sido importante. Porque as pessoas que, por um ou outro motivo, só consultam este tipo de noticias de tecnologia aqui, ficaram na expectativa e acabaram por nada saber.
            Pessoalmente tb achei estranho a demora. Mesmo que acabasse por não haver noticia, só o simples facto de não haver, já o seria

          • Vítor M. says:

            Mas queremos dar mais, uma noticia seca não traz informação em qualidade necessária. Sérgio, como referi no meu comentário anterior, a nossa postura é de ter informações vantajosas para quem nos visita.

            Para teres uma ideia, se fosse feita uma notícia apenas com o que resultou da conferência teria amanha de fazer outra com os desenvolvimentos, que, duga-se de passagem, são bem mais interessantes.

            Vamos fazer como fizemos nos ditos problemas que começaram a aparecer, vamos dar mais um dia ou dois 😉 vai valer o tempo de latência, vais ver 🙂

          • kekes says:

            Enervar? LOL Como o outro diz isto não é meu nem do meu irmão 😛

            Mas diz-me lá fizessem um post a falar dos problemas do iPhone logo na altura ou depois dava igual, o problema manteve-se, problemas de recepção…

            Agora isto não se resume a uma coisa unica da Apple, mas a Apple elevou a um novo status, uma aumento de 100% ou mais em relação ao iPhone 3GS em degradação do sinal em dB que em valores absolutos passa mesmo deste valor em muito (basta sabermos o que é um dB).
            Agora mostem-me videos de Nokias, Blackberrys, Omnias, etc a perder rede mas com o telemovel de pernas para o ar, a fazer a espargata, a dar o pino… o iPhone faz em posição normal. Nunca foi grande este problema até agora. Incrivel né? Como tudo no mundo nada acontece ao acaso, se a Apple deu-se ao trabalho de fazer a conferencia (a pior de sempre da historia do mundo empresarial) é porque realmente o problema é maior que muita gente tenta dizer. FICAVA bem o PPlware cobrir a situação e não dizer “não se deu nenhuma solução em condições”, a Apple decidiu culpar todo o mundo das telecomunicações com um problema que nunca foi problema para eles até agora que lhe chegou o fogo ao cu. Com salas de prova que a Apple diz ter não teem melhor solução que a que foi apresentada… Bem o Steve no fim disse que ja sabia que existia o problema mas mesmo assim lançaram o producto… para um empresa que se diz que testa tudo e optimiza tudo para o melhor desempenho esta situação não é propria para uma noticia?
            Não me importa nada se voces fazem algum artigo sobre a caricata situação dá-me igual eu não ganho nem perco nada com isto. mas em vez de estares a dar-me esta explicação toda porque não explicaste tudo para uma toda comunidade? Tens ou não tens material? Ter tens, até já respostas da Nokia da RIM, etc… Opiniões de analistas sobre a situação, pareceres da comunidade, etc. Alias se fizeste um post a alimentar rumores no dia antes da conferencia da Apple podia-se bem ter aguardado, e feito apenas um depois da conferencia, pois é de mais interesse saber o que se falou do que se vai falar, ou seja de certo modo os actos nao correspondem as palavras.
            Sem mais.

          • Vítor M. says:

            Pronto, ora aí está onde eu sabia que irias chegar.

            É simples ver como querem que se fale do que não viram mas imaginam e ainda com um pouco de areia para os olhos.

            http://www.engadget.com/2010/07/17/htc-fires-back-at-apple-antenna-demo-with-percentage-pew-pew/

            Fica lá com isso para teres um pouco de informação adicional.

            https://www.youtube.com/watch?v=qospgnC3zXo

            Agora este:

            http://crackberry.com/rim-official-statment-response-apples-iphone-4-antenna-propaganda

            e vê isto:

            https://www.youtube.com/watch?v=9W7NXeDf5RA

            Viste algum a fazer o pino? Ou fizeste tanta força para acreditar que viste mesmo?

            Se o Steve mandasse fazer um recall eu era o primeiro a fazer um post… aliás isso seria uma mina em pageviews, não imaginas o que um post Apple, mesmo seco ou a explicar uma conferência onde pela primeira vez foi mostrada a estrutura de testes de sinal da Apple (mas isso para ti não conta e até é aborrecido verdade? ), dá em termos de pageviews.

            Mas não é isso que nos interessa, queremos um conjunto de informações válidas. Inclusive contactamos um especialista português para falarmos do assunto, recebemos algumas considerações, mas até ele, foi cauteloso e deixou “no ar” que a poeira vai assentar e depois veremos quem tem razão. Mais tarde teremos certamente informação pela mão de um especialista, responsável pela formação académica de muitos dos excelentes engenheiros nacionais, sobre este assunto.

            Mas há mais, tem lá calma não deixes esse ódio deturpar os factos. Vamos com calma para ter informações correctas e não cheias de ódio.

            Não vale a pena, é apenas um telefone que vendeu em 3 semanas mais de 3 milhões de unidades, não te enerves.

            Eu sei o que fica bem ou mal ao pplware, deixa isso comigo, disso percebo eu. Relaxa 😉

          • a Friend® says:

            Acho piada este pessoal… sério que acho.

            Kin foi descontinuado olha que não gritaram para o pplware fazer essa noticia?..

            O Hp slate morreu à nascença, também não gritaram para fazer essa noticia…

            É só um mero exemplo entre os milhares, como “as pessoas” só “exigem” noticias quando é para algo de “odeiam” … lol.

          • Androidiano says:

            Não confundir a perda de força de sinal quando se agarra com queda de chamadas e ausencia total de sinal de rede xD

          • a Friend® says:

            Tal como suspeitava, está relaccionado com o 3G(UMTS) que de longe tem mais problemas de atenuação que o 2G… vejo isso em todos os telefones, e sim, também perco a chamada em casos extremos, alias, em certos telefones nem com 1 barra a chamada é feita em condições, fica-se com aquela voz de “robot” e mudo por longos periodos de tempo.

            https://www.youtube.com/watch?v=b1mNXJ9qS50

            Se o Death Grip fosse algo fora do comum, ele faria o mesmo em 2G.

            https://www.youtube.com/watch?v=b1mNXJ9qS50

          • Sergio says:

            o meu E75 basta perder um bocadinho de sinal e a chamada vai abaixo.
            Nunca ouvi ninguem a falar mal da Nokia. E estamos a falar do topo da gama empresarial

          • kekes says:

            Façam o que quiserem eu não tenho vida para andar a discutir barbaridades como muita gente faz. A mim não me tapam os olhos… Devolver iPhones bahhh que anedota, o pessoal anda preso a contractos com a AT&T.
            Eu fiz uma pergunta e sugestão, não preciso que me ensinem nada pois para mim já tenho muita informação, mas vieram logo em defesa da empresa. E por estas e outra razões que a minha participação tem vindo a reduzir-se neste espaço, eu não estou para andar a bater em ceguinhos que é pecado, acredito que vocês tenham benefícios com essa atitude mas esta tomada de lados sejam os argumentos validos ou não, está a fazer muita gente que seguia o pplware diariamente que eu conhecia, vir aqui ocasionalmente, e repito para mim dá-me igual, mas esta gente afinou primeiro que eu e eu agora percebo cada vez mais o porque desse afastamento, simples como a agua.
            Dantes o 24horas era muito lido viram o que se passou de um momento para o outro? Viver não custa custa é saber e aqui parece que sabem cada vez menos viver.

            Terminando citando as vossas palavras e não as minhas “O Pplware não foi convidado para esta conferência, e por isso não vai estar presente, mas vamos trazer todas as novidades de lá em primeira mão. Que comecem os rumores!” Não fui eu que disse foram vocês, que novidades em primeira mão?
            Só se for pó para os olhos em primeira mão. Curioso o facto de não ter visto a Apple a ser aplaudida por esta atitude a não ser aqui e que consideram o facto de oferecer capinhas uma situação normal que nem é digna de ser referida.

          • Vítor M. says:

            Isso é falso é nitidamente a tua falta de visão que te trai, aliás tu és daqueles, como já vimos em muitas trocas de argumentos, que mais ninguém pode ter uma opinião diferente da tua, pegas na bola e não há mais jogo.

            A nossa plataforma permite isso mesmo a troca saudável de argumentos e tu não aceitas isso.

            Não és ceguinho mas não queres ver…

            Depois não acredito que haja alguém que deixe de cá vir, a sério, isso não faz sentido, temos uma variedade grande de temas e na verdade cimentamos relações com os nossos visitantes.

            Só porque odeias a Apple e veneras a Microsoft atacas tudo o que é notícia Apple, mas na verdade argumentas pouco.

            Como sinal de respeito, ainda te respondo, mas ao ler os teus comentários como se de um livro de tratasse, seria uma perda de tempo, tudo a seguir ao preâmbulo.

            Aceitar a opinião dos outros é respeitar a nossa própria opinião.

            Quanto ao resto… faz como entenderes, existe sempre a ténue linha entre a liberdade de expressão e a libertinagem de expressão.

            Fica bem e tem uma boa semana. Já agora, se não nos virmos antes, boas férias.

  5. ZiLOG says:

    Tenho umas perguntas:

    – Porque é preciso editar o ficheiro Profile.ini?
    – O que faz o IsRelative=1 ?
    – Pode-se usar um computador com Windows e outro com Linux?
    – Pode-se uma conta com POP3?

    Obrigado.

  6. Been there, done that. Assim que ouvi falar do Dropbox, pensei em usá-lo exactamente para este fim. Não só o fiz com o Thunderbird mas também com o Firefox, Chrome, Filezilla e outros. De facto é uma boa solução e funcionaria bem à excepção de um pequeno problema: Numa das minhas contas de e-mail (a mais usada) tenho um ficheiro Inbox com cerca de 250 MB. Cada vez que recebo um único e-mail que seja, é uma alteração ao ficheiro e lá vai o Dropbox enviar todo o ficheiro para o servidor para assim manter a sincronização. Ainda pensei em mudar para o windows live mail, sempre guarda os e-mails recebidos em ficheiros .eml separados e assim o Dropbox só teria que sincronizar um pequeno ficheiro .eml cada vez que recebesse um e-mail, mas o Thunderbird é muito melhor…acabei por desistir desta solução. Contudo, para quem não tenha o mesmo problema que eu, recomendo.

  7. Bruno says:

    Obrigado e parabéns pelo tutorial.

    Também pensei nesta solução muito recentemente, mas deparei-me com um problema. O meu profile actual tem 1.9Gb, pelo que ocupa demasiado espaço na minha Dropbox.

    Também uso o acesso IMAP que mantém os mails sincronizados entre o meu cliente e servidor. Assim sendo o que acabei por fazer foi instalar o mesmo cliente em ambos os meus computadores e copiar os profiles para cada um, para que as configurações de contas e etc se mantenham idênticas (ou então configura-se cada cliente manualmente). Assim consigo ter os emails sincronizados entre as máquinas e o servidor graças ao IMAP.

    Para manter certas acções locais de cada cliente (como a lista de contactos) uso o Dropbox, porque seria difícil de outra forma e já não ocupa demasiado espaço no serviço.

  8. J Morais says:

    Com o hotmail, estou a controlar 3 o 4 contas todas de servidores diferentes. Não sei se existe algum limite para o nº de contas a controlar.

  9. Scolpit says:

    Obrigado, já tinha pensado nisso e até ja tinha testado uma versão portable do thunderbird no dropbox, mas assim é bem mais pratico, e sem ocupar recursos desnecessarios no dropbox. Excelente.

  10. Dennis says:

    Ainda prefiro minha conta do gmail com 27.3GB ($5 por ano!).
    Acesso de qualquer lugar, de qualquer dispositivo, recebo 6 diferentes contas tudo em uma conta só, devidamente separado, e agora, cada uma com sua devida assinatura.
    🙂

  11. seemog says:

    Respondendo a alguns comentários:

    1. [i]from[/i]

  12. seemog says:

    Respondendo a alguns comentários:

    1. from SKY

    a ideia é gerir mais de 5 contas de forma gratuita. O gmail não permite isso gratuitamente.

    2. form ANDROIDIANO

    de facto o tamanho da pasta “profile” poderá ser uma limitação/desvantagem.
    Eu no meu caso, procuro ter o e-mail do dia-a-dia leve e pequeno, porque as mensagens que quero guardar, ou as imprimo em pdf, ou envio para uma conta de e-mail que tenho só para backups.
    Outra solução poderá passar por criar vários “profiles” e assim dividir 1 pasta grande, em várias pastas + pequenas, o que simplificaria a sincronização com o dropbox.

    3. from MÁRIO

    o ficheiro “*.ini” não fica no dropbox. Ele guarda é informação sobre a pasta profile, essa sim, fica no dropbox

    4. from ZILOG
    – O ficheiro profile.ini serve para manter registo de informações relativas ao nosso profile. Sempre que se inicia o thunderbird pela primeira vez é criado um profile novo e isso fica registado no profile.ini. Se apagar-mos o profile.ini, ao reiniciar o thunderbird é criado um novo profile e um novo profile.ini. Nós não apagamos o profile, apenas o mudamos de sitio, e por isso “informamos” o profile.ini dessa modificação;
    – o IsRelative: pode ter 2 valores. A saber: 1 se a localização da pasta profile, for a default (a que o thunderbird usa por defeito) e 0 (zero) se a localização for personalizada, que é o que foi feito, e daí se mudar o valor de 1 para 0;
    – Win + Linux: pode ser feito visto que ambos os softwares existem para as duas plataformas. As localizações aqui apresentadas, em linux serão, obviamente, diferentes.
    – usar POP3: deve-se poder, mas depois ficas sem as msg’s no webmail

    5. from BRUNO

    é outra solução possível

    6. from J MORAIS

    não posso afirmar a 100%, mas julgo que o hotmail também limita o nº de contas

    Espero ter respondido a todos, e relembro mais uma vez que isto foi uma ideia/dica, que acima de tudo, aqui, teve a possibilidade de ser mais vista/comentada, o que só vem enriquecê-la ainda mais.

    PS.: coloquei os nomes dos autores dos comentários em maiúsculas, não para gritar, mas apenas para realçar que era em resposta a…

  13. Paulecas says:

    Alguém me sabe dizer se é possível ter o thunderbird sincronizado com um webmail por IMAP, mas que em certas situações, eu possa especificar que um certo e-mail é apagado só no meu pc e não no servidor ou então só no servidor e não no meu pc?

    Isso a mim dava-me muito jeito

  14. DS says:

    Eu continuo sem perceber como é que as pessoas ainda usam POP3 nos dias de hj… :S

    É só estúpido…

  15. CironAkono says:

    Isto é uma solução SUPER lame!
    Com o GMAIL consigo gerir todas as minhas contas de email.
    Com o GMAIL consigo fazer fetch dos mails recebidos em todas as contas que tenham servidor POP3 e consigo também configurar o SMTP dessas contas para poder enviar mails utilizando esses endereços e evitar a mensagem “This message was sent on behalf of (…)”. E agora até há uma novidade que dantes não era possível! É possivel personalizar a assinatura de acordo com o endereço que utilizo para enviar os mails.

    • Sergio says:

      a questão não é se existe ou não maneira melhor. Está-se a expor apenas um metodo alternativo.
      Tenho duvidas é acerca da sincronização do dropbox. Sincroniza apenas as diferenças ou o ficheiro todo. Porque se for o ficheiro todo é uma pessima solução, mas que poderá ser usada para determinadas cirunstancias

    • pedro j. says:

      O gmail tem limite de contas externas.

  16. teso says:

    NÃO FUNCIONA!!! Tb já tinha experimentado essa opção e com o tempo começei a ter erros pois quando os ficheiros estão abertos a dropbox não os sincroniza.
    Abraço

  17. pedro j. says:

    Não seria mais fácil colocar a versão portable do Thunderbird?
    Ficaria 100% portável, além disso, a única desvantagem que vejo é um possível aumento do tempo de carregamento do programa, mas apenas na primeira vez em cada máquina, ou quando houvesse actualizações (não tenho certeza se a versão portável suporta actualizações), sabendo que os ficheiros uma vez sincronizados, estão no disco local.

  18. paulo says:

    Eu estou a usar o MailStore para fazer arquivo de mails e o thunderbird.
    Sempre que se recebe um mail terá que ser sincronizado o ficheiro de base.
    O thunderbird guarda um ficheiro por directoria o que pode dizer que cada novo mail pode obrigar a fazer upload de centenas de megabytes de ficheiros.
    Basicamente para funcionar com o dropbox terá que se ter um programa de mails instalável em USB e onde os mails sejam guardados de forma individual.

  19. Brucetuga says:

    Não estamos a complicar o assunto usando o dropbox?
    Até aceito a sugestão mas acho que se usarmos vários computadores com o mesmo email, a única coisa a fazer é deixar cópia dos emails no servidor. Basta um simples configuração e não se perdem emails de uns computadores para os outros.
    No final ainda podemos configurar aspectos como o tempo que as mensagens lá ficam, se as pretendemos remover quando as apagamos num dos nossos computadores, etc.
    Não é bastante mais fácil do que usar o dropbox?
    Além do mais, e usando um pouco a teoria da conspiração e “apaladando” a conversa, por acaso alguém faz ideia de quem vê as nossas contas no dropbox? Será assim tão seguro guardar todo o nosso email e ficheiros pessoais?

  20. Gianca says:

    Ressuscitando o assunto, para mim é importante pois o webmail da empresa disponibiliza apenas 50Mb de espaço (isso mesmo, apenas 50Mb). Tenho que usar POP3 obrigatoriamente, e não me considero estúpido!

    Tentei usar o Gmail, mas quando envio mensagens usando o email da empresa, o destinatário “vê” que a conta é do Gmail usando um “alias”… e isso não é nada elegante…

    Por enquanto minha pasta Outlook.pst (sim, uso Outlook…) está pequena – perto de 200Mb. Acabei de transferir a pasta para o Dropbox. Vamos ver como tudo se comporta…

    Abraços a todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.