Sabe remover aplicações da conta Play Store? Não é complicado!
A loja de aplicações do Android é uma parte importante deste sistema operativo e também do seu ecossistema. Os utilizadores dependem dela para ter acesso às aplicações que querem usar nos seus smartphones, dando assim uma vida diferente e muito mais interessante aos seus dispositivos.
Mas com o experimentar das aplicações, estas acabam por ficar associadas à vossa conta da Play Store, não sendo removidas com o simples desinstalar.
Mas o processo de remoção destas aplicações é extremamente simples e qualquer um pode fazê-lo. Vamos conhecer este simples processo.
É normal os utilizadores do Android, e também de qualquer outro sistema operativo móvel, testarem aplicações que depois acabam por perceber que não as querem presentes, seja por qualquer razão.
O processo de desinstalação é extremamente simples, bastando arrastá-la para fora da lista de aplicações, mas este processo não as remove da vossa conta associada à Play Store, aparecendo sempre na lista das vossas aplicações, quer na interface Web, quer na aplicação Play Store.
Mas é claro que, tal como acontece noutros sistemas, é possível remover essas aplicações da vossa conta, fazendo-a desaparecer para sempre dos vossos registos.
O processo tem sido alterado ao longo dos anos, mas agora a Google definiu-o de forma mais permanente, sendo apenas possível de realizar dentro da aplicação Play Store dentro do Android.
Remover aplicações da vossa conta associada à Play Store
É importante notar que este processo apenas funciona para a versão 3.9 ou superior da Play Store e que este processo não pode ser, para já, realizado na interface Web da Play Store.
Comecem então por abrir a aplicação Play Store, e acedam ao menu de opções da mesma. Aí dentro vão encontrar a opção As minhas aplicações, devendo essa ser escolhida.
Dentro desta zona da Play Store devem agora aceder ao separador Todas, onde vão ver todas as aplicações que têm associadas à vossa conta.
Algumas dela, as que não estão instaladas nesse smartphone, vão ter no canto superior direito um X cinzento. É aí que devem carregar para remover a aplicação.
Tenham presente que toda e qualquer aplicação que removam são ser desinstaladas noutros dispositivos onde as mesmas estejam instaladas. É por isso necessário ter algum cuidado.
Se removerem uma aplicação que tenham compram, não precisam de se preocupar com a necessidade de a voltarem a comprar. A Google guardará esse registo e vão poder instalá-la mais tarde se assim o desejarem.
Este é o processo que devem seguir para remover da vossa conta todas as aplicações que já não usam e que querem desassociar da vossa conta.
É a forma de eliminares de vez todas as aplicações que testaram e que não quiseram manter no vosso Android. Para além de limparem a vossa lista de aplicações, fica mais simples encontrarem as que realmente querem ter instaladas noutros dispositivos ou quando trocarem de telefone.
Mesmo que não queiram remover qualquer aplicação, aconselhamos que passem por essa zona e que vejam todas as aplicações que já tiveram instaladas e que já não usam.
Quantas aplicações encontraram que já não usam?
Este artigo tem mais de um ano
Realmente gostava mesmo de saber como remover aquelas aplicações que estão agarradas ao operador e que não deixam desinstalar…
Root.
Já conhecia por acaso. O que eu gostava de saber é como fazê-lo a partir do browser.
E não só aplicações; dispositivos antigos que já nem os temos também.
Fica a dica! 😀
Uma vez associado… associado para sempre 😀
Como de certeza já viste, apenas o podes ocultar da lista para instalação de apps a partir do browser.
Já associei dezenas e grande parte já desapareceu, mas não sei o motivo. Na lista tenho 14.
Já utilizei esta função várias vezes. Quando experimento pela 1ª vez uma app e gosto, mantenho-a instalada ou desinstalo-a do smartphone/tablet, sabendo que mais tarde facilmente a recupero, caso não goste tiro-a da “minha biblioteca”. O que acho estranho é esta opção não ser possível através do pc/web… aliás desde a última actualização a Play Store web piorou, não faz distinção das apps que estão instaladas ou não, estão todas corridas com um visto verde como se estivessem instaladas no smartphone ou tablet…
Isso é uma coisa obvia, está lá a cruz para alguma coisa é. Agora o interessante era remover uma app da conta play store e não apenas remover do historico de apps instaladas.
Remover uma app da conta play store é tirá-la da lista para não aprecer como instalada nem pedir para actualizar quando houver actualizações.
Posso estar enganado, mas é precisamente isso que explicámos como fazer. Não se limitamos a retirar do histórico, é remover mesmo.
Repara que se removeres desta forma uma app num Android, qualquer outro onde a tenhas instalado vai vê-la desaparecer, mesmo que esteja instalada.
Não é não, até porque o X só aparece para apps que já foram instaladas e desinstaladas, portanto apenas app que NÃO estão instaladas é que tem o X para se clicar.
Na imagem das app de farmacias apenas é possivel remover uma app da lista/historico porque as outras estão instaladas por isso não se podem remover da lista.
PS: A não ser que seja diferente noutras versões de android, eu tenho ainda o 2.3.7.
Errado. Aliás, aparece justamente a indicação se a aplicação está currentemente instalada ou não, por debaixo do “x”.
O que pode acontecer é o seguinte: terem instalado num certo telemóvel, mudarem de terminal e não instalarem no novo. Como deixaram de utilizar o antigo, mas nunca chegaram efectivamente a desinstalar a aplicação, apesar de nunca a terem instalado no novo, vai aparecer sempre como instalada…
Se se procurar a APP no play vai aparecer a opção de classificar ao contrário das apps nunca instaladas mesmo após o processo de remoção explicado acima
O mal é que do lado da google nunca é removido, se voltarem a instalar uma aplicação removida ela vai estar na mesma posição de onde a removeram, eles nunca apagam os nossos “traços”
entao mas kando eu desinstalo a app, ela desaparece do dispositivo, o k e k interessa s ta na conta ou nao?
Por acaso, descobri isso ontem.
Bastante útil, sem dúvida.
Só um aparte,
(…)”Tenham presente que toda e qualquer aplicação que removam são ser desinstaladas (…)” penso que queriam dizer “vão”
Ainda no seguimento… Parágrafo seguinte, portanto: “(…) Se removerem uma aplicação que tenham compram, não precisam de se preocupar (…)” – ali para o início deveria constar “tenham comprado”, não? 🙂
Keep it up! \m/
E no iOS, como se faz?
Parecei para descansar nas 300 aplicações. Não fazia ideia que tinha assim tantas!
Isto tambem sabia pois quando comprava um tele novo tinha vontade propria a instalar as aplicações todas e fui pesquisar para isso não voltar a acontecer.
Tambem gostava que existice forma de remover terminais da conta, alguns ja encalhados outros vendidos etc a lista nunca para de cerscer.
cumps
“existice” ????
Escreve-se “existisse” !