Sabe como abrir e visualizar um ficheiro do Pages no Windows?
A suite de produtividade do OSX é composta por três aplicações que dão ao utilizador toda a liberdade para criar os seus documentos. Tal como a maioria dessas suites, a compatibilidade com as suas concorrentes é reduzida, não havendo forma de abrir um documento do Pages no Word.
Mas se tiverem em mãos uma situação dessas? Como podem abrir um ficheiro do Pages no Windows?
Na verdade a resposta a esta questão é um simples: não é possível. Mas existe uma forma de terem acesso ao seu conteúdo sem terem de estar a fazer conversões ou a ter de aceder a um Mac com o Pages instalado.
Existem várias formas de contornar este problema, pedindo a quem vos enviou o ficheiro que a exporte com o formato Word ou simplesmente usando o Google Docs para fazer a transposição entre formatos, mas nenhuma é tão simples como a que vamos apresentar.
Tem algumas limitações, é natural, entre elas a da impossibilidade de ser editado o documento, mas quando o que querem é apenas ler o conteúdo, esta é de todas a mais simples e mais rápida.
Na verdade, o ficheiro com extensão .pages não é mais do que um ficheiro zip, que tem dentro de si um conjunto de outros ficheiros, cada um deles com uma função específica, entre elas algumas pré-visualizações do documento.
Por ser um ficheiro zipado, mas com outro nome, pode levar a que o Windows não o identifique como tal. A forma mais simples de o tornar um zip visível para o sistema é apenas a substituição da extensão associada (.pages) por outra que o Windows possa abrir (.zip).
Para fazer essa mudança apenas precisam de carregar na tecla F2 ou escolher no menu de contexto do ficheiro a opção renomear. Alterem então a extensão de .pages para .zip e carreguem no Enter.
De imediato o ficheiro ficará disponível para ser descomprimido no Windows ou para que naveguem dentro dele e extraiam apenas os ficheiros que vos interessam.
Algumas versões mais recentes do Windows detectam o ficheiro .pages de imediato como um ficheiro comprimido e é desnecessária a mudança de extensão. Nesse caso, apenas necessitam de navegar dentro do ficheiro.
Dentro desse ficheiro comprimido vão encontrar na raiz três ficheiros de imagem. Qualquer uma dela tem uma pré-visualização do documento, podendo a maior delas ser impressa ou aberta para consultarem o conteúdo do documento.
Estes são os únicos passos que precisam para conseguirem ver o conteúdo de um ficheiro Pages dentro do Windows. Com eles conseguem de imediato saber que documento é sem terem de estar a pedir ao remetente que o converta ou que realizem vocês esses passos.
Se o quiserem editar então a conversa é outra e o ideal é receberem-no de imediato no formato Word, exportado directamente do Pages.
Da mesma forma que fazem esta operação para o Pages, podem também aplicá-lo no Numbers e no Keynote.
Este artigo tem mais de um ano
Boa dica! É bom lembrar isso no caso de precisar de aceder a um dos meus documentos e só tiver acesso a um computador Windows.
OFFTOPIC:
Sugestão: Porque não fazem um post sobre quem está por de trás do pplware? Já acompanho à tantos anos este blog, e apenas vou sabendo daqui e dali quem são as pessoas pelas conferências que vão mas não sabemos bem quem são.
Continuação de um óptimo trabalho.
Cumprimentos
E porque não…iCloud ?
Lá podem aceder aos documentos.
Obrigado ajudou muito