Quer acelerar o acesso à Internet no seu Firefox? Vamos a isso!
O Firefox é um dos browsers mais usados na Internet e que, lentamente, tem conseguido recuperar os utilizadores que foi perdendo nos últimos anos.
Grande parte da culpa deste decréscimo veio de versões que eram pouco eficientes e que consumiam muitos mais recursos que a concorrência. Mas o Firefox está melhor e mais comedido nos consumos de recursos.
Há ainda pequenos truques que podemos usar para o melhorar e hoje vamos mostrar como se consegue acelerar o carregamento de páginas da Internet no Firefox.
Todos os truques que se podem usar para melhorar a performance dos browsers são bem vindos. Com estas pequenas alterações conseguem-se optimizações que levam a uma melhoria geral dos próprios browsers e a uma muito melhor utilização e navegação na Internet.
A dica de hoje consegue acelerar de forma significativa a performance do Firefox no carregamento de páginas, sem que isso acarrete um aumento do consumo de recursos.
O que vai ser feito é aumentar o número de ligações que o Firefox vai fazer aos servidores remotos onde os conteúdos estão alojados e assim aumentar a velocidade de resposta e a rapidez com que as páginas são carregadas.
Como acelerar o Firefox?
Para começar devem ter acesso à zona de configurações do Firefox, mas a que dá acesso directo às flags e às definições finas. Para isso devem colocar na barra de endereço o texto abaixo.
about:config |
De imediato é apresentada a bem conhecida mensagem do Firefox que indica aos utilizadores que devem ter cuidado ao alterar estas definições, sob pena de alterarem de forma definitiva o comportamento do browser.
A opção que procuram e que querem alterar está bem definida e deve ser colocada na zona de pesquisa das preferências. Coloquem então o texto que apresentamos abaixo.
network.http.pipelining |
Uma vez encontrada a preferência que queremos só precisamos de clicar duas vezes nela para que o valor passe de False para True.
De imediato o Firefox passará a usar várias ligações sempre que se ligar a um site para pedir os conteúdos que o utilizador quer visualizar. Essas múltiplas ligações conseguem assim acelerar a informação recebida.
E se eu tiver de usar um Proxy?
Um dos problemas que o pipelining tem é que não funciona bem de forma directa atrás de um proxy. Requer uma configuração específica e que o Firefox está preparado para tratar.
Só precisam de colocar, na mesma janela de configuração que tínhamos antes aberta, o texto abaixo na caixa de pesquisa.
network.http.proxy.pipelining |
Mais uma vez só precisam de dar um duplo clique nessa entrada para que ela passe de False para True e a opção fica activa.
Mais uma vez, e após este passo, o Firefox fica pronto a usar o pipelining e a ser mais rápido na apresentação de conteúdos e de páginas web.
O que é o Pipelining?
O pipelining é uma técnica implementada na versão 1.1 do HTTP e que permite que sejam enviados vários pedidos sem que seja recebida qualquer resposta do servidor remoto.
Esta técnica permite que sejam realizadas mais ligações entre o cliente e o servidor, garantindo uma velocidade de resposta mais alta em redes com valores de latência elevada.
Em vez de estar a enviar apenas novos pedidos quando recebe uma resposta, e tendo de depois esperar novamente, passam a ser feitos vários pedidos em simultâneo e assim obtêm-se melhorias nas velocidades.
Este artigo tem mais de um ano
pois, o problema é se esgotarem as ligações no router, s for dakeles k tem um limite de cerca d 2000, entre navegar na web, sacar umas cenas e uns streamings, lá começam os soluços! isto nota-se mais em kem tem tv net voz.
“HTTP/1.1 allows multiple HTTP requests to be written out to a socket together without waiting for the corresponding responses. The requestor then waits for the responses to arrive in the order in which they were requested.”
…
“When should we pipeline requests?
Only idempotent requests can be pipelined, such as GET and HEAD requests. POST and PUT requests should not be pipelined. WE ALSO SHOULD NOT PIPELINE REQUESTS ON A NEW CONNECTION, since it has not yet been determined if the origin server (or proxy) supports HTTP/1.1. Hence, pipelining can only be done when REUSING AN EXISTING KEEP-ALIVE CONNECTION.”
https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/HTTP/Pipelining_FAQ
Sou obrigado a usar diariamente Firefox ou Chrome devido a no meu trabalho ( só temos licenças de XP nos PCs), devido a certos sites que já não funcionam bem no IE8, mas por mim nao usava nem Firefox nem Chorme, e incrível a quantidade de recursos que estes consomem!
uma vista rápida no meu gestor de tarefas do Windows XP da pra ver o seguinte (cada browser com dois tabs e mesmo sites em cada abertos):IE8 3 processos e um total de 188 MB usados, Firefox- 1 processo com 275MB, e Chrome , 7 (?!) processos e 433 MB usados!! isto e ridículo!
nao admira a escalada de RAM nos PCs, so a custo de um simples bowser com pra ai uns 6-8 tabs abertos la se vai mais de 1 gb de RAM. e demais. Volta IE , tas perdoado LOL
No IE não notas porque a maioria dos recursos que ele ocupa estão diluídos pelo sistema. caso contrario iria consumir tantos ou talvez até mais recursos.
Exato. No caso do chrome abusa muito da ram pq usa um processo por cada tab e por cada extensão/plugin.
Que é bom porque se bloquear só se perde a tab que bloqueou.
Todos têm as suas vantagens e desvantagens…
Por isso é que a Microsoft já não evolui o browser para esse sistema.
Se se dignassem a renovar o browser terias um desempenho ao nível do Firefox.
Como ficaram na versão 8, ocupa pouco processamento mas também faz menos do que a concorrência.
Não me envolvo muito nessa discussão, de que “este é melhor ou aquele é melhor”, o desempenho estará sempre ligado ao potencial de “coisas” que podemos fazer.
Uso há anos o Firefox por uma questão de princípio, não tem os mesmos interesses comerciais que a MS e Google e para mim faz toda a diferença. No dia que esse “principio” acabar, optarei por outro qualquer… sem qq desprimor .
http://kb.mozillazine.org/Network.http.pipelining
HTTP is the application-layer protocol that most web pages are transferred with. In HTTP 1.1, multiple requests can be sent before any responses are received. This is known as pipelining. Pipelining reduces network load and can reduce page loading times over high-latency connections, BUT NOT ALL SERVERS SUPPORT IT…
Mas já é alguma coisa.
Obrigado!