OSX: Como mudar a aplicação que abre um determinado ficheiro
Saber controlar as funções de um sistema operativo disponibiliza leva muitas vezes a que os utilizadores tenham de conhecer a fundo os seus sistemas.
Alterações simples como a definição das aplicações que tratam cada um dos ficheiros existentes pode ser algo complicado para o utilizador menos experimentado.
É precisamente essa simples alteração que hoje vamos explicar aos nossos leitores. Aprendam como mudar no OSX qual a aplicação que trata de um determinado tipo de ficheiros.
Esta mudança é simples de realizar e pode ser feita sempre que associarem um novo software a um determinado tipo de ficheiros. Ao quererem usar uma aplicação mais antiga no sistema são obrigados a executá-la e depois abrir os respectivos ficheiros.
Mas com esta mudança que vamos podem reestabelecer a forma e a aplicação original que usam para tratar desses ficheiros.
O primeiro passo é identificarem um ficheiro do tipo que querem mudar. Tanto pode ser uma folha de cálculo como um ficheiro de texto ou simplesmente uma imagem.
Tendo esse ficheiro identificado necessitam apenas de clicar com o botão direito do rato ou do touchpad para aceder ao menu de contexto do mesmo.
Nesse menu devem escolher a opção Informações, que vos dá acesso a um vasto conjunto de informações sobre o ficheiro em causa.
A informação é apresentada noutra janela e dá ao utilizador o acesso tudo o que o OSX sabe sobre esse ficheiro, desde a data de criação e caminho em sistema até às permissões do mesmo.
Dentro da informação apresentada vão encontrar a opção Abrir com, que devem expandir caso esteja fechada e onde podem ver uma lista de aplicações que o sistema reconhece como podendo tratar desse tipo de ficheiros.
O passo seguinte passa então por expandir essa lista e escolher a aplicação que querem passar a usar para tratar desse ficheiro ou desse tipo de ficheiros.
Caso a aplicação pretendida não esteja visível podem consultar a lista de aplicações instalada no OSX ou aceder à Store para instalarem uma nova.
Depois de identificada e escolhida a aplicação a ser usada têm uma de duas opções. Se fecharem a janela aplicam essa alteração apenas ao ficheiro e causa.
Caso pretendam alargar essa opção a todos os ficheiros do sistema devem carregar no botão Alterar todos. Esta opção vai fazer ser apresentada uma caixa de diálogo que pedirá ao utilizador que confirme a escolha que fez.
Esta é uma dica simples e que parece muito lógica para muitos, mas na verdade são vários os utilizadores que a pedem de forma recorrente.
O conhecer destes pequenos "truques" torna mais simples a utilização do OSX, dando ao utilizador uma maior capacidade de gestão.
Este artigo tem mais de um ano
É preciso um toturial para isso? não devia ser uma coisa basica?
Para muita gente, algumas delas acabada de chegar ao OSX, esse tipo de situações pode ser difícil de realizar.
É por isso que estes guias são essenciais.
Não podemos pensar que todos sabem tudo. Vai ser útil a muitos, garanto-te.
True. Eu por acaso sabia mas por exemplo a minha irmã não fazia a mínima ideia.
Excelente.
Seria possivel alguem me indicar um livro, um site, onde pudesse aprender alguns truques ou dicas para saber trabalhar melhor com o OSX?
Obrigado mais uma vez
Uma coisa gostei na Apple/ OS X – o tutorial para quem vem do Windows 🙂
https://www.apple.com/support/macbasics/pctomac/ (cada ponto tem versão em português.
Especialmente o ponto “No Windows eu costumava …”.
Há muita coisa semelhante, mas também muita coisa diferente, como por exemplo, como se fax quanto não se tem as teclas Home, End, PgUp, Pg Down e Delete.
No geral, os textos do suporte da Apple (e a pesquisa Spotlight) são bons, mas há sempre pormenores que não estão lá … e “o diabo está nos pormenores”. Agora que o OS X é curtido, é.
… Uma coisa me desagrada no OS X: a correção automática à iOS – não sei se escrevi “faz” ou “fax” 🙂
podes desligar a correcção automática. No menu de contexto (botão do lado direito do rato), no local em que escreves, aparece Ortografia e Gramática. Ai podes seleccionar o comportamento para o programa em que estás – é “desligar” [Corrigir a ortografia automaticamente]. Em alternativa na barra de menus ir ao menu Edição, e o resto é o mesmo.
Se na janela onde aparece o “Abrir com” pressionarem a tecla “alt”, aka “option” nos macs, o “Abrir com” muda para “Abrir sempre com” e assim alteram mais facilmente esse tipo de ficheiro para uma determinada aplicação… 😉