Quantcast
PplWare Mobile

O derradeiro manual do TMN a1

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Hugo Cura


  1. Alexandre Rodrigues says:

    muito bom, também gostava de fazer isso no meu x10mini. mas não sei como fazer.

  2. M.Manuelito says:

    Lido muito por alto, parece-me que o título do post é mesmo o indicado. Muito Bom

  3. Blackwave says:

    Já tinha feito estas operações em Janeiro. Perdi bastantes horas à procura do que está aqui descrito. Excelente tópico.

  4. JayZ says:

    Venha agora o do A5…

  5. KOizo says:

    # Câmara frontal não funciona (ainda sem correcção);
    # Iluminação dos botões não funciona (ainda sem correcção);

    ….Se arranjarem correcção para isto dava jeito k as vezes para usar o fring/skype com videochamada e a noite da sempre jeito luzinhas acesas

    • Hugo Cura says:

      As vantagens adquiridas com estas ROMs são “de largo” superiores às pequenas desvantagens existentes. Experimenta, não te irás arrepender!

      De qualquer forma é tudo reversível, basta seguir à risca o que descrevi 🙂

      • Zé Maria says:

        Hugo,
        Muito obrigado por esta compilação de informação. A única coisa que não percebi é a forma de recuperar na totalidade o que tenho instalado hoje, no caso de alguma coisa correr mal.
        Suponho que, em primeiro lugar, tenha que guardar no computador todo o conteúdo do cartão sd após ter feito o backup com o Rom Manager, mas não entendi bem como poderia recuperar a situação actual.
        Se limpar todo o conteúdo do cartão, bastará posteriormente instalar as aplicações e repor o conteúdo do cartão? No caso do Ndrive, fica tudo a funcionar? Obrigado.
        Obrigado.

        • Hugo Cura says:

          Li algumas misturas nos conceitos.
          Consideremos o armazenamento interno (sistema e configurações) e o externo (cartão). No backup feito com o ROM Manager, é tudo passado do armazenamento interno para o externo, para poder então guardar num local seguro e restaurar sempre que necessário. Esse tipo de backup é total, de todo o sistema. Fica tudo na pasta clockworkmod no cartão microSD.
          Mas esse backup não dispensa o backup do armazenamento externo… fotos, algumas preferências e conteúdos de aplicações etc, estão no cartão.

          Quanto ao NDrive, é apenas necessário guardar a pasta NDrive existente no cartão. Caso deixe de funcionar correctamente, basta apagá-la e fazer novamente os downloads a partir da aplicação.

  6. Andre says:

    Epa andava a compilar toda a informação para actualizar o meu A1 no próximo fds 😀

    Muito Obrigado

  7. João says:

    Estou com um problema que não sei resolver. De vez em quando (quando estou uma hora com o navigation) o telemóvel faz um reboot. Depois, sempre que religa.. fica uns minutos e faz outro reboot. Tenho de deixar o screen desligado algum tempo para ele aguentar mais tempo sem reiniciar. Estou com a AIO v7 (acontecia isto na v5, também). Instalei o 2.1 do Sapo e reiniciou à mesma passado um bocado. Será conflito das aplicações? Será que reduzindo a frequência para os 528Mhz ficará bom? Sugestões????

    • Hugo Cura says:

      No meu, não posso fazer grande actividade a 691MHz que volta e meia faz reboot. A 672MHz já fica estável mas uso sempre a 652MHz.

      Mas se dizes que com a ROM 2.1 (do Sapo? ou TMN?) aconteceu o mesmo, partindo do princípio que o clock estava default, isso parece-me algo estranho, provavelmente relativo a hardware. Experimenta usar um perfil mais “soft” no SetCPU de modo a que ele aqueça menos…

    • PM says:

      Tive o mesmo problema com o meu a1 e isto sem grandes alterações de software e passado pouco tempo de utilização. Deixei andar e passado uns tempos para além de reboot bloqueiava e tinha que tirar a bateria para o desligar. Fui à TMN reclamar e usar a garantia. Da 1ª vez voltou com indicação de actualização de software (diga-se de passagem que já tava tudo actualizado quando foi para lá) e resultado estava na mesma. Da 2ª vez fui um pouco mais chateado e quando voltou deram-me um novo mas sem indicação de qual seria o problema. E até agora sem problema.

  8. Rui Serra says:

    Excelente. Agora só falta para o A5

  9. Miguel Almeida says:

    Muito bom. 🙂

  10. diogo costa says:

    Boas!!! Muito obrigado pelo tutorial!!muito bom, apesar de já o ter feito antes deste tutorial, mas concerteza que vai ser bastante util, para quem gosta de brincar com estas coisas, e no fundo tem medo ou não sabe!!

    A questão que coloco aqui é a seguinte!!! gostava tanto de ter uma ROM 2.2 instalada no meu a1! ou pelo menos uma que permitisse, instalar as apps no cartão SD (como é o caso das 2.2)

    Alguém já testou alguma rom destas? pode-me dizer onde a encontrou e o comportamento do telemóvel a essa rom!?

    cumpz!

  11. Nandoman says:

    Precisava assim de um PASSO a PASSO detalhado para colocar o meu Magig da TMN com o Android 2.2 (Froyo)!! Algusm arranja isso mas de forma clara, sequencial e com os links directos ao que for necessário. Obrigado!!!

    Ah….grande artigo, até tive pena de não ter um A1!!!

    Obrigado!

  12. RCS says:

    O titanium backup é sem dúvida o programa a utilizar para fazer backup das aplicações e o estado destas.
    Vale bem a pena pagar pela versão pro, porque permite restaurar todas as aplicações sem interacção do utilizador, entre outras coisas, como cópias de segurança automáticas para a dropbox por exemplo. O tempo e trabalho que isto poupa!

  13. Zeze says:

    Boas
    Alguem conhece algum programa tipo o Student dog organizer, para androod
    ?
    bom manual

  14. Sérgio says:

    Óptimo artigo! Ando a ver se me decido a comprar um Android, assim até pode ajudar na escolha…

    Já agora, entre o A1 e o A5, qual recomendariam?
    Se tiverem outras sugestões, agradeço!

    • Miguel Almeida says:

      Boas.

      Tenho um A5 e tenho a dizer que não estou nada arrependido da compra, também tive algumas dúvidas por qual optar mas fui para o A5 e na minha opinião, bem.
      Tem um resolução de ecrã melhor que a do A1 e o CPU também é mais rápido. Há pessoal que se queixa que nas chamadas ouve o volume não é muito alto, é verdade que não é muito alto mas não estava a espera de ter um som HD ouve-se perfeitamente, a quem ligo nunca ninguém se queixou e eu também não. Por isso a minha opinião é A5. 🙂

  15. Fapfapping says:

    Fogo é sempre a mesca coisa, sempre lisboa lisboa e nada de norte

    (A1 = Porto -> Lisboa)

    🙂

    BTW Bom post

  16. Alex says:

    Metam o Cyanogen Mod no Tmn A1, até vai parecer outro smartphone 😀

  17. Scal says:

    Boas!!!

    Ao colocar uma ROM nova tipo “Cyanogen” ainda conseguimos utilizar a licença vitalícia no NDRIVE que acompanha este telémovel? Ou essa licença só é válida enquanto utilizamos a ROM de origem?

    Já agora fixe fixe, era fazerem um post destes para o Galaxy S.
    Tenho andado a tentar aventurar-me neste mundo com o meu mas tenho medo de fazer asneira, e depois não ser capaz de repor a ROM de origem caso necessário.

    Cumprimentos

    • Miguel Almeida says:

      Tens licença Ndrive na mesma desde que não apagues a pasta “Ndrive” do cartão de memória, pois esta tem a licença e os mapas da mesma. A maior parte das rom’s por defeito não trazem o Ndrive, para isso basta ires ao market e fazer download da aplicação. A primeira vez que a executares ela vai-te detectar a licença e os mapas, logo não perdes nada do Ndrive.

      Cumps

      • Hugo Cura says:

        Não é verdade. Podes apagar a pasta “NDrive” à vontade. Aliás, alguns problemas que já têm ocorrido na aplicação devem-se a parâmetros incorrectos nessa mesma pasta. A recomendação é apagar a pasta e fazer novamente o download de todo o material.

    • Hugo Cura says:

      Sim, é utilizável na mesma. Os parâmetros usados para determinar a validade da licença não são alterados com o uso de outras ROMs.

      • Scal says:

        Então perdoe-me a ignorância essa licença é fornecida em papel é isso?
        Caso eu tenha de apagar tudo do cartão como referiu, onde posso ter acesso aos dados para fazer novo download.

        Desculpe todas estas perguntas mas estou bastante interessado em adquirir um destes equipamentos a1 ou a5, e a principal razão prende-se com o facto de ambas trazerem o NDRIVE incluído.

        • Hugo Cura says:

          Eu explico.
          A licença NDrive é determinada e activada (possivelmente) assim que é detectada a rede TMN conjugada com um smartphone com um IMEI ao qual foi atribuído a licença.

          Depois de instalar o NDrive via Android Market, independentemente do que está gravado no cartão SD, assim que se abre a aplicação o utilizador é encaminhado para a “loja online” e lá o mapa de Portugal já se encontra desbloqueado. Todos os downloads necessários são feitos automaticamente pela aplicação.

          Resumindo, o utilizador só se tem de preocupar em instalar o Ndrive, abri-lo, prosseguir o wizard e esperar que todos os downloads sejam feitos. A partir daí está pronto a usar.

  18. Diogo Costa says:

    corrigir o install-boot_huawei_u8230.bat para:

    fastboot-windows.exe flash boot boot_huawei_u8230.img

  19. Carlos says:

    off topic

    Alguem conhece um toturial completo para eu configurar disco externo no router asus WL-500gp v2

    • Diogo Costa says:

      houve uma vez que configurei um!
      na realidade como o router corre linux, o disco tem de ser formatado com o formato ext3 ou se for até 512MB (pen) talvez funcione em FAT, mas nunca em ntfs. depois lembro-me que acedia via ftp ao disco… mas tem de se configurar! tbem há umas confgs no server samba a ser feitas! mas nao me lembro como fiz, já nao tnho o router pa te explicar passo a passo!

  20. Miguel Dias says:

    Boas, grande post sim senhor.

    Tenho uma duvida na qual queria que me explicassem, eu já tinha posto no meu a1 “Cyanogen Mod 0.40 beta” no entanto começei a instalar aplicações do Android Market, só que alguma ele instalava outras nem por isso nem mesmo com App2SD ele ia lá, agora resta saber se foi alguma coisa que fiz para isso não dar ou então é mesmo da Rom que está em fase de beta, Como tal tive que por outra vez a Rom de origem.

    • Hugo Cura says:

      Instala a versão que refiro, v5, e da forma que descrevo.
      Confirma depois, também como descrevo, se as flags do app2sd estão definidas correctamente.

      • Miguel Dias says:

        E depois não vou ter problemas em relação à licença do Ndrive?? Ou mesmo outro problemas em relação à cãmara ou mesmo do próprio equipamento?? É que eu já alterei uma vez roms de um outro equipamento que foi o TMN Silverbelt, e tem a Rom kitchen que está no site da XDA Developers e depois comecei a ter problemas por causa da licença Ndrive e mesmo em relação ao GPS. Apesar de que no Silverbelt consigo desbloquear e tenho um cartão da Optimus dentro a funcionar muito bem.

  21. Mateus Lopes says:

    Instalei a ROM cm6 AIO v5 e alguns setings e widgets não ficam gravados, tenho de voltar a instala-los cada vez que ligo o telemovel, alguem sabe porque?

    • João says:

      Tens de passar as widgets para o telemóvel em vez de ficarem no cartão SD. Vais às definições->aplicações e para cada aplicação que queres que apareça no desktop mudas a localização para o telefone.

  22. boston_user says:

    Será que dá para fazer um destes para o boston?? ^^
    é que estou “preso” na 2.1… pk nao sei muito bem como fazer para ter uma custom rom 😛
    Obrigado

  23. Mendão says:

    Só para deixar um comentário de agradecimento a este excelente post… Vai ajudar muita gente, em outubro quando comecei a mexer no meu A1 tive que procurar e desfolhar muito site para saber algumas destas coisas…ehehehe :p E para alguém que estava completamente a iniciar os conhecimentos em Linux..ui ui
    PARABÉNS PELO POST

  24. afonso says:

    Os vossos patrões (PT) deixam-vos fazer isso ?

  25. PGR says:

    Altamente este post. Grande compilação de dicas.
    A ver se é desta que me resolvo a desencravar o meu marcianito…
    Tks e um abraço

  26. Mateus says:

    Como se muda o comportamento da tecla terminar chamada, pois sempre que carrego nela bloqueio o telemóvel em vez de voltar para o homescren

  27. Ptgomes says:

    Acabo de instalar o Cyanogen. O português foi-se, bem como aplicações como o market que está a fazer falta. Por outro lado, o PC Suite da A1, que uso para sincronizar contactos, parece n reconhecer o telemóvel. Como superar isto?

  28. Ivo Menezes says:

    “Correr o ficheiro batch install-boot_huawei_u8230.bat” podem de dizzer como fasso isto…..
    Obrigado

  29. andre a1 says:

    eu tambem nao consigo fiz o root com o z4root mas nao consigo instalar a rom 2.2

  30. Mateus says:

    Há alguma maneira de mudar o tema, esta demasiado escuro

  31. Joao Vicente says:

    Boas,

    Fiz o update da versao do android para a 2.1 e quando tento adicionar widgets ou widgets emotivos aparece-me este erro
    A aplicaçao Home (processo android.process.launcher) parou de forma inesperada. tente novamente

    Sabe como é possivel resolver? Já vi que tenho que alterar a ROM, nao sei qual tem, é a de origem. Ja tive a investigar o topico de alteração de ROM mãs nao consegui. Fiz o backup e depois tentei instalar o FLB mas ele repos as definiçoes de fabrica. E voltei à estaca zero.

    Pode-me ajudar por favor? Obrigado

    • Hugo Cura says:

      Se vais alterar a ROM não precisas de resolver isso 😛
      De qualquer modo, mesmo sem acesso “root”, podes entrar na recovery (com a combinação de teclas), fazer o “wipe” completo, depois instalas novamente a ROM 2.1 (com a outra combinação de teclas).

      Quanto à alteração de ROM, não percebi o problema que te aconteceu. E já agora, optaste pela FLB porquê? Essa é eclair ainda…

  32. Gonzalo says:

    Olá pessoal, tenho um problema no meu A1, segui todos os passos deste blog e agora o meu A1 reinicia-se após o download da aplicação do market… isto acontece me com todas as aplicaçoes que tentei instalar.

    Será que alguem me poderia ajudar ?

    tenho dois A1 neste momento e num instalei CM6 kernel OC 691MHz e no outro o CM6 kernel OC 710MHz … acontece-me igual nos dois.

    Obrigado

  33. David Machado says:

    Não consigo instalar o setCPU, ele faz reboot durante a instalação

    • Hugo Cura says:

      Abre o ROM Manager e escolhe “Fix Permissions”. Deixa o processo correr e depois tenta instalar outra vez.

      Isso também se pode dever ao a2sd não estar a funcionar correctamente. Verifica o estado das flags na linha de comandos (tal como descrevo no guia).

      • David Machado says:

        ver as flags na linha de comandos não consigo porque não deixa instalar nenhuma aplicação, logo não consigo instalar o terminal, vou experimentar o “Fix Permissions”

        • Hugo Cura says:

          Podes usar o adb via consola do Windows com o a1 ligado por cabo usb.

          • David Machado says:

            o “Fix Permissions” não resolveu

          • Hugo Cura says:

            Estás com a ROM cyanogenmod?
            Particionaste o cartão antes de instalares a ROM?

            Se o procedimento for feito como descrevo, esses problemas não ocorrem.

            Se quiseres evitar de fazer todo o procedimento de novo, faz o download do SDK do Android, instala estes drivers, depois abre a linha de comandos, na pasta onde está o ficheiro adb.exe, e corre os seguintes comandos:
            – adb remount
            – adb shell
            – a2sd check

            Dependendo do que te aparecer, faz “a2sd help” e vê qual o comando que te poderá ser útil para corrigir as flags.

          • Hugo Cura says:

            Bem… afinal isso provavelmente não funcionará já que os drivers são para a versão 2.1. Mas já agora tenta.

  34. chicao says:

    olá HUGO CURA estou a pensar comprar um smartphone
    qual é a tua opiniao sobre este telemovel:
    falha de rede, boa resulucao, rápido e fácil acesso nos menus,boa agenda e lembretes, skype funciona sem problemas, gps .

    obrigado

    • Hugo Cura says:

      “falha de rede, boa resulucao, rápido e fácil acesso nos menus,boa agenda e lembretes, skype funciona sem problemas, gps”

      não, razoável, com rom 2.2 é rápido, é um android, sim, óptimo.

      Aponto-lhe como pontos negativos a fraca bateria (embora seja assim na generalidade) e os botões de clique mecânico ao invés de táctil.
      De resto gosto bastante.

  35. Soma says:

    Muito obrigado Hugo!

    Após realizar a instalação do cyangenMod fiquei muito mais satisfeito com o meu A1 e, mais do que isso… com um grande sorriso!

  36. BrunoG. says:

    Fabuloso trabalho Hugo Cura, nunca chegaria lá sozinho.

    Coloca o teu paypal e envio-te uma gorjeta pelo útil trabalho!

    -já agora, o NDrive foi à vida, agora só está disponível no market a versão 11, que exige que se pague para instalar em vez de ser gratuita e serem os mapas pagos. Já comuniquei com a NDrive e estou à espera de resposta.

    • Caricato…
      Eu tinha a 10 com os mapas da peninsula e tive problemas, um amigo meu com um Galaxy S com o Nrive 10 pirata fez update no market para o 11 e aquilo sacou os mapas e tudo.
      Esta V11 deve estar a precisar de tomar umas pastilhas para a cabeça

    • Hugo Cura says:

      Ora essa BrunoG. Ainda bem que te serviu e que estás satisfeito, só tens é que aproveitar 🙂

      Para poderes instalar o NDrive 10 deves desinstalar a aplicação NDRive que tens instalada, eliminar a pasta NDrive no cartão SD (podes fazer backup pelo menos da pasta maps que tem um tamanho considerável) e voltar a instalar o NDrive 10.

      Aqui está o .apk: NDrive 10.1.15

  37. agora_enrascado says:

    Olá, depois de seguir o tutorial, consegui fazer acesso root e até ai tudo bem.
    Mas ao apagar as aplicações que vem agarradas a rom oficial que não servem para nada o meu A1 congelou, para tentar resolver retirei a bateria e reiniciei o A1. O problema é q ele agora não passa da imagem da tmn e não arranca, fiz o recovery mas axo a imagem q guardei não esta a funcionar e ao fazer o reset de fabrica fica tudo na mesma.Será q alguem tem uma imagem para fazer recovery q possa colocar no rapidshare ou algo assim para q eu possa usar no meu A1 para ver se o consigo colocar a funcionar novamente.Usei a ROM Manager e consigo aceder a esta aplicação atraves das teclas menu + desligar chamada.
    Obrigado

    • Hugo Cura says:

      Claramente, apagaste o que não devias! 😀
      No artigo, há um parágrafo em que digo:
      A remoção deve ser feita com cautela pois, caso seja removido algum pacote essencial ao funcionamento do sistema, este poderá até nem iniciar mais, sendo necessária a sua reinstalação.

      hehe… mas sem alarmismos.
      Se queres mesmo instalar a 2.1 oficial (não sei muito bem porquê), faz o que está descrito na parte “Reverter toda e qualquer alteração ao sistema”, ao fundo da página 2.

      • agora_enrascado says:

        Obrigado, pela ajuda.
        O update já esta a correr, e assim que terminar vou recomeçar todo o tutorial.
        😉

        • agora_enrascado says:

          Consegui instalar as roms, e são sem dúvida mais rápidas.
          Mas bastante instáveis aliás a da Cyanogen reinicia sempre que tento instalar alguma aplicação, independente da velocidade do processador.

          • Hugo Cura says:

            Não tenho instabilidade alguma no meu. É estranho isso acontecer-te, isso se tiveres seguido o guia à risca.

            Vai ao ROM Manager e faz “Fix Permissions”. Depois vai ao terminal e verifica as flags do a2sd.

          • agora_enrascado says:

            Ainda não pude verificar os passos q sugeres para por a rom a funcionar.
            Mas vim fazer uma das coisas mais importantes q é agradecer este excelente tutorial.
            É sem duvida agradecer este sem duvida de longe mas muito longe o melhor tutorial para o A1 q eu vi.Obrigado

  38. Christian says:

    No meu A1 está a rodar o 2.2 e para isso segui este tutorial, muito fácil e simples e para já estou a gostar do que vejo.
    A sincronização de contactos fiz através do outlook sincronizado com gmail, pois que eu saiba o software de Sync da TMN não detecta o telefone.
    5 *****. Obrigado

  39. André Luz says:

    Já azedei o telemóvel.

    Carrego no botão para ligar e aparece o logótipo da TMN e dps desliga… Passada uns segundos faz o mesmo!

    Nem consigo ligar o telemóvel ao pc para meter a rom da tmn…

    • Hugo Cura says:

      Isso não “azeda” assim 😛

      Não sei o que fizeste antes… Diz-me o que fizeste para isso ter ficado assim.

      • André Luz says:

        Já consegui meter de novo a rom da TMN.

        Não sei o que falhou… Consegui instalar a Cyanogen com o ficheiros essenciais … Ficou a funcionar bem!

        O problema é que depois de instalar os extras (linguagem PT, densidade do lcd etc etc..) o telemóvel já não arrancava!

        Ligava e aparecia o logotipo da TMN, depois desligava… E ficava assim sucessivamente!

        Vou tentar de novo e depois deixo o feedback!

  40. João says:

    Este post tem uma falha bastante grave mas que não deixa de ser uma lacuna comum neste tipo de coisa.

    Na minha (humilde) opinião, falta um botão para APLAUDIR.

    Excelente!

    faz-me arrepender de ter ficado com o GT540

  41. h says:

    Poderei manter o cpu do tmn a1 a 528Mhz com a ROM cm6 AIO v5? Se estou a dizer alguma asneira ou a perguntar algo que já está explicito no post peço desculpa.

    • Hugo Cura says:

      Não estás a dizer asneira alguma. Que eu tenha conhecimento, não há kernel com velocidade default para a CM6, isto porque o overclock neste smartphone se revelou bastante vantajoso.
      De qualquer forma, para fazeres o que pretendes, deves instalar o kernel de 691MHz, instalar o SetCPU e corrê-lo, definir a frequência máxima para 528MHz (ou outro valor) e certificar que a opção “Set on Boot” está activa.
      Sempre que o sistema iniciar a velocidade será automaticamente colocada no valor escolhido. Convém ter o SetCPU como uma aplicação sempre permitida com acesso “root” para se ajustar automaticamente, no arranque, sem intervenção do utilizador.

  42. André Santos says:

    Estive a actualizar um A1 com este guia, que está excelente, mas reparei que na barra superior não aparecem as horas.
    Pensei que o extra indicado como “Relógio da versão 3” fosse corrigir isso, mas não.

    Não há maneira de colocar as horas no lado direito da barra superior?

    Obrigado

  43. Pedro Pinto says:

    Tenho um A1 e depois de ponderar bastante ontem decidi-me a experimentar uma nova ROM, no caso a Cyanogen, e ainda bem que o fiz, o telemóvel parece outro. É genial.

    Ao Hugo Cura tenho-lhe a dizer que o que ele escreveu é realmente excelente, um tutorial como deve ser, completo, fácil de perceber e bem escrito. Deve ter dado muito trabalho, e da minha parte agradeço, se não fosse o artigo não teria instalado a nova ROM.

  44. Paulo says:

    Viva!
    parabéns pelo excelente trabalho!
    já segui os passos e correu tudo bem, com excepção do swype, que agora só tenho a língua espanhol e inglês… alguém já reinstalou isto e continuou com a língua PT?
    obrigado

  45. Rui N. says:

    Consegui instalar o CyanogenMod e gosto bastante, mas infelizmente o Wifi não funciona. Instalei o Blade Wifi fix, mas nada. Nem sequer aparecia na lista de aplicações…

    Como posso resolver isto?

    Obrigado pelo óptimo tutorial (grande ajuda!!!), e por mais esta ajuda!

    • Hugo Cura says:

      Isso é estranho, nunca li que alguém tivesse esse problema… e olha que li muito! 😀
      É muito estranho isso…

      O Blade Wifi fix apenas corrige o problema de, após o wifi entrar em modo “sleep” por inactividade e activarmos novamente o ecrã, o Wifi não era automaticamente activado, teria de ser manualmente. Portanto, isso não terá a ver com o que te queixas.

      Certifica-te das restrições que tens escolhidas quando inseres o widget de Controlo de Energia. Ao fundo tens um local de “Configurações de energia”. É possível que estejas nalgum estado que impeça o uso de Wifi.

      • Rui N. says:

        Ainda nada. Tentei as configurações de energia,instalei também o Set Mac Address, e continua a não encontrar a rede wifi…

        alguma ideia?

        Obrigado!

      • M. Castro says:

        Estou com o mesmo problema.Só istalei as aplicações que estão em cima. activo a wifi diz “não é possível encontrar rede” e a wifi desactiva-se.
        Está tudo 5 estrelas e agradeço desde já o fantastico manual.
        se me puderem ajudar neste promenor, era exelente.

        • Hugo Cura says:

          Não conheço um “método” para resolver essa situação. Tanto quanto sei, não acontece a todos e alguma insistência consegue resolver e acabar por pesquisar e encontrar redes wi-fi.

          Experimenta activar o wi-fi, depois antes de se desactivar sozinho, seres tu a desactivá-lo para o tornar a activar.

          • M. Castro says:

            Voltei a repetir o processo todo e resolvi o problema.Mas fiquei com outro nas mensagens no campo paranão aparece o mais para adicionar contacto?!?!
            Tenho numeros nos contactos do telemovél e já reiniciei várias vezes o telemovél e nada. A solução é ir aos contactos e escolher enviar sms e depois como fica o histórico menos mas, mas se não fosse isso estava perfeito por isso se alguém souber como resolver agradecia.

  46. PM says:

    Olá!
    Antes de mais parabéns pelo manual.
    Como sou um pouco leigo nesta materia e não quero fazer asneira (mas mesmo assim vou arriscar visto o manual estar tão pormenorizado) gostaria de saber quais as aplicações ditas inuteis da tmn e sapo que posso remover sem correr o risco de remover aplicações importantes para o funcionamento do a1.
    Obrigado.

    • Hugo Cura says:

      Eu a ti faria isso apenas se estivesse com escassez de espaço visto que, depois de removidas, o rendimento e rapidez do a1 vão ser os mesmos.
      Bem… não tenho a ROM oficial instalada neste momento, mas tudo o que seja relacionado com sapo, tmn, meo, internet_no_telemóvel e afins podes remover. Mesmo assim, se pretendes ficar com essa ROM, aconselho-te a fazer um backup com recurso à recovery.

  47. ricmam says:

    Este manual está muito bom.

    Tenho uma pergunta para o fórum. Instalei a CyanogenMod 6 port v0.40 e tenho o seguinte problema. Sempre que tento instalar uma aplicação o meu A1 faz um reboot e não instala nada, alguém sabe como corrigir este problema?

    Obrigado,

    • Hugo Cura says:

      Isso são indícios de um particionamento do cartão SD mal feito.

      Dá uma olhadela nestes comentários. Se isso não resolver e continuares com problemas, diz.

      • ricmam says:

        Não resulta, o que me parece é que é devido à frequência do CPU estar acima do normal, ele bloqueia sempre que instalao aplicações. Por vezes bloqueia também a fazer outras coisas e faz loop no arranque. O problema é que não consigo instalar nada (por exemplo o setcpu) para lhe baixar a frequência, pois faz logo boot antes de instalar. Há alguma possibilidade de lhe colocar logo uma rom já com o setcpu ou outro equivalente lá metido? Há outra solução? Obrigado.

  48. ricmam says:

    Já consegui, finalmente lá consegui uma vez que instalou o setcpu, baixei a frequência e nunca mais aconteceu. Tenho uma outra pergunta. Onde posso encontrar temas para esta ROm e como os instalo? pois não gosto muito das cores da barra de tarefas e assim.

    • Hugo Cura says:

      Ainda bem que sim. De facto, os processadores não são todos iguais e nem todos aguentam de forma estável os 691MHz, o meu é um deles. Contudo parece-me que não há um kernel para a CM6 com a frequência default.

      Quanto a temas… ao fundo da página 2 deste artigo tens 4 layouts disponíveis. O default tem a cor da barra branca e é o original da versão 2.2. Em relação a outros temas, procura no modaco, há lá várias barras disponíveis num zip instalável pela recovery.

      • ricmam says:

        Obrigado 🙂

        • Gonzalo says:

          Ola pessoal, ricmam podes dizer me como fisseste para instalar a setcpu? estou com o mesmo problema mas o meu a1 reinicia sempre…

          Agradecido

          • ricmam says:

            Não fiz nada de extraordinário, uma das vezes que tentei instalar funcionou…e a partir daí consegui baixar a frequência do CPU e nunca mais reiniciou. ACho que neste momento tenho a cerca de 600MHz.

            Tentem uma coisa. Depois de ligar o telemóvel deixem-no “repousar” por vários minutos para o CPU arrefecer. Se possível coloquem-no num local fresco, e depois tentem instalar novamente.

  49. hldr says:

    não consigo executar o ficheiro bat preciso de ajuda

    • Hugo Cura says:

      Qual é a dificuldade que tens? Especifica…

      • hldr says:

        depois de aceder ao fastboot no a1 ligo o cabo o windows faz a actualização e quand vou para o 4ºpasso
        Correr o ficheiro batch install-boot_huawei_u8230.bat (ou os shell script disponíveis para linux …
        nao me aparece nada

        • Hugo Cura says:

          Supondo que estás a usar Windows e que apenas estás a executar esse ficheiro via explorador do windows, então o processo foi feito com sucesso. A janela simplesmente abre, executa, e fecha logo. No ecrã do a1 nada se altera.

          Para comprovares, abre a pasta onde estão esses ficheiros, carrega shift+botão direito do rato, escolhe “Abrir janela de comando aqui”, depois escreve a letra i seguida da tecla TAB e prime enter. Aí já verás a mensagem de sucesso na operação.

  50. hldr says:

    isto é mais complicado do que parece
    não consigo fazer a verificação escrevo “su” e o ecrã fica todo preto

  51. Ana says:

    Uma duvida, com a Rom cm6 AIO v5 é preciso fazer a partição do sd card? as apps tão a ser gravadas no telem 🙁

    • Hugo Cura says:

      Sim, o particionamento do cartão SD faz parte do procedimento.

      Existem formas alternativas como a criação de uma partição virtual que se serve de um ficheiro (em vez de partição). Essa forma não é recomendável e só há a ganhar em fazer o particionamento do cartão.
      Deves então fazer o backup dos dados que tens no cartão (para o PC), particionas com o ROM Manager, fazes o “wipe all” e instalas novamente a ROM. Não é mesmo necessário instalar a ROM, podia ser feito com recurso a alguns comandos, mas para facilitar é mais fácil instalar de novo.

      • Ana says:

        xii n me apetece nada instalar outra vez a rom e as aplicações todas… formatar o sd card ainda fazia pq basta copiar as pastas para o pc mas configurar tudo de novo.. acho que por enquanto fica como está.

        obrigado 🙂

        • Ana says:

          até porque fiz a partição do disco antes de instalar a rom só que quando tava a iniciar o telem não passava do boneco da cyanogen. tive de tirar a bateria e voltar a ligar, fui verificar se tinha ficado feito o a2sd mas não ficou :S

  52. Ana says:

    pode-se passar da flb 1.7 para a cm6 certo? eu também já tinha feito partição do sd qd instalei a 1.7 há um tempo atrás, será por causa disso q n ta a dar?

    desculpe a chatice

  53. Nuno GOnçalves says:

    Boas. Fiz como o Tutorial indica e está tudo porreiro.
    No entanto não consigo que o sinal 3g fique fixo. Pisca 3 ou 4 vezes e volta a desaparecer…

    O mesmo acontece caso tenha a 2.1 oficial da tmn.
    Já tentei o apoio técnico onde reconfigurei todos os pontos de acesso (tmn internet e mms) e NADA.
    Continuo com este problema. Já instalei e reinstalei vezes sem conta o CYAN do link lá de cima. Set MAC Adress e tudo o que lá vem tirando os extras que não me interessam e continuo sem 3g…

    Por favor alguém que me ajude que isto está a dar comigo em maluco.
    É que nem na versão original do 2.1 da TMN funciona!

    Que se passará=???

    Obrigado de antemão pela ajuda

    • Hugo Cura says:

      Das duas, uma:
      – problemas de hardware com o smartphone
      – cartão SIM desactualizado… ainda é dos amarelos ou é azul?

      • Nuno GOnçalves says:

        Azul… No inicio era amarelo e deu problemas e depois tive de o ir trocar por um dos azuis…

        Como sei se é de hardware o problema?
        Há algum teste que possa fazer?

        Será que terei de mandar fazer outro cartão dos azuis?

        Abraço

      • Hugo Cura says:

        Li mal 🙂
        Se funciona com a original da TMN, não é nenhum dos problemas que disse.

        Bem, faz o download da aplicação APN Portugal, instala os APNs, certifica-te que a opção “Dados activados” está activa em “Definições da rede móvel”, e activa a internet na aplicação APN Portugal. Existem outras aplicações alternativas a essa como a APN OnOff.

        • Nuno GOnçalves says:

          Pois. Já o fiz!
          Tenho isso tudo bem configurado!

          E com o original da TMN tb n funciona!

          Jà agora, onde posso arranjar o firmware original? Julgo que o meu vinha com o 1.5

          Não sei mais o que fazer a isto.
          N entendo a razão para não ter 3G, mesmo depois de ter APN correctamente configurada e o APN portugal instalado e todos os parametros nas definições do tlf (dados, etc) ligados

          • Hugo Cura says:

            Li mal foi à 2ª vez, desculpa.
            Faz o seguinte: reverte tudo para a ROM original 2.1, como indicado em “Reverter toda e qualquer alteração ao sistema”, e vai a uma loja TMN expor o problema.
            É provável que eles te dêem imediatamente um cartão novo para verificar se o problema é ou não do cartão. Se não for, será mesmo problema de hardware e então precisará de ir à garantia (onde não convém ser detectada nenhuma modificação aqui explicada).

          • Nuno GOnçalves says:

            Pois… lá terá de ser.

            Que situação esta.

            Obrigado pela ajuda. Vou tentar ver isso na loja.

            Depois posto aqui feedback caso mais alguém tenha ou venha a ter a o mm problema.

          • Hugo Cura says:

            Sim, faz isso.
            Obrigado.

  54. ricmam says:

    Nova questão.

    Tenho a Rom a funcionar porreirinha, o tema como gosto, tudo fantástico, excepto um pequeno promenor. Quando ligo o GPS o icon aparece na barra superior e depois desligo o GPS, mas o icon mantém-se. Já experimentei diversas vezes, ligar, desligar, arrancar o google maps, sair, e nada. Aparentemente nas configurações de localização o GPS está inactivo, mas o icon não sai da barra superior. A única forma de o fazer desaparecer é fazer um reboot ao telemóvel.

    Alguma sugestão?

    É que eu nem tenho a certeza se o GPS está mesmo desactivado e apenas o icon se mantém, ou se continua activado (e a consumir bateria), apesar de me aparecer em todo o lado desactivado.

    • ricmam says:

      Já agora, só como informação, eu tenho o LauncherPro.

    • Hugo Cura says:

      Esse é um problema conhecido e ainda não corrigido. Quando desligas o GPS e o ícone se mantém lá, o GPS fica mesmo desligado, tu próprio podes testar, por exemplo com a aplicação GPS Status .

      • ricmam says:

        Ok, obrigado, como não o tinha visto na lista de limitações pensava que era um problema meu, e não comum.

        Já agora, esta ROM ainda está a ser melhorada ou já pararam de desenvolver sobre ela?

        Onde é que posso encontrar updates?

        Para instalar uma nova actualização da ROM é necessário reinstalar tudo de novo ou há forma de instalar apenas as alterações, ou seja, um pequeno updat e não toda a rom?

        Obrigado, este artigo deu-me um ajuda fantástica.

        • Hugo Cura says:

          Na altura que preparei este artigo ainda não havia outra ROM melhor. Actualmente há já uma versão, curiosamente com modificações feitas por um português, que apresenta ligeiras melhorias e algumas correcções: [ROM] CyanogenMod Plus.

          No entanto o desenvolvimento dessa ROM está também parado pois as atenções estão todas viradas para a CyanogenMod 7 (baseada no android 2.3 gingerbread) que, segundo dizem, já está pronta e está apenas a aguardar aprovação oficial por parte da comunidade CyanogenMod. Caso não seja aprovada é disponibilizada de forma não oficial como todas as outras. É também sabido que a CM7 está mais lenta que todas as anteriores.

  55. hldr says:

    não há como instalar o flash 10.1?

  56. hldr says:

    é por isso que o fundo do meteor blitz fica branco?

  57. Miguel Dias says:

    Boas, já tenho a ROM a funcionar e muito bem até. Por seu lado consegui recuperar todas as minhas aplicações que tinha no 2.1 e que agora estão no 2.2, graças a uma aplicação que se chama titanium backup onde posso fazer restauro e backup. Mas como não formatei o cartão de memória, todo o restauro foi feito deste programa. Ou seja a minha licença do NDRIVE manteve-se sem alterações. Como tal ainda estou a testar e ainda sem nenhum problema. Já removi aplicações, já instalei tudo para o cartão de memória. O telemóvel nunca foi abaixo ou sofreu nenhum reboot. Mesmo com o cpu a 691MHz. O sinal de GPS está mais rápido com esta ROM do que a que tinha. Como tal estou rendido a esta ROM. Obrigado a todos e continuem o excelente trabalho

  58. Gonzalo says:

    Ola Hugo Cura, parece que estou com o mesmo problema que tinha o nosso amigo ricmam, de facto continuo sem poder instalar aplicaçoes que reinicia… como posso baixar a frequência sem instalar o setcpu?

    • Hugo Cura says:

      Que eu saiba não existe um kernel para essa versão que tenha frequência inferior a 691MHz. Não encontrei também forma de o instalar a partir da recovery.

      Experimenta desligar o a1 e deixá-lo arrefecer bem, sem possível num local bem fresco. Depois inicia-o e vai imediatamente instalar o setcpu.

      Se mesmo assim não der, experimenta usar a aplicação root explorer e copia o .apk do setcpu para a pasta /system/app e dá-lhe permissões rw-r–r– (644). Depois reinicia e verifica se já aparece na lista das aplicações. Nunca testei o que acabei de dizer, não faço a mínima ideia se funciona ou não.

  59. Nuno GOnçalves says:

    Já tenho tudo a funcionar. Não dava porque… tinha ultrapassado o meu plafond de internet mensal, e estava a ser taxado ao dia e tinha a rede 3g bloqueada pela tmn!
    Agora tenho tudo mas tudo a funcionar impecávelmente.

    GRaças a este tutorial.

    Obrigado pela ajuda

  60. ricmam says:

    Tema: teclados.

    Boas, gostaria de lançar este tema muito rapidamente:

    1) Qual o teclado que preferem para Android?
    2) Alguém conhece algum programa que crie um cursor para movimentação no texto que se está a escrever para o Android 2.2 (Froyo) à semelhança do que tem por exemplo no 2.3 ou no 3.0 dos tabs?

    Obrigado,

  61. Jlourenco says:

    boas!!

    tenho uma duvida! tenho um SGS e queria apenas apagar as apps da sapo e tmn. mas antes queria fazer um backup da rom original para, caso aconteca algo, instalar novamente a rom original no terminal.
    para fazer o backup tenho utilizado o Rom manager mas na parte em que reinicia em recovery mode ele fica la parado a espera que eu escolha a opção de fazer reboot.

    Alguem pode dar uma ajudinha?

    cumps

  62. CMota says:

    Gostaria de saber se este tutorial serve para desbloquear o TMN A1 para por exemplo, a rede VODAFONE?

    Estou interessado em comprar um, mas queria saber se este metodo permite desbloquea-lo.

    Aguardo resposta.

  63. Joao Gomes says:

    Estou com um pequeno problema quando fiz as partições do cartão de memória a partir daí o cartão deixou de ser reconhecido, tanto no pc como no telemóvel, e tentei isto duas vezes com um cartão de 2GB e com outro de 8GB, sendo que ficaram os dois com o mesmo problema. Gostaria de saber se existe alguma solução para este problema ou se vou ter de comprar outro cartão de memória

    • Hugo Cura says:

      As partições foram feitas com recurso ao ROM Manager, tal como explicado?
      Já tentaste usar um adaptador USB para o microSD e abrir o cartão no PC? No Windows abre o compmgmt.msc, ou então o Gparted no linux, e verifica que partições lá estão.

      • Joao Gomes says:

        Particionei com o Rom Manager tal como indicado no tutorial. O a1 afinal reconhece o cartão e está bom, mas ainda não consegui ler este cartão no pc, seja pelo telemóvel ou com adaptador. É que nem consigo arranjar maneira de passar o cyanogen mod para o cartão para que o possa instalar. Se me pudesse dar uma ajuda agradecia

        • Hugo Cura says:

          Daria essa ajuda com todo o gosto mas não estou a ver o que poderá ser. Experimenta particionar novamente, ou mesmo ir aos gestores de partições que mencionei no comentário anterior, eliminar todas as partições, criar uma partição FAT32 com todo o espaço disponível no cartão e experimentar novamente.

        • Ana says:

          Não consegue passar a cyanogen por bluetooth? Experimente a aplicação dropbox, é como faço com o meu, o meu portátil n tem bluetooth

          • Hugo Cura says:

            Boa sugestão. Há também aplicações do género que usam wi-fi, como esta.

          • Joao Gomes says:

            Obrigado a todos pela ajuda não tenho bluetooth no pc mas já resolvi essa questão ao meter o cartão sd num Nokia 5800 e aí ele reconheceu-o. Penso que será um problema de não ter drivers do telemóvel. De qualquer maneira já consegui instalar e está 5 estrelas muito obrigado a todos pela ajuda e parabéns pelo excelente tutorial

  64. d@Costa says:

    Boas Hugo, estive ontem a seguir este teu tutorial à risca, mas algo de mal ocorreu, pois agora nem sequer consigo instalar a versão base. Pois quando faço a combinação das teclas DESLIGAR CHAMADA + VOLUME UP + POWER aparece a mensagem “Update failed” com os botões todos a piscarem. Já iniciei esta tarefa mais de 10 vezes e é sempre a mesma coisa. Será que tens alguma ideia e que me possas ajudar?
    Abraço, fico aguardar a tua resposta.

    • Hugo Cura says:

      Certifica-te que o ficheiro está gravado na pasta correcta no SD.
      Não vejo que mais possa ser… Fizeste o backup na recovery antes de fazeres qualquer alteração? Se sim, basta restituíres o backup.

      • d@Costa says:

        A pasta “dload” com os 2 ficheiros está na raiz do cartão. Outro problema é que nao consigo aceder às definições (settings)ao tentar da-me o seguinte erro: “The application Canvas (process android.process.launcher) has stopped unexpecteddly. Please try again.”
        Tinha a ROM da RedBull, tentei repor a Rom oficial mas deu erro ao concluir. Agora tenho icons da RedBull e da TMN. Outrs coisa que tentei fazer hoje é o que no Terminal Emulator ao fazer “su” diz-me que o acesso é negado. E ontem consegui…

  65. d@Costa says:

    Nada!!! Update failed.
    Já não sei mais o que fazer.

  66. d@Costa says:

    Tenho outro mas é só de 256mb, acho que não é suficiente, pois não?

  67. ricmam says:

    Boas pessoas,

    Estive a fazer uns testes e parece-me que encontrei um procediemnto para instalar estas ROMs com velocidades de CPU superiores nos telemóveis que, como o meu, ficam sempre a fazer reboot e não permitem a instalação de nenhum progrema. Então é assim:

    1) Coloquem no cartão SD os ficheiros .ZIP enunciados neste fórum, mais o instalador (.apk) do SetCPU mais o instalador (.apk) do Rom Manager.

    2) Instalem, conforme foi explicado o .ZIP base da ROM e apenas este. Nada de instalar as aplicações google.

    3) Arraquem apenas com a rom base instalada, pois desta forma o CPU é muito menos usado e não tem o problema dos reboots constantes ao tentar instalar aplicações.

    4) Instalem o SetCPU e configurem para uma velocidade mais baixa do que os 691Mhz da ROM. O programa tem um Autodetect. No meu caso detectou 612MHz e funciona na perfeição, nunca fez qualquer reboot.

    5) Instalem o Rom Manager (para usar a opção reboot in recovery mode). Em alternativa têm a combinação de teclas já falada neste artigo, mas isso comigo nem sempre resulta, por isso aconselho o Rom Manager.

    6) Arranquem em Recovery MOde e instalem o 2º ZIP (com as aplicações google).

    7) Reboot e voilá, devem ter tudo a funcionar com uma velocidade de CPU que o vosso sistema suporta.

    Instalem tudo o que quiserem a partir daqui.

  68. PM says:

    Olá Hugo, quando tento descarregar a aplicação z4root o meu antivirus detecta logo um virus trojan pelo que obviamente não posso utilizar o ficheiro. Onde posso ir buscá-lo.
    Obrigado

    • Hugo Cura says:

      Se o queres usar e descarregar a partir do PC, terás obviamente que desligar o antivírus. O que esse ficheiro faz não é propriamente seguro para quem não o quer ou não sabe o que vai fazer. Como sabes realmente a sua função, deixa de ser uma ameaça para ti.

      Mas tens melhor solução: faz o download a partir do smartphone 😉

  69. Joao Gomes says:

    O meu telemóvel também me estava a dar o problema de reiniciar quando instalava uma aplicação. Depois de alguma pesquisa descobri que não se devia à frequência do cpu estar demasiado alta, mas às google apps que estão incluídas neste pacote criarem erros forçando-o a reiniciar. Deixo aqui o link das gapps “fixed”: http://dl.dropbox.com/u/19036985/M0D4C0%20-%20PuLs3/Gapps%20FIXED%20(Hopefully)%20(copied%20from%20Richard).zip

    Não se esqueçam que para instalar isto é necessário fazer o reset de fábrica outra vez e só depois seguir os passos da instalação do cyanogen mod, substituindo as gapps que lá estão por estas.

    Espero que ajude e continuação de bom trabalho

  70. Begincaos says:

    Sr. Hugo Cura.
    Parabéns por este guia.
    Sou um utilizador que comprou este equipamento há 2 meses.
    Sou novo nisto.
    Tem aqui um tuturial que mete inveja a muitos por ai, ques e dizem ajudar.
    Pergunto se tudo isto falhar é tudo reversível?
    Acha que vale a pena neste momento ou espero mais um tempo? uma vez que o smartphone tem 2 meses?
    Para colocar as app no SD é memso necessário colocar essa rom ?

    Muito obrigado

    • Hugo Cura says:

      “Pergunto se tudo isto falhar é tudo reversível?”

      É, está na última parte do artigo.

      “Acha que vale a pena neste momento ou espero mais um tempo? uma vez que o smartphone tem 2 meses?”

      Quando o comprei, não tive com a ROM original mais que 2/3 dias.

      “Para colocar as app no SD é memso necessário colocar essa rom ?”

      Essa? Estão aqui referidas duas, tal como digo, existem outras. Se fores um “craque” em linux pode ser que consigas por isso a funcionar na ROM de origem.

  71. Begincaos says:

    OK, como não sou craque em Linux, nem tao pouco +/- 🙂
    Que ROM estável aconselha a colocar no A1?
    Obrigado

  72. Begincaos says:

    Boas noites
    instalei esta RO

    * CM_AIO_v5
    * Aplicações Google
    * CM6 kernel OC 691MHz

    por esta sequência. tudo bem inicia etc.
    o problema é que agora nao consigo instalar nada
    quando tento instalar uma aplicação bloqueia e reinicia.
    Alguma ajuda sff?

  73. Begincaos says:

    Fiz o fix que indicou mas aconteceu o mesmo. ;(
    poxa, eu que estava ja rendido

      • Begincaos says:

        Ok fiz isso e resultou.
        esta tudo bem até ao momento, mas tenho uma dúvida. quando executei no terminal para ver se estava tudo bem no espaço do cartão aparece-me esta informação, que não condiz com a imagem.
        “___ _____
        | \ |
        | | |
        |__/ | Darktremor Apps2SD

        [ ] GetProp Command = /system/bin/toolbox getprop
        [ ] SetProp Command = /system/bin/toolbox setprop
        [ ] Mount Point = /system/sd
        [ ] Creating /cache/dc
        [ ] Symlinking /cache/dalvik-cache to /data/dalvik-cac
        [ ] Starting Apps2SD Check Program.
        [ ] Searching for Mount Point…[*] Mount point /system/sd located.
        [ ] Checking for ext partition
        [X] Ext partition found, but not mounted.
        Your rom may not be setup to run Apps2SD.
        Check with your rom developer if the boot image
        is programmed to run Apps2SD.

        Your partition may be using an EXT4 partition,
        but your rom may not support EXT4. Repartition
        your SD card to use EXT2 or EXT3.

  74. PM says:

    Tentei instalar a rom cyanogen mas quando vou a instalar aparece “installation aborted”. Alguém pode ajudar
    obrigado

    • PM says:

      Não consegue abrir o ficheiro zip CM_AIO_v5. E por isso aborta.

    • Hugo Cura says:

      Seguiste o tutorial à risca?
      Fizeste o “wipe data/factory reset”?

      • PM says:

        E agora não consigo fazer restauro do backup que criei, não me aparece no “manage and restore backups”. E agora melhor ainda o pc não lê o cartão com o cabo de dados ligado. devo ter feito alguma coisa mal. Só não sei o que

        • Hugo Cura says:

          Talvez seja o cartão com algum problema…

          • PM says:

            Consegui fazer o restauro do sistema. Passa-se o seguinte:
            tenho 2 cartões o de origem (2gb) e um novo de (8gb)que partitionei como indicado no tutorial. Queria instalar a nova rom com o cartão novo mas tinha feito o backup no cartão de origem e não copiei com o nome de pasta correcto para o cartão novo. Corrigi isso e consegui fazer o restauro. Mas mantenho sem conseguir aceder ao ao telemovel no meu pc. Desisntalei o controlador mas quando ligo o a1 ao pc, não volta a reinstalar?

            Será que não consigo abrir o zip da cyanogen por ser um cartão diferente ou tenho que copiar na integra o que tenho no cartão de origem para este de 8gb?

            Desculpem estas duvidas, se calhar estou-me a esquecer de alguma coisa muito simples e não estou a ver.
            Obrigado

          • Hugo Cura says:

            Se te referes ao controlador para o ADB, então pelo menos no Windows 7 não consigo por isso a funcionar.

            Se ter referes ao modo de armazenamento USB, então aqui não tenho qualquer problema. É só ligar, escolher “montar” no android, e aparece logo a unidade do cartão SD. Isto com a ROM da cyanogenmod.

  75. PM says:

    Já consegui finalmente instalar a rom cyanogenMod 6. E para já está impecável. Precisava de uma ajudinha era na questão da câmara:
    depois de substituir o ficheiro antigo pelo fornecido aqui como faço para dar permissão?
    Como disse anteriormente sou um leigo nesta matéria.
    Obrigado a todos e sobretudo ao Hugo Cura pelo excelente tutorial ajuda disponibilizada

    • Hugo Cura says:

      Não tens de quê 😉

      Se o tiveres feito pela consola, adb, terminal, whatever, podes usar o comando “chmod 655 camera.apk”. Se estiveres a usar o Root Explorer, clicas em Mount R/W, clique longo no ficheiro, escolhe permissions, e depois selecciona:
      – User: read, write
      – Group: read
      – Others: read

  76. Begincaos says:

    Boas estou com probemas na camera, dá sempre aquele erro.
    Mas o problema é que eu não sei fazer pelo terminal, e pelo root explorer dá erro tambem e não arranca

    Soluções?

    • Begincaos says:

      Ok, Hugo, já arranjei uma versão do root que não crasha nem dá erro.
      mas agora não consigo copiar o ficheiro, diz que a pasta não tem espaço para copiar. devo ter feito algo de errado.
      uma coisa que reparei, é que as permissões que dou ao ficheiro desaparecem assim que saio do menu “permissões”

    • Hugo Cura says:

      Tens só que fazer o que descrevo, nada mais.
      Para fazer qualquer alteração em ficheiros com o root explorer tens de premir em “Mount R/W” para mudar para o modo de escrita.

  77. Begincaos says:

    Hugo, ou eu não estou afazer correctamente, ou algo está mal.
    Estou a fazer o seguinte. A aplicação com o fix, está guardada no SDcard. Supostamente é esse ficheiro que tenho de fazer o CHMOD certo?.
    Supondo que sim, eis o que não consigo fazer.
    *Não consigo copia-lo para a pasta /system/app/
    *Não consigo alterar as permissões, pois, depois de alterar, as permissões retornam ao que estavam antes.
    *Na pasta /system/app/, a aolicação camera.apk já tentei apagar (e consegui), mas assim que saio da pasta e entro novamente, a aplicação retorna a aparecer.
    Que fiz de mal?

    à, e na questão do “Mount R/W” está activada.

    • Hugo Cura says:

      És tu que não estás a fazer correctamente.
      Vamos lá ver “se nos entendemos”.
      – abre o root explorer
      – vai à pasta /sdcard e procura aí o camera.apk que fizeste download a partir do artigo
      – faz um clique longo sobre o camera.apk e escolhe copy
      – assim que fazes isso aparecem 2 botões em baixo: Paste e Cancel. Nunca canceles pois perderás o caminho que copiaste
      – vai à pasta /system/app e carrega em “Mount R/W”
      – de seguida carrega em Paste. Se perguntar se queres substituir diz que sim
      – clique longo sobre o camera.apk, após substituir, e escolhe permissions
      – as permissões devem ser:
      * user – read + write
      * group – read
      * others – read
      – confirma e está feito.

  78. ricmam says:

    Alguém sabe como é que, depois de instalar a ROM Cyanogenmod 6 no TMN A1, é possível continuar a usá-lo como modem de acesso á Internet do PC ligado por USB? É que o meu TMN A1 PC Suite deixou de detectar qualquer dispositivo. Há alguma solução?

  79. ricmam says:

    Mais uma pergunta para a comunidade: Já alguém tem o Android 2.3 (Gingerbbread) neste TMN A1? Há alguma ROM a ser preparada?

  80. Begincaos says:

    Olá Hugo, obrigado pela tentativa d ajuda. no entanto não consegui fazer o que diz.
    alias agora até nem tenho a aplicação.
    Apaguei a camera.apk de lá e por mais que cole o ficheiro novo para lá, (supostamente cola lá), ele nunca aparece na pasta.
    uso a aplicação do camera360, que vai dando para os gastos. não resolve, mas substitui.
    Vou também esperar pela outra versão Cyo7.
    abraços e obrigado pelo esforço.

  81. Foxe says:

    Não consigo permitir o SU request, depois do download, aparecere-me fecho forçado ou esperar, não posso instalar outras ROM’s sem o SU Request? Ou fazer o backup de outra forma?

  82. Gonzalo says:

    Tenho um problema com o meu A1, tento reverter todo o software e dá sempre update failed… tentei varias vezes e nada… até com cartoes diferentes.

    Agradecido

    • Hugo Cura says:

      Faz o download novamente, é possível que o ficheiro esteja corrompido.

      • Gonzalo says:

        Já experimentei fazer o download novamente mas nada me resolve o problema… será que alguma coisa me correu mal durante a instalaçao da rom ?

        • Hugo Cura says:

          Acho isso estranhíssimo. Já instalei ROMs experimentais, que nem sequer iniciaram, e consegui repor o estado original sempre que precisei, usando esse método.
          Experimenta ir à recovery, escolhe “wipe data/factory reset”, e tenta novamente instalar o update 2.1 da tmn.

  83. Rui says:

    Ultimamente o meu A1 reinicia quando uso aplicações mais pesadas, como o Ndrive (nos piores momentos), ou a aplicação Meo, ou ainda quando faço tethering. Estou a usar a rom tmn 2.1, e faço root com o z4 unicamente qd preciso. Alguma ideia para resolver isto?

    Obrigado pela ajuda

    r.

  84. João says:

    Desde já obrigado pelo guia 😉

    Depois de fazer a actualização deixei de poder usar o software para ligar à net via cabo USB que vinha com o telemóvel o que dava jeito.
    Tethering por Bluetooth é um pesadelo para por a funcionar e por wireless para além de ser inseguro consume muita bateria e aquece-a.
    Há alguma maneira de usar novamente ligar à net via cabo usb sem o sdk do android?

    Obrigado

    • Hugo Cura says:

      Esse é um problema conhecido na ROM da CyanogenMod. Por acaso não necessito dessa funcionalidade mas compreendo a tua preferência.
      Não sei se adiantará usar um programa para que isso funcione, mas experimenta o Easy Tether Lite ou PdaNet. Depois dá feedback.

      • João says:

        Tenho usado o PdaNet e tem funcionado porreiro, tem até uma funcionalidade adicional que não me exige desligar a ligação de dados do telemóvel quando uso a net no portátil. (Fazia isso porque notava a ligação mais lenta e caía mais vezes se tivesse a ligação de dados ligada no telemóvel ao mesmo que usava a net no portátil.)
        Tem é dois contras:
        É preciso pagar ao fim de X dias e não consigo fazer uma ligação VPN com a net assim não sei porquê.

  85. Miguel Mota says:

    Tenho o meu A1 há 4 dias e já está com a CM 6.1.0-RC2 Pulse. Apenas fazem falta 2 coisas que ainda não consegui: Atribuir uma música mp3 a um contacto e colocar uma tecla a fazer bloqueio do teclado.
    Por falar em teclas….as teclas em baixo iluminam-se se “mexerem” no icon da luminosidade. Ficam acesas até o tel bloquear o teclado. De momento estou bem satisfeito. A próxima etapa vai ser tentar instalar o prog “Link2sd” na rom da tmn (com root e Superuser)vi um vídeo no youtube e parece que resultou. Neste momento o Setcpu está com Max de 672M e min de 245M (scalling onde demand). Não tem reiniciado e a bateria tem-se aguentado mais de 1 dia.Ndrive também está ok. INstalei também o Superbox que tem também a opção de copiar para o SD.
    Só noto uma coisa neste tel. o som nas chamadas não é grande coisa, ás vezes nem se percebe o que as pessoas dizem e é muito baixo…há alguma maneira de alterar isto?

  86. kincaid says:

    quando vou ao rom manager e escolho a opçao: “Flash ClockworkMod Recovery”, diz que tenho de estar ligado a net…tenho mesmo?como faço?
    aguardo respostas

    • ricmam says:

      Tens mesmo, pois ele faz download de um pedaço de software.

      • kincaid says:

        pois…eu tive aqui um topico que dava pa ligar a net pelo pc, mas o tal ficheiro “usb tunnel” nao o consigo arranjar. alguem o tem? pa o ter é preciso ir pelo market, mas se nao tenho net no a1 nao posso ir por ai busca lo.

  87. ricmam says:

    Já agora, tenho 2 questões relativamente ao TMN A1:

    1) Alguém sabe se já está disponível uma ROM com o Gingerbread (Android 2.3.x)?

    2) Nos contactos é possível de alguma forma configurar a pesquisa para que vá também procurar os contactos na GAL (Global Address List) do Exchnage?

    Obrigado.

  88. Miguel says:

    Bem parece que já há maneira de colocar as aplicações no cartão micro sd em versões 2.1 e 1.6, com o “link2sd”. Parece que é necessário root, rom manager e fazer 2 partições…Ainda não consegui :(..Fica sempre a tentar criar a 2 partição…Alguém já testou isto?

    • Hugo Cura says:

      Quando tens aqui uma ROM 2.1 optimizada ao máximo e já com essa funcionalidade e uma 2.2, muito mais rápida, com isso e muuuito mais… para quê estares a perder tempo com isso?? Não percebo.

      • Miguel Mota says:

        Não é uma questão de perder tempo, mas sim de explorar a ROM original até onde conseguir. A ROM 2.2 que utilizei (CM 6.1.0-RC2 Pulse), por exemplo não tem opção de atribuir um toque diferente daqueles que já estão incluídos nela, pelo menos eu não consegui. Concordo que é mais rápida, sem dúvida, então com o Set cpu configurado…consegui que a bateria do meu A1 fosse até 3 dias. WI-fi quase sempre ligado e 1 vez com GPS.A CM 7 que testei ainda deixou mt a desejar, embora acho que estão no bom caminho, mais uns “toques” e fica boa.
        Mas isto para dizer que consegui colocar o link2sd a funcionar na ROM original. Mas vou voltar à CM 6.1.0-RC2 Pulse, apenas pela velocidade….

  89. micael says:

    uma ajuda, fiz os passos ne, so que agora a camara volta e meia deixa de funcionar…tiro prai duas fotos e deixa de funcionar.
    alguma sugestao?
    agradeço

  90. Padinha says:

    boas, um ponto importante, se nao o mais importante que me levou a comprar o meu A1 foi poder programar para ele, mas ao instalar o cyanogenMod o eclipse nao me detecta o telemovel, e eu queria testar directamente nele! como posso corriguir isto :S

    • Hugo Cura says:

      É verdade. Os drivers ADB simplemenste não instalam. Tentei vários: T-Mobile, CyanogenMod, Google, etc… Nenhum deles ficou a funcionar correctamente.
      Se gostas mesmo da ROM CyanogenMod o ideal talvez seja fazer um backup completo e instalares a FLB durante os períodos de testes que fazes. Depois voltas a repor a CyanogenMod.
      Não sei se a versão CyanogenMod7 já tem isso corrigido.

      Outra coisa que podes tentar é pedir a um modder no Modaco para tentar identificar e corrigir o problema. Para quem percebe disso, não deve ser complicado por o devido controlador no Android. O utilizador twrock ainda está activo no Huawei u8230.

  91. Padinha says:

    toua tentar instalar o FLB mas nao tou a conseguir!!! diz sempre que a instalaçao invalida!!! ja fiz o download varias vezes e dá sempre o msm e se instalo o CyanogenMod da prefeitamente :S

    eu preciso msm do FLB pk o eclipse nao detecta o CyanogenMod :S

    • Hugo Cura says:

      Não deves estar a fazer o procedimento correctamente. Deves instalar a ROM original novamente e depois a FLB. Se tiveres dúvidas quanto à fiabilidade do download que disponibilizo, não seja por isso: http://android.modaco.com/…/rom-flb-mod-1-based-on-android-2-1/

      • Padinha says:

        nao é questao de duvidas de fiabilidade pois o pplware nunca me falho, vou tentar mais uma vez fazer as coisa direitinhas

        • Padinha says:

          so uma perhunta basta seguir os passos desdo topido “Instalar ROMs modificadas” ou tbm é preciso fazer alguns do outros?

        • Padinha says:

          “Finding update package…
          Opening update package…
          installing update package…

          amend scripting(update-script) is no longer supported.
          amend scripting was deprecated by google in android 1.5.
          it was necessary to remove it when upgrading to the clockworkMod 3.0 gingerbread besed recovery.
          please switch to edify scripting to create working update zip packages.
          installation aborted”

          esse é o erro k me da :S qual o problema afinal?

          • Hugo Cura says:

            Na parte “Fazer backup e restauro do sistema” eu digo:
            Abrir o ROM Manager. Escolher “Flash ClockworkMod Recovery” e depois “Huawei Pulse”;

            Preferiste escolher “Huawei U8220/U8230” e depois deu nisso.

        • Padinha says:

          pois, peço desculpa pelo incomodo já está resolvido… agora falta instalar o drivers para o eclipse a ver se nao tenho problemas de novo :S

  92. mika says:

    boas amigo.
    instalei a FLB (oc) e esta sempre a bloquear e acaba por reiniciar, o que sera que se passa?

  93. Snid says:

    Instalei tudo mas não consigo por o lockscreen a dar, assim o telemovel liga-se no bolso a toda a hora pois basta qualquer botão para o ligar e como não tem lockscreen por gesto não se desliga.. alguma solução ?

    • Hugo Cura says:

      Ambas as ROM têm o lockscreen a funcionar devidamente, quer seja o simples, gesture ou pin.

      • Snid says:

        não vejo mesmo como por isso a dar.. mais um problema agora é não conseguir receber chamadas, mas receber dá, e a hora de rede está atrasada uma hora T_T

        não me devia ter metido nisto.. tens msn ?

        se poderes ajudar agradecia imenso 🙂

        • Snid says:

          *mas fazer dá.

        • Hugo Cura says:

          Estás a relatar problemas que nunca tive nem nunca ninguém aqui se queixou deles.
          Quanto à hora, sim, tem a ver com a hora de verão que não é admitida (problema da rede, não do smartphone). Define-a manualmente.

          • Snid says:

            pois.. por isso mesmo estou a perguntar aqui segui os passos todos e tudo funciona até os leds do menu.. só estes problemas é que me aparecem.

            instalei a versao com os fixes CM61-Pulse0.40-f0.3.3.zip depois tive que por a fix do google apps pois não conseguia instalar aplicações.. não sei mais o que fazer, mandar isto para o lixo T_T

  94. Snid says:

    ok já resolvi o problema, aparentemente devia ter instalado o gapps-pulse-f0.3.3.zip com a rom CM61-Pulse0.40-f0.3.3.zip, em vez da que anda por aqui nos comentários para poder instalar as aplicações..

    estas instruções não estão lá grande coisa, não é pop acaso que há uma quantidade ridicula de dúvidas por aqui, agradeço o trabalho feito mas podia estar menos confuso <_<

    • Hugo Cura says:

      Confuso? Querias algo como o update da operadora? Copiar um ficheiro, carregar em 3 teclas e está feito? hehe… estás “out” deste mundo se pensas que deveria ser assim.

      Já agora, se encontrares um guia tão completo como este e “menos confuso”… dou-te um brinde!

  95. Begincaos says:

    subscrevo as palavras de Hugo Cura.
    De facto existe muitas dúvidas, mas de maracicos como tu e eu.
    As instruções estão lá todas. é natural que falhe alguma coisa, mas é para isso que existe estes comentários. Ora,
    perguntas-te e ainda reclamas. para a próxima procura primeiro antes de meteres “MAIS UM RIDÍCULO COMENTÁRIO POR AQUI”

  96. rAoM says:

    Estou com um problema!
    Fiz as partições no cartão, mas não tenho o a2sd!!!
    O a2sd é um programa à parte? Se sim alquém tem link?
    Já agora, tb não encontrei o Paragon Partition Magic!!!
    Obrigado!

  97. Carlos says:

    Boas,
    Tenho instalado a ROM CyanogenMod 6 praticamente desde que saíu e estou muito satisfeito. Praticamente não tive problemas (um bug ou outro.. mas nada de especial).

    Desde a semana passada não consigo fazer alguns updates do Market(tipo Angry Birds, Google Authenticator, mVideoPlayer…)

    Faz bem o download, e depois na instalação dá unsucesseful instalation.

    Flashei novamente as Gapps, corri o Market, fiz o Download do Google Authenticator e novamente … erro na instalação. Desta vez deu a informação “unknown reason-18”.

    Alguém pode ajudar?
    Obrigado

    • Hugo Cura says:

      Olá. Em vez de fazeres update experimenta desinstalar e voltar a instalar. No caso do Angry Birds é provável que percas os níveis já passados.

      • Carlos says:

        Obrigado, Hugo. Em algumas aplicações resultou, mas no Google Authenticator dá sempre erro.

        Há forma de eu recuperar dados das aplicações depois de uma nova instalação (Handcent)?

        Thanka

        • Hugo Cura says:

          Depende das aplicações. Há algumas que guardam toda a informação no cartão SD.
          No caso do Handcent, se te estiveres a referir às SMS/MMS, tudo isso é mantido pois é usado por omissão pela aplicação Mensagens.
          Agora as configurações és capaz de perder sempre. Devem estar algures numa pasta.

  98. Miguel Mota says:

    Vou comprar um cartão maior para o meu A1. Já alguém testou um MICRO SDHC de 8G class 6 ou 10? Será uma boa compra?

  99. Vitor Hugo says:

    Boas,

    Antes de mais os meus agradecimentos Hugo Cura. O tópico está brilhante e muito completo. Graças a ele consegui instalar sem qualquer percalço a ROM CyanogenMod. Neste momento o comportamento do meu TMN A1 está muito mais fluido e estável do que com a anterior ROM da TMN.

    Apesar de ainda estar longe de ter testado todas as funções e potencialidades da ROM CyanogenMod e até do próprio equipamento, surgiram-me duas questões iniciais que talvez alguém aqui possa esclarecer:

    1. Não consigo configurar a tecla Home para mostrar as “Aplicações Recentes” com “long-press”. Configurei no Launcher e no CyanogenMod. Verifiquei a opção em “Spare Parts” e no proprio CyanogenMod como indicado atrás noutras respostas, mas até agora não consegui que esta tivesse o comportamento pretendido. Alguém conseguiu com sucesso ter as “Aplicações Recentes” com alguma das teclas do A1 ou com outro tipo de solução? Ou essa função é impossivel com o Cyanogenmod?
    2.Alguém sabe se o TMN A1 permite o multitouch através de software, ou é completamente impossivel devido às limitações de hardware?

    Obrigado.

    TMN A1, CyanogenMod 6.1 0.40 Plus by AntonioPT

    • Hugo Cura says:

      1- Que eu saiba não. No meu caso, como uso o LauncherPro, tenho um Swipe gesture na dock que me abre o popup das aplicações recentes.
      2- O multitouch não está limitado pelo hardware pois este suporta-o. Falta apenas implementar correctamente o driver para permitir a comunicação do sistema com o hardware. Ao que parece isso ficou “em águas de bacalhau”…

  100. JMarques says:

    Reinstalei a ROM e agora não consigo pôr o dicionário pt no touchPal.
    Já flashei o touchpal com o rom manager. Já instalei a aplicação PortuguesePtPack. Nas línguas disponíveis continuo sempre sem conseguir seleccionar o pt.
    Obrigado a quem conseguir dar uma ajuda.

    • Hugo Cura says:

      Experimenta carregar na tecla que diz EN (na linha de baixo, 2ª a contar da esquerda).

      • JMarques says:

        obrigado pela resposta. Foi das primeiras coisas que fiz. Não sou assim tão básico.

        • Hugo Cura says:

          Não precisas falar assim, já ajudei várias pessoas com essa mesma dúvida.
          Então se não és básico, chegarás facilmente à solução 😉

          • JMarques says:

            Não pretendia ser “ingrato” com a resposta, mas acho que alguém que consegue flashar uma rom consegue saber onde é que se muda o dicionário de uma aplicação. (ou se calhar não)
            Fica aqui a ajuda para o caso de alguém passar pelo mesmo: Escolhi como método de entrada predefinido o teclado base do android e só depois reinstalei o TouchPal e o portuguese-pt.apk Devia ter ali qualquer processo a bloquear na altura da primeira instalação.
            Hugo:
            Obrigado pela compilação do tutorial e pela partilha dos ficheiros necessários.
            Como comentário às ROM’s, estive alguns meses satisfeito com a AIO v5 recomendada no teu post, mas decidi experimentar a cm61-pulse0.40 e posso dizer que ficou mais rápido e com menor consumo de bateria.
            Instalei a aplicação dtapps2sd e o sistema ficou bastante mais fluído.

  101. Vitor Hugo says:

    Caro Hugo Cura,

    Mais uma vez obrigado pelo rápido esclarecimento.
    Vou então experimentar a sugestão do LaucherPro.

    P.S. É bom ver que ainda existem pessoas interessadas em contribuir para o bem comum. Muito obrigado.

  102. woot says:

    Boas, tenho aqui umas dúvidas:

    1- Instalei a versão CM61 pulse e não consigo encontrar maneira de ativar a câmara da frente.. ainda não há fix para isto ?

    2- Isto vêm com o A2SDgui instalado mas na aplicação diz: Apps are on internal storage!, Zipalign on boot is off!, Swap is desactivated! e não consigo por nada disso ligado.. também não dá para ligar a dalki cache on sd-ext, só dá para escolher “dalvik cache on Internal memory.
    Alguma solução para isto ? eu vejo no system info que tenho a partição sd-ext com 457/457 mb’s livres..
    Eu consigo instalar as apps para o cartão de memória mas não está ir a para esta partição

    3- Se mandar vir esta bateria de 1700mah ( http://cgi.ebay.co.uk/1700MAH-HB4F1-Battery-Huawei-U8220-E5838-E5-/170664181569?pt=US_Batteries&hash=item27bc60bf41 ) o telemóvel explode ?

    Obrigado 🙂

  103. Lipe says:

    Boa Tarde.
    Depois de instalar a CyanogenMod 6 port v0.40 – ROM cm6 AIO v5 o wi-fi nao funciona. Como resolvo o problema?
    Outra questão é como é que faço para ver os itens que tenho dentro do cartao SD.

    ps: o meu tlm é o TMN A1

    Cumps.

    • Hugo Cura says:

      1- Nunca tive qualquer tipo de problema com a utilização do Wi-Fi, não faço ideia do que se possa tratar. Existe uma aplicação que corrige o restauro automático da ligação Wi-Fi após um estado “Sleep” (ecrã bloqueado).

      2- Usa um gestor de ficheiros. Há imensos no market. o Astro é um bom exemplo.

  104. Marco says:

    Qual é a combinação de teclas no tmn A1 para iniciar na recovery?

  105. Nuno says:

    boas
    sempre que carrego no botao de desligar chamadas, o tmn a1 bloqueia o ecra. como posso mudar para quando carrego ir para o homescreen?

  106. Lipe says:

    Instalei a ROM FLB 1.7 mas depois de meter o pin começa a dar erros qualquer coisa como “tal tal deixou de funcionar” isto sempre a acontecer.

  107. Carlos says:

    Olá!

    Agradecia ajuda para repor a recovery-clockwork 2.5 em vez da 3.1. que instalei por engano. Obrigado

  108. Carlos says:

    Obrigado!!! As voltas que eu dei… e era tão simples!!! 🙂

  109. Carlos says:

    Agora, cada vez que tento fazer a instalação de aplicações ele reinicia e não instala. O que poderá ser?

    Mais uma vez obrigado.

  110. Carlos says:

    Através das ferramentas do winsdows, tentei verificar se o cartão tinha as partições correctas, o que não acontecia.

    Tentei com uma Tool criar as partições e o resultado foi o mesmo (looping). Desconfio que o cartão esteja “desalinhado” com o A1!

    Vou comprar outro cartão e refazer tudo de novo.

    Obrigado pela dica

    • Hugo Cura says:

      Por acaso o meu cartão tem 1GB na partição EXT2, para instalar os programas, e usei o GParted no Ubuntu.
      Se quiseres apenas 512MB então não há melhor software para o formatar que o ROM Manager.

      btw, uso um cartão de 8GB e o cartão de origem de 2GB era claramente fraco e lento. Por isso, recomenda-se um bom cartão (se não servir para já, serve de outra vez).

    • Carlos says:

      Hugo, comprei um cartão Samsung 8 GB class 6 e está a funcionar bem.

      A diferença de velocidade Class 4 e 6 nota-se na transferência de ficheiros PC-Micro SD, mas ainda não a notei no funcionamento do telemóvel.

      Cumps. e obrigado

      • Hugo Cura says:

        Ainda bem que sim. É provável que se note mais no arranque do sistema, já que ele vai verificar todo o conteúdo das aplicações.
        Se quiseres “evoluir” mais, é possível escolher a localização do swap e o modo como funciona, cache, etc. Mas isso fica por tua conta 😉

  111. Carlos says:

    Uso um cartão Kingston de 8Gb class 4 e da 1.ª vez que instalei… estava 5*****, super rápido e a Rom a funcionar muito fluída e sem erro ou bugs.

    Fiz o Backup desta instalação e agora também não a consigo remontar!! Por isso acho que tem a ver com o Cartão.

  112. maykuss santos says:

    boas o meu tmn a1 deu um problema de uma hora para a outra ele parece que ficou sem sistema operativo ou sem rom nao sei, eu ligo ele e aparece o simbolo da tmn e depois ele logo desliga e volta a vibrar e aperece o simbolo da tmn dinovo e so fica desse geito ligando e deligando. vc poderia me ajudar oque devo fazer?

    • Hugo Cura says:

      A ROM que tens é a original?

      • MAYKUSS SANTOS says:

        SIM É A ROM 2.1 DA ANDROID. NAO SEI QUE POSSO TER ACONTECIDO SE PUDER ME AJUDAR EU AGRADE-ÇO DE CORAÇAO. ESTOU DESESPERADO NAO SEI OQUE FAZER!

        • Hugo Cura says:

          Não é preciso escrever em letras maiúsculas!

          Se isso acontece com tudo de origem… pois então terá de ir “à origem” -> garantia.

          • MAYKUSS SANTOS says:

            me desculpe a intençao nao era chamar a atençao foi um descuido meu digitar com o caps lock ligado, mais é que eu nao sei se ainda consigo usar a garantia dele. vc nunca viu isso para poder me dar uma dica qualquer coisa que eu possa tentar fazer ja me ajuda! obrigado

          • Hugo Cura says:

            Não… se isso me acontecesse, a única coisa que ia fazer era um restauro da ROM.
            Na página 2 deste artigo, faz o procedimento descrito no ponto “Reverter toda e qualquer alteração ao sistema” e vê se resolve alguma coisa.

          • MAYKUSS SANTOS says:

            muito obrigado vou ver se da!

          • MAYKUSS SANTOS says:

            eu fiz e a primeira vez começou a fazer uma intalaçao e a instalaçao terminou e eu esperei um pouco e depois tirei a bateria e liguei mais nao deu nada ficou do mesmo jeito e quando tento fazer de novo aparece update failed pelo jeito vou ter que tentar levar na garantia. mais obrigado na mesma. valeu

  113. Catarina says:

    Olá, li o artigo e grande parte dos comentários, e deixa-me, desde já, elogiar a tua disponibilidade (e paciência) pelas respostas e explicações…

    Agora, pergunta de iniciada: como passar/instalar a app z4root do pc para o a1, visto que já não está disponível pela market? Sem root não consigo fazer backup do sistema caso depois queira recuperar, assim como apagar as aplicações sapo e tmn que vêm de origem ou a custom ROM.

    • Hugo Cura says:

      Obrigado 😉

      Bem, há variadíssimas formas de o fazer:
      – tirar o cartão e ligar ao PC com um adaptador e copiar para lá
      – ligar o telemóvel por USB, montar o cartão e copiar para lá (para abrir basta usar um gestor de ficheiros como o Astro, disponível no market)
      – copiar para o dropbox e usar a aplicação Dropbox no Android para ir lá buscar o ficheiro e abrir directamente
      – abrir este artigo no Android e fazer o download directamente
      – abrir o link directamente introduzindo o endereço
      – etc etc etc

      • Catarina says:

        Obrigado! já tenho o telemovel há 1 ano e nem sei como só agora é que resolvi fazer isto! segui os passos todos e correu tudo bem! Só houve um pequeno stress: as horas da barra de notificações desapareceram… não sei se isto aconteceu a mais alguém. Instalei a custom rom que sugeriste e entretanto tb o launcherpro. Há alguma maneira de repor aquele relógio?
        Obrigada!!

  114. MAYKUSS SANTOS says:

    POR FAVOR AJUDE-ME!

    • Nuno GOnçalves says:

      O meu está igual. De um momento para o outro, sempre que o ecrã fica bloqueado (tecla power) ele desliga-se sozinho. Seja com qualquer ROM.
      Amanhã vou para a garantia com ele. 🙁

  115. Nuno GOnçalves says:

    Já está assistencia técnica. Passadas 3 horas já me disseram que irá para ser reparado…ou seja, não é problema de Software, mas sim de hardware.

  116. Valente says:

    Olá Hugo Cura
    Devido ao artigo do PPLWare comprei um IDEOS X5. Desbloqueio o acesso à root com z4root temporário. Funciona pois que lancei o AdFree e não há mais pub.
    O Titanium Backup faz backups e fiz unistal a 3 appl. mas tudo o que é PT não se consegue, diz que são ficheiros de system.
    Explorei e vi que as coisas da PT estão em:

    /cust/tmn/pt/app havendo também uma /cust_backup/.

    Segui o método deste artigo do A1 até ao ponto em que faço “mount etc”. Aqui recebo a resposta de:
    mount: invalid argument. Isto com o Terminal Emulator a partir do PC..etc.

    Repeti tudo com o “Root System Tool Free” aqui aceita o “mount” e com o cmd l vejo que aparenta já haver direitos de write. Em app estão bem lá todas as appl da PT. Tento fazer o rm da 1820.apk por exemplo, mas não me remove nada. Será por ser free o Titanium?

    Será que este método do A1 também se aplica ao Ideos X5?

    Com o Titanium backup apaguei bem tudo no galaxy 7″, num galaxy mini e num LG. Aqui são ficheiros de systema e não se conseguirá?

    Grato pela sua opinião.

    • Hugo Cura says:

      Olá.

      Em princípio sim, o processo servirá para todos os Androids. Não esquecer o comando “su” (e as devidas permissões) antes de qualquer outro.
      Nunca tentei fazer isso nesse modelo. Pode também experimentar com o Root Explorer (não esquecer premir o botão “Mount Rw” antes de remover algo).
      Pode também experimentar fazer o “Freeze” da aplicação com o Titanium Backup. Ela fica lá mas completamente “congelada”, não causa qualquer transtorno nem usa quaisquer recursos.

      • Valente says:

        O “su” primeiro, não esquece. E o “Freeze” só em Titanium Donate …
        Vou explorar o “Root Explorer”.

        E para já como é pago baixei o “Explorer”, o free. Com este vejo já haver direitos de write em /cust/tmn…etc. Mas a “root” não. Ela é “Mounted as r/o”, diz no cimo (rwx……). Se calhar também se tem que dar direitos de escrita à root!!!

        As appl. já estão como rwxrwxrwx.
        Vou continuar nisto… Obrigado

      • Valente says:

        Já está Hugo
        Com o Root Explorer foi uma limpeza. Nem deu goso nenhum. Benditos 2,85€.
        Foram as .apk da pasta /cust… assim como da /cust_backup… onde estava tudo salvaguardado/duplicado.

        Só deixei 3 .apk que devem ser importantes:
        – IME Huawei V2.0.0 (HwIME.apk)
        – IT.apk – menos importante mas ficou
        – Swype_U8800_euro.apk

        Obrigado pelo apoio.

  117. Ivo Barbosa says:

    Depois de fazer o fastboot o tlmv fica com as palavras redbull no ecrâ mas n passa dai, como resolver isso amigos?

  118. Ivo Barbosa says:

    Visto que não passava e precisava de actualizar o telemóvel, actualizei para a versão 2.1 original da Tmn e ele já arranca, tenho medo de fazer o mesmo processo e correr mal.
    Precisava de o libertar para outras redes, alguém sabe me dizer como fazer isso?
    Agradeço a ajuda de todos.
    Obrigado
    Abraços

  119. Luis Mendonça says:

    Boas,

    será possível colocar os links do fastboot novamente on porque estão em baixo?

  120. Valente says:

    Olá Hugo

    Tenho estado a mastigar bem o guia sobre o Gingerbread no Galaxy 7″. No ponto 4 fala na instalação do ClockworkMod Recovery e vim aqui ver melhor como se faz. Tenho um Galaxy Mini onde ia experimentar. Instalei o Rom Manager lancei-o e toquei em Flash ClockworkMode Recovery. Mas dos modelos existentes não constam nenhum Samsung. Como se faz para outros modelos?
    E no novo Huawei Ideos X5 U8800, poderá ser utilizada uma opção Huawei existente?
    É que face ao que me aconteceu com o 7″ conclui que devia já ter um Backup do sistema guardado para agora fazer o restore.

    Obrigado

    • Hugo Cura says:

      Olá.
      Para o Samsung, ao que sei, será necessário usar o Odin (há outros métodos).
      Para esse Huawei não sei, mas eu não arriscaria fazê-lo sem ter a certeza. Não estou a par desses detalhes em modelos que não aprofundei. Mas, pelo menos, brevemente escreverei algo para o Galaxy Tab.

      • Valente says:

        Viva
        Curioso. No Galaxy Mini o Flash ClockworkMod Recovery do Rom Manager indica-me só 8 modelos de phones. No Ideos X5 indica-me 86 modelos 86, entre os quais muitos Samsungs e, curioso, também lá consta o Motorola Xoom e o Galaxy Tab 10,1″ como se já fosse possível fazer root no Honeycomb.
        No entanto o Rom Manager é o mesmo versão 4.3.2.4. e o Froyo é o mesmo 2.2.1.
        No Mini é que eu precisava dos Samsungs.
        O Ideos X5 U8800 não consta da lista (por muito recente?).

        Haverá algum erro nisto tudo?

        Os Galaxy Tab também lá estão mas de 3 operadoras.

        • Hugo Cura says:

          Actualmente é possível desbloquear o acesso root a todos os tablets Honeycomb.

          A utilização do ROM Manager pressupõe que haja acesso root previamente.

          Provavelmente, o ROM Manager identifica o dispositivo, de forma a listar a correcta recovery, e na lista devem aparecer todos os modelos que usam a mesma recovery. Não garanto a veracidade do que acabei de escrever, mas é o que me parece.

          • Valente says:

            E o tipo de appl. com que se desbloqueou o acesso root, não terá tido influência?
            No Mini eu usei o SuperOneClick e no X5 usei o z4root…

          • Hugo Cura says:

            Não, são coisas que não se relacionam. Só o ROM Manager estará relacionado com isso.

          • Valente says:

            Deve ser isso, deve. No local onde está a pasta Backup também está uma Download que tem um ficheiro chamado -2110140792. Vendo-o como texto verificamos que estão lá descritos os 86 modelos que referi antes, com os mais diversos dados, parâmetros e versões de recovery para cada um deles.
            Daí o facto de, com o Rom Manager no Galaxy Mini só aparecerem 8, no Tab aparecem 14 e no Ideos X5 os 86.

  121. PJFM says:

    Já uso a cyanogen mod 6 à já alguns meses (instalada graças a este fantástico manual) mas tenho-me deparado com alguns bugs que não sei corrigir e se isso é possível.
    1- a lista telefonica não dá para escolher a ordem pela qual aparecem os nomes (apelido ou nome proprio); apesar dessa opção existir não funciona o que me baralhou um bocado na procura de contactos porque ordena sempre pelo apelido.
    2- fora de casa (ou seja sem wifi grátis) não consigo aceder à internet nem mail mesmo activando a opção roaming de dados na opções de ligação de rede.

    Agradeço desde já a quem tenha esse tipo de problema e tenha conseguido resolvê-lo e que me possa ajudar.
    Obrigado

  122. Hugo Cura says:

    1- No meu funciona sem qualquer problema, em Contactos > menu > Opções de visualização > Ordenar lista por nome próprio. Nota que nos campos do contacto, na conta Google, há um campo “Fonética”, que tem prioridade na listagem.
    2- referes-te ligar à rede de dados móvel? Se sim, instala o APN Portugal, prime “Configurar APNs” e depois “Activar Internet”. Certifica-te que a opção em Definições > Sem fios e redes > Redes móveis > Dados activados, está marcada como activa.

  123. Valente says:

    Bom, como tinha curiosidade em fazer um backup de system fiz no Galaxy Tab 7″. Aqui o Rom Manager também refere mais phones e 3 Galaxy Tab da Verizon, da Att e da T-Mobile. Escolhi esta ultima para experimentar e lancei o backup, e correu bem. Lá ficou na pasta indicada no artigo, o backup da T-Mobile (digo eu, a referência é só a data e hora).
    Se eu lançasse um restore ficaria com uma APN desta operadora, não? Ou o backup é do que está no meu tablet TMN neste momento, na realidade?

    Pelo menos já vi como se faz.

  124. Zé Maria says:

    Hugo,
    Parece haver um problema com os downloads sugeridos neste post. Será possível verificarem? Comprei de propósito um cartão de 8GB para seguir com o procedimento e agora não consigo fazer o download dos diversos links.
    Obrigado.
    ZM

    • Hugo Cura says:

      Sim, há realmente um problema… Na altura alojei no Dropbox para “desenrascar” e agora o volume de downloads tem sido alto que volta e meia bloqueiam os links públicos na conta.
      Amanhã vou tratar de arranjar outra solução e actualizar todos os links.

  125. Zé Maria says:

    Obrigado. Aguardo então pelos novos links.
    Já agora, há apenas um detalhe que não compreendi na prática (porque ainda não avancei verdadeiramente): o programa de backups já vem instalado na versão Android 2.1 ou tenho que voltar a instalá-lo para poder recuperar os contactos, por exemplo? O Android 2.2 sugerido já está rooted? O ROM Manager fica igualmente instaldo por defeito? Obrigado.

  126. Rui N. says:

    Já estou a usar a Cyanogen há algum tempo sem problemas de maior, mas ultimamente faz reboot sempre que uso o GPS (ja me deixou pendurado e à beira de um ataque de nervos…) ou uso a internet, ou qualquer outra aplicação mais exigente. Noto também que o smartphone aquece imenso, e faz reboots se insisto em usar as aplicações. Tenho que o desligar e deixar arrefecer para voltar a usá-lo.

    Alguma sugestão? Será problema de hardware ou será possível corrigir isto de modo mais fácil?

    Obrigado pela ajuda

    • Hugo Cura says:

      Nos últimos dias tenho usado intensivamente o meu para GPS. Sempre no suporte com ventosa no vidro do carro, com o sol a incidir directamente e a 652 MHz. Atinge de facto temperaturas muito altas (extremamente prejudicial para a bateria) mas, até agora, nem um único reboot.

      Talvez tenhas a frequência do processador muito elevada…

      Os reboots do teu são completos (desde o ecrã TMN) ou é apenas a partir do banner animado do cyanogenmod?

      • Rui N. says:

        Olá hugo (depois de muitos dias…)
        O reboot é completo. eu nao alterei a velocidade do processador, portanto deveria estar a 691
        Entretanto voltei a instalar a rom original tmn, e o problema persiste, embora com muito menos frequência, talvez devido à velocidade do processador. A bateria também dura muito mais tempo agora, e nao aquece tão rápido.
        O que aconselhas, limpar tudo, e activar a garantia?

        Obrigado pela ajuda

  127. Zé Maria says:

    Acabo de efectuar o update para a Cyanogen, mas há uma parte do tutorial que não estou certo de saber como se faz:
    Deve instalar todos os updates descritos em “material necessário”, por aquela ordem
    Isto faz-se na mesma no ROM Manager, seleccionando “Install ROM from SDCard”?
    Agradeço a resposta, porque estou a meio do processo.
    Obrigado.
    ZM

  128. Zé Maria says:

    Help!!!
    Fiquei sem telemóvel.
    Fica em loop e nunca passa do primeiro TMN que aparece.
    Alguém me pode dar uma dia urgente?
    Obrigado

  129. Zé Maria says:

    Já resolvi o loop, instalando a versão original da TMN, cujo link se encontra no final do artigo. Agora não consigo fazer mais nada, porque não consigo instalar o z4root. Da primeira vez, instalei o z4root sem qualquer problema, agora dá um erro de versão, pede para fazer reboot em recovery mode para actualizar o binário su-2.3.1-bin-signed.zip. O problema é que eu não consigo fazer reboot em recovery mode com esta versão. Nada parece funcionar 🙁
    Agradeço qualquer ajuda.
    Obrigado.

  130. Hugo Cura says:

    Zé Maria, só tiveste esses problemas porque não seguiste à risca os passos nas várias partes.

    Para instalares os “updates”, os ficheiros .zip com conteúdos a “flashar”, é necessário iniciar o smartphone na recovery.

    Precisas de ler com mais calma, se o fizeres “na diagonal” não vais conseguir.
    “Iniciar o smartphone na recovery. Para tal basta abrir o ROM Manager e escolher a opção “Reboot into Recovery” ou, alternativamente, ligar o smartphone com a combinação de teclas MENU + DESLIGAR CHAMADA + POWER;”

    • Zé Maria says:

      Voltei a fazer tudo passo a passo e consegui instalar a Cyanogen, mas depois não conseguia instalar apps no Market. Todas elas davam reboot. A única coisa muito estranha que me aconteceu foi que quando fiz a partição do cartão, a partição FAT32 não foi apagada. Mas eu não sei como fazer de outra forma. Segui os passos, mas não deu certo.
      Obrigado, em todo o caso.

  131. Zé Maria says:

    Acabei por conseguir solucionar o problema e instalei a Cyanogen, mas alguma coisa não funcionou porque ficou altamente instável e deixei de conseguir instalar aplicações do Market, todas elas provocavam reboot.
    Depois de um dia inteiro de volta disto, desisto.
    Vou voltar à velha ROM da TMN, rootá-la e retirar tudo o que não me interessa, agora a versão 2.2 não funciona no meu A1.
    🙁

  132. Zé Maria says:

    Hugo,
    Finalmente! Consegui instalar o 2.2.
    O problema estava na forma de fazer a partição do cartão SD. Enquanto o fiz no Partition Manager, nunca consegui que funcionasse. Quando finalmente experimentei com o ROM Manager, funcionou direitinho.
    Obrigado pelo tutorial.
    O My Backup permitiu recuperar todas as aplicações e dados.
    O telemóvel está muito mais rápido e divertido.
    Muito obrigado.

  133. Zé Maria says:

    Quando tento copiar o Camera.apk para /system/app, aparece uma mensagem: Read-only file system, embora eu estivesse no Terminal como su. Qual é a melhor forma de conseguir fazer esta substituição sem ter que comprar apps?
    Obrigado.

  134. André Narciso says:

    Boa tarde.

    Pedia ajuda a si, Zé Maria. Pois n consigo instalar apps do market nem do sd. Poderia explicar-me um pouco mais detalhadamente como o resolveu?

    Obrigado pela atenção.

  135. Carlos says:

    Caro Hugo,

    Sou dos que segui à risca o tutorial e correu tudo normal. Corre normalmente a 651MHz.
    Só tenho uma questão sobre uma app que funcionava no 2.1 e agora no 2.2 não consigo. Estou a falar do Mobo player.
    Faço download do market do Mobo Player que depois de instalado solicita o Mobo Player Codec que faço download do market e instala.
    Quando vou iniciar a app do Mobo volta ao menu de instalação e solicita novamente que faça download do codec e daqui não sai. Já aconteceu com alguém este problema?
    Obrigado. CB

    • Hugo Cura says:

      Experimentei agora instalar o Mobo Player e deparo-me com o mesmo problema. Experimente usar o Titanium Backup para passar a aplicação para a memória interna (a ferramenta do sistema para isso, no gestor de aplicações, não me parece de confiança nessa mudança) e suspeito que já funcionará.

  136. Carlos says:

    Obrigado Hugo.

    A app Mobo é instalada directamente na memória interna, a do codec é instalada no SD. Corri o batch do Titanium para mover a app do codec do SD para a mem. interna, mas continua igual.

    Penso que deve existir alguma incompatibilidade com esta rom.

  137. Paulo Guerreiro says:

    Boas, Pessoal.

    Estou a tentar efetuar o upgrade do meu ZTE Soft Stone e não sei qual o “Phone Model” escolher para aplicar “Flash ClockworkMod” do Rom Manager.

    thx. 🙂

  138. Nelson says:

    Olá a todos, eu não sei se o que vou perguntar ja foi respondido aqui porque nao estive a ler os comentarios todos, mas tenho tido dificuldades emm fazer o dwonload da ROM Cyanogenica para o A1, o servidor onde está hospedada ta semp a rejeitar-me e nunca acabo por fazer o download completo…
    Pergunto se era possível hospeda-la noutro servidor, queria mesmo fazer este upgrade ao meu A1.

    Cumpts.

    • Hugo Cura says:

      Ok, suspeito que o servidor tem um timeout de 10 minutos para a ligação. Se o download não for feito nesse tempo, é simplesmente interrompido. Como deverás ter uma ligação lenta, não o consegues terminar.

      Vou tratar.

  139. Muttley says:

    Olá,

    Estou com um problema estranho. Depois de fazer a instalação da CyanogenMod 6, nºao consigo ligar o WiFi… Será a questºao do MAC address ? Se sim, como instalo a aplicação não tendo WiFi ? Pior, quando vou ao Market ele diz-me que essa aplicação não é compatível com o meu aparelho… é um A1…
    Obrigado pela ajuda

    • Muttley says:

      Só um dado adicional…
      Estou no estrangeiro e aqui nºao tenho dados por 3G…

    • Hugo Cura says:

      Deixo aqui a aplicação Set MAC Address para que possas experimentar:
      Set MAC Address

      É estranho esse problema. Dá algum tipo de erro?

      • Muttley says:

        Olá,
        Agora sim, com teclado Português 🙂
        Obrigado pela resposta.
        Consegui resolver o problema… fazendo novamente o processo desde o inicio. Não percebi a razão. Não conseguia fazer a pesquisa de redes WiFi e logo a seguir desligava. Muito estranho…
        Mas está resolvido, e agora parece que tenho um A1 novo 😀

        Obrigado por este excelente guía.
        Um abraço

  140. Muttley says:

    Olá,

    No Market, a grande maioria das aplicações aparecem como não sendo compatíveis. O Facebook, Skype, etc… Alguém tem, ou teve este problema ?

    Obrigado

  141. Muttley says:

    Olá,

    É a CyanogenMod 6 port v0.40 – ROM cm6 AIO v5 tal qual como está aqui descrita.
    Será que só aconteceu isto comigo ?
    No Market, o telefone aparece como TMN Huawei U8220.

    Obrigado,
    Fernando

    • Hugo Cura says:

      Eu nunca tive esse problema… A incompatibilidade aparece na aplicação Market ou no Android Market no browser? Ou em ambos?

      Se persistir sem razão aparente, experimenta usar uma aplicação como o Root Explorer ou ES File Explorer para editar o ficheiro build.prop localizado em /system.
      Podes mudar as variáveis que identificam o dispositivo para algo como Google Nexus S:
      – ro.product.model=Nexus S
      – ro.product.brand=Google
      – ro.product.name=Nexus
      – ro.product.device=Nexus S
      – ro.product.board=Nexus S
      – ro.product.manufacturer=Samsung

      Quem diz o Nexus S, diz outro. É à escolha.
      Mas continuo a estranhar a incompatibilidade que referes.

  142. Muttley says:

    Aparece em ambos… Pois, eu também acho estranho, porque não encontro nada onde este problema esteja descrito. Se fosse normal, já alguém aqui o tinha reportado com certeza. Obrigado pela dica, mas ambas as aplicações dizem que são incompatíveis com este modelo e não as consigo instalar…
    O ES File Explorer, como é gratuito, poderá ser descarregado de outro local ?
    Será que tenho de refazer todo o processo ? Tenho receio daquela maluquice do WiFi voltar a acontecer…

  143. Muttley says:

    O Astro deixa-me editar o ficheiro mas não grava as alterações… Tenho de fazer algum procedimento para alterar as permissões ?

  144. Muttley says:

    Estou a tentar instalar novamente o Terminal via USB…

  145. Muttley says:

    Consegui alterar o ficheiro mas não produziu efeitos. A descrição no Market continua a mesma e as aplicações aparecem-me como incompatíveis.
    Entretanto consegui ir buscar o Skype fora do market e instalei sem problemas via USB.
    Isto é realmente estranho… Vou ver se me aguento assim, caso contrário, terei de refazer o processo novamente.
    Obrigado pela ajuda

  146. José Carvalho says:

    Caros amigos,

    Estou desesperado! Isto correu muito mal! O meu A1 reinicia permanentemente. Não consigo instalar ROM nenhuma. Nada! Não consigo aceder ao cartão. Não consigo selecionar nenhuma ROM. Nada! Como saio disto? Qual a solução? Help!!!

    • Hugo Cura says:

      Seja o que for que se tenha passado aí, segue o ponto “Reverter toda e qualquer alteração ao sistema” para recomeçar. Se não funcionar, nota que pode ser o cartão SD danificado.

      Mas antes de fazeres o restauro, tira a bateria, espera 3 segundos, volta a colocá-la, liga o telem na recovery (MENU + DESLIGAR CHAMADA + POWER, mantém-os premidos mesmo enquanto aparece “tmn” no fundo azul) e escolhe “wipe data/factory reset”. Isso deve corrigir o boot loop.

    • Hugo Cura says:

      E já agora, para algo de errado ter acontecido foi porque as instruções não foram seguidas à risca. Portanto, sugiro que seja tudo lido com atenção.

  147. Ivo Menezes says:

    Bom dia,

    Eu instalei a rom equivalente ao 2.2 froyo, mas nao consigo instalar apps, porque nem tenho market, nem explorador de ficheiros.
    Como posso resolver isto???
    Obrigado

  148. kshot says:

    CM7 a funcionar no A1 – http://www.mediafire.com/?kp3rf4beaclrsl1
    Mais info aqui – http://wiki.cyanogenmod.com/wiki/Huawei

    Atenção: só nao funciona a camera fotografica (nem outras do Market).
    Depois da ROM, instalar (facultativo, mas quase obrigatorio) ultima versao das Google Apps: http://wiki.cyanogenmod.com/index.php?title=Latest_Version#Google_Apps

    NOTA: Se ao instalar GAPPS o telefone nao passar do ecrã “Welcome”, é porque precisa de ser feito um “factory reset” (partindo do principio que a ROM foi instalada com o ROM MANAGER.

    Para entrar em modo recovery em caso de nao passar do “welcome, tirar bateriam iniciar premindo botao Menu e botao de terminar chamada (vermelho).

  149. bruno says:

    ola. quando tento reverter tudo, não dá. aparece no ecrã “update failed” e já tentei várias vezes. como faço?
    comprimentos

  150. gamer06 says:

    “kshot “, ainda nao arranjas te soluçao para a camera?

  151. gamer06 says:

    ve se copias bem os ficheiros para o SD. e repara se tens “dload” no nome da pasta.

  152. P says:

    Onde posso arranjar a cyanogen mod mais recente e estável para o a1?
    obrigado

  153. bruno says:

    Já tentei várias vezes e nunca consigo reverter tudo. queria levar o telemovel para a garantia e agora nao posso. sempre que tento reverter aparece “update failed”

  154. vip says:

    ñ consigo instalar nehum tipo de thema no meu silverbelt alguem pode me ajudar

  155. fred says:

    ola. eu instalei o CyanogenMod 6 e sempre que tento fazer um download no market ou instalar alguma aplicação do cartão o telemóvel reinicia. o que posso fazer para resolver isto?

  156. fred says:

    o que acontece é que nao instala nada, no market faz o download e quando acaba de fazer o download e comeca a instalar o telemovel reinicia.

    • Hugo Cura says:

      Eu conheço o sintoma. Está com overclock?
      No meu, a 691MHz arranca mas não chega a fazer o boot completo. A 672MHz tem esse sintoma que referes. A 652MHz está super-estável e só tem sintomas parecidos ao que referes se o cartão for lento.

  157. fred says:

    o meu esta a 710MHz

  158. fred says:

    mas a 691MHZ acontece o mesmo, mas com a ROM FLB-Mod 1 v1.7 já n acontece nada disto.

  159. Mr.P says:

    Alguém já instalou o CM7 e conseguiu resolver o problema do wifi? No me caso nem consigo ligar o wifi so mesmo a internet móvel.

    Ligo o Wifi e ele desliga automaticamente nem sequer procura por redes. Passo bem sem a cam da frente mas sem Wifi não vale a pena.

  160. Mr.P says:

    Obrigado Hugo, muito obrigado pela atenção.
    De facto ainda não tinha instalado o CM6 e acabei de instalar e na verdade estou a ter o mesmo problema, já tentei varias coisas mas ainda não consegui descobrir onde esta de facto o problema.

    Já experimentei as correcções recomendadas em vários posts mas sem resultado, liga e desliga logo nem me da tempo de configurar, ou sequer adicionar a rede manualmente.

    Estou desconfiado que possa ser por não ter feito previamente o “wipe data/factory reset”. Ate já estou a pensar que o problema pode estar no resolve.conf e na configuração do nameservers.

    Ainda vou tentar meter manualmente os ns da cabovisao “o me provider” pelo terminal pois se isto funciona nos vossos A1 tem que funcionar no meu, so pode ser algo que me esta a escapar.

    Gostei bastante do CM7 e ate acho que é mais estável e corre mais rápido que o CM6, o problema do wifi pelos vistos parece identico. Preciso arranjar é forma de o resolver se conseguir vou preferir o CM7.

    Obrigado pelo teu artigo todo e pela ajuda.

  161. Tiago Tomás says:

    Boas pessoal!
    Estive a ler quase tudo o que aqui foi escrito e tenho que dizer que aqui se tiram muitas dúvidas, parabéns aos administradores desta página. Eu comprei hoje um sapo a5b e tou mto contente com ele, mas já estou a pensar em tirar o maior proveito dele, mas inicialmente estou com um problema, o cd de sincronização do joinme, não o consigo instalar, o computador lê o cd, mas no fim da instalação dá:
    numero de erro 0x80041013 Descrição: falha ao carregar fornecedor. O que devo fazer para ter o sincronizador instalado no pc? E depois disso qual a primeira coisa que devo fazer para melhorar o meu sapo a5? Obrigado e continuem com o bom trabalho! Forte abraço

  162. michel says:

    ola, é o seguinte eu adequiri um TMN A1, mas tenho um dificuldade!
    nao consigo passar os programas que saco para o cartao de memoria, fica-me tudo na parte de armazenamento interno do telefone, o que nao me permite sacar muitos dos programas desejados, pois com dois ou tres novos programas ela fica cheia e nao me deixa instalar mais nada.
    como devo proceder para resolver esse problema

  163. Eloisa Casals says:

    Olá! Posso fazer uma pergunta muito parva?

    Como faço para instalar as aplicações que especificas no post? Por exemplo o Z4root n encontro no android market…

    Eu não percebo nada disto, mas gostava de tirar mais partido do meu A1.

    É melhor ficar quieta ou mesmo n percebendo nada achas que me consigo safar?? Tenho medo de fazer asneira…

    Obrigada.

    • Hugo Cura says:

      Olá.
      Bem, a pergunta não é muito parva… mas também não tenho uma resposta.

      Penso que o guia está completo e de fácil compreensão, basta seguir todo o procedimento à risca. Tudo é que é preciso está disponível para download, por isso não é preciso recorrer ao market.

      Acho que se não experimentares nunca saberás se és ou não capaz de o fazer 😉

  164. Eloisa Casals says:

    Olá!

    sei que não tem muito a ver, mas estou com um problema no teclado touchpal (Cooteck), depois de instalar o dicionário português, ele funciona, mas se por algum motivo reiniciar o telemovel, já não me deixa selecciona-lo… Passo a ficar só com o inglês..

    Alguém sabe resolver isto?

    obrigada

    • Hugo Cura says:

      Suponho que te refiras ao que está disponibilizado no Market. Se sim, é bug e será melhor (caso gostes dele) utilizar o que está disponibilizado no artigo.

      • Eloisa Casals says:

        Olá!

        Fiz o que disseste e usei o que está disponibilizado no artigo, o problema é que também me desaparece o pack de português quando reinicio… 🙁

        Também estou com outro problema, tem-me acontecido de vez em quando quando me ligam, eu atendo e não ouço ninguém, mas as pessoas ouvem-me.. depois de reiniciar o telemóvel fica tudo bem, até nova história…

        Obrigada!

  165. João Marques says:

    Experimenta forçar o teclado a ficar instalado no telemóvel e não no cartão.

  166. Eloisa Casals says:

    Olá!

    De repente fiquei com outro problema.. o meu Wifi n estava a funcionar, então decidi reiniciar o telemóvel.. mas agora ele não passa do ecrâ inicial do Cyanogen, nem mesmo quando tento reiniciar para recovery, com as teclas MENU, DESLIGAR CHAMADA E POWER!!! O que aconteceu?? O que faço agora?? Estava tudo tão bem.. não apaguei nada.. hoje de manha o telemovel queixou-se que a su não estava actualizada, ou qq coisa assim, mas como n consegui ligar o wifi n consegui actualizar.. Agora não consigo ligar o telemovel de maneira nenhuma!! 🙁 Ajuda, por favor!!!

  167. Ana says:

    Bom dia,
    estou aqui com um problema que me está a matar a cabeça e não consigo resolver, que é o seguinte: estava a tentar instalar a cm plus, entro em recovery, mas n consigo instalar o kernel, da um erro em relacao á nova versao do clockworkmod 3 n ser compativel com ficheiros amend e para passar para edify etc, alguma solucao? ja tentei voltar ao amon ra mas no amon ra da-me outro problema, n consegue montar o cache e n encontra MISC, uma grande trapalhada. Ajudem-me por favor

    • Hugo Cura says:

      Olá Ana. Isso revela que o guia não foi seguido à risca!
      Em certa altura, escrevi isto:
      Abrir o ROM Manager. Escolher “Flash ClockworkMod Recovery” e depois “Huawei Pulse”;

      Portanto é mesmo para escolher “Huawei Pulse” (Pulse Mini também dá) e não “Huawei U8220/U8230” ou outro qualquer.

  168. Ana says:

    pois foi exactamente esse o meu problema, seleccionei huawei u8230 para a proxima ja sei. obrigado

  169. gamer06 says:

    voltei a rom original para instalar outra rom, so que desta vez ao carregar em “flach clockwork recovery” e escolher “huaei Pulse”, ele não saca nada. acaba muito rapido e aparece logo a dizer sucesso! depois tentei fazer um backup e nada, aparece um ecra azul com umas letras. o mesmo aparece quando tento ir a orecovery. alguma sugestao?

    • Hugo Cura says:

      Se acabar rapidamente com sucesso é porque essa recorvery já está instalada.
      Se vai para o ecrã azul com letrinhas é porque estás a usar a combinação de teclas errada.
      Além disso, no ROM Manager tens uma opção para “Reboot into recovery”.

  170. gamer06 says:

    pois, pode estar instalada ou não, não sei. mas é que nem por ai consigo ir para a recovery, vai é para o ecra azul. Não sei o que sera. deixo aqui uma imagem, nao se percebe e praticamente nda.

    img593.imageshack.us/img593/2430/img000002d.jpg

  171. gamer06 says:

    desligo o telemovel, carrego depois nas 3 teclas( power, desligar chamada, menu) e resultado ecra azul. nao faço a minima. nao fiz nada, so voltei a rom original. sera que com algum restauro de um backup podera me ajudar?

    • Hugo Cura says:

      Algo aí está errado.
      Experimenta carregar primeiro em Menu + Desligar chamada e só depois em Power.
      Se voltar ao mesmo, faz novamente o download da ROM de origem da TMN (não vá algo estar corrompido) e faz o restauro completo novamente.

  172. gamer06 says:

    não sei se irá resolver o problema. penso que seje mesmo na parte de ele nao sacar aquilo do flash clockwork recovery.
    pq antes voltava a original escolhia esta opçao e saca qq coisa. demora um pouco. sacava uns 3mb +/- ainda me lembro e agora nda. penso que venha dai nao sei

  173. gamer06 says:

    restauro feito. agora sem mexer em nada, ligando o com as 3teclas, inicia o recovery, mas só tem 3 opçoes ( reboot system now, wipe data/factoryreset, wipe cache partition)

    agora se for a intalar o rom manager e ir ao “Flash ClockworkMod Recovery” depois se tentar ir ao recovery aparece o ecra azul outea vez!

  174. gamer06 says:

    Hugo Cura, muito obrigado. resolveste o meu problema. fazendo um flash a recovery resultou. ja consegui entrar na recovery e instalar outra rom.
    Obrugado;)

  175. M. Castro says:

    Há já alguma rom baseada no gingerhead ou superior, ou seja, versão 2.3 ou superior?

  176. Ghost13 says:

    Procuro o manual do ZTE Soft Stone, alguém pode ajudar ?

  177. Ghost13 says:

    Obrigado Hugo, é mesmo isto!…

  178. Rui says:

    Após uma 2ª reparação do meu A1, a tmn deu-me um aparelho novo que vinha com o android 1.5.
    Ao tentar fazer o update do 1.5 para o 2.1, o update falhou, e agora nem sequer arranca. O ecrã fica preto com as luzes ora a piscar ora fixas. A combinação de teclas para voltar a instalar o update a partir do cartão SD também não funciona.
    Alguma sugestão?

    Muito obrigado

  179. Eloisa Casals says:

    Olá!

    O meu A1 ultimamente tem ficado sem rede quando o ecrã se desliga.. É capaz de ficar sem rede horas se eu não tocar no telemóvel, acontece com muita frequência receber sms’s exactamente no momento em que toco no botão de activar o telemóvel, no início achei que era coincidência, mas tem sido demasiado frequente para isso.. alguém sabe solucionar este problema?

    Obrigada

    • Bruno G. says:

      Eloisa no meu antigo A1 isso acontecia quando deixava o wifi ligado com o ecrã desligado. Experimenta desligar o wifi. No meu caso não me podia esquecer de desligar o wifi antes de dormir

  180. Eloisa Casals says:

    Olá!

    Tive que por o meu A1 como estava inicialmente, com o 2.1 éclaire. Agora queria voltar a seguir este tutorial, mas não consigo instalar o Rom Manager, no market pelo telefone não me aparece, só me aparece a versão paga, e no computador diz que o meu telemovel não é compatível com a versão não paga…. Alguém me ajuda?

    Beijinhos

    Eloisa

  181. Eloisa Casals says:

    Olá, outra vez…

    Pra variar tou com outro problema… Quando tento fazer “Flash ClockworkMod Recovery” depois de carregar em Huawei Pulse, aparece-me sempre este erro: “An error occurred while flashing your recovery”

    Ajuda????????

    Beijinhos

    • Hugo Cura says:

      Eloisa, primeiro que tudo não era necessário fazer todo esse procedimento trabalhoso de voltar a meter a ROM original e fazer tudo de novo…. bastava fazer um restauro de fábrico ou aceder à recovery e fazer um “Wipe full / factory reset”. Tudo iria voltar ao ponto que pretender agora chegar.

      Já não faço o procedimento há muito tempo, não sei se o ROM Manager ainda trabalha da mesma forma para esse modelo.

      Se não trabalhar, o procedimento será o seguinte:

      – Seguir as instruções na secção “Desbloquear o acesso “root” com o Fastboot” deste guia até ao ponto 3, inclusive.
      – Fazer o download da recovery e colocar esse ficheiro na mesma pasta onde foram descompactados os ficheiros acima: http://download2.clockworkmod.com/recoveries/recovery-clockwork-2.5.0.7-pulse.img
      – Novamente na pasta onde foram descompactados esses ficheiros, no Explorador do Windows e num espaço branco dessa janela, premir a tecla SHIFT, clicar no botão direito do rato e escolher a opção “Abrir janela de comando aqui”
      – Escrever o seguinte:
      fastboot-windows.exe flash recovery recovery-clockwork-2.5.0.7-pulse.img
      – O resultado esperado será o referido no ponto 4 da mesma secção e deves continuar depois os pontos seguintes.

  182. Pedro Freitas says:

    Boas,

    fiz os passos todos que estão aqui. Mudei a rom e ficou perfeito. Excelente tutorial para iniciantes em mudanças de rom’s.

    Mesmo assim tenho duas questões, coloquei a versão mais recente da cyanogenMod, deste site http://download.cyanogenmod.com/?device=u8220&type=nightly, o ultimo que saiu.

    No entanto não sei colocar em Português o sistema, não sei se é possivel.

    E tambem não consigo colocar a câmara a funcionar, já tentei com a camera 360. e com o apk que disponibilizam mas não sei usar o terminal, o que tenho que escrever lá?

    Desde já muito obrigado e espero que não seja tarde demais para obter uma resposta 😀

    • Hugo Cura says:

      Aplico a mesma resposta que dei neste comentário.

      Não tenho experimentado as versões nightly que têm surgido, mas a CM7.2 do modaco tem funcionado bem.

      • Pedro Freitas says:

        Antes de fazerem alguma coisa leiam o meu post todo porque está meio confuso mas tambem não consigo organizar melhor.

        Já consegui resolver. Fiz assim e vou dizer como fiz:

        Fui aos forums da cyanogenmod e encontrei lá uma explicação.

        1ºfiz o que o Hugo Cura disse no tutorial, substituir o ficheiro .apk da camera mas depois desapareceu.

        2ºpeguei nos ficheiros que estão neste link: https://dl.dropbox.com/u/99010015/lib.zip
        São da minha dropbox, disponibilizo os mesmos do forum da cyanogenmod.

        3º substití os ficheiros em /system/lib

        4º para ter as permissões para substituir ficheiros no sistema, saquei o ES explorer do google play, depois nas settings na aplicação vamos a root setting e activa-se tudo, depois em principio o superuser vai perguntar se damos autorização e permitimos.

        5º como já disse, depois do passo 4, pegamos nos ficheiro que disponibilizei e substituímos onde já disse no passo 3.

        PS: A minha versão da Rom é cm-7-20120902-NIGHTLY-u8220.
        Penso que estou a dizer correcto mas é a ultima versão nightly que saiu. Não pensem que sou expert, apenas baseie-me no excelente tutorial do Hugo Cura para mudar o a1 e depois pesquisei sobre como resolver a camera.

        PS2: Ao fazer os passos todos a partir do 2º ponto, o apk da camara voltou a aparecer. Não sei se é obrigatório seguir o que fiz ou se simplesmente podemos começar no 2º ponto. Mas como disse não sou expert por isso não sei mas foi assim que voltou a funcionar.

        Os créditos desta forma de corrigir não são meus. No entanto Hugo Cura, se quiseres actualizar o artigo e colocar este método estás à vontade.

  183. Luís A. says:

    Boa tarde.

    Só agora experimentei passar da minha velha versão 2.1 (fornecida pela TMN) para uma 2.2 “da concorrência”.
    Ao aceder ao market pelo a1 não me surge a “Rom Manager” gratuita, pelo que parei logo todo o processo neste ponto.

    Acontece, ou aconteceu, a mais alguém? Suponho que o problema é ser uma app para a versão android 2.2, pois mesmo descarregando pelo Google Paly não consegui instalá-la (“Ocorreu um problema ao analisar o pacote”).

    Aguardo os vossos comentários.

    Abraço!

  184. Luís A. says:

    Hugo,

    Obrigado. Consegui instalar esta.

    Depois com mais tempo tento concluir o resto dos passos.

    Abraço!

    • Luís A. says:

      Boa tarde.

      Isto está mau…

      Realmente consegui instalar a Rom Manager 3.0.1.3. mas quando carrego no “Flash ClocworkMod Recovery” e escolho o Hauwei Pulse dá-me o erro “An error ocurred while flashing your recovery”.

      Tenho “root permission” ligada (fiz pelo z4 e até já fiz 2 “re-root”) e até já tentei pela “All ClockworkMod Recoveries”, escolhendo a 2.5.0.7, mas nada.

      Quanto ao link que me deixou para a recovery, não consigo fazer download pelo IE, só pelo Chrome. Passei para o cartão sd do meu a1 por usb, para a pasta “download”, e ao abrir pergunta-me se o quero fazer como texto, música, vídeo ou imagem, não consigo instalar. Tentando o download pelo a1 não dá (uso o browser que veio na rom 2.1 da TMN).

      É necessário instalar uma “recovery” primeiro? (Não está no tutorial acima) Ou a Rom Manager fá-lo automaticamente? (Não faz nenhum download, dá logo o erro)? É que leio “You must have the ClocworkMod Recovery installed to flash and restore ROMs”.

      Enfim, não sendo muito básico nestas coisas da informática, estou a sentir-me um bocado “nabo” em todo este processo, pelo que se me puder(em) dar mais umas dicas agradeço.

      Abraço!

      • Luís A. says:

        Olá mais uma vez.

        Respondo a mim próprio, depois de pesquisar ainda mais: usei uma versão ainda mais antiga da Rom Manager e lá consegui.

        Segui o tutorial mas usei a rom que disse estar a usar na resposta a Eloisa Casals acima exposta.

        Neste momento tenho a palavra “ANDROID” e um cursor a piscar no visor do meu a1 (depois de carregar no “menu” coemçou a piscar) e já assim está há bastante tempo (mais do que 10 minutos). Já me questionei se este não será mais um percalço nesta minha aventura… Já lhe retirei a bateria para recomeçar, mas continua “parado”.

        Só uma coisa que não vem neste tutorial e tive que me desenrascar (espero que não seja por isto que não funciona): depois de instalar tudo, pela ordem indicada não sabia como reiniciar o telemóvel. Recorri à tecla “voltar” e encontrei um “reboot” que selecionei para sair. Andará por aqui o meu erro?

        Abraço!

        • Hugo Cura says:

          Peço desculpa pela demora na resposta.
          O tutorial está completo, tem apenas o impasse da versão do Rom Manager que entretanto foi actualizada e deixou de ser compatível com o Android 2.1.

          Bem, ao abrir a recovery a primeira opção é “Reboot system”, não é assim não necessário escrever isso 🙂
          Retirar a bateria ia dar ao mesmo.

          Quanto ao actual sintoma, recomendo fazer um “wipe full/factory reset” e voltar a testar. Espero que não tenha esquecido de instalar o pack gapps: http://goo.im/gapps/gapps-gb-20110828-signed.zip

          • Luís A. says:

            Hugo, não está ao meu serviço em exclusivo:), não é necessário o pedido de desculpas.

            Pedir ajuda ´revelou o meu lado “preguiçoso”, é mais fácil do que ir tentando e procurando soluções.

            Creio que o meu erro foi tentar a CM 7.2 em vez da 6 aqui disponibilizada. Quando desisti e optei por esta última correu tudo bem e já tenho tudo a funcionar.

            Já agora, porque é que não deu para, com estes passos, instalar a CM 7.2? Há outro método? Confesso que não estou a gostar muito da 6…

            Muito obrigado.

            Abraço!

          • Hugo Cura says:

            O procedimento é o mesmo.
            Tendo acesso root e uma recovery clockworkmod, instala-se qualquer ROM da mesma forma, desde que seja um .zip.

            O guia original da ROM que sugeri é este.
            Depois aqui há várias ROMs disponíveis (nada de muito recente, é um smartphone fraquito e não “investem” muito nele).

            Continuam a sair versões oficiais CyanogenMod, embora que pouco trabalhadas. O dispositivo é Huawei U8220, equivalente ao U8230.

  185. cmendao says:

    Bom dia a todos,

    Gostaria de saber qual a room que na vossa opiniao acham mais estavel, consumidora de pouca bateria e que quase tudo esteja a funcionar dentro dos possiveis problemas que ja sabemos que existe com a camera.
    Abraço

  186. aasc says:

    obrigadeo pelas dicas ja ha muito k ando a estudar o assunto e ontem arriscaie e deu certo a ROM Manager tem k ser a v2.5.0.5 ou anterior a unica k aguenta o Android 2.1 uma pergunta:com a rom cyanogenmod 7.2 ou anderoid 2.3 agora instalada no A1 posso jogar todos jogos k google play desponiblisa ou tenho k instalar algum programa extra?

  187. aasc says:

    boas amigo Hugo,tenho a rom cyanogenmod 7.2 instalei swapper2 para aumentar memoria ram precisso instalar tambem o busybox ou esta rom cyanogenmod 7.2 n precissa

  188. joao says:

    depois de aparecer o ecra a dizer “Red Bull Mobile” como faço para voltar a arrancar o telemovel normalmente??

  189. joao says:

    nao utilizei o z4root pk nao consigo aceder ao telemovel nem pelo pc consegue aceder pk nao deteta o telemovel.
    depois de fazer pelo metodo do fastboot agora nao consigo sair do ecra do red bull mobile mal coloco a bateria fica sempre nakele ecra.
    como posso resolver o problema?

  190. Luís A. says:

    Olá a todos.

    Agora com a CM 6.1 mais “afinada” estou a ficar mais agradado, mas não consigo resolver um problema que me tem dado voltas à cabeça: adquiri um tablet Alexis RX5DC com Android 4.0.1 e quero partilhar a minha ligação de internet do meu a1 com este. Já tentei várias apps, tanto por BT como por Wifi, mas não consigo.
    1. Não era suposto a versão 2.2 do Android, na qual se baseia a CM6.1 fazer tethering wifi?
    2. A CM 7.2 faz o tethering?
    3. Há alguma app que funcione com o a1?
    4. Há alguma app que permita a partilha do sinal de internet por cabo USB como é possível para os computadores?

    A quem me puder ajudar deixo desde já um obrigado!

    Abraço!

    • Hugo Cura says:

      1- no que depende da versão “crua”, sim, mas isso depende de drivers/bibliotecas disponíveis na ROM e que devem ser compatíveis com o hardware
      2- sim, mas aplicam-se as mesmas restrições da resposta anterior
      3- sim, estas duas eu próprio já usei:
      https://play.google.com/store/apps/details?id=net.szym.barnacle
      https://play.google.com/store/apps/details?id=com.googlecode.android.wifi.tether
      4- sim, mas nunca testei:
      https://pplware.sapo.pt/portabilidade/proxoid-internet-no-pc-atravs-do-android/

      • Luís A. says:

        Olá Hugo e mais um obrigado.

        Já testei o wifi tether e o Wireless Tether (dos mesmos criadores, o 1º é a versão 3.2 beta2 e o segundo é a 2.0.7) e não consegui partilhar a ligação do a1 com o meu tablet. Toco no ecrã para o ativar e ele liga-se. O problema é que o tablet não capta o sinal, faço uma busca e não aparece na lista de sinais disponíveis. Tentei como “auto” e “generic” no “device profile”. Fui mudando algumas opções e nada. Até já tentei esta solução “adaptada” à TMN (aparace nos comentários à app no google play):
        “… Dica: para users da TIM, vá em Menu>Config>Redes sem fio>Redes móveis>Nomes dos pontos de acesso>TIM internet , e modifique o [Nome} para “Internet” e o [TIPO APN] de default, basta apagar tudo…” Não resolveu!

        Quanto à ligação via USB é para ligar ao tablet e não ao PC. Há alguma? Com o PC consigo facilmente (pelo menos quando tinha a rom original da TMN, não experimentei ainda com a CM6.1) usando o software que vem no cd que acompanha o a1.

        De qualquer forma vou tentar as 2 de novo e mexer mais um bocado nas configurações (se o Hugo consegue usar esta app e tem a CM6.1 como eu deve-me estar a falhar algo).

        Grande abraço!

        • Hugo Cura says:

          Não, tenho a CM7.2.
          Esse problema deve dever-se à ligação criada pelo telemóvel: em vez de ser uma ligação WiFi normal, é uma ligação ad-hoc, que não é reconhecida pela maioria dos Androids.
          Existindo as bibliotecas correctas, será possível criar a ligação WiFi normal. É uma questão de pesquisar.
          As keywords “t-mobile pulse u8220” podem ajudar pois existe mais conteúdo para esse modelo, que é equivalente.

  191. Luís A. says:

    Hugo,

    Pesquisei segundo a sua sugestão de ser uma questão relacionada com o reconhecimento da rede ad-hoc e estou convencido que é isso.

    (Estou meio a “responder” e meio a “perguntar” para partilhar o que descobri e poder ajudar quem estiver com as mesmas dúvidas.)

    Descobri formas de fazer com que os aparelhos com a versão 4 do android reconheçam a rede ad-hoc quando se partilha o sinal a partir de um computador, mas a partir de um telemóvel não se encontra grande coisa.

    Descobri uma aplicação que poderá funcionar, mas não tenho acesso root no meu tablet (ainda é recente e não quero estar já a “inventar” muito por causa da garantia) o ZT-180 Adhoc Switcher (está no market). Alguém conhece e/ou já experimentou?

    Se eu quiser avançar com o “root” no tablet, se instalar o z4root consigo depois “apagar o rasto” para não ter influência na garantia do aparelho?

    Acredito que haja um método para fazer um backup tal como recomenda para o a1 antes de instalar outra rom, mas no clockwork não encontro o Ntech Alexis RX5 (ou mesmo o “PIPO M1” como encontro o “pulse” para o backup do a1). A que outros programas poderei recorrer?

    Sabendo que já estou a abusar da sua simpatia e atenção, ofereço-lhe os meus préstimos noutra área em que possa ajudá-lo para tranformar este “parasitismo” numa “simbiose” 🙂

    Grande abraço!

  192. Luís A. says:

    Boa tarde.

    Obrigado Hugo. Tenho feito o “trabalho de casa” e já tinha visto o site que indicou.

    Entretanto vi um método neste site http://androidtablethacks.com/android-tablet-hacks/how-to-enable-adhoc-wifi-on-android-tablets/ e talvez o tente. Creio que até o sugeriu noutro post aqui no pplware.

    Entretanto disseram-me que o Jelly Bean suportaria ligações a redes ad-hoc, mas, pelo menos no google nexus, não é possível.

    Sendo assim devo começar por atualizar o alexis para o 4.1 e ver se é ou não possível. Se não for devo tentar o método explicado no site que referi ou fazer o root e tentar o zt-180.

    O SuperOneClick é um programa do género clockworkmod?

    Mais um obrigado e um abraço!

  193. Luís A. says:

    Olá Hugo.

    Sempre a aprender, obrigado!

    Mais um grande abraço!

  194. Junior Batista says:

    Olá Hugo, estou com um problema.
    tenho um Huawei u8230 fiz um procedimento da pg1 como vc mencionou, so que quando instalei ele reiniciou e não consigo mais liga-lo ele reinicia e fica na tela de ecra, com o nome android, não saindo mais fiz o procedimento da pag2 de reinicialização de sistema mais não tive exito pois não consigo liga-lo pelo outro procedimento. Agradeço dês de já.

    • Hugo Cura says:

      Nessa caso há duas soluções:
      – iniciar na recovery e escolhe “Wipe full/factory reset”
      – fazer o último procedimento da página 2 – Reverter toda e qualquer alteração ao sistema

      Para ligar o smartphone no modo upgrade basta carregar nas teclas DESLIGAR CHAMADA + VOLUME UP e só depois POWER. Não deve largar nenhuma delas enquanto não surgir imagem no ecrã.

      • Junior Batista says:

        Desculpe Hugo esta te incomodando, só que não consegui realizar a ação recovery pois ainda sou leigo, e quando refiz o firmware update step 2/2 acontece um erro e aparece Update failed antes da conclusão. Fica ate um tempo ai eu tirei a bateria e ele não iniciou mais cara, estou com muitos problemas aqui não consigo fazer nada com ele, não inicia não liga so da erro! me ajuda ai por favor.

        • Hugo Cura says:

          O update falha porque não deve ter sido copiado correctamente para o cartão SD:
          – Fazer o download do update oficial da TMN, descompactar e copiar os ficheiros UPDATA.APP e userdata.hwcfg para uma pasta no cartão SD com o nome dload;

          Alternativamente, para iniciar na recovery deve ser utilizada a combinação de teclas MENU + DESLIGAR CHAMADA + POWER, e não devem ser largadas até que surja imagem. Depois escolher “Wipe data/factory reset”.

          Isto é tudo muito simples, não há que complicar, basta seguir o passo a passo com atenção.

          • Junior Batista says:

            cara não sei o que de errado estou fazendo fiz tudo direitinho como vc falou, o problema e que ele não esta atualizando e agora ele ta travando no tutorial inicial do android, será que eu danifiquei permanentemente o aparelho? tenho alguma outra opção fara isso?

  195. Julien Fernandes says:

    Boas,

    Fiz o procedimento todo e está tudo bom excepto que tanto no market como pela google market algumas aplicações dizem que não são compatíveis com o meu telemóvel com o facebook, gesture search, vi ai em cima 2 comentários a falar sobre isso mas não vi soluções, alguma coisa que possa fazer ? A rom e a CM 6 já agora.

  196. Edgar says:

    Boas, eu instatei. Mas quando fui ver a versão do android, mostrou-me na mesma o 2.1.
    É normal? Ou tinha de ficar 2.2 mesmo?

  197. Edgar says:

    Ok, obrigado.

  198. Paulo says:

    meu u8230 nao quer atualizar hugo isto fica parado a dizer o que devo fazer ?

  199. André says:

    Viva!
    Antes de mais parabéns! O guia está mesmo muito bom e muito completo! Sendo eu um leigo nestes assuntos, consegui fazer tudo e bateu tudo certo, tenho o tlm a funcionar correctamente 🙂
    No entanto, gostaria de saber se é possível alterar isto:
    Dantes, quando se carregava no 1º botão do lado direito (o que tem o símbolo do telefone virado para baixo), este remetia-nos para o menu principal do tlm (para o desktop). Mas agora, com esta nova versão, esta tecla bloqueia o teclado em vez de ir para o desktop. Isto torna-se um pouco frustrante pois não temos maneira mais directa de voltar para o desktop. Existe maneira de alterar a função desta tecla para o que pretendo?
    Desde já obrigado e mais uma vez parabéns pelo excelente guia!

  200. Andre says:

    Eu gostaria de saber as roms necessarias para um moche script 64, visto q utiliza sistema android e tem um processamento de 900Mhz a 1800Mhz..sou leigo nisto de telemoveis..ja brickei 2 e desta vez nao qeria xd o problema e q nao consigo calibrar o ecra porque o calibrador bugou e fica horas a ”mandar me tocar aqui e ali” dsd ja obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.