Já tem um Raspberry Pi 3? Ligue-o à rede sem fios
A Raspberry Pi Foundation lançou o Raspberry Pi 3, que é 10 vezes mais rápido que a primeira versão lançada há 4 anos. Esta versão destaca-se ainda por ter já suporte nativo para ligar a redes sem fios.
Hoje vamos aprender como ligar o Raspberry Pi 3 a uma rede sem fios. Se ainda não tem um RPI3, veja aqui a nossa promoção.
Se antes era preciso uma dongle Wifi para ligar o Raspberry Pi a uma rede sem fios, agora com o Raspberry Pi 3 já não é necessário pois esta versão já uma interface wireless integrada e pronta a funcionar.
A configuração para acesso à rede poder ser realizada através da linha de comandos ou então usando um ferramenta que já possua interface gráfica como é o caso do Wifi Config. Hoje vamos ensinar como o fazer através da linha de comandos. Para isso basta seguir os seguintes passos:
Passo 1) Actualizar o sistema
sudo apt-get update sudo apt-get upgrade |
Passo 2) Configurar rede sem fios
Para configurar a rede sem fios vamos abrir o ficheiro /etc/wpa_supplicant/wpa_supplicant.conf (podemos usar o editor vi ou nano, pro exemplo) e indicar qual o SSID e chave da rede. A configuração deverá ser algo do tipo:
network={ ssid="SSID" psk="WIFI PASSWORD" } |
Onde o SSID é o nome da rede e WIFI PASSWORD a password de acesso à rede. Depois de realizada a configuração, devem desactivar a interface wireless e em seguida voltar a activá-la usando os seguintes comandos:
sudo ifdown wlan0 sudo ifup wlan0 |
E está feito, é só isto! Num próximo tutorial vamos ensinar como ligar a uma rede sem fios usando uma ferramenta com interface gráfica. Até lá mantenham-se sincronizados.
Este artigo tem mais de um ano
eu nºao entendo essas cenas do raspberry pi, quer dizer, estou sempre a ouvir falar dessa treta, mas o que é na realidade? para que serve?
mini PC.
Peço desculpa pelo comentário mas isso é preguiça pura. O tempo que demoraste a escrever isso é o mesmo que escrever raspberry PI no google, abrir uma pagina e ler o que la está…
+1
+1
por acaso foi falta de tempo na altura mesmo Rui 😛
tinha de sair e para manter “track” do post para ver mais tarde escrevi isso 😀
e sim, tenho bookmarks, mas tinha de ir às definições do browser para ativá-las e optei por esta opção, aproveitando para tentar saber um pouco mais ;D
+1
Bem, entendo a tua confusão.
O que é? “Raspberry Pi é um computador do tamanho de um cartão de crédito(…)” https://pt.wikipedia.org/wiki/Raspberry_Pi
Para que serve?
Bem serve para MUUUUUUUUUITA coisa. Até serve para seres criativo, tipo comprar um, instalar o sistema operativo, instalar um browser e finalmente procurar no google “Rasbery Pi – Projects”. Caso existam dúvidas no inglês sempre podes abrir mais uma janela do browser e usar o google tradutor.
Olá,
Dá para ligar a uma rede meo Wi-Fi hotspot?
Não vejo pq não
Sim, no caso da meo Wi-Fi hotspot deves ligar-te à rede sem PW. Depois fazes a autenticação via browser.
Por que este equipamento não é apresentado em um gabinete ou caixa apropriados? Ficaria bem mais atraente e profissional, do que mostrado apenas “crú”, sem uma aparência dígna….
e tem caixa mas é vendida á parte do aparelho
Em relação ao meo. Posso me autenticar no browser e depois entrar no Kodi?
Podes. Aliás… existe um addon para o Kodi que serve para isto mesmo, para fazer login nas redes MEO ou NOS.
Excelente noticia :). Qual como se chama?
Ainda existe? Qual o nome?
Para um jogo 100% realizado em SDL 2 (este corre de modo aceitável no meu PC, com um processador AMD A6-3500 a 2.10Mhz antigo e tenho uma gráfica que é uma AMD Radeon HD 6530D também antiga).
– A velocidade de um Raspberry Pi 3 seria suficiente para o suportar?
(Estou a pensar numa “máquina de jogos” de “trazer por casa”. E óbviamente que teria de o compilar para o GNU/Linux que é o sistema operativo do RPi3, pois tenho-o compilado só para o Windows que tenho neste PC, mas isso não seria problema)