IE: Veja as extensões gulosas por memória no seu browser
Apesar de estarem presentes na grande maioria dos browsers, as extensões não têm o mesmo impacto em todos os browsers. Esta diferença pode ser bem explicada pelo tipo de utilizadores que abraçaram esses browsers e a presença do Internet Explorer nesse grupo confirma parte dessa ideia.
Mas mesmo com alguma escassez de extensões, o Internet Explorer pode usá-las e também aqui podem surgir problemas. No seguimento das dicas dadas para o Chrome e para o Firefox, atacamos hoje os problemas das extensões no IE e vamos explicar como as avaliar.
O browser da Microsoft tem disponível a capacidade de usar add-ons, mas a oferta que tem é demasiado reduzida face ao que se esperaria.
É certo que quando comparado com o que a concorrência oferece, os add-ons para o IE são residuais e pouco atractivos.
Ainda assim é possível usar algumas extensões neste browser, dando-lhe funções adicionais e alargando a sua usabilidade para outros níveis.
E tal como a concorrência, também o Internet Explorer pode sofrer de problemas se forem usados demasiados add-ons ou se estes não tiverem sido criados para usarem os recursos de forma inteligente e bem regrada.
Vamos por isso ver qual a forma de identificar os add-ons que estão a consumir recursos de forma anormal e que podem e devem ser eliminados.
Identificar as extensões que mais recursos consomem
Ao contrário dos browsers que antes analisámos (1,2), o IE não tem qualquer ferramenta que possa ser usada, interna ou externa, para avaliar os consumos de memória ou de CPU.
Ainda assim a Microsoft dotou o Internet Explorer de uma simples ferramenta que dá alguma informação ao utilizador. A filosofia usada é um pouco contrária aos restantes browsers e avalia as extensões pelo tempo que levam a ser carregadas.
O próprio IE faz essa avaliação sempre que é iniciado e informa o utilizador sempre que os valores obtidos ultrapassam as métricas de tempo definidas.
No entanto é possível a qualquer momento os utilizadores avaliarem os tempos que as suas extensões estão a demorar para carregar.
Para isso acedam ao menu do IE e procurem a opção Gerir suplementos. Ao escolherem essa opção vai ser aberta uma janela onde podem encontrar todos os add-ons e outros elementos que tenham instalados.
O que procuram são as Barras de Ferramentas e Extensões, onde vão poder encontrar as que estão em uso. Com essa informação presente, procurem agora a quinta coluna onde vão poder ver o tempo de carregamento. Quanto maior esse tempo, mais recursos consome e mais lento se torna o arranque do browser.
Desactivar extensões no Internet Explorer
Agora que reuniram a informação sobre as extensões que estão a atrasar o IE, devem tratar de desactivar as que não são necessárias e que estão a consumir desnecessariamente recursos.
Na mesma janela onde viram a informação referente às extensões vão encontrar o que precisam. Escolham uma extensão e vão ver surgir na zona inferior da janela o botão Desactivar.
A sua sua função é óbvia e trata de remover essa extensão da utilização do Internet Explorer.
Repitam este procedimento para cada uma das extensões que querem desabilitar e no final terminem o processo com o clicar do botão Fechar.
Notem que é normal ao desabilitarem um add-on terem alertas de dependências e de outras extensões serem também desabilitadas.
Mesmo sendo um browser com uma ideologia diferente no que toca à utilização de extensões, o Internet Explorer tem as mesmas ferramentas disponíveis que os restantes browsers.
Também sofre de problemas associados a estas adições, e tal como os restantes fornece ferramentas para ajudar a resolver os seus problemas.
Façam esta limpeza no vosso Internet Explorer e vejam-no tornar-se um browser mais rápido a responder e com uma nova vida.
Este artigo tem mais de um ano