Google Drive: Como transferir ficheiros de uma conta para a outra
O Google Drive é um dos mais completos serviços de cloud do mercado. Tem uma oferta de 15 GB dos quais fazem parte o Gmail, Google Photos e os próprios ficheiros de PDF, Documentos, Folhas de cálculo, entre outros. No entanto, estes 15 GB, por conta desta distribuição, podem sumir-se rapidamente. Uma forma de se manter a utilizar o serviço sem ter que pagar por espaço extra é, por exemplo, ter outra conta Google.
Para efetuar uma transferência de ficheiros entre contas, hoje explicamos como deve proceder.
A transferência de ficheiros entre contas no Google Drive é útil em diversos casos. A questão de gestão de espaço já referida pode ser uma delas. Mas poderá ser útil para fazer transferências com outros utilizadores do serviço.
Para proceder à transferência dos ficheiros entre contas sem ser necessário fazer download, seguido de novo upload, deverá seguir os seguintes passos.
Como transferir ficheiros de uma conta para a outra no Google Drive
Contando que a transferência é feita entre uma conta principal e uma secundária, deverá então abrir a conta principal. Associada ao e-mail principal.
Para alternar entre contas de e-mail, deverá clicar sobre a foto, no canto superior direito e selecionar a conta pretendida, caso tenha o login feito, caso contrário também o poderá fazer, nesse mesmo sítio.
Em seguida deverá selecionar a pasta ou ficheiros que pretende então transferir entre contas. Depois de selecionadas, basta clicar com o botão direito, seguido de "Partilhar" ou "Share".
Depois deverá escolher o e-mail para onde partilhar e aceder às definições avançadas, no canto inferior direito, em "Advanced". Depois de efetivar a partilha, deverá editar as definições deste novo e-mail para "Is owner" (É dono).
Ao aceder à conta secundária (como mostra a primeira imagem) irá então encontrar os ficheiros partilhados, já propriedade dessa mesma conta.
Agora, na conta secundária, deverá selecionar os ficheiros e efetuar uma cópia. Clicando com o botão direito do rato e selecionar a opção "Fazer uma cópia".
Feito este processo, basta aceder à conta principal e eliminar os ficheiros já devidamente partilhados e copiados na conta secundária.
Este artigo tem mais de um ano
Boa dica, vai me dar jeito os 15 gb estão quase cheios e não me tinha lembrado dessa “manha”.
Que tal abrir conta no MEGA e ter 50 GB?
Ou com uma Raspberry Pi, um disco rígido e a Owncloud e criar uma solução própria de armazenamento?
Mesmo vocês (PPLWARE) têm bons tutoriais:
https://pplware.sapo.pt/informacao/tutorial-raspberry-pi-crie-a-sua-propria-cloud/
Só uma sugestão.
Fazemos rolar tudo à volta da Google e existem mil e uma soluções alternativas.
uso bastante o copy folder, em geral pra pegar coisas que acho interessante que são compartilhadas via drive e copiar para o meu próprio drive.
Muito boa informação.
Obrigado pplware
🙂