Pplware

Veja como guardar a sua galeria do Google Fotos na Google Drive

Tal como previamente anunciado pela tecnológica norte-americana, os serviços Google Fotos e Google Drive deixaram de trabalhar em uníssono. Os motivos para tal prenderam-se sobretudo com a simplificação de ambos. Além de se evitar a redundância de certos aspetos e funções dos mesmos.

Felizmente existe ainda uma forma de guardar toda a galeria do Fotos no seu Google Drive.


Temos sentido nesta empresa uma tendência para encerrar serviços e funções, por vezes sem grande justificação aparente. Veja-se, por exemplo, o Trips, ou o Inbox, ao passo que a sua rede social (GPlus) efetivamente não tinha uma base significativa de utilizadores.

A sincronização entre o Google Fotos e o Google Drive

Já, por sua vez, a opção de sincronizar e armazenar automaticamente as fotografias do Google Fotos na Google Drive era algo de útil. Ao propósito, apontamos que esta função foi introduzida com a disponibilização ilimitada de armazenamento em alta qualidade na cloud da tecnológica.

Em comunicado, a empresa afirmou o seguinte:

A partir de julho (10), as novas fotos e vídeos submetidas no Drive não aparecerão automaticamente no Fotos. De igual modo, o novo conteúdo adicionado ao Fotos não aparecerá de forma automática no Drive. Assim, os itens que remover num dos serviços não serão eliminados do outro. Esperamos assim evitar remoções acidentais de material.

A medida, contudo, não foi bem acolhida por alguns utilizadores do serviço:

 

Posto isto, se quiser guardar todas as fotografias no serviço de armazenamento da empresa temos que tomar alguns passos. O resultado final é similar, mas passa agora a ser mais trabalhoso mas, antes de mais, recapitulemos as opções de salvaguarda dos ficheiros.

O que muda para o utilizador?

Para o utilizador, os arquivos de imagem continuarão alojados em alta-qualidade no serviço da empresa. Aqui sem qualquer custo, ou alteração. Além disso, esta opção não ocupará espaço na cloud da tecnológica norte-americana. O que muda é a forma como pode fazer os backups, agora manuais.

De igual modo, se no passado já tinha sincronizado e guardado imagens no serviço de armazenamento elas continuam lá. Isto é, encontrará uma mesma pasta com os ficheiros transferidos automaticamente de um serviço para o outro. Assim sendo, não deverá ter qualquer fotografia perdida.

Já em seguida pode ver os passos sequências para, através da app geral da tecnológica norte-americana, poder fazer este backup. Assim, em primeiro lugar deverá localizar a aplicação Google, identificada pelo logótipo da marca, o colorido “G”.

 

Agora, clique no ícone da sua imagem de utilizador, por norma uma miniatura da sua fotografia. A mesma está presente no canto superior esquerdo, logo ao lado do seu nome e email. Agora, ao tocar na imagem verá um novo botão “Gerir a Conta Google”, selecione-o, tocando no mesmo.

Vamos guardar as imagens do Google Fotos no Google Drive

Assim que a página inicial da conta for apresentada, navegue de “Página inicial” para “Dados e Personalização”. A saber, encontrará este menu logo abaixo do cabeçalho em carrossel com as várias seções, sendo esta a terceira. Em seguida, desça um pouco dentro dessa seção até à área “Aquilo que cria e faz” e deslize da direita para esquerda até encontrar o ícone do Google Fotos, toque nele.

Estará, portanto, dentro do Painel de Controlo, após ter selecionado o ícone referido. Em seguida, deslize até ao final dessa página (3.ª imagem da galeria abaixo), até encontrar a opção “Transferir os dados”. Agora, selecione essa opção.

 

 

Encontrará, em seguida, a opção de criar um arquivo com os seus dados (neste caso as fotos). O mesmo pode ser personalizado, devendo o utilizador selecionar que pastas, imagens únicas e tipos de ficheiros quer incluir. Ao mesmo tempo, pode ainda selecionar o tipo de exportação, bem como o seu tamanho.

Criado o arquivo, guarde-o no Google Drive

Assim que todas as configurações estiverem ao seu gosto, crie o arquivo. Este processo pode demorar vários minutos, ou mesmo horas e dias consoante o número e tipo de fotografias, ou vídeos. No entanto, assim que este arquivo estiver criado faça o download do mesmo, neste caso para o smartphone.

Por fim, terá apenas que fazer o seu upload para o serviço de armazenamento da empresa. Mais uma vez, este processo pode demorar, consoante o tamanho do ficheiro gerado. Aqui aconselhamos que faça este procedimento através de uma ligação Wi-Fi.

Alternativamente, existe também a opção de utilizar a “Cópia de segurança e sincronização”. Através desta ligação encontrará a ferramenta, manual, para Windows e Mac. A partir daí poderá selecionar especificamente os ficheiros que quer guardar, num ou noutro serviço da Google.

Leia mais…

 

Exit mobile version