Gmail – Conversa por voz e por vídeo
E se conseguisse conversar com vídeo e áudio através do Gmail? Bem, isso já é possível. A Google lançou hoje o seu serviço de conversação através de voz e áudio. À primeira vista não parece nada inovador, se não fosse o facto de poder ver as imagens através de uma janela na caixa de entrada de e-mail.
É verdade que existem outras aplicações que fazem algo parecido, mas é necessário sempre instalar algo no computador, e aqui a Google é inovadora, pois o seu serviço é 100% baseado na Web.
O facto de ser baseado na Web é extremamente vantajoso, pois assim evita qualquer tipo de incompatibilidade com Windows ou outros sistemas operativos. _______________________________________________________________________________
Como a implementação começou hoje, é provável que ainda não esteja disponível na sua caixa de correio Gmail, mas se quiser antecipar-se pode sempre instalar o plugin. Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux Download: Plugin para o Gmail Video Chat [746.18KB] Homepage: Gmail - Conversa por voz e por vídeo
Este artigo tem mais de um ano
Estes gajos da google estao sempre a surpreender me 😀 nao tarda em vez de instalar o cod e jogar no pc, jogo logo sem instalar nada a partir do google…
Estes gajos sao os maiores
vc só pensa em jogo e?? vc nao sabe que o google e um risco? crianças asseçam videos de sexo e vc so pensa em jogo a vida naum e so jogar jogar e sim se ligar
Estes não inventam nada de novo. O pessoal anda por aí e o google isto e aquilo… ok tudo bem… os tipos fazem-me lembrar os japonoses com os carros. Eles não inventaram a roda nem o motor apenas aperfeiçoaram o que já por aí anda. Mas para os google fan boy isto é uma grande novidade.
É realmente uma mais valia significativa. E, tal como foi dito, o facto de este ser um serviço que funciona totalmente independente do SO apenas pode ser saudado e muito. Trabalhando diariamente em aplicações web bem sei dar o valor a estes senhores.
Isto deve de estar cheio de javascript até ao tutano pelo que mesmo assim fico com meio pé atrás quanto ao desempenho de todo o sistema. Só não fico com o pé todo atrás porque estamos a falar do Google 😉
[ http://www.revolucaodigital.net ]
epah..
“O facto de ser baseado na Web é extremamente vantajoso, pois assim evita qualquer tipo de incompatibilidade com Windows ou outros sistemas operativos.”
é quase isso..
“Video not supported on this OS”
como so apareceu hoje pode ser que isto entretanto seja resolvido.
o skype também resolve os problemas do sistema operativo e nao precisa de ser web based:) uso-o quase todos os dias para fazer videochamadas de linux para clientes windows.
A funcionalidade é porreira mas como sempre o pessoal do pinguim fica a ver navios -.-
Grande malha …
gostava de perceber um pouco melhor como e que eles fazem isto sem plugins …
é que segundo os meus conhecimentos o browser tem de ter acesso a um elemento de hardware do PC …. hummm isto parece-me muito pouco seguro :@
ou estarei enganado ??
o Meebo já faz isto há muito tempo…. e não é preciso instalar nenhum plugin, nada mesmo… isto não tem nada de inovador
Bem, confesso que fiquei impressionado! Pode não parecer nada de novo assim à primeira vista, mas de facto é algo inovador não sendo preciso instalar qualquer plug-in! O Flash já permite fazer isso, mas lá está, o Flash é um plug-in, apesar de estar instalado em quase todas as máquinas 😛
_________________________
http://onlinestuff.blogs.sapo.pt
Caríssimos…
Não sei onde vocês obtiveram essa informação de não ser necessário instalar nenhum plugin, já que no próprio site do GMail avisa explicitamente que é necessário instalar o plugin deles….
E lá também avisa que a versão para Linux ainda não está disponível…
cumps
People:
é necessário instalar um ficheiro existente em http://mail.google.com/videochat
Ainda assim, é muito útil e simples de usar! É por isso que gosto do Google!
BOAGIAR ?
TUDO BEM
“mas é necessário sempre instalar algo no computador” é muito diferente de instalar um plugin no browser!!
Quando o pplware referiu essa frase, era relativamente a software, ou seja, que é necessário instalar software no computador.
Quanto a quem critica por “não ser inovador”, acho piada… já referi anteriormente numa resposta a uma comentário de que “não ser inovador” é mau, não concordo, porque é concorrência! Com a vossa mentalidade, não tínhamos mais do que Fords, etc. porque são sempre “carros”, não “inovam” em nada…. abram os olhos para VER, não para CRITICAR à toa, auto-destrutivamente (sim porque com essas críticas só dão mau nome a vocês próprios…).
Cumprimentos
Acabei de ler que o Google usa a tecnologia Vidyo. Entretanto fui saber que empresa era essa e vi que têm boa reputação.
Vejam este vídeo que mostra a diferença da tecnologia usada pela Vidyo:
http://www.vidyo.com/in_action.html
Ainda não experimentei o video por não ter ninguém online na minha lista de contactos, mas é ferramenta que vou usar.
A propósito dos comentários
Sugestão: evitem comentar comentários, pode ser que assim outros comentadores mais críticos sigam outro exemplo… eu falo por mim 😉
@Vitor enviei-te um “gmail” com o artigo do USB 3.0. espero que o endereço seja o correcto!
@ Bruno Bernardino
A crítica é simples… quando dizes “mas é necessário instalar algo no computador” é bom que não te esqueças que um plugin Flash é para o browser… e já existem bastantes serviços na web que fazem isso, o que não me parece nada diferente disto do Google…
Agora, se me disseres que isto é uma estratégia da Google para criar uma plataforma deles para meter em Androids e afins, e assim não ter de depender de terceiros.. aí já concordo! Agora dizer que este serviço é inovador é errado… mas pronto é o meu ponto de vista. Respeito os outros pontos de vista e aconselhava-te a fazer o mesmo antes de chamar os outros de auto-destrutivos…
Ninguém está a dizer que a concorrência não é bem-vinda…
cumps
@dajosova
Se eu comentasse todos os comentários que considero impróprios, era um trabalho full-time… comento apenas quando acho mesmo necessário (ou quando estou com menos paciência também).
@Pedro Silva
1. O plugin é diferente, logo, algo será melhor/pior (logo, diferente).
2. É inovador no sentido em que o GoogleTalk não tinha essa opção e era requisitada por muitos utilizadores. É inovador na forma fácil como tens acesso a esse modo de conversa.
3. É inovador na medida em que é um passo em frente para a tal possibilidade de integração em outros SO’s mobile, etc.
4. Respeito pontos de vista, desde que sejam fundamentados e façam sentido, não respeito comentários do tipo “isto não vale nada”.
5. Tens razão que ninguém disse isso da concorrência directamente, mas quando aparece algo “novo” (que já exista de outra forma ou fornecido por outra empresa) e criticam porque não fazem nada “de novo”, vejo isso como uma afronta à existência de concorrência, ficando “no ar” aquela sensação de que “o que existe funciona, não façam mais nada do género, façam outras coisas”.
Cumprimentos
Quando há uma inovação tecnológica ou uma aplicação que faz uma coisa nova há sempre aquele grupinho irritante de pessoas que adoram falam mal e dizem “Ah e tal o XXX já fazia isto há muito tempo, não é novidade nenhuma”, mesmo que a aplicação não tenha nada a ver. O interessante é que são essas mesmas pessoas as primeiras a experimentar e a gostar do conteúdo…
Mais irritante que isto só os que passam a vida a comparar Windows e Linux. Haja paciência.
Só falta o link para Mac no artigo… Acho que é um grande ferramenta.
Agora só falta o suporte para chat para o google talk, pois é muito superior ao Messenger e compatível com o iChat
Bom, ainda nçao exprimentei, mas pelo que li, parece que sempre existe um plug-in … estava a achar muita fruta aceder via Javascript a um hardware 😛 isso sim era insegurança….
Desculpem mas a inovação aqui não é o ser Web Oriented mas sim no facto de estar “encastrado” com o o mail, isso sim é a mais valia, pois caso não tenham reparado ainda a concorrencia do Google é a Yahoo e a Microsoft(com o Hotmail) e não as aplicações desktop, sejam elas Linux ou Windows… logo relativamente â sua concorrencia, a Google VOLTOU A INOVAR …
Muito bom!
Dizem que são os Google Fanboys, que são os Apple Fanboys, mas no entanto são duas marcas em que podemos confiar, e acreditar muito mais que as outras que andam ai, nomeadamente a Microsoft, e claro quem fala de Microsoft fala de Windows, e afins…
E foi como o Voyager disse, mais irritante são os que passam a comprar Windows, Linux, MacOS…
Concordo plenamente com o Bruno Bernardibo.
Não funciona no Opera… :/
O plugin aparece em opera:plugins mas como sempre os web designers ignoram a minoria que usa opera… :/
Para além deste “pequeno” problema, funciona muito bem!
Normalmente evito este tipo de conflitos mas desta vez lá terá de ser…
Como já foi referido em vários comentários a Google não está a oferecer nada de novo…
O meebo (http://www.meebo.com/) já oferece o mesmo serviço há anos sem necessidade de plugins, além de suportar vários protocolos, sendo eles:
google talk, msn, aim e yahoo.
Não se trata de criticar ninguém por oferecer mais um serviço mas sim de fazer justiça a outras companhias tanto ou mais inovadoras do que a Google.
Pessoalmente estou farto de toda esta publicidade sensacionalista que tanto se faz à Google, pois existem alternativas muito superiores a quase todos os produtos que esta empresa fornece…
Quanto ao facto de passarem a fornecer este serviço, acho muito bem e acho que poderá ser útil a muito boa gente, volto a frisar, contudo, que não é nenhuma inovação além de não ser, de longe, a melhor oferta deste género…
Fiquem bem…
Realmente não parece nada de muito inovador, principalmente quando se trata de um “serviço de conversação através de voz e áudio”…. actualmente já existem serviços de conversação de vídeo e áudio….
Google sempre à frente na inovação…;)
Grande Abraço
Inovação era se não precisasse de webcam 😀
acho interessante , pena não conseguir no opera funcionar
no IE7 funciona,
mas eu uso o opera e ali n funciona
alguém já testou no firefox?
É preciso ver!…Ver! E o google dá uma mãozinha – chama-se a isto democratizar o “videofone”.
Boa!