Fotografia para totós: Conceitos básicos
A fotografia é um mundo e todos os dias há quem o queira descobrir. Mas sem conhecermos os conceitos mais básicos, não é possível retirar dele o máximo partido.
Conhecer o básico faz com que quem está atrás da máquina consiga aproveitar cada momento, cada ponto de luz e cada segundo de tempo para obter o melhor resultado e a melhor memória fotográfica.
Vamos hoje explicar melhor alguns dos conceitos básicos da fotografia. Estes conhecimentos servem para qualquer tipo de fotografia, até mesmo para quem se começa agora a dedicar à fotografia captada por smartphones.
Cada vez mais as aplicações móveis nos oferecem uma panóplia de funções e é assim que têm aparecido os profissionais nesta área. Por isso, se acham que saber o que é o ISO ou a distância focal é apenas para profissionais, desenganem-se.
#1 Luz
Uma fotografia não é mais do que um desenho de luz. O que isto significa? Para a fotografia ser captada é necessário que exista luz natural, artificial ou a junção de ambas. A luz natural é a mais aconselhada para uma foto perfeita, no entanto, nem sempre é possível e podemos sempre utilizar a luz artificial para complementar alguma falha de luminosidade.
A luz é o mais importante de uma fotografia, sem luz temos apenas uma imagem preta e com luz em demasia temos o oposto. É necessário saber avaliar e combinar as luzes que temos à disposição.
#2 Exposição
Existem 3 tipos de exposição e 3 parâmetros que os definem. Uma fotografia poderá estar sobre-exposta, o que significa que tem luz a mais e estará queimada, ou sub-exposta que ao contrário da anterior estará com luz a menos e por isso mais escura. Mas o ideal será conjugar de forma perfeita os 3 parâmetros e conseguir a exposição perfeita e a foto tal como a idealizámos.
Parâmetros de exposição:
- Velocidade do obturador;
- Abertura do diafragma;
- ISO.
A isto chamamos o triângulo de exposição e é com ele que conseguimos a nossa foto perfeita. Sem esquecer que há momentos que pretendemos que a foto seja sobre-exposta em alguns locais. As imagens seguintes irão ilustrar uma ligeira sub-exposição e uma grande sobre-exposição.
Já na imagem que apresentamos de seguida, existe um pouco do monumento em sub-exposição para cumprir com o objectivo, ficar com as cores do pôr-sol.
#3 ISO
Mudar o ISO de uma fotografia é o mesmo que regular sensibilidade do sensor à luz. Assim, se aumentar o ISO, irá fazer com que a luz que entra na lente seja maior e terá como resultado uma foto mais clara.
O problema existe quando se muda o ISO de uma forma desaconselhada para a foto que pretendemos fazer, a imagem poderá ganhar demasiado grão. Assim ficará uma fotografia com demasiado ruído e deixa assim de ter a qualidade que com toda a certeza gostamos que as nossas fotos tenham.
Nos exemplos abaixo, a primeira foto tem o ISO a 100 e a segunda está a 6400. Como podem verificar, em ambas existe demasiado grão quer na fita quer a madeira.
Algumas dicas sobre o ISO:
- Aumenta a sensibilidade do sensor à luz;
- Quanto maior o ISO maior o ruído;
- Fotos com mais luz = Fotos mais claras.
Leia ainda: Tire fotografias perfeitas com o seu smartphone
#4 Velocidade do Obturador
A velocidade do obturador é o tempo que o sensor de luz estará exposto. Assim e alterando este tempo, conseguimos efeitos como o da foto do Daniel Pimenta. Ao deixar a lente aberta por 30 segundos, fez com que o trânsito de Lisboa se tornasse em linhas. Se este efeito fosse utilizado numa fotografia à beira mar, as ondas ficariam como se fosse uma simples neblina.
Quanto mais alta for a velocidade, mais facilmente "congelamos" aquele momento. Caso baixe a velocidade, irá começar a ter o movimento que muitas vezes procuramos numas fotos e abominamos noutras.
#5 Abertura do Diafragma
A nível de abertura, aparecendo nas câmaras como f/stop. Quanto maior for a abertura da lente, mais luz passa pela mesma, ficando a fotografia mais exposta. Ao mudar a abertura da lente, vamos também poder brincar com a profundidade de campo.
De lembrar que, uma grande abertura faz com que exista uma menor profundidade de campo e os elementos mais afastados ficarão desfocados. Para uma maior profundidade de campo, ficando assim com os elementos mais afastados igualmente focados, deverá ter uma menor abertura do diafragma da lente.
O nosso leitor e membro do grupo de Facebook Pplware @ Fotografia, Jóni Araújo enviou-nos um exemplo de uma fotografia com abertura a f/22. Como poderão ver, foi conseguido um efeito da água a cair extremamente interessante. A abertura do diafragma permite-nos ter acesso a uma panóplia de "jogos" para tornar as nossas memórias fotográficas tal e qual as imaginámos.
#6 HDR
High-dynamic-range, este é o nome complicado que é mais conhecido por HDR ou HDRI. Começou a ser usado há pouco tempo e consiste em fazer uma imagem com uma maior gama de cores. Para isto, é feita uma sequência de fotos com exposições diferentes e, posteriormente, é feita a montagem da imagem final.
Este resultado vai conseguir mostrar zonas que numa fotografia normal ficariam na sombra, ficando com um maior detalhe e, por norma, com uma cor bem mais forte do que as fotografias sem qualquer montagem.
O membro do grupo Pplware @ Fotografia, Rodolfo Reis, enviou-nos uma sequência feita com velocidades diferentes (30s, 15s, 5s) e com a união destas três fotografias garantiu uma magnifica imagem do Parque Eduardo VII - Lisboa.
O resultado desta sequência é sem dúvida impressionante. A ideia será sempre ter várias fotos exactamente iguais mas com definições de exposição diferentes de forma a que tenhamos fotografias que consigam mostrar todos os detalhes. Eis o resultado:
Depois destes primeiros conhecimentos mais básicos é pegar na máquina e fotografar. Não ter medo de errar é meio caminho andado para que possamos aprender. A fotografia é uma arte, inspirem-se.
Não se esqueçam de passar pelo nosso mais recente grupo de Facebook, o Pplware @ Fotografia, para darem a conhecer o vosso talento, deixando o máximo de informações dos vossos trabalhos. Assim poderemos todos aprender.
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom! Obrigado
Excelente artigo! Venham mais destes
Pplware,users a fãs da tecnologia. Tenho um problema em mãos.
Eu acedo á minha rede wi-fi de casa com sucesso,mas depois deixo de estar conectado a ele apesar de estar a dois metros do meu router. Qual a soluçõ para este problema? Obrigado a quem me ajudar.
Liga por cabo.
Experimenta com uma lente maior
🙂
ou então tb pode ter acabado o rolo
Eu queria tentar ver como se resolve por wi-fi porque por cabo terei de arranjar um cabo,e gostaria de levar o pc portátil para outras divisões da casa.
Obrigado pela ajuda Miguel.
Já tive em tempos um problema desses, e o causador disso tudo….. era um retransmissor de sinal de TV para outra divisão! Retirei a geringonça do sítio (nunca mais utilizei) e o sinal passou a ser sempre excelente e sem problemas!
Eu queria tentar ver como se resolve por wifi,para ser mais comodo para levar o portatil para outras divisoes da casa.
Obrigado pela ajuda miguel.
Tens que mudar o canal wifi no Router. Algum outro aparelho está a fazer interferencia. Se houver muitos sinais wifi no mesmo canal (por ex. dos vizinhos) isso faz com que fique instável.
Tens de baixar o ISO a aumentar a velocidade do obturador…
Acontece isso no meu Macbook pro depois de instalar o Capitan, apesar de já ter feito alguns fixes…
Vou formatar a ver se resolve :/
Mas os Macs dão problemas agora?
Não me metas nessas confusões, eu não gosto nem deixo de gostar, muito menos defendo marcas…
A verdade é que tive problemas com a última actualização
Usa um tripé 😛
testaste só com um dispositivo ou com vários?
se só 1 testa com outro diferente se resultado for o mesmo tenta mudar o canal do router.
se for diferente podes ter um problema com o dispositivo com que inicialmente testaste.
estás demasiado perto
Meu caro, se calhar aconteceu-te como a mim, na semana passada. Enviei um portátil para reparação de teclado na Toshiba e veio com um dos cabos de antena desligado (o técnico esqueceu-se de ligar um deles antes de colocar a tampa de baio do portátil). A dois metros tinha apenas três traços de rede e na sala ao lado já nem tinha nada. A solução foi abrir o portátil e repor a ligação do cabo de antena à placa wi-fi. Se for esse o caso, tem o problema resolvido.
Já tive esse sintoma. Conclusão trocar de router.
Experimenta deixar a opção de ligar automaticamente ligada.
isso acontece só com a tua rede de casa ou outras?
pode ser o alcance do router 😉
Na falta de camara levar o seu Lumia com lente Zeiss para obter uma qualidade de fotos superior 🙂
Também tenho e confirmo, é muito bom, mas não entra no contexto deste artigo, não é prático para fazer HDR, nem alterar tempos de exposição e abertura, é tudo automático… e o que dá para mexer não se assemelha a uma DSLR (consegues ser muito mais criativo com esta)
Por mais que puxem, um smartphone ainda não chegou perto de uma DSLR ou compacta com funções manuais
Chegará perto no dia que conseguir integrar um sensor do tamanho dos das DSLR. 🙂
Num artigo para totós, eu retirava o hdr. Da mesma forma que não aconselhava o tipo de luz, como vocês aconselham. Porque ha fotos boas com luz artificial e também ha fotos más com luz natural. Apenas faz falta luz!
De louvar este tutorial, venham mais.
Em termos de pensamento base na imagem da fonte (ponto #5) penso que este deverá passar pela velocidade do obturador e não na abertura do Diafragma, uma vez que com a velocidade podemos definir se queremos congelar ou arrastar o motivo e que é o que acontece com a água na fonte.
A abertura do Diafragma é mais no que toca à profundidade de campo.
Claro que é uma coisa não funciona sem a outra e estão intimamente relacionadas. O meu comentário tem apenas a ver com o pensamento base aquando da abordagem ao objectivo que se pretende.
Ia comentar mesmo isso. +1
Reparei nisso e concordo plenamente com o teu comentário. +1
Excelente, obrigado Andreia!
Creio que quando disse “se aumentar o ISO, irá fazer com que a luz que entra na lente seja maior e terá como resultado uma foto mais clara”, na verdade o que quereria dizer seria que a mesma luz que entra na lente (e isso é regulado pela abertura, como é dito mais à frente) produz um efeito mais forte no sensor (como aliás também é dito mais à frente). De resto, exposição clara e interessante deste tópico. Obrigado.
Bom artigo mas atenção aos conceito dos efeitos! Por na Abertura do Diafragma, a fotografia do Jóni Araújo permitiu criar esse efeito da água devido ao tempo de disparo (#4 Velocidade do Obturador). Pelo facto de entrar menos luz com o Diafragma mais fechado, a câmera compensa num maior tempo de disparo, e isto claro, se a câmera não estiver em módo automático senão o ISO estraga o pretendido.
O mesmo é possível com um a diafragma mais aberto, mas um filtro para escurecer a lente alguns EV’s
Nem mais LG. O facto de ter fechado bastante o diafragma, obrigou a que tivesse que aumentar o tempo de exposição, o que fez com que a água ficasse com aquele efeito. Obrigado pelo apontamento
Bom artigo.
Sempre tive curiosidade em fotografia mas nunca tive nenhum conhecimento simples, mas que para um amador servirá na perfeição…
Continuem…
Abraço
Gostava de deixar uma sugestão: um artigo/comparativo entre fotografias tiradas por um smartphone de topo e outro de gama média vs uma camara compacta de entrada e outra de gama média.
Apenas uma correcção. O mudar o ISO não muda a luz que entra na lente, muda sim a sensibilidade do sensor.
“Já na imagem que apresentamos de seguida, existe um pouco do monumento em sobre-exposição para cumprir com o objectivo, ficar com as cores do pôr-sol.”
Não queriam dizer sub-exposição?
Obrigado pelo reparo.
“Como podem verificar, em ambas existe demasiado grão quer na fita quer a madeira.”
Em ISO 100, sendo um ISO tão baixo não era suposto que não existisse demasiado grão?
Eu pessoalmente até nem noto grande grão em nenhuma das duas.
Bom tutorial, para começar, sem dúvida.
Fotografia com ruído, é daquelas expressões sem sentido. Parece futebolês.
Um bom artigo e parabéns a quem o criou, no entanto na fotografia é preciso ter muita atenção nas descrições e termos utilizados.
No caso da profundidade de campo, é errado falar em foco ou desfoco, o foco esta sempre em qualquer condição, se a foto não tiver foco, aí sim, é uma foto desfocada. No caso do DOF, a profundidade de campo começa no ponto ou linha de foco e temos mais ou menos nitidez com o tipo de abertura utilizada e distância ao objecto.
Não confundem foco com nitidez!
Abraço.
Ao nível das objetivas se optar por comprar uma lente f/1 é a mais completa (isto é consegue fazer todos os outros exemplos f/*? Tou a pensar comprar uma máquina reflex da canon e gostaria de saber qual a melhor e mais completa objetiva a comprar, para não ter de andar com dezenas de objetivas atrás…
Se queres optar por uma câmera de gama média poderás escolher, por exemplo, uma Canon 750 D. Se comprares num “pack” o corpo da máquina e 2 lentes (por exemplo, 15/55mm+ 55/250mm) que te abrangem as situações mais comuns, poderás conseguir o conjunto por cerca de 1000 € (muito mais barato do que os elementos adquiridos em separado). Para além disso filma em Full HD com uma imagem muitíssimo agradável (procura videos na Net…). Pessoalmente, tenho uma Canon 550D (versão descontinuada da que mencionei acima) com as lentes referidas. Apesar de inferior, obviamente, à 750D, tem-me proporcionado fotografias muito interessantes. A partir daqui é sempre a subir… é tudo uma questão de orçamento. As alternativas não faltam. Basta ter dinheiro… Boa sorte!
Entre estes dois packs “NIKON D3300 + NIKKOR VR 18-55 mm 1:3,5–5,6G VR II” vs “CANON EOS 1200D + EF-S 18-55mm” qual é o melhor? A NIKKON é melhor ou pior que a CANON?
Isso para mim já é gama média-alta, por exemplo estava mais inclinado para um pack destes “Canon EOS 1200D + EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II”, para ficar com o mesmo nível de objectivas do seu exemplo o que aconselha?
nao gastes dinheiro numa 1200D 🙂
nem sei pq a Canon continua a vender isso
?