Firefox – Plugins, Add-ons, Extensions… confuso?
O Firefox do meu portátil anda com uma "gastroenterite", é verdade, deve ter comido alguma extensão ou plugin ou add-on... algo que o deixou permanentemente indisposto. Agora falta-me saber o quê, pois sem a doença não posso prescrever qualquer medicação.
Afinal, caro paciente, diga-me lá se o que o afectou foi uma extensão, um plugin ou um add-on?
Agora cá entre nós, qual a diferença entre eles? Bom. Numa superficial, mas correcta explicação, podemos classificar os add-ons e as extensões como ferramentas do browser, uma aplicação que executa funções, estas são instaladas no browser (ex.: corrector ortográfico, DownThemAll, etc.) dando-lhe mais funcionalidades. Já os plugins são desenvolvidos para "encaixar" no browser, são desenvolvidos por terceiros (ex.: Adobe Reader, Flash, Java) e são auxiliadores de funções.
É natural que esta destrinça por vezes seja difícil de fazer, há algumas aplicações que nem sei em qual das categorias as colocar.
Bom, o que é certo é que os plugins podem se solicitados pelo browser quando necessitamos de executar alguma tarefa e por vezes nem atendemos ao que estamos a instalar. Acredito que sejam alguns desses "apêndices" que estão na origem das tais maleitas de que sofre o meu Firefox.
Usando o comando about:plugins, que escreve na barra de endereços, tem acesso à lista de plugins instalados no seu navegador. Poderá aí saber se tem ou não inutilidades a consumir preciosos MB do seu computador.
Eu logo vi que partiria daqui algumas complicações, tinha instalado: QuickTime Plug-in 7.2, Driver Agent Plug-in, Adobe Acrobat, Shockwave for Director, Microsoft® Windows Media Player Firefox Plugin, 2007 Microsoft Office system, Shockwave Flash, Silverlight Plug-In, RealPlayer(tm) G2 LiveConnect-Enabled Plug-In (32-bit), RealPlayer Version Plugin, Java(TM) Platform SE 6 U2, e já nem meto mais que até parece mal.
Só inutilidades que depois fazem o Firefox atirar-se para a RAM como se não houvesse amanhã, óbvio!
Em relação aos add-ons, remove-los é simples, Ferramentas > Extras e nas Extensões encontram as tais ferramentas. Aí podem remover, desactivar, entre outras opções. Já os plugins têm de ser retirar manualmente.
Para retirar os plugins pode procurar a instalação no Iniciar > Painel de controlo > Programas e funcionalidades (Adicionar ou remover software no XP). Aí dentro encontram-se os plugins dos programas que estão encaixados no browser. Devo só alertar que alguns não estão visíveis nessa ferramenta da Microsoft, é melhor utilizar o Revo Uninstaller, por exemplo que mostra muito mais do que o "uninstaller" do Windows.
Espero ter ajudado e com isto o meu browser deve ficar curado, são doenças naturais de quem anda à chuva (Internet)...
Este artigo tem mais de um ano
Off-topic:
Boa tarde. Eu ando à procura de um emulador para jogos de PSX e PS2. Já encontrei um que aparentemente é bastante popular, o ePSXe, mas infelizmente, não é compatível com jogos de PS2. Apenas com jogos de PSX.
Alguém me poderia aconselhar um bom emulador para jogos de PS2, ou se possível, que seja compatível com jogos de ambas as consolas?
Obrigado. 🙂
Viva,
Aprecio muito este blog. Se ele fosse pago, eu pagaria o acesso porque é realmente muito útil. Deixo duas sugestões: a divulgação de caixas de correio tipo Incredimail que sejam intuitivamente fáceis de usar e programas que sirvam para juntar os feeds, i.e., leitores de feeds. Eu uso o FeedReader.
Obrigado, abraço e bom trabalho
Rolando Almeida
Funchal
@DPL
tens o PCSX2, que podes experimentar.
cumps
HUUAHhaua
Esse blog é ” Pago ”
Não por nós, mas pelos anúncios.
Com certeza o responsável pelo blog ganha bem, no mínimo 1.000 euros ^^
Para no caso se alguem se deparar com um problema bastante comum no firefox é a do not creat directshowplayer…
http://thewarezbr.blogspot.com/2008/03/solucionando-erro-do-firefox-can-not.html
Esse turorial foi feito por mim, dêem os devidos créditos se copiarem e no caso de mais problemas com o firefox, entrem em contato comigo…
http://www.thewarezbr.blogspot.com
Compartilhando com Qualidade – The Warez BR
Henrique agora fizeste-me rir camarada 😉 Mil euros???? aiiiiii quem me dera…..
Sem dúvida que a pub ajuda muito, as despesas mensais são grandes, para um site como o Pplware, mas mil eurinhos… isso sim era porreiro, pelo menos tínhamos logo um servidor novo com mais poder.
Imagina com esse dinheiro a máquina que não teria este site 😉
@ Ganda Henrique! Já a muito tempo que não me ria como agora com esse comentário, já vi humor é coisa que não falta.
Se bem que o Vítor naturalmente precisava desse dinheiro para comparticipar nas despesas de manutenção do Pplware.
1 abraço.
Jorge Salvador.
http://jorgesalvador.wordpress.com
@Vítor! Se tiveres dificuldade em gerir tanto dinheiro vindo da publicidade eu dou ai uma ajuda!!!!!!!!!!!!!
1 abraço.
Jorge Salvador.
http://jorgesalvador.wordpress.com
Eu tenho instalados estes :
[b]Plugins instalados:[/b] (17)
– Adobe Acrobat
– Google Gadget Plugin
– HP ClipBook plugin for Mozilla
– iTunes Application Detector
– Java(TM) Platform SE 6 U3
– Microsoft® DRM
– Mozilla Default Plug-in
– QuickTime Plug-in 7.4.1
– RealJukebox NS PluginShockwave
– RealPlayer Version Plugin
– RealPlayer(tm) G2 LiveConnect-Enabled Plug-In (32-bit)
– Shockwave Flash
– Shockwave for Director
– Silverlight Plug-In
– Windows Media Player Plug-in Dynamic Link Library
– Yahoo! activeX Plug-in Bridge
– Zylom Plugin
Posso desinstalar todos ou há algum que deva manter? Eu sei que há um que os meus netos precisam para jogar no Miniclip mas não sei qual dos dois “Shockwave” é.
Obrigada.
Caros,
A piada é essa e a maior parte das pessoas nem se apercebe. Se todos pagássemos 1€ mensal pelo blog, o autor, para sobreviver escusava de lá colocar a porcaria da publicidade. E escusávamos de estar sujeitos ao império absolutista da Yahoo, Googles, etc… Portanto, cuidado com as borlas.
Rolando A
O meu “stress” com os plugins, add-ons e afins terminou a partir do momento que comecei a utilizar o Seamonkey, projecto alternativo ao Firefox. Quando tiverem oportunidade, experimentem-no. http://www.seamonkey-project.org/
eu acho que o firefox sem addons perdia muito para o Opera, eu só não uso o opera porque estou muito habituado aos addons do firefox!
—————————————-
http://www.japplo.com
eu acho que o firefox sem addons perdia muito para o Opera, eu só não uso o opera porque estou muito habituado aos addons do firefox!
—————————————-
http://www.japplo.com
Ia responder a um comentário feito, mas para quê?
Afinal há tantos assim, que ao fazê-lo iria apenas dar mais um
contributo para a mesma causa.
Obrigado Vítor pelo post, o meu firefox precisava!
Boas para todos. Não sei se acontece com algum de vocês mas a nova versão do downthemall 1.0 vem com alguns bugs, ou seja não aparece a velocidade, tamanho entre outras coisas no gerençiador de download. Se tivessem ajuda agradecia……Obrigado
Hugo, também acontece comigo.
e comigo ..
1000 euros, 3000 reais. Será q dá trabalho manter um site desses, acredito q sim.
Sabem o que é um placebo ? É uma substância neutra que nos convencem que é um remédio – a gente toma e sente-se melhor.
Segui a dica a seguir – PARA QUEM TEM BANDA LARGA – e pareceu-me que o Firefox (no meu caso o Flock) abria as páginas bastante mais rapidamente. Se anotarem o estado das configurações antes de as fazerem podem revertê-las se não resultar – ou o Firefox se tornar instável:
1. Escrever “about:config” (sem aspas, tal como nas linhas seguintes) na barra de de endereços e premir Enter.
2. Em cima há um filtro, fazer copiar e colar “network.http.pipelining” e mudar para true (com o botão direito e toggle).
3. Copiar e colar “network.http.proxy.pipelining” para o filtro e mudá-lo também para true.
4. Copiar e colar “network.http.pipelining.maxrequests” para o filtro e alterá-lo para um número grande, seja 25 (com botão direito e modify). Isto significa que fará 25 pedidos de acesso (pipelining.requests) a uma página quando a alcança. Um browser normal faz um pedido de acesso de cada vez. Quando se activa o “pipelining requests” para um número alto, irá fazer vários pedidos de acesso ao mesmo tempo, o que acelera efectivamente o carregamento da página.
5. Agora com o botão direito em qualquer lado da página aberta em 1, seleccionar New-> Integer.
6. Dar-lhe o nome “nglayout.initialpaint.delay” e mudar o seu valor para “0″. Este valor é o tempo que o browser espera antes antes de agir sobre a informação que recebe.
http://trevor.fakefall.com/money/firefox-tweaks
Tamém as vezes fico confuso, com tantos nomes.
O meu de vez em quando fica um bocadito lento….é capaz de ser por causa disto:
– Answers
– Colorful Tabs
– del.icio.us
– DOM Inspector
– download statusbar
– down them all
– fasterfox
– FEBE
– fireFTP
– fission
– foxgame
– foxytunes
– foxmarks bookmarks synchronizer
– gtranslate
– IE Tab
– piclens
– pronto
– scrapbook
– screen grab
– scribefire
– tab x
– tiny menu
– undo closed tabs button
– unplug
certamente que isto tudo junto torna o sistema mais lento, mas a verdade é que os plugins q uso fazem toda a diferença e daí a minha escolha pelo firefox.
Boa tarde e obrigado pelo post
Estive a ver quais os plugins instalados e tenho 7 (sim sete!) vezes a descrição do quick time plugin 7.6.5!! Alguma razão para aparecerem tantas vezes? Deduzo que só esteja instalado um certo???
Obrigado
Cumps
Diogo Alves
Eh lá, não sabia que havia uma maneira fácil de saber quais os plug-ins que temos instalados!
Firefox continua a surpreender-me mesmo passados tantos anos, thnx Pplware!