PplWare Mobile

Firefox: Navegação Privada

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. softclean says:

    Opções > Separador Privacidade > Na caixa pendente seleccionar “Nunca lembrar o histórico”

    Aparentemente faz o mesmo, consultei depois o about:config e estava essa opção que mostraste a true. Dou a dica por menus, pois pode ser mais intuitivo para activar ou desfazer essa selecção para algumas pessoas.

  2. Primax says:

    Eu queria era aquele engenho em malha que está na foto 😀

  3. Hugo Cunha says:

    Esqueçam esta marosca toda… basta dizer onde comprar uma camisola daquelas e navegamos em privado 😛

  4. Tiago Sá says:

    Diga-me uma coisa: só usa isto quem partilha o mesmo perfil do firefox com outros utilizadores, certo? Ou quem trabalha numa empresa, sei lá, em que alguém lhe pode aceder às coisas… Certo?

    É que eu pessoalmente não vejo vantagem nenhuma disto para quem tem uma conta pessoal no computador, mesmo que o partilhe (ao computador) com outras pessoas. E mesmo que partilhe a conta, altera-se o perfil do firefox, porque afinal de contas é assim que deve ser: um perfil para cada pessoa. Caso contrário não serve de NADA o gestor de passwords nem os cookies nem o histórico nem os marcadores nem nada…

    O firefox é para se viver em pessoal, para se personalizar à nossa maneira não é “deixa estar assim que para quem está serve e que se não o outro diz que não gosta”.

    • softclean says:

      Sim, isto só se aplica um perfil. Eu também concordo contigo nos perfis, aliás, até uso (usava) isso para mim próprio, um perfil para navegar, outro para trabalhar em desenvolvimento web, etc.

      Mas ninguém te garante que outra pessoa não entra no teu perfil, e te vê o histórico, se mexer no mesmo computador, daí que essa opção possa ter utilidade.

    • Sergio says:

      por exemplo, videos, imagens e afins está tudo nas temporárias. No modo privado não

    • Olá Tiago,

      Obrigado pelo seu comentário.

      Eu já utilizei por inúmeras vezes os serviços de cibercentros e pelo menos na cidade onde vivo o perfil de utilização (leia-se utilizador) é o mesmo para qualquer pessoa. Discutir se isso está correcto ou não, com certeza que não concordo com essa gestão, mas não sou eu o gestor e nada consigo fazer para mudar isso.

      Se quero manter as minhas navegações privadas? Claro que sim! Sempre com serviços https e com a Navegação Privada!.

      José Luís Teixeira

  5. Rui Silva says:

    “Mas porque não a colocar predefinida no arranque do Firefox?”

    mas isso é só ir as preferências e em privacidade colocar o visto no “Iniciar automaticamente o Firefox numa sessão de navegação privada”

    apenas isso, e inicia-se sempre em modo privado

  6. Era uma vez says:

    Pois eu nunca tinha reparado que o FF tinha essa opção ..lol
    Obrigado pela dica, não preciso muito dela mas é sempre bom saber. 😛

  7. FatGiant says:

    Em computadores com um único utilizador, não faz muita falta, é apenas uma precaução extra de segurança, e já não é pouco. Mas, num computador com a possibilidade de ser usado por um número indeterminado de pessoas, é e deve ser obrigatório.

    Por mais que uma vez que tive de recorrer a net cafés para utilizar o net banking. Eu bem que apaguei históricos e cookies, mas mesmo assim, já por 3 vezes que tive as contas de net banking sujeitas a tentativas de hacking, e não, não foi por phishing.

    Tomem muito cuidado. Imaginem qual ou quais pessoas vos prejudicaria mais que vissem o que fazem no vosso pc, pois, mais tarde ou mais cedo, pode acontecer que tenham acesso a ele, com toda essa informação disponível. 😉

    Bom artigo e excelentes comentários.

    • softclean says:

      O problema de não deixar dados é que estamos a apagar informação que pode ser útil, por exemplo, eu muitas vezes quero consultar links que visitei à 2 ou 3 meses atrás (sim, tenho o histórico configurado para 90 dias ~ 3 meses para essa situação).

      Não sei se acontece com toda a gente, mas eu já tive que vasculhar o histórico para encontrar links que não me fizeram falta na altura, mas fazem agora. Às vezes, nem te lembrando de palavras especificas da páginas lá chegas pelo Google, pode a página ser pouco visível.

      Tem constrangimentos de privacidade, mas a ferramenta de histórico é muito útil nalguns casos específicos. Uma coisa boa que o Firefox implementou nesta “nova” versão, foi a opção de remover o histórico da última hora, ou ultimas x horas, assim não perco tudo o que tinha.

  8. Bónus says:

    “Há uns meses, foi novidade a navegação privada nos browsers”
    Novidade? O Safari já tem a navegação privada há anos.

  9. Olá Tiago,

    Obrigado pelo seu comentário.

    Eu já utilizei por inúmeras vezes os serviços de cibercentros e pelo menos na cidade onde vivo o perfil de utilização (leia-se utilizador) é o mesmo para qualquer pessoa. Discutir se isso está correcto ou não, com certeza que não concordo com essa gestão, mas não sou eu o gestor e nada consigo fazer para mudar isso.

    Se quero manter as minhas navegações privadas? Claro que sim! Sempre com serviços https e com a Navegação Privada!.

    José Luís Teixeira

  10. a Friend® says:

    Que comédia de imagem!

    Digna de um “Porque hoje é sexta feira” lol

  11. LuisC says:

    O problema reside quando estamos num computador público de uma universidade, por exemplo, ou mesmo em cibercentros e o sistema não dá para instalar ou alterar o software existente. Por vezes temos de nos sujeitar a usar o IE 7 e o Firefox 3.0 . Como não temos permissões para modificar as configurações, não há possibilidade de utilizar a navegação privada… nem sequer dá para correr executáveis a partir de uma PEN (versões portable).

  12. myself.pt says:

    Palmas para a foto do artigo! Hilariante!! 😀

  13. boas…

    gostava de saber como se muda de perfis do firefox…

  14. Antonio Neto says:

    Constato que uma funcionalidade que já existe no Safari (browser da Apple, para quem não saiba) é uma novidade para os utilizadores Windows em 2010.

  15. Bruno Marques says:

    por falar em privacidade alguem conhece uma forma de passar incognito por proxy…não deixar rastos nos routers das paginas que visito..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.