Dica: Como evitar as autoestradas e portagens no Google Maps e no Waze
Os serviços de mapas permitem a qualquer condutor ser orientado para o seu destino de forma simples. Basta definirem onde querem chegar e as instruções surgem de forma natural.
Claro que é necessário permitir definir alguns parâmetros sobre o percurso que vai ser feito. Tipos de estrada, pagamentos ou outros elementos devem ser controlados, o que influencia no caminho a seguir. Veja como o fazer no Google Maps e no Waze.
Qualquer serviço de mapas permite ao utilizador definir se pretende que as viagens sejam feitas por estradas com portagem ou se é uma autoestrada. Esta é uma informação que altera a rota a ser usada e até a hora de chegada ao destino.
Controlar o caminho por autoestrada feito no Google Maps
No caso do Google Maps esta de definição pode ser feita depois de um percurso estar definido. Com a rota traçada, devem carregar no menu que fica no topo. Aí dentro devem escolher a entrada Opções de trajeto para continuar.
De imediato surge uma caixa de seleção, onde deve escolher se querem evitar autoestradas, portagens ou ferries. Cada alteração marcada pode provocar uma alteração no percurso e na duração do mesmo. Esta alteração não é definitiva, o que podem fazer nas definições se o pretenderem.
No Waze só paga portagem se quiser mesmo
Também no Waze podem fazer essa alteração. Neste caso é feita de forma centrar e definitiva, mas o efeito é o mesmo. Dentro das Definições do Waze podem encontrar várias entradas, devendo procurar a opção Condução.
Também ai dentro podem encontrar as 3 opções anteriores. Indiquem se querem evitar portagens, ferries ou autoestradas. Lembrem-se que neste caso estas opções são definitivas ficam alteradas de forma permanente.
É desta forma simples que podem controlar os trajetos a serem propostos e seguidos. Qualquer alteração tem, por norma impacto na viagem e no tempo da mesma. Escolham o destino, mas agora controlem também por que caminho vão fazer a viagem.
Este artigo tem mais de um ano
Nisto o Viamichelin tem uma opção melhor que é a opção económica. Porque isto de evitar portagens nem sempre é a melhor opção como por exemplo as portagens das pontes que nos leva a dar voltas enormes desnecessárias.
Concordo! O via Michelin faz o cálculo de varios caminhos/ opções e tem em conta a categoria,consumo do veículo e Respectivas portagens para determinar a opção mais económica.
Já experimentei o viamichelin, e tive um trajeto que passava por escadas, zona interior de localidades com mais trânsito que a estrada circular a volta da localidade… Não é tão bom como o Maps…
Eu não compreendo, o porque de ainda não introduzirem nestas aplicações os ditos porticos! activas evitar portagens e depois manda-te por vias que tem porticos!! pagas na mesmas, uma estupidez!
A sério?
Abençoado Windows maps.
Isso já sabia há anos… Lol
Só agora é que descobriram!!!