Dica: Proteja o seu Mac tornando-o invisível na Internet
A aplicação de regras de segurança dos sistemas operativos é cada vez mais uma necessidade. É a forma dos utilizadores se protegerem e de garantirem que os seus dados estão seguros e as suas máquinas protegidas.
O OSX tem um conjunto alargado de ferramentas de segurança disponíveis e uma delas garante a total invisibilidade na Internet. Aprenda a activá-la e a sentir-se mais seguro.
Uma boa firewall, activa e plenamente funcional, é dos primeiros passos lógicos para que um sistema operativo esteja protegido e os utilizadores se possam sentir seguros.
Mas mesmo com toda esta segurança já nativa, a Apple tem um modo adicional na sua firewall que pode garantir uma segurança ainda maior aos utilizadores, tornando os Mac incógnitos na Internet e indetectáveis. Este modo garante que não existe qualquer resposta do sistema operativo a pedidos que venham da Internet, mantendo-se assim incógnito.
O modo Stealth está presente no OSX e em poucos cliques qualquer um o pode ter em utilização.Veja como o pode fazer.
Como activar o modo Stealth na firewall do OSX
Sendo esta uma opção associada à firewall do OSX, devem começar por aceder às Definições do sistema e aí dentro encontrar a opção Segurança e privacidade.
Dentro das definições associadas à segurança devem escolher o separador Firewall e garantir que a mesma está activa. É também provável que tenham de desbloquear a possibilidade de realizar alterações. Isto faz-se clicando no cadeado que está no canto inferior esquerdo da janela e depois, quando pedido, colocando a password.
A opção que procuram para avançar neste processo é a Opções da firewall. Cliquem-lhe e acedam às definições avançadas desta.
Nesta nova janela que irá ser aberta terá acesso a todas as definições extra da firewall, podendo ajustá-la para as necessidades da ligação e das aplicações instaladas.
O que procuram está no final, com o nome Activar modo stealth. Seleccionem a opção e de imediato o vosso Mac passa a estar incognito, sem responder a qualquer pedido externo que surja.
Sempre que se sentirem inseguros, quer seja por estarem numa rede pública ou numa rede que não controlam podem activar este modo furtivo, que o mantém isolado e escondido na Internet.
Se preferirem podem também mantê-lo sempre activo, mas isso pode em alguns casos pontuais trazer problemas. Usem-no de forma controlada e acima de tudo para se protegerem.
Este artigo tem mais de um ano
Eu uso o Stealth Mode desde o primeiro dia que eu comprei meu mac.
Tal como eu.
Existe um modo semelhante para Windows?
Existe sim mas apenas para o Windows XP e Vista, desde o Windows 7 que os sistemas Windows vêm configurados assim por defeito.
Se vem com defeito não quero :p
O único defeito do Windows é não ter uma maçã. Se tivesse podiam duplicar o preço e ter metade das funções que não havia problema.
O SO que não duplicava mas quintuplicava o valor em relação ao OS X era precisamente o Windows… Eu nunca paguem mais que 10 euros por um OS X original… Já Windows nunca paguem menos de 200.
Boa oportunidade para estares calado.
Todas as atualizacoes do macOS são gratuitas… Não percebi essa…
O Windows Vista também já traz o stealth mode activo por defeito.
eu uso VPN
O VPN apenas ajuda a esconder o teu IP dos servidores que acedes via VPN (e encripta a informação trocada), mas o computador continua ligado à rede fora da VPN permitindo ser analisado por outros computadores – há quem se dedique a analisar IPs aleatoriamente.
Este processo nao deixa o computador (internet) mais lento, quando ativo?
Não. Não deveria pelo menos.
A única coisa que faz é que quando há pedidos ICMP (Normal ping por exemplo), o computador ignora-os não respondendo a eles. Claro, se tivesses milhares de pedidos constantemente a cair, talvez houvesse impacto, mas com tantos pedidos na rede possivelmente já começavas a ter outros problemas em outros sitios.
No entanto não esquecer que podes ter algumas aplicações e situações onde comandos ICMP são utilizados. O computador assim vai recusar responder a eles podendo dar alguns erros quando a usar aplicações através da rede.
Não.
Em princípio não faz diferença nenhuma, porque exceto os vários scanners que andam por essa net fora, ninguém anda a mandar-te pings.
E fazendo diferença, até fica mais rápido, porque obviamente ignorar um ping é mais rápido que responder-lhe.
lol um mosquito a parar um camião
Um mosquito não faz nada.. vários (neste caso em particular inumeros hahah) podem fazer a diferença
O artigo esta mesmo mal feito, explicam como colocar o visto mas não explicam o mais importante.
– Como funciona!
Google ?
Se fosse pra usar o google pra que serviria sites como o pplware?
Saltaste essa parte…
“Este modo garante que não existe qualquer resposta do sistema operativo a pedidos que venham da Internet, mantendo-se assim incógnito.”
Teoria:
Basicamente quando activamos o modo stealth a firewall fica definida para bloquear a recepção de “pings” ICMP e tentativas de conexão TCP ou de rede UDP fechada.
Na teoria o modo invisível faz com que seja menos provável que o seu endereço de IP seja alvo de ataque de hackers , pois eles não ficarão com a certeza de existir uma máquina conectada ao endereço que estão atacando.
Prática:
As velocidades de conexão e o poder de computação que estão disponíveis nos nossos dias aliados ao facto de que tantos endereços serem stealth fazem com que os hackers continuem a tentar atacar determinadas portas de um endereço mesmo que não tenham a certeza que o mesmo está conectado.
Miguel, está lá o mais importante e, acima de tudo, como se activa. Depois o que não se percebe é o teu comentário! Tu não percebeste ou não quiseste perceber?
Se não percebeste, nós podemos voltar a explicar, se não quiseste perceber, isso é diferente, até porque se não fosse má vontade e porque que tem um Mac com OS X facilmente percebe o que está a ver e se não percebe tem os “Pontos de interrogação” que o ajudam, como já em artigos passados explicamos, ficaria a saber.
Está tão simples a explicação que…
Mais informações: http://www.idigitaltimes.com/os-x-el-capitan-1011-firewall-how-turn-stealth-mode-492484
Nem precisas, no OS X diz lá ao pé de cada opção o que quer dizer: Em “Opções da firewall”, selecione para impedir que o Mac responda a pedidos de sonda que podem ser utilizados para revelar a sua existência. O Mac continua a responder a pedidos de aplicações autorizadas, mas pedidos não autorizados como ICMP (ping), não obtêm resposta.
Está tudo no OS X, 😀 é tão fácil, alias, já no passado falamos sobre isso 😉
Digam-me só uma coisa, isto, para quem usa tracker privados, não pode vir a criar problemas para contabilização de estatísticas associadas a cada utilizador?
Desativar ICMP (um protocolo que apenas envia e recebe cabeçalhos quando o sistema esta ligado em rede) vai tornar-te NINJA?!? 😀 Eu tenho uma solução
nmap -SA 192.168.1.0/24
E deixar de mostrar ao mundo que se tem um apple? Pplware endoideceu…
Utilizo o Little Snitch Network que é uma ferramenta firewall extremamente eficaz e fácil de gerir.
Eh, isto é um bocadinho desnecessário, porque se o pessoal liga à net através dum router, e o pessoal todo que tem Meos, Vodafones, Noses, ou algo do género é o que faz, uma das funções básicas do router é precisamente esconder da net os computadores que lhes estão ligados.
Isto só é importante, diria mesmo vital, para quem liga à net por cenas do génro Meo Wifi, não para esconder o computador dos ácaros na net, porque o router do Meo WiFi trata disso, mas dos ácaros que também estejam ligados ao mesmo router. Não é por acaso, como já foi dito acima, que isso já vem ativado de origem no Windows, desde o Windows Vista (e provavelmente até bem antes disso, desde do SP2 do XP).
Existe alguma opção semelhante para linux?