Quantcast
PplWare Mobile

Dica: Proteja o seu Mac tornando-o invisível na Internet

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Gabriel says:

    Eu uso o Stealth Mode desde o primeiro dia que eu comprei meu mac.

  2. Guilherme says:

    Existe um modo semelhante para Windows?

    • JBM says:

      O VPN apenas ajuda a esconder o teu IP dos servidores que acedes via VPN (e encripta a informação trocada), mas o computador continua ligado à rede fora da VPN permitindo ser analisado por outros computadores – há quem se dedique a analisar IPs aleatoriamente.

  3. Rui Leao says:

    Este processo nao deixa o computador (internet) mais lento, quando ativo?

    • Balmer says:

      Não. Não deveria pelo menos.
      A única coisa que faz é que quando há pedidos ICMP (Normal ping por exemplo), o computador ignora-os não respondendo a eles. Claro, se tivesses milhares de pedidos constantemente a cair, talvez houvesse impacto, mas com tantos pedidos na rede possivelmente já começavas a ter outros problemas em outros sitios.

      No entanto não esquecer que podes ter algumas aplicações e situações onde comandos ICMP são utilizados. O computador assim vai recusar responder a eles podendo dar alguns erros quando a usar aplicações através da rede.

    • Carlos says:

      Não.

      Em princípio não faz diferença nenhuma, porque exceto os vários scanners que andam por essa net fora, ninguém anda a mandar-te pings.

      E fazendo diferença, até fica mais rápido, porque obviamente ignorar um ping é mais rápido que responder-lhe.

  4. daiquiri says:

    lol um mosquito a parar um camião

  5. Miguel says:

    O artigo esta mesmo mal feito, explicam como colocar o visto mas não explicam o mais importante.

    – Como funciona!

    • Jorge Carvalho says:

      Google ?

    • Saltaste essa parte…
      “Este modo garante que não existe qualquer resposta do sistema operativo a pedidos que venham da Internet, mantendo-se assim incógnito.”

    • Crow says:

      Teoria:
      Basicamente quando activamos o modo stealth a firewall fica definida para bloquear a recepção de “pings” ICMP e tentativas de conexão TCP ou de rede UDP fechada.
      Na teoria o modo invisível faz com que seja menos provável que o seu endereço de IP seja alvo de ataque de hackers , pois eles não ficarão com a certeza de existir uma máquina conectada ao endereço que estão atacando.

      Prática:
      As velocidades de conexão e o poder de computação que estão disponíveis nos nossos dias aliados ao facto de que tantos endereços serem stealth fazem com que os hackers continuem a tentar atacar determinadas portas de um endereço mesmo que não tenham a certeza que o mesmo está conectado.

    • Vítor M. says:

      Miguel, está lá o mais importante e, acima de tudo, como se activa. Depois o que não se percebe é o teu comentário! Tu não percebeste ou não quiseste perceber?

      Se não percebeste, nós podemos voltar a explicar, se não quiseste perceber, isso é diferente, até porque se não fosse má vontade e porque que tem um Mac com OS X facilmente percebe o que está a ver e se não percebe tem os “Pontos de interrogação” que o ajudam, como já em artigos passados explicamos, ficaria a saber.

      Está tão simples a explicação que…

    • Vítor M. says:

      Nem precisas, no OS X diz lá ao pé de cada opção o que quer dizer: Em “Opções da firewall”, selecione para impedir que o Mac responda a pedidos de sonda que podem ser utilizados para revelar a sua existência. O Mac continua a responder a pedidos de aplicações autorizadas, mas pedidos não autorizados como ICMP (ping), não obtêm resposta.

      Está tudo no OS X, 😀 é tão fácil, alias, já no passado falamos sobre isso 😉

  6. Calheiros says:

    Digam-me só uma coisa, isto, para quem usa tracker privados, não pode vir a criar problemas para contabilização de estatísticas associadas a cada utilizador?

  7. skylle says:

    Desativar ICMP (um protocolo que apenas envia e recebe cabeçalhos quando o sistema esta ligado em rede) vai tornar-te NINJA?!? 😀 Eu tenho uma solução
    nmap -SA 192.168.1.0/24

  8. Miguel says:

    E deixar de mostrar ao mundo que se tem um apple? Pplware endoideceu…

  9. EC says:

    Utilizo o Little Snitch Network que é uma ferramenta firewall extremamente eficaz e fácil de gerir.

  10. Carlos says:

    Eh, isto é um bocadinho desnecessário, porque se o pessoal liga à net através dum router, e o pessoal todo que tem Meos, Vodafones, Noses, ou algo do género é o que faz, uma das funções básicas do router é precisamente esconder da net os computadores que lhes estão ligados.

    Isto só é importante, diria mesmo vital, para quem liga à net por cenas do génro Meo Wifi, não para esconder o computador dos ácaros na net, porque o router do Meo WiFi trata disso, mas dos ácaros que também estejam ligados ao mesmo router. Não é por acaso, como já foi dito acima, que isso já vem ativado de origem no Windows, desde o Windows Vista (e provavelmente até bem antes disso, desde do SP2 do XP).

  11. Tico says:

    Existe alguma opção semelhante para linux?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.