Débitos diretos: Cuidado com o que anda a pagar
Os Débitos diretos são uma forma simples e cómoda de realizar determinados pagamentos periódicos. No entanto, no meio de tanta autorização, às vezes nem sabemos bem o que andamos a pagar! Em 2017 as queixas relativamente a débitos diretos aumentaram, e as queixas incidem sobre a cobrança de valores elevados ou porque o débito direto serviu para retirar da conta do cliente valores em nome de entidades terceiras.
Se tem vários débitos diretos autorizados, é melhor espreitar a lista e ver se ainda fazem sentido.
O que é são Débitos Diretos?
Os Débitos Diretos são um instrumento de pagamento que requer que o devedor autorize o débito da conta bancária, onde é titular, para a realização de pagamentos periódicos ou que resultem de um contrato duradouro, como por exemplo, fornecimento de água, luz, telefone, gás, seguros, renda de casa ou prestações decorrentes da aquisição de bens a crédito.
Podem também ser utilizados para pagamentos únicos, tais como a prestação de um serviço ou o fornecimento de um produto, através do uso de uma autorização de débito pontual - saber mais aqui.
Reclamações
De acordo com o Portal da Queixa, referenciado pelo Dinheiro Vivo, o número de reclamações relativas a débitos diretos chegou às 1612 em 2017, um aumento de 91% face a 2016. A maioria das queixas são relativamente a operadores de telecomunicações. Na lista de reclamações contra entidades, encontramos também fornecedores de serviços de distribuição de água, eletricidade e gás.
Dicas relativamente a Débitos diretos
Se tem vários débitos autorizados é fundamental que remova as autorizações que já não estão ativas ou não deseja ter ativas.
Para não ter surpresas, pode também fixar um valor limite.
Em algumas situações, pode inclusive pedir reembolso ao banco, (o banco tem dez dias úteis para repor um valor já debitado). Se em algum momento também se aperceber, através da fatura, que terá de pagar um valor excessivo, e que não faz qualquer sentido, pode suspender autorização.
Este artigo tem mais de um ano
Tudo pago no multibanco, dá um pouco mais de trabalho é certo, basta o que nos assaltam à carteira ! Débitos bancários com as entidades mencionadas é o mesmo que dizer, sirvam-se !
8 semanas para pedir reembolso fica na hora
Uma coisa que as pessoas provavelmente desconhecem, é que podem pedir ao banco a devolução imediata de qualquer débito directo até 30 ou 60 dias depois dele ocorrer, sem ter de dar justificações a ninguém!
Só os ignorantes tem problemas com os débitos diretos. Para esses o melhor é pagar a faturinha no multibanco ou nos CTT, não vá algum fantasma do débito direto assombrar a conta…
REMOVIDO pelo ADMINISTRADOR
Nao é sinal que lhe podem ir a conta dele e servirem se a vontade
Pode ser sinal de que apenas é controlado e sabe o que tem na conta, até porque quem não sabe os débitos diretos têm que ter consentimento assinado designado por “mandato”, já lá vai o tempo de que uma chamada telefónica a dizer o IBAN e “sim aceito” serve para o efeito.
Mais dúvidas pesquisem a lei dos débitos diretos e dos deveres dos credores que ficam a saber que não existe fantasma nenhum e só cai quem quer desde a última transposição de uma directiva comunitária.
Neste momento activar um débito directo só precisa do IBAN da pessoa. Basta entregá-lo ao banco e dizer que aquele IBAN deve transferir, mensalmente/pontualmente um valor para um IBAN empresarial. Por outro lado, com as facturas electrónicas, deu-se outra situação que é o envio das facturas no dia em que é feito o débito em conta. Várias empresas fazem isso. Se lhe mandam a factura com 1000 euros para pagar, você vê a factura no dia em que lhe levantaram 1000 euros. Se não os tinha, vai ter de pagar uma multa de 4,56 (ou mais, depende das empresas) mesmo que lhe acabem por dar razão que aquele valor estava errado. Você deve ser dos que não se importam com isso, pois recebe comissão do banco para fazer os pagamentos.
Meu caro, nada do que diz corresponde a realidade. Por mais vezes que o afirme, isso não é verdade. Essa realidade que descreve não existe. Escusa de de vir para aquli buscar o assentimento alheio. O sistema de débitos diretos não funciona como diz. Não lance confusão. É só teoria de conspiração , ou melhor, teoria de quem nunca sequer experimentou o sistema e não conhece o regulamento e não sabe como se adere, seja pelo lado do consumidor devedor, seja pelo lado da empresa credora. Informe-se.
Miguel, só é verdade o quando refere que é apenas necessário o iban para proceder aos débitos directos. Já nem é preciso o próprio dar autorização!
Mas a partir daí, as empresas enviam normalmente a carta a avisar com 1 mês de antecedência. Voçê pode dizer qual é o limite individual e até cancelar qualquer dd.
O consumidor para além destas defesas todas, pode ainda exigir a devolução de qualquer dd até 60 dias dele ocorrer, sem ter de justificar o que quer que seja ao banco! Tenho dezenas de dd activos e só tive problemas com um ou outro, mas confio plenamente no sistema, há sempre firmas de resolver qualquer problema. Com o pagamento por multibanco, arrisca-se a ficar sem algum serviço e ficar na lista negra da empresa.
Você pode ainda gerir os dias do dd ao seu agrado!
Formas de resolver…
Temos aqui um ” illuminati ” do sistema !
Veja se em 12 meses do ano passado no total dos debitos directos não foi debitado 13 vezes por nenhum serviço… é que por vezes lembram-se de pedir um subsidio qualquer. Já me aconteceu mais que uma vez tanto em telecomunicações como serviços camararios e depois temos de andar atras do estrago com facturas e extractos serviço a serviço. Basta um engano desses para perdermos dias por isso se calhar mais vale pagar por multibanco ou homebanking continha a continha porque poupamos tempo e chatices.
O ponto a reter é, sempre que possível, Fixar um Valor Limite.
uso DD há anos e problemas zero, claro que como precaução só estão as entidades que eu autorizei e mais nenhumas e todas tem limite imposto por mim, com uma ligeira tolerância por causa das flutuações de valor de mês para mês, caso por algum motivo tentem levantar mais o que está estipulado no limite o banco não paga e informa-me de imediato sobre a ocorrência e para eu ir averiguar o que se passa…
e as facturas vem para o email, mais simples e cómodo impossível e nem me preocupo de ficar coisas por pagar , por esquecimento ou o correio não vir a tempo e horas(o que é cada vez mais comum)…
Faço exactamente o mesmo e também sempre correu bem.
debito direto gostava o rangel do luis felipe vieira
Acho que nem essa faria um comentario tao palerma.
Assim como nos exigem o pagamento, logo após algum atraso, as entidades recebedoras deveriam ser OBRIGADAS a devolver imediatamente qualquer pagamento indevido.
CUIDADO COM AS SEGURADORAS!
1- Ao mudar de carro fiz nova apólice. Pediram-me a 1.ª prestação a dinheiro. Paguei-a, mas não me livrei de me sacarem outra vez o prémio do banco.
2- Eu pagava o seguro à minha filha. Anulei o seguro e este passou a ser pago por ela. Ao final das contas: pagava ela e pagava eu.
3- Desisti de outra Seguradora. Anulei o contrato. Mas não me livrei de me sacarem o prémio. Pagava da nova Seguradora e da Seguradora com contrato anulado. Se não dou conta da qui a 5-10 anos ainda me andavam a mamar o dinheiro. Como é possível que o banco lhe passasse o dinheiro sem um novo contrato assinado?
P.S. Essa de chamarem prémio de seguro também tem piada. Prémio só se for para eles… que estão sempre prontos a receber mas a pagar não.
Se permite acesso à sua conta bancária…então tem de controlar a conta bancária. Mas qualquer débito indevido, ou que considere indevido pode ser devolvido de imediato. Basta pedir ao banco que o faça. Como é que anulou o seguro? Sei de muita gente que pensa que basta anular o débito direto para cancelar o respectivo serviço, espero que não seja o caso.
Luís? Não diga essas coisas que parece mal!
Pode acontecer pagar ao mediador em dinheiro e este já não conseguir cancelar a ida ao banco, porque é a companhia quem controla. Mas é reembolsado até 30 dias depois, ou então basta que peça ao banco para devolver-lhe o dinheiro e é imediato! (não percebi é porque deu o NIB e ao mesmo tempo pagou em dinheiro!!!!!!)
Quanto ao cancelar o seguro…. só o pode fazer de 2 formas e antes de chegar ao fim do contrato, ou com a venda da viatura ou perda total, caso contrário só pode cancelar no fim do contrato (normalmente no fim do ano). Actualmente basta não efectuar o pagamento e o prémio de seguro é cancelado de imediato!
Essa história do senhor pagar o seguro e a sua filha outra vez o mesmo seguro…. só concebo que tenha 2 apólices para o mesmo carro, ou o mediador que fica-lhe com o dinheiro! Ao receber o recibo, indica lá a forma de pagamento!
Não será por causa de um carro em seu nome, mas quem conduz é a sua filha e ela fez um seguro para pagar ela (ilegal, porque o seguro só pode ser feito em nome do dono do carro, excepto os casais e os seguros de frota) e o senhor tinha outro seguro?
É que normalmente os pais fazem seguros de carros dos filhos, porque estes com menos de 5 anos de carta e menos de 25 anos de idade, pagam o triplo ou o quádruplo do valor do seguro! O que é correcto é quando muito e se os filhos têem menos de 25 anos e têem a mesma morada dos pais, estes últimos podem ter um carro em nome deles e um seguro também em nome deles, mas quem conduz é o filho(a). Isso é o limite da legalidade, caso contrário, basta que a morada seja diferente ou o carro esteja noutro nome do que o segurado e a apólice é imediatamente nula!
Já agora, se não tiver a inspecção do carro em dia, não há nenhum seguro que pague o que quer que seja!
Veja lá se não é um dos casos que descrevo!
Já autorisei esse tipo de pagamentos, mas a partir de que tive problemas com a e do, fui ao Banco cancelei todos os pagamentos, pago tudo via net , na claridade sem saí de casa ….
Isso é simples de resolver… qualquer debito directo que a pessoa não quer é ir ao MB ou mesmo online, cancelar o debito directo!
Se tiver algum problema é contactar o banco directamente ou e a entidade em questão… já me aconteceu tirarem-me a mensalidade do carro duas vezes e o banco devolveu-me o €€, apenas 3 dias depois de ter enviado um email.
Mas cada vez que posso, cancelo os débitos directos!
Facilitem os pagamentos. Custa muito a uma entidade inserir um qr code nas faturas, onde após lido, por exemplo pela app MBWay fazemos de imediato o pagamento? As empresas podem ser muito boas em certas coisas, mas em termos de facilitar a vida de coisas tão simples de implementar devido a certos comodismos, ainda somos bastante retrógrados.
Nunca tive problema com o débito direto, pelo contrário. Uma vez por atraso na ativação do débito direto recebi a referência multibanco para pagar, atrasei-me um dia, e lá tive uma penalização de 5 euros!
O problema é que há pessoas que tem valores a cair mensalmente na conta e nem dão conta, já ouvi falar de vários casos desses, ai sim, o débito direto pode ser um problema.
Eu prefiro ter débito direto, é mais simples, rápido e sem esquecimentos. Claro que olho sempre para as faturas a ver se o valor é o normal, e vejo todos os movimentos bancários.
Eu sou absolutamente contra o débito directo.
Eu gosto de ser eu a fazer os meus pagamentos.
Se calhar eu já devia saber isso mas, à semelhança do que a Google e Facebook fazem – listar todas as apps com acesso ao perfil e/ou conta – há alguma sítio (ex.: netbanking) onde se possa ver todas as entidades com débito direto autorizado?
Certamente que sim. No Santander Totta consigo visualizar essa lista.
tenho de procurar no meu então 🙂 obrigado