Dica: Como tirar uma foto à “Instagrammer”!
Para quem tem os gostos da fotografia e das redes sociais, o Instagram é uma das aplicações quase obrigatórias no smartphone. Há quem ame e a odeie, mas o que é certo é que existem milhões de utilizadores que publicam as suas melhores fotos todos os dias.
Mas afinal, existe alguma técnica? Sim, existem várias e vamos conhecer alguns truques que fazem de nós uns expert no Intagram.
Para além das conhecidas técnicas de fotografia, não nos podemos esquecer que o público do Instagram não são apenas fotógrafos profissionais. Assim, a foto deverá sempre ser apelativa o suficiente para se destacar no mural das novidades.
Há quem se decida também por utilizar o seu próprio mural de fotografias para criar um design diferente. Por exemplo, fotos intercaladas com imagens de frases ou diagonais de fotografias (sequência: 3 fotos seguida de uma imagem diferente), tudo depende do propósito da conta.
Vamos então conhecer algumas dicas para as próximas partilhas serem um sucesso?
#1. Brinque com a Iluminação
Esta dica é válida para qualquer tipo de fotografia e para o Instagram não há excepção. Sempre que possível deve usufruir do que a luz natural tem para lhe oferecer, no entanto pode usar vários objectos para brincar com a luz como são o exemplo os papéis coloridos.
No caso das famosas selfies, deverá optar sempre pela luz contra e não atrás de si. Desta forma, a sua cara ficará iluminada e sem sombras que causem ilusão óptica de coisas que não querem, como olheiras (por exemplo). Não se esqueça de que uma fotografia com flash não é significado de luz.
#2. Aproveite Ângulos Diferentes
Conhece aquelas fotos extraordinárias de pratos de comida imaculados e lindíssimos? Já reparou na percentagem de fotografias que foi tirada de cima para baixo? É verdade, este é o ângulo mais escolhido para este tipo de fotografias, no entanto há casos em que os pormenores ficam mais engraçados e aproveitando os ângulos incomuns.
Ser diferente nem sempre é mau e no Instagram as novas ideias são excelentes. Cortar uma imagem, em vez de a colocar como toda a gente publica, é uma óptima forma de mostrar a sua diferença.
#3. Use Quadros ou Bordas
Apesar de já não serem tão usadas como inicialmente, estas continuam a ser óptimas formas de mudar um pouco a sua fotografia ao torná-la vintage e diferente.
O Instagram deixou de ter a ideia de fotografia Polaroid, como inicialmente tinha mas é possível escolher se queremos a imagem quadrada ou não e isto modificar completamente o estilo da fotografia.
#4. Apanhe os Detalhes
Os detalhes são importantes, mas já pensou em fotografar pequenos detalhes do dia-a-dia em vez de fotografar tudo? Capture aquele ponto específico que pode passar despercebido a maior parte das pessoas, os desenhos da calçada portuguesa, os anéis que tem colocados ou até mesmo apenas o sorriso.
#5. Utilize a câmara traseira
Apesar de muitas das câmaras dianteiras que acompanham os novos smartphones serem extremamente boas, acabam por dar alguns "efeitos" próprios, bem como menos qualidade fotográfica.
Utilizando a câmara principal do equipamento, a fotografia também irá ganhar de forma automática um ar bem mais profissional.
Estas são algumas dicas que pode utilizar para ter fotografias como um verdadeiro Instagrammer. Depois de ter uma fotografia à altura do desafio, não se esqueça que o Instagram funciona com base em hashtags.
Importante é referir que as hashtags servem como pesquisa sobre aquela palavra, havendo algumas mais utilizadas do que outras. No entanto, as suas fotografias só aparecem na pesquisa dessas mesmas hashtags se a sua conta for pública.
Este artigo tem mais de um ano
Sem querer por em causa o vosso trabalho, este parece um artigo para “encher chouriços”. Faz-me lembrar os telejornais que quando não tem noticias, “inventam” noticias sem interesse nenhum, como anunciar que fulana X tem um namorado novo que também é rico ou famoso… Enfim. Acho que mesmo não havendo noticias conseguem CRIAR artigos bem mais interessantes e úteis… Só faltava dizerem que tem de apontar para algum lado e fotografar…
Caro Mr.T,
Cada leitor tem os seus interesses. O Intagram é uma aplicação com quase 500 milhões de utilizadores, entre eles existem Milhares que o utilizam para dar ênfase à sua qualidade como fotógrafos, bloggers, youtubers, entre muitos outros projectos.
O facto deste não ir de acordo com os seus gostos/interesses, não significa que mais ninguém os tenha.
Convido-o a deixar os tópicos do seu interesse, para que possamos analisar se estão em falta no Pplware. É do nosso interesse satisfazer os gostos dos nossos leitores. 🙂
De facto um dos meus gostos e interesses é a fotografia, que a tenho como hobby. E se o Instagram é uma plataforma que permite partilhar fotografias (maioritariamente tiradas com o telemóvel), não há uma forma especial de tirar fotos à instagrammer… O que significa isso? Será diferente de tirar fotos com uma maquina compacta? Ou até com uma maquina mais avançada? Não me parece! Cuidados a ter? Todos os que se devem ter quando se tiram fotos com qualquer que seja a maquina. Iluminação, Composição, e Criatividade talvez sejam o triângulo mais importante, mas há outros cuidados a ter, como é óbvio… Reduzir o tema a algumas dicas que nem o são propriamente (como utilizar a câmara principal do telemóvel – parece-me óbvio; ou sugerir a inserção de molduras como técnica de pós produção) parece-me bastante redutor e passa a ideia de que é um artigo que é apenas para publicar porque sim, para fazer numero…
Resumindo, acho que a Andreia consegue criar um artigo muito mais completo e útil (com mais conteúdo e qualidade – não confundir com a qualidade da escrita).
Andreia, um bom exemplo de um artigo interessante e útil de dicas sobre o tema, é o “Dicas de ouro da fotografia: Tipos de Composição” que foi publicado no dia 11 de Março…
Como disse anteriormente, são tipos de artigos diferentes 🙂
Mas agradeço desde já o elogio ao artigo.
Aí é que se engana Mr.T, uma fotografia com objectivo único e exclusivo de partilha no Instagram é feito e pensado de forma diferente. Há fotografias que eu própria tenho que a nível fotográfico são óptimas (modéstia à parte) mas que não são coisas que interessem estar no Instagram.
Há quem utilize o Instagram de forma mais profissional ou com o intuito de ter seguidores e/ou gostos. Por isso e apesar de conseguir outro tipo de conteúdos, dado que felizmente tenho tido o privilégio de dar a conhecer diversas vertentes nos artigos publicados e assinados por mim, não considero que isto reja um assunto “redutor”. 🙂
+1
Se achas que fazes melhor, porque não tentas?! Até achei o artigo interessante, e dou os meus parabéns a equipa! 🙂
Técnica nº. 1 – Saber tirar fotografias; Técnica nº. 2 – Seres famoso, tiras uma foto a um sapato ou a uma parvoíce qualquer e tens 35.000 likes
E pronto agora já podem seguir-me no instagram e quando eu for famoso prometo que posto fotografias parvas para ter muitos likes 🙂 @martinhomanuelito
M.Manuelito,
fico a aguardar as fotos aos sapatos :p
Andreia, primeiro tenho que comprar uns sapatinhos novos para ficarem bem na fotografia eheheh
Pois…. o primeiro passo de facto é aprender a fotografar. 😀 o M. Manuelito, que sigo há alguns anos, domina e tem grandes fotos 😉
Mas muita gente, mesmo com falta de sensibilidade, com uma ou outra técnica, pode melhorar o que apresenta.
Sim, gatinhos nas redes… levam muitos likes 😀
As meninas do Pplware têm sempre as mãos impec. 😛
Também já reparei no mesmo 🙂
http://instagram.com/joelsilva1991
Não sei quem foi, mas de certeza que gostou do passeio por Ponte de Sor, e da ponte pedonal que a noite é maravilhosa 😉
Sem dúvida um óptimo local para fotografias. Quer seja para o Instagram, quer a nível mais profissional. 🙂