PplWare Mobile

Como criar um blog no Sapo?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Apesar de preferir o WordPress ao Sapo Blogs ou ao Blogspot, não deixa de ser um bom Post 🙂

  2. Varsal Jr. says:

    Pois vieram para o SAPO e agora o site fica mais lento ao carregar
    -.-

    • Engraçado ou não estamos no mesmo servidor e no mesmo hosting.

      O que se pode estar a notar é um aumento do numero de vistas.

      Mas já agora e porque é importante. Quando dizes que está mais lento é no geral ou é apenas a carregar partes do site, do tipo barra do Sapo ou Adsense? Preciso mesmo dessa informação para podermos afinar e optimizar o Pplware.

      • Marco Faria says:

        Boas,

        Concordo, de maneira geral o site está bem mais lento a carregar, no seu todo, texto, imagens, etc.

        Acho que o hosting anterior seria de apostar mais, sem querer rebaixar a sapo.

        Cumprimentos.

        • Pedro Pinto says:

          @Marco Faria
          Como disse o Simões, o hosting continua o mesmo. Apenas configurado um redirect para pplware.sapo.pt e adicionado a barra e pub da Sapo . Respondam à pergunta do Simões sff

          • freemx says:

            Não seria mais vantajoso usar o alojamento nos servidores do sapo? Acho que tornava mais rápido os acessos e o carregamento de informação de outros sítios.
            Não que tenha nada contra o actual alojamento.

      • NCB says:

        Caro Pedro, as parcerias sobretudo com o Sapo (ou com outros partners) são sempre lucrativas mas há sempre um preço a pagar. Neste caso é a diminuição no acesso e loading mais lento pelo user/cliente devido à espera pelos scripts externos de publicidade e da barra Sapo. Eu percebo que pensem que por continuarem no mesmo hosting nada mudaria. Habituem-se e benvindos à vossa nova realidade empresarial!

        • Eu sei perfeitamente que passamos a depender de scripts externos e que isso nos “atrasa” o tempo de carregamento do site.
          No entanto o que quero é perceber se é apenas isso ou se à outros factores que estejam a fazer aumentar o tempo de carregamento.

      • yashin says:

        Boa tarde Pedro! Eu realmente noto maiores dificuldades na abertura das páginas do pplware. A questão de demorar, não é o abrir a página como um todo, mas sim abrir aos bocados… (como Ads e afins).

  3. Miguel Ribeiro says:

    Por acaso, o Varsal tem razão.
    Só de virem para a SAPO desceram na minha (e de muitos, que eu sei!) consideração. Depois os site fica um bom bocado mais lento…
    e por fim, em vez de ensinarem num plataforma como deve ser, isto é wordpress, vêm por aqui como criar um blog no sapo… É que isso nem ao menino Jesus interessa… Xó ax PiTaHx dUs MoWaNgUx PaWa pOr 1 PhUnDuH cOr DjI rOxAaAahh

    se querem um simples têm o blogspot, ainda mas simples têm o posterous!

    Mas prontos.. cada um tem que jogar pela camisola que tem…

    • Vítor M. says:

      Aliás dás parte de injusto.

      Achas que por ser do google o Blogspot é melhor?

      Se me falas no WordPress até concordo, mas o blogspot? 🙂

      Má vontade Miguel… muita má vontade e isso de “Só de virem para a SAPO desceram na minha (e de muitos, que eu sei!) consideração. ” denota de tua parte falta de bom senso. Primeiro porque não é verdade, muita gente, mesmo muita e podes ver no post de informação de integração, foi favorável, tendo em conta que são pessoas que querem ver o Peopleware a crescer e foi uma pequena, residual parte, mesmo muito pequena, que se queixa de termos integrado o portal Sapo. Quem gosta do Peopleware não fica indiferente nem nos faz descer na consideração.

      Temos de fazer estas mentalidades darem valor ao que é português… é triste ver que o que é estrangeiro é que é bom… apenas isso Miguel, é triste.

      Mas eu não deixo de agradecer a tua participação e certamente as tuas visitas e quem sabe, ajudas na partilha de ideia.

      Abraço.

      • Miguel Ribeiro says:

        eu só falo assim porque a minha lista de reclamações com a sapo cresceu a olhos vistos enquanto andei “enrolado” com eles… Usei o serviço SAPO durante anos!
        Eu não digo que é por ser da google que é bom, simplesmente o blogspot tem mais “longevidade”, dá para fazer mais do que o SAPO. Eu à anos que sigo o pplware e gosto do ver crescer, mas temos de ser sinceros e honestos: o TEK da SAPO (e a GAMEOVER que ainda não sei se existe), no tempo em que andei a seguir, eram calinadas atrás de calinadas!

        Um bom serviço nacional: http://www.tweetaporsms.com/

        Não sei se conheciam mas fica aqui…

        Não é a falta de bom senso, mas sim a visão que quem já anda à anos a seguir o SAPO e sabe bem o que fazem de mal (mas atenção que não são os unicos…)

        • Vítor M. says:

          Miguel. voltaste a confundir as coisas. O TEK é do Sapo, não é um parceiro, é um canal feito pelo Sapo (por um empresa de conteúdos). O Peopleware é nosso e vosso, há grandes e acentuadas diferenças.

          O site é o que os visitantes querem que seja, obviamente comigo e com o resto da excelente equipa a timoneiros.

          Mas deixa-me que te diga, eu fico orgulhoso do site que temos, a sério, já viste esta enorme comunidade internacional que se juntou em volta de um serviço que é todo ele feito por carolice? 😀

          Confesso que são tantas as pessoas que nos obrigam a ir para a frente, que sentimos obrigação perante elas. pensa nisso, provavelmente tu também és uma dessas pessoas que nos impele para o crescimento. 😉

          Claro e como tu também deves saber. há sempre a boca foleira porque ter opinião hoje emdia não paga imposto… 😀

          Abraço e obrigado.

      • NCB says:

        Vitor, com todo o respeita estas coisas não se discutem na praça pública com nenhum utilizador, sobretudo se ele não tem consciencia do que diz ou da realidade do ramo.

        • Vítor M. says:

          Não sei se não, sabes… as pessoas muitas vezes não dizem determinadas coisas com convicção, usam a Internet para poder castigar A atraves de B.

          Se reparares foi o que o Miguel e outras pessoas tentam fazer, criticam-nos a nós porque o Sapo não leva até elas a Internet em boas condições ou porque o canal xpto do Sapo não lhes agrada ou mesmo porque o helpdesk do Sapo não lhes deu uma respostas qualquer.

          E isso tem de ser publicamente apontado, este país seria melhor se houvesse mais serenidade e cultura na critica… o problema é que o exemplo muitas vezes vem de cima… (lembras-te do Fuck Them?) enfim…

          Um bem haja para todos. Vou fazer uns posts para partilhar convosco.

          • Miguel Ribeiro says:

            Caro Victor,

            Isso do castigo até pode ser um ponto certo 😛 mas é certo que eu do sapo não gosto. E venha quem quiser convencer-me do contrário não consigo.
            Eu gosto do pplware e gosto de ver que o blog vai para a frente! Os vossos posts já me foram úteis muitas vezes e é um blog que sigo por RSS… Não é nada contra vocês claro…

            Caro NCB,

            Antes de dizer que as pessoas dizem as coisas sem consciencia ou sem conhecerem o ramo, se calhar deveria de conhecer primeiro as pessoas pessoalmente, não?

          • Pedro A. says:

            A minha critica em relação à mudança para o sapo está apenas ao nível dos vídeos. O Sapo Vídeos não funciona aqui na empresa, vá-se lá saber porquê… De resto, apenas o staff do Pplware decide o que é bom para o projecto. Se um dia decidirem fechar o projecto, como tantos outros já fecharam, ninguém tem nada a ver com isso, apesar de ser uma enorme perda para o panorama de informação digital nacional.
            Quem não gosta que mude de site.

          • Pedro A. says:

            Esqueci-me de dizer, que em relação à velocidade do site, a mudança para o sapo coincidiu um pouco com a minha mudança para o FF3.5 + updates de alguns addons, que generalizou a lentidão da internet aqui por estes lados…

  4. Marco Monteiro says:

    A isto chama-se post publicitário lol…

  5. Pedro A. says:

    Sim, realmente é dificil criar um blog no sapo… Basta carregar na imagem Crie o seu blog e seguir os poucos passos. Realmente que não sabe criar um blog é porque não sabe ler…

    • Vítor M. says:

      Pedro 😀 quase que concordo contigo.

      Há dias um fulano, candidato por pequeno partido a uma junta de freguesia, foi ter comigo e “perguntou”… assim em jeito de convite e tal… como se fazia um blog, se era caro, se era difícil meter depois os textos e fotografias.

      Dizia-me ele ” sabe que hoje temos de chegar às massas, aos jovens que não lêem os panfletos de campanha” 😀

      Anuí que sim e fui deixando entender que basicamente aquilo era “seguinte, seguinte, seguinte”… acho que até hoje ainda não se viu fumo branco, de blog não há nada.

      falar é fácil… principalmente na idade da imortalidade, depois disso é que elas.

      Abraço meu caro.

  6. João says:

    Bom post…Pelos comentários a cima nota-se que são mesmo portugueses nunca agradecem pelo que tem.

    Eu acho que é uma ajuda preciosa, pois há quem não saiba e queira aprender…Com isto gostaria de perguntar se é possível criar varias contas de administradores do blog sapo.. já andei a procura mas não consigo perceber..

    obrigado

  7. Lau says:

    Concordo com o Pedro A., quem não sabe criar um blog no Sapo nem sequer ligou o PC! 🙂 Ou alguém ligou por ele ou é um PC público.

    Agora a sério, acho k é básico demais este post, é só mesmo seguir os passos, acredito que seja alguma publicidade, mas é normal…

    Não acho que tenham feito mal ao “aliarem-se” ao Sapo, é um parceria de “Serviços” Web nacionais, e quando assim é… é de louvar.

    Parabéns Pplware pelo FANTÁSTICO serviço prestado e crescimento ao longo dos anos, sem intenções objectivamente monetárias! (mas deixem-se lá de posts publicitários, tentem “negociar” outro tipo de pub ao Sapo)

    Abraço!

  8. Publicidade à parte de sem duvida uma boa plataforma, para quem quiser criar um blog sem grande trabalho. Se for para criar uma coisa mais a serio, penso que WordPress é de longe a melhor, como é exemplo o pplware. A versão .com já é bastante personalizavel, mas sem duvida que quem quiser ir mais longe, wordpress.org é o caminho..

  9. Pedro Leitão says:

    Pá, acho despropositado.

    Alguém que não sabe criar um blog no sapo, e que no entanto visita o pplware para aprender?

    Get Real. O target deste site não é propriamente o pessoal que nem sabe o que é um pc.

    • Vítor M. says:

      Discordo. Chegam-nos muitas visitas via motores de pesquisa. Procuram de tudo um pouco dentro da área tecnológica 😀 ficavas admirado com os pedidos que nos fazem… 😛

      Com esta onda crescente dos e-escolas e e-escolinhas cada vez mais temos de produzir conteúdos para vários sectores de conhecimento.

    • Miguel Ribeiro says:

      Não acho que seja despropositado.
      Acho que é pena ser no serviço que é…

  10. Rui C. says:

    Offtopic:
    Vitor…
    Já inscreveste o Pplware?
    http://myeeemylife.com.pt/

  11. Manuel José says:

    Excelente post! Continuem assim e não liguem a que só vos quer deitar abaixo. Leio cada comentário, que só me apetece dizer: “Não gostas? a porta é a serventia da casa. E já agora se não gostas, faz melhor”. Parabéns PPLWARE!

    • Miguel Ribeiro says:

      Talvez um dos meus seja um desses, no entanto note que eu não os quero mandar abaixo, só comentei que criar um mail no SAPO não é dos melhores serviços.

  12. reismor says:

    De facto um tutorial a ensinar a fazer um blog no sapo é algo quase a roçar o ridiculo.Foi falta de bom senso no minimo.
    Claro que no wordpress ,blogspot etc é que seria digno de ensinar.
    No sapo é como quem faz uma conta de email…bolas.
    Acerca da velocidade de acesso…sim no meu caso tambem noto que ultimamente esta super lento e por veses desligo a ligação por falta de pachorra.
    A minha ligaçao é vodafone 24mg.
    Bom foi a minha corrobaçã a algumas criticas,sempre com o objectivo contrutivo.
    Voiu seguindo o pplware desde o seu inicio quando saiu o suplemento do 24hrs.
    Força e boas pesquisas para aqui divulgarem bons conteudos.

  13. Mais lento, ou até mesmo com a parceria do sapo… O que é Português é bom, o que é POST no pplware é interessante. Faz parte do quotidiano, Liga portátil, abre Publico, liga msn, e vamos ao pplware ver o que nos ensinam de novo. 🙂

  14. pcosta says:

    o que o sapo precisa é de melhorar o acesso aos seus blogs, com servidores mais rápidos, pois não é só o pplware que está lento, até a própria pagina da sapo está mais lenta;
    mas o importante é o conteúdo que continua com bom nível.

  15. delaorden says:

    Ah pois, esta aí. Minha chance de ficar mais perto dos amigos Vitor, Pedro, Rui, Ana e demais… fazer um blog no Sapo !!! 😀

    A serio, na verdade não notei diferença no carregar das páginas. Tenho algumas dúvidas 1-) pode-se colocar propaganda, tipo adsense ou outro tipo de patrocinio ?
    2-) pode-se usar qualquer template adaptado do blogger–> wordpress para o Sapo, ou seja posso importar qualquer um ou tenho que usar os disponiveis por lá ?
    3-) pode-se ter um dominio tipo http://www.teunome.com de graça ? No meu caso o WordPress me deu de presente mas não é de graça tambem não.

    E por último, existe alguma restrição enquanto ao conteudo do blog ou é responsabilidade de cada um, como no wordpress ?

    Obrigado pelas respostas… 😛

    • MiguelR says:

      Dos blogs do sapo não percebo nada mas posso-te dar uma pequena dica acerca do domínio de graça.

      Existe algum “sitio” onde tenhas domínios tipo http://www.teunome.com de graça?

      Eu cá não conheço nenhum e até duvido que exista!

      O que tu podes ter são sub-domínios tipo teunome.blogs.sapo.pt, que sim são de graça.

      Cumps

  16. Pro Race says:

    Para mim ta na mesma rapido ao abrir o ppl. 😉 deve ser por que tenho 100 megas tabem ^_^

  17. Eu não notei que o Pplware tenha ficado mais lento.
    Acho que até pelo contrário.
    O único problema é no “Porque hoje é Sexta”.
    Às vezes as fotos não abrem no player, mas pode ser que seja pelo elevado número de visitas.

  18. Nuno says:

    Vendidos… lol

  19. Ana Jullia Silverio De Pontes says:

    Mas eu queria aprender como criar um blog,mas não vi nada

  20. eu queria saber como fazer um blog,eu queria saber do que precisa,deve ser muito bom ter um blog

  21. Gonçalo Rodrigues says:

    Olá a minha questão é como por uma fotografia no blog Obrigado!

  22. Muito bom obrg por este post !

  23. Fernando says:

    olá! me cadastrei hoje no SAPO, ao tentar entrar no link que recebi por e-mail, disse que ele havia espirado, e que teria que reiniciar o registro, mas mesmo assim consegui fazer login no SAPO, e acessar minha conta. So que não estou encontrando a opicao para criar um blog. Esta meio complicado entender como se configura a conta. Se puder me ajudar, ficarei agradecido.

  24. Jose Marques says:

    Malta da PeopleWare, da minha parte fica um muito obrigado pela criação do site e por terem criado esta comunidade. Que continuem assim por muitos anos e um bem haja a todos voces. O que é nacional é bom!!
    Criticar , toda a gent o faz, agora ter coragem para fazer algo para marcar a diferença, isso sim !!

    Abraço

  25. Carlos Dias says:

    Como faço para migrar este meu blog http://www.carlos-news.com
    Para um blog do sapo

    E se eu colocar dominio no blog sapo a autoridade que ja vem nonono dominio padrao no sapo sera que desaparece?

  26. J says:

    Deveriam lançar uma nova publicação. Está está com totalmente desatualizada.

  27. Luis costa ribeiro says:

    Boa tarde

    Como posso construir um blogue?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.