Como criar publicações perfeitas nas redes sociais
A profissão de gestores de redes social é algo que começou a surgir há cerca de 5 anos e a tendências é para que continue a crescer, sendo uma área onde as empresas começam a apostar cada vez mais. Mas sem os conhecimentos de alguém especializado, estas empresas acabam por cometer vários erros nas publicações que fazem pelas várias redes sociais.
Se a intenção é atrair a atenção dos seguidores e fazer com que eles cresçam, então as publicações deverão ser "perfeitas". Perfeitas, é um exagero, obviamente que o que é perfeito para uma pessoa não será certamente para outra, mas o que apresentamos hoje são algumas regras que deverão ser seguidas para que o que se partilha nas redes tenha um maior alcance por parte do público-alvo.
A My Clever Agency, especialista em marketing nas redes sociais, criou um infográfico onde explica como deverão ser as publicações nas diferentes plataformas sociais para que sejam "perfeitas".
Apreenda alguns dos conselhos que seleccionámos referentes a algumas das redes sociais mais populares.
Comecemos por aquela que é a maior rede social de sempre da história da Internet, o Facebook.
Para a actualização de estado devem escrever-se coisas positivas, que devolvam boas energias aos seguidores. Sempre que colocar um link, deverá ser um shortlink, por exemplo do Bitly, que devolve estatísticas sobre o número de aberturas que realmente originou, sendo um complemento às estatísticas do Facebook.
As imagens deverão ter o tamanho certo, e a My Clever aconselha a dimensão de 800x600 píxies e por fim, nos comentários, é importante estimular o diálogo entre os utilizadores.
Google+
Esta é uma plataforma em franco crescimento e já existem grandes marcas a tirar proveito das suas potencialidades.
Aqui o truque é a aposta em imagens de qualidade, a utilização de hastags, a menção a pessoas e marcas. É importante também conhecer comunidades relevantes e relacionadas com o negócio para criar ligações e partilhar as informações.
A limitação de caracteres poderá levar a um certo "desleixe" na gramática e na pontuação na hora de tweetar, o que é um grande erro. A escrita é importante que seja cuidada, em qualquer plataforma.
A utilização de questões nessas publicações é também ela importante de forma a criar envolvimento com os utilizadores e, sempre que se justifique, deverão ser acrescentadas fotos ou vídeos que também estimulem esse envolvimento.
YouTube
No caso do YouTube as recomendações para a publicações de um bom vídeo vão para além do simples envolvimento dos seguidores de uma página comum de uma rede social. O YouTube é um grande arquivo de informações consultadas principalmente através de palavras-chave. Como tal, a definição de um bom título explícito do conteúdo e a utilização de tags estratégicas são essenciais para o vídeo seja encontrado pelo público-alvo.
A descrição do vídeo é igualmente importante, onde deverá constar também, no mínimo, o URL directo para a página principal da empresa (website, página das redes sociais ou blog)
Sendo esta uma rede profissional, o cuidado com as publicações deve ser ainda maior. As publicações deverão ter um conteúdo profissional relevante, deverá ser informativo e captador de atenção e, acima de tudo, ser actual.
O momento certo para uma publicação
Está provado que existem determinadas horas do dia mais propícias ao alcance e envolvimento dos utilizadores e seguidores das redes sociais. Como tal, a My Clever Agency indica no mesmo infográfico quais as melhores e as piores horas para publicações nas diferentes redes sociais.
Neste artigo apenas demos destaque a algumas das plataformas sociais mais utilizadas, mas no infográfico completo poderá ter acesso a dicas referentes a outras redes e plataformas.
Este artigo tem mais de um ano
Gostava que alguém traduzisse as imagens. Até posso dar uma ajudita!
Uma pessoa chamada Menu Iniciar. Rir Rir Rir 😛
Aposto que é um utilizador de Microsoft Windows 8 traumatizado com a ausência do referido Menu lol
Agora vem a pergunta que toda a gente está morta por saber. Se pode dar uma ajudinha a traduzir as imagens então é porque as sabe ler. Se as sabe ler, então porque as quer traduzidas? Será para ajudar 0.01% da comunidade de leitores do prestigiado Pplware que não sabem inglês?
Realmente eu nao entendo tanta falta de educação.. o cara esta pensando no proximo! eu nao sei ingles! isso me ajudaria sim! cara faça a sua parte antes de discutir com quem quer ajudar!
O blog é Português e acho muito bem que seja escrito em Português.
Quanto à sua resposta, 0,01% é um bom estudo da sua parte, pena que o seu respeito pelos outros seja tão bom como os seus estudos.
Pois para mim é inadmissível a não utilização da língua portuguesa. Devemos ser um dos poucos povos em que a língua é espezinhada e esmifrada até à exaustão, sendo até necessário um acordo ortográfico de “brasileirês” para a preservar a nível internacional.
Mais, até repudio a utilização massiva de termos em Inglês em várias áreas (informática, marketing, até na designação de ofertas/postos de trabalho). Não me chocando o facto das imagens estarem em Inglês, fico chocado com o facto de refilarem por alguém pedir a sua tradução!
Tenho dito (“That’s all folks”, para quem não percebeu). 😉
Estou a tratar disso, em breve vou postar no facebook da Pentool.pt – http://facebook.com/pentoolpt 😉