Black Hat SEO: O que é, para que serve e algumas técnicas
Se estão familiarizados com o conceito SEO e sabem um pouco de marketing digital, de certeza que já ouviram falar do Black Hat SEO (BHS). É o nome dado às técnicas pouco convencionais e que podem ser penalizadas pela Google.
Já ouvi muitos profissionais e bloggers a falar mal do BHS. Para eles, é o caminho fácil para o sucesso. Contudo, eu tenho uma opinião muito diferente e é isso que vos vou explicar ao longo deste artigo.
Não quero defender este tipo de técnicas. Apenas quero mostrar para que servem, como são utilizadas e como podem ser aproveitadas “legalmente” por todos os bloggers.
O conteúdo é o Rei?
Esta é uma das expressões que mais ouvimos no mundo dos bloggers e que Matt Cutts diz em todos os seus vídeos. Mas a realidade é outra. O que mais importa na hora de posicionar um site são os links ou backlinks de outros dominios de autoridade.
Se escreverem um post e este não for lido por ninguém, nem partilhado ou recomendado em outros sites, para o Google não é relevante. Podem escrever o melhor artigo do mundo, mas se não houver tráfego, o Google não o considerará relevante (tirando os casos, claramente, de dominios com alto PR e DA).
Tendo em conta muitos “gurus”, se escreverem um artigo de 3000 palavras com um bom SEO (imagens, palavras-chave, meta-descrições, URL otimizada…) o Google terá em conta todos estes parámetros e colocá-lo-á na primeira posição. Sabem onde está a falha? É que TODOS os bloggers fazem exatamente isto, mas apenas 10 posts podem aparecer na primeira página!
Sendo assim, se todos têm conteúdo relevante e bem otimizado, como é que se faz a diferença entre o mais importante e o menos importante? Isso mesmo, através dos backlinks.
Perante isto têm duas opções: pagam aos sites com alto DA para escrever ou deixar um link do vosso site, utilizam AdWords, fazem guest posts ou passam para o lado obscuro.
O BHS não é assim tão obscuro como todos pensam. É verdade que muitas das suas técnicas consistem em fazer spam, mas muitas outras podem co-existir com técnicas de White Hat SEO. E digo mais! Se entrarem em algum forum de BHS, antes de começar com este tipo de técnicas, é sempre recomendado conhecer o SEO na profundidade e otimizar da melhor forma possível o site que querem posicionar.
Técnicas de Black Hat SEO
Existem imensas técnicas de BHS que podem encontrar em imensos fóruns, mas nenhuma delas é fácil como muitos dizem. Sim, podem comprar um software que deixa links em todos os locais da Internet, mas se o fizerem, digam adeus ao vosso site… literalmente.
Uma das técnicas de BHS mais conhecidas é a da Piramide e Parasita.
A primeira consiste em aumentar o LinkJuice do vosso site principal criando outros sites secundários que contêm links para o vosso. Normalmente estes sites secundários fazem-se através de plataformas gratuitas como o WordPress, Blogspot, Tumblr, Wix, etc.
Criam-se vários sites e publicam-se 2 posts originais, com 500 palavras, ou mais, e imagens. Cada um destes sites terá um único link para o site que queremos posicionar. Chamam-se Tier 1. Depois, criamos outros sites, com mais posts e menos qualidade, que apontam para os Tier 1. Estes chamam-se Tier 2. Depois, podem criar um Tier 3 ou começar a enviar links e visitas para o tier 2 ou 3 com um software especializado.
Esta é uma técnica de BHS, mas a única coisa que tem de mau são os links finais criados por um bot. Tirando isso, é completamente legal criar sites com artigos de qualidade que apontem para um outro que queremos posicionar. É verdade que demora muito tempo, mas mesmo assim, é mais barato que pagar Adwords.
A segunda técnica que referi, a do Parasita, é muito mais interessante. Como o próprio nome indica, o que se faz é deixar o link para o vosso site de uma forma dissimulada noutro site com um grande número de visitas. Como? Dou-vos o exemplo mais conhecido de todos: Yahoo Answers.
Yahoo Answers é um dos sites mais lidos da Internet e é por isso que é perfeito para esta técnica. Fazem a vossa pergunta no site e pedem a um colega ou conhecido que a responda de uma forma completa e deixando um link para o nosso site, o qual explica muito bem aquilo que queremos explicar.
Depois disto, se querem posicionar essa resposta, apenas têm de partilhar essa pergunta nas redes sociais e com muito spam!
Mas se querem fazer tudo de uma forma limpa e sem BHS, também podem responder à todas as questões de Yahoo Perguntas que se relacionem com a vossa tématica e deixando o vosso link. O mesmo nos fóruns, vídeos de YouTube e outros sites que sirvam para esclarecer dúvidas.
Além destas técnicas, existem muitas outras que se podem utilizar para conseguir mais seguidores no instagram, no facebook, etc. Mas como em tudo, podem ser utilizadas de uma boa forma ou não.
É bom ou mau o Black Hat SEO?
O BHS incorpora uma série de técnicas poderosas e originais. O que vos disse neste artigo não é nada comparado com o que podem encontrar pela internet. Muitas destas técnicas podem servir para posicionar o vosso blog ou negócio muito mais rapidamente. Contudo, a decisão de tomar o caminho mais fácil e arriscado é de cada um.
A minha recomendação é que aprendam acerca destas técnicas mas sejam originais e criem as vossas próprias variações. O BHS pode ser utilizado e estudado para melhorar o Marketing Digital de uma forma diferente e única.
Agora... cabe-te a ti decidir como.
Este artigo tem mais de um ano
Gostei da abordagem e o artigo esta muito interessante.
+1
+1
Muito bom artigo. Obrigado. Mas como tens também uma responsabilidade acrescida aqui fica a necessidade de uma correcção neste artigo, noutros e em futuros artigos. Um exemplo: “e o colocará” deve ser “colocá-lo-á”, conjugação pronominal do futuro do indicativo.
Obrigado! Fica registado! 😉
Bom artigo! 🙂
Excelente artigo. É um assunto que tenho dado alguma atenção e pelo que tenho lido, com os novos algoritmos da google o mais importante é mesmo as referencias ao site e o tráfego gerado. Há imensa informação, cada qual com a sua abordagem. É realmente muito complicado colocar um site no topo das pesquisas.
Olá Manuel, obrigado!
É realmente muito difícil posicionar um site ou uma keyword. Existem imensos bloggers e hoje em dia para conseguir chegar aos 10 melhores é preciso muito trabalho. O que eu recomendo é ler muito em sites americanos as suas recomendações. Eles são os melhores no que toca ao mkt digital.
Este artigo tem BHS?
Acho que nem é preciso. A pplware já está bem posicionada.
Hehehe 🙂
Gostei do artigo. Não conhecia o conceito por esse nome, e foram boas dicas pra mim.
Domingo Gomes – Excelente artigo e pela escrita e resposta aos comentários sinto uma postura de humildade. Estranho por aqui… continua assim! cumps
Olá Filipe! Muito obrigado!
Falatorio é sempre bom, mas má publicidade pode arruinar o negocio (tambem leaks).
100% – Gostei muito da abordagem do artigo e da forma simples como o tema foi descrito. Assim se chama partilha de conhecimento e humildade na forma como podemos colaborar com outros para estes se iniciarem ou perceberem as diferentes estruturas. Um muito obrigado a todos só assim chegamos mais longe.
Muito obrigado! E sim, precisamos de partilhar mais os nossos conhecimentos em Portugal. Existe pouca informação sobre o assunto no nosso idioma. Espero ter ajudado 🙂
Só por curiosidade, qual o teu background Domingos?
Olá Oskar.
Estudei Direito e acabei por aprender Marketing. Assim que background na área pouco, mas ganas de aprender muitas 😀
Excelente artigo.
+1
@Oskarlima senão me engano o background é branco sujo, ou branco peróla e dos lados é azul….
Concordo e partilho da mesma opiniao de muitos utilizadores que teem deixado comentarios neste post. Um artigo muito bem escrito, com informacao clara e concisa. Alem disso, o autor mostra uma personalidade que faz falta a outros por aqui, outros editores e sobretudo leitores, que teimam em vir comentar para ocupar os tempos livres com futilidades e com comentarios infundados.
Continua assim Domingos, es um exemplo a seguir por todos no PPlware. Parabens.