Quantcast
PplWare Mobile

Android SGS: Como fazer Root à ROM Oficial

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Narciso


  1. Atenção que Root não retira garantia e não há ninguém no mundo que possa dizer o contrário. Root é só isto:

    1 – binário do su passa a pertencer ao nosso grupo de utilizador para podermos passar a executa-lo (para quem sabe shell é apenas um chmod)
    2 – .apk Superuser ou SuperSU que vai gerir as permissões das várias apps

    O resto é conversa.

    • Ana Narciso says:

      Tudo o que o Francisco disse. No entanto, as operadoras podem rejeitar um smartphone Android com root, pois está modificado, pelo menos o software. Atenção, elas não têm razão, mas podem fazê-lo.
      Quando se compra o smartphone directamente à marca há menos probabilidades de ter algum problema.
      De qualquer forma, é sempre possível reverter o processo.

      • Cláudio Esperança says:

        Então mas as operadoras não são obrigadas a provar que a alteração de software foi a responsável pelo problema reportado? Pergunto isto porque, por exemplo, nos Estados Unidos onde as garantias são mais permissivas, o processo de root ou de jailbreak é permitido e as marcas são obrigadas a provar que os danos no equipamento foram provocados por esta ação…

        • Ana Narciso says:

          Sim, são. Mas aqui no nosso Portugalinho a ignorância reina. A resposta teórica é sim, elas têm de provar que foi o root que possibilitou a má utilização do hardware. Mas se é possível revertê-lo antes de o dar para a garantia, mais vale não dar sequer essa desculpa às operadoras.

    • k says:

      Concordo. Root e so software.
      Há, no entanto, o potencial de danificar o hardware. Por exemplo, software de over, underclock e live overclock sao muito vulgares neste telemóvel. Só é possível com root. Com overclock ha sempre um risco de danificar o hardware (temperatura excessiva, etc, os mesmos riscos de um pc com a agravante de que nem um cooler de jeito tem).

      That said, ainda estou para ver um caso onde um telemóvel destes avariou por overclock e muito menos nenhuma operadora vai atirar com um argumento tão detalhado. o melhor que eles conseguem é dizer que foi ‘alterado’ e acabou.

      Mas se formos realistas, o potencial esta la, ainda que vago, em condições muito específicas e probabilidades muito baixas 🙂

    • Francisco Pinto says:

      o meu sgs depois de ter feito tudo o que pedem bloqueia a iniciar quando está a aparecer o ecrã preto com letras brancas a dizer sgs gt-i9000 preciso de ajuda

  2. Provalmente a primeira coisa que fiz ao ter adquirido o meu Galaxy S há uns tempos atrás. Imprescindivel para que gosta de ‘mexer’ com o seu Android.

  3. andré torres says:

    Quando um bom tutorial com imagens passo a passo, como o PPLWARE já nos habituou, sobre rooting ao Asus Transformer EEE Pad TF 101 32gb? É um artigo em falta na internet, e que pode ajudar milhares de pessoas!

  4. João Fernandes says:

    Podiam fazer uma coisa destas para o nexus s !! =/

  5. João Franco says:

    lindo, lindo era dizerem como fazer root para o galaxy ace plus, com um tutorial em portugues 😀

  6. Andre says:

    N facam como eu. Pensei que desse para fazer pro S2 e acabei apanhando um susto.

    Ja tudo ok.

  7. Nuno says:

    ha algum root para o galaxy s plus?

  8. Hedinho says:

    já utilizava uma rom 2.3.6 mas com kernel mais antigo. esta rom está muito boa!!
    A pergunta que deixo é:
    Para quando uma ROM ICS (Android Icecream Sandwich)??
    Gostava ainda de saber se após efectuar root o tlmv se encontra desbloqueado?
    obrigado por este tutorial!!

  9. Alexandre Martins says:

    Bom tutorial!! Mais um.. aliás!
    Mas já agora lembrei-me que para o meu HTC Wildfire (um dos telemóveis Android que mais precisa de Root), não há encontro na internet, por mais que procure, um tutorial tão bem explicado, claro em português! Em inglês já vi alguns, poucos, e não muito claros e até confusos.
    Aqui fica um pedido, se houver alguém que possa ajudar!
    Cumpts.

  10. quim says:

    e para o galaxy s3 é possivel fazer root ?

  11. @dg says:

    Mais uma excelente dica Marisa. Obrigado.
    Só gostaria de acrescentar que se fizermos agora as conversão do sistema de ficheiros padrão da Samsung “RFS” para “ext4” ganhamos uma grande melhoria na performance. Um exemplo é no app de e-mail que vem com o nosso Galaxy S.
    Em RFS demorava muito a responder, com o sistema de ficheiros Ext4 não temos nenhum lag e as coisas fluem como deve ser.

    Fiquem bem.

  12. ÁRF says:

    Passei só para agradecer os excelentes tutoriais. O meu velhinho, mas em forma, SGS agradece e o dono também.

  13. RSC says:

    Boas.

    Tenho uma questão que gostava de colocar:

    – Tenho um nokia 5800 e um tablet BQ Pascal 2. O tarifário que uso no telemóvel tenho 300mb de internet que gostava de usar no tablet para isso instalei o Joikuspot para poder partilhar a internet através de uma rede Ad-hoc, mas pelo que li e pelo que experimentei, o android não liga a redes Ad-hoc.

    Após fazer root ao tablet já é possível ligar a este tipo de redes ou instalar algo que possibilite ligar?

    Espero que me possam ajudar.

    cumprimentos

  14. Telmo Neves says:

    Boas,

    eu gostava de fazer root ao meu Xperia Mini Pro, mas não percebo NADA sobre o assunto… alguém conhece bons tutorias acerca do assunto? Já fui ao fórum da XDA mas perco-me lá por completo…

  15. Miguel says:

    Já está rooted. Obrigado
    Agora quero o tutorial para colocar o ICS lá dentro 🙂

  16. Rodrigo says:

    Não querendo abusar… gostava mesmo que facultassem o procedimento para o Galaxy SII LTE =D
    ou é igual??

  17. Carlos Costa says:

    Boas tardes,

    Gostaria de colocar uma questão se me permitem.

    Tenho um Tablet eZee Tab7c android 4 ICS. Detectei uma grande quantidade de aplicações no market/google play incompatíveis…

    Haverá forma de as “tornar” compatíveis mexendo na ROM?

    Desde já o meu obrigado pela atenção!

    Carlos

  18. fernando moleiro says:

    SERVIÇO PÚBLICO … ainda por cima grátis sem taxas moderadoras …ONE IN A MILLION … ANA NARCISO e para o Asus Transformer EEE Pad TF 101, aconselha algo de fiavel, e com muitas figurinhas , … tipo pápa já pronta, só juntar água … muito grato.

  19. Góis says:

    Grand Post!
    Mas melhor melhor era se colocassem para o samsung galaxy s2
    😀

  20. _NMix_ says:

    Boas Tardes,

    Alguém sabe aonde posso comprar capas da frente para Samsung Galaxy S (GT-i9000).

    Abraço

  21. José Pedro Aniceto says:

    Muito bom. Fico à espera do próximo guia para instalar ICS.

  22. Cláudio Esperança says:

    Respondendo à questão colocada no final do artigo, pessoalmente estou muito satisfeito com o CyanogenMod 9. Já estou a utilizar a nightlies à alguns meses e tirando um problema com o Wireless à umas semanas atrás (que demorou uns dias a ser resolvido), não tive problemas de maior. Funciona bastante bem, muito estável e rápida na medida das capacidades do equipamento.

    Utilizei também durante algum tempo a rom do onecosmic e amigos (http://code.google.com/p/ice-cream-sandwich-sgs/), muito estável, mas para a qual não têm sido lançadas atualizações públicas.

    • Jony says:

      Muito boa tarde Cláudio Esperança. Podia dizer-me como resolveu o problema do Wireless? É que também flasho a CM9 (Nightly Builds) praticamente todas as semanas no Samsung Galaxy S do meu irmão. Desde o início que flashava as oficiais, mas desde que testei a CM9 tanto eu como ele adorámos o comportamento do “bixo” desde estabilidade a outros factores, até poderei dizer que não tem nada haver com as oficiais. Só há um se não, o problema do Wireless. Já tentei com vários modem’s e kernel’s. Ficaria grato se me indicasse a sua solução, pode ser que ajude. Quanto ao trabalho da Ana, muito bom mesmo, e é incrível como as Mulheres se estão a interessar por tecnologia e “destas coisas” em “abrir caminhos” nos aparelhos, o que é muito bom. (Não estou a despresar, mas normalmente tecnologia é quase sempre associado ao sexo masculino e é bom ver Mulheres à frente) Para concluír, em tempos referi num comentário para abordarem mais temas/artigos sobre ROM’s cozinhadas, haver se surgem mais, sei que não é fácil e sobretudo leva tempo, mas mesmo assim um grande Obrigado Ana e também obrigado pplware, continuem assim.

      Abraço, Jony.

      • Ana Narciso says:

        Obrigada eu e em nome de toda a equipa pelo reconhecimento! 🙂

        Deixo aqui uma dúvida: a partir de que nightly do CM9 tem esse tal problema do WiFi? Estou agora a testar a RC2 e não sei de que problema falam… sinal fraco?

      • Cláudio Esperança says:

        O problema do Wireless que referi era um pouco diferente: basicamente ao tentar ligar o Wireless o botão de controlo para ativação do Wireless entrava em loop ligando e desligando a rede sem fios continuamente no equipamento. Ao fim de alguns segundos o equipamento reiniciava, repetindo o ciclo ou simplesmente ativando o Wireless. A solução temporária passava por ativar primeiro o bluetooth, seguido do Wireless podendo o bluetooth ser finalmente desativado.

        Este problema foi resolvido à cerca de dois meses e já não ocorre nas roms mais recentes.

        O problema é mencionado neste post: http://forum.cyanogenmod.com/topic/52366-cm9-reboot-while-trying-to-switch-back-to-wi-fi/

  23. Pedro Teixeira says:

    Guia fantástico! Ficamos à espera do guia para instalar a ROM ICS! Obrigado! 😉

  24. Jony says:

    Olá Ana, o problema é o “sinal caír” assim do nada. Já fiz vários testes com outros routers e acess points (alternando canais, tipo de chave, etc) à mistura e acaba por caír o sinal entre 15/20 minutos. Já lhe meti a rom original e não tem esse problema. Só estou à espera que comece a saír a CM10 para testar se tem esse problema no meu Samsung Galaxy S2. Obrigado.

    Abraço, Jony.

    • Ana Narciso says:

      Estranho… ainda não dei por isso. Mas acho que ainda não usei o suficiente o Wifi. Uso mais o 3G. Aconselhas-me alguma situação específica que provoque esse problema? Para ver se sofro do mesmo na RC2.

      • Jony says:

        Desculpa esqueci-me de responder por baixo do teu comentário à pouco -.-‘. As situações em que ocorre pode-se dizer que são normais, ver páginas web, youtube, ou simplesmente navegar pelo menu. Não encontro mais nenhuma instabilidade. Encontrar o sinal GPS por exemplo, está uma máquina =). Também testei a RC2 e era igual. Tenho instalado regularmente as versões que vão saíndo na esperança que este problema sane, mas sem sucesso =/. De resto é uma a ROM estável e com uns kernel’s à medida o smartphone ganha vida, pois quando tive que instalar a ROM OFICIAL até “doeu” à vista =).

        Abraço, Jony.

  25. torres says:

    boas
    bom post.
    para quando um post a explicar a instalar o sistema android no samsung galaxy s I9000?
    Obrigado

  26. João Coelho says:

    Boa noite,

    eu possuo um Galaxy S plus e segui o link aqui deixado para um tutorial sobre como fazer root.

    Uma das primeiras coisas que aparece no texto é que não deve ser realizado em “network locked devices”

    Qual é o perigo associado a este facto?

    Obrigado

    • Ana Narciso says:

      Parece-me que só haverá problema se quiseres continuar a fazer update pelo Kies por exemplo.

      “This update should not be applied to the phones which are NETWORK LOCKED DEVICES, if you still continue to update your phone then we cannot guarantee on the consequences.”

      • João Coelho says:

        Pessoalmente nem sequer gosto muito do Kies, pelo que não será então um problema de maior.

        A minha preocupação seria com problemas relacionados com a rede ao qual ele está bloqueado.

  27. José Oliveira says:

    Sony Xperia U Android 2.3 gingerbread. Há algum root para este smarthphone?

  28. Taneco says:

    Olá Ana cá está o “chato” outra vez.

    Bem, em primeiro lugar quero dizer que após instalar a nova versão do Kies, ele actualizou automaticamente a minha versão para a XXJW3 (acho que foi esta, pelo menos acabava em 3).
    Depois segui a tua sugestão e tentei instalar esta XXJW4. devo ter feito algo errado porque fiquei com a XXJVU e perdi todos os programas, contactos e tudo mais. (mas até aqui tudo bem.) Agora tenho constantemente um sinal de proibido na barra mesmo antes da bateria. Há alguma sugestão ou sugestões?

    AH!!! e estou a ganhar coragem para tentar instalar de novo esta XXJW4.

    Obrigado e Bom fim-de-semana.

    • Ana Narciso says:

      Sinal de proibido? Nunca vi tal coisa…
      Aconselho-te vivamente a seguires novo o guia para a XXJW4, mas fazeres apenas o passo que flasha a XXJVU.
      Depois segues para o tutorial que ensina a actualizar para a XWJW6.

      Lembra-te, 99% dos problemas surgem porque não se lê bem. Segue os passinhos à risca.

      E isso de teres perdido os programas e contactos, foi porque fizeste os wipes e não devias… (se leres bem, em nenhum lado diz que é preciso).

      Calminha e vai correr tudo bem 😛 Basta veres os comentários no primeiro guia para saberes que estou a dizer a verdade 🙂

      • Taneco says:

        Obrigado Ana,
        Pela disponibilidade e esclarecimentos Personalizados que nos prestas. É de louvar isso em ti.
        Já instalei tudo como recomendaste, e agradeço-te por tudo, já tenho tudo a bombar como se pretende. Agora a última questão vai no sentido de saber como posso actualizar os meus contactos, visto que o kies não reconhece o meu aparelho.

        Há alguma forma de copiar o ficheiro “contactos001.spb” e colocar numa pasta apropriada?

        Obrigado

        • Taneco says:

          Ana não consideres a questão anterior (dos contactos), porque já resolvi. fiz uma pesquisa na net e já está tudo em ordem.

          Obrigado uma vez mais

          • Ana Narciso says:

            Oh, ainda bem! É que eu também tinha de ir pesquisar, pois não faço ideia como…

            É que uso o Google Contacts para tudo, aconselho a qualquer um. Assim os contactos ficam na “cloud” e nunca os perdes. 😉

  29. Miguel says:

    Ohhh Ana,
    não está na hora de colocares o tutorial para instalar a ICS? Ainda não publicaste o teu post de hoje 😛

  30. Hedinho says:

    Ana!! queremos tutorial para instalar ICS!!

  31. Ana Narciso says:

    Calma meninos! Estou ainda a testar a ver se está tudo em ordem! 😛

  32. Blueparty says:

    Ana, aconselhas a comprar um SGS III desbloqueado de origem ou desbloqueado pela companha da optimus? A ROM inicial é diferente. Em termos de garantia, atualizações, tanto no caso de querer mudar a ROM algum dia ou mesmo que queira manter a ROM original sem mexer? é sempre mais fácil, para enviar para reparação, reverter para a ROM PT do que para a da optimus…? No kies pode haver problemas no caso da optimus desbloqueado com ROM modificada? Estas dúvidas seriam pensando tamém a longo prazo, quando deixar de ter atualizações oficiais.

    • Ana Narciso says:

      Vamos por partes:

      “Ana, aconselhas a comprar um SGS III desbloqueado de origem ou desbloqueado pela companha da optimus?”
      Em termos de características da ROM não faço ideia da diferença.

      “Em termos de garantia, atualizações, tanto no caso de querer mudar a ROM algum dia ou mesmo que queira manter a ROM original sem mexer? é sempre mais fácil, para enviar para reparação, reverter para a ROM PT do que para a da optimus…? “
      Isto está um bocado confuso, mas digo-te o seguinte: as operadoras costumam ser um bocado mais chatas em relação a telemóveis para reparação com root feito. Apenas isto. Root não viola a garantia, mas as operadoras podem argumentar que “ai e tal, isto permite danificar o hardware blá blá” mesmo sem tu teres mexido com o hardware, por exemplo, fazendo overclock ao CPU.

      “No kies pode haver problemas no caso da optimus desbloqueado com ROM modificada?”
      Não sei se percebi bem: se tu alterares a ROM para um código que não é o teu, sim, o Kies perde a possibilidade de actualizar automaticamente o Firmware.

      Tipicamente acontece o seguinte, pelo menos na Samsung:
      Existem as diversos códigos de versões do nosso país:
      Desbloqueado: TPH
      Optimus: OPT
      TMN: TMN
      Vodafone: TCL

      É através destes códigos que o Kies vai buscar o firmware correcto, vendo o país e a operadora.
      Ao comprares na Optimus desbloqueado, não tenho a certeza se ficas com OPT ou TPH. Porque embora o telemóvel esteja desbloqueado, podes ficar restrito ao firmware emitido pela operadora na mesma. Sugiro-te que perguntes a alguém que o comprou nessas condições.
      Se comprares o SGS3 desbloqueado (pela net por exemplo), tens sempre a TPH.
      Tipicamente os firmware mais actuais chegam aos desbloqueados TPH, pois as operadoras perdem muito tempo a adicionar a sua tralha. E sim, há mais probabilidade que as operadoras descontinuem as actualizações, do que pelos desbloqueados.

      Mas é por isso que existem os milhões de guias pela net para actualizar o firmware manualmente, sem depender do Kies.

      Por exemplo, no guia anterior acerca do SGS1, o firmware é da Australia, é óbvio que deixa de ser actualizável pelo Kies, mas isso não é uma desvantagem, podes sempre voltar a actualizar manualmente.

      Espero ter ajudado.

  33. Taneco says:

    Boas Pessoal,

    Já vos aconteceu terem o botão do wifi desligado, e o aparelho, (no meu caso SGS i9000, ter acesso total à internet?
    Tou a achar no mínimo estranho.

    Sugestões alguém tem???

    Obrigado e Bom sábado…

  34. Bernardo Castro says:

    Fiz isto tudo certinho e só me apareceram mais 3 app, o telemóvel nem tá lento nem tá rapido nem fez nenhum root . O que faço ?!?!?!? 🙁

    • Ana Narciso says:

      Ai que confusão Bernardo 😛
      Primeiro, percebeste o que é o root? (início do artigo).
      Essas 3 apps novas também estão lá explicadas, a sua função.

      O root não coloca o telemóvel mais rápido! Tal como diz no início do artigo, tem diversas vantagens (ora vai lá lê-las).

      Instala por exemplo o Titanium Backup. Inicia essa app. Aparece um pop up a pedir acesso root? Sim? Então, parabéns, tens acesso root. Qual a diferença? Lê o início do artigo!

  35. Leonel says:

    Já está feito! Agora estou à espera do tutorial para o ICS! 😀

  36. Flip80 says:

    Boas pessoal!

    Gostei imenso de ler o artigo e os respectivos comments!

    Tenho um Galaxy Ace e tenho tentado fazer o root do mesmo mas sem sucesso.. 🙁 em parte pq as hipóteses disponibilizadas na net (uma das quais no pplware) não funcionaram até agora. Regra geral ou o software ou ficheiro de acesso à root n funciona ou é detectado algum trojan!

    Se alguém souber como o fazer o root agradecia desde já!

    Cumprimentos

  37. Ana Rita says:

    Boa noite, quanto tempo é suposto demorar o processo? No tutorial diz para esperar alguns segundos até aparecer “PASS” e eu já esperei mais ou menos 30 minutos sem que passe do”SetupConection”.

    É normal?

  38. Ana Rita says:

    Sim, aparece!

  39. DarkW says:

    @pplware: se precisarem ajuda no tutorial para por ICS ou JB no SGS digam 😛

    ja nem me lembro de quando foi a ultima vez que tive a GB no meu tlm, actualmente estou com a jellybean, ja esta bastante estavel para uso diario, mas se quiserem ICS super estavel sugiro a ICS333 (http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1618757), na minha opiniao nao ha ICS melhor.

  40. Jose says:

    Olá pessoal, preciso de uma ajuda, como fazer root no modelo LG Maximo L3 E400 da vodafone, é que ao fim de uma semana já diz que não tem memoria….
    Obrigado

  41. supDawg says:

    OLÁ PESSOAL,

    acabei de fazer tudo direito no meu i9000.
    acabou, e quando chegou a hora em que o telemovel liga (pensava eu que estava tudo bem) mas fica sempre na tela em que giz “galaxy S i9000” depois fica tudo preto, e volta para a mesma tela… vezes sem conta.. esta assim à 40 minutos..
    se alguem conseguir ajudar! agradecia! 🙂 obrigado

  42. supDawg says:

    Boa Noite!
    estou com um problema em entender quando é que devo colocar o cartão sd no aparelho!
    já tentei de varias maneira, mas parece que o telemóvel não reconhece o cartão!

    • Ana Narciso says:

      Não reconhece? Estranho…

      No fim de todo o processo, voltas a colocar o SIM e o SDcard e volta a colocá-lo lá.
      Se não reconhecer, faz assim: formata-o pelo explorador do Windows em FAT32 (faz backup dos ficheiros antes).
      Depois mete-o no telemóvel e liga-o. Ele deve reconhecer. Vai a Definições > Armazenamento e no fundo do ecrã já deves ter “Desmontar cartão” activo, o que quer dizer que ele foi reconhecido.
      Depois liga o cabo USB e coloca lá os ficheiros normalmente.

  43. Bruno Cardoso says:

    Olá Ana, desde já parabéns e obg pelo tutorial…correu tudo bem e fui um bom menino e não saltei nenhum passo (acho eu) 🙂 tudo funciona como era esperado mas o bicho volta não vira fica estranho e no “ecran principal” desaparece e aparece constantemente com os atalhos e icons…em loop doido e descontrolado, se executar algum jogo ou outra aplicação passa-lhe a travadinha. Todas as aplicações funcionam corretamente, será caso para fazer um wipe??? Obrigado desde já 😉

  44. Miguel says:

    boas pessoal,
    eu fiz isto tudo, e tudo funcionou correctamente, o problema é que o meu SGS nao sai do ecrã inicial do galaxy, esta sempre a reiniciar e nao sai disto. tambem nao consigo entrar no modo recovery para fazer wipe. alguem me pode dar uma grande ajuda ?

  45. Paulo Gasalho says:

    Este Tutorial também serve para fazer root num samsung galaxy s i9000bujv4? Alguém me pode ajudar?

    • Ana Narciso says:

      Paulo, não percebi qual é o modelo do teu Galaxy S, se é o GT-i9000, ou GT-i9000B). Não percebi se isso é o nome de um modelo ou a versão de uma ROM. Não consigo perceber se o “b” é de i9000B (modelo do Brasil, salvo erro). Este guia só é compatível para o GT-i9000, o Galaxy S “normal”.

      Qual é afinal o modelo do teu smartphone? Vê em definições > acerca do telefone > número do modelo.

      • Paulo Gasalho says:

        Desculpa a minha linguagem o meu galaxy s é o I9000 modelo normal,com o android 2.3.6,atualizado pelo kies.E a sua Banda de Base é a BUJV5,e acima dizias que devia ser pelo menos XXJW4 ou XXJW6.A minha duvida é se eu posso usar este tutorial para fazer root.

      • Célio says:

        Olá Ana Narciso.
        Parabéns pelo tutorial.
        Não há engano. Este modelo “b” foi desenvolvido pela Samsung para o mercado brasileiro. Seu diferencial no entanto, é só a TV Digital (tem antena.

        Atualmente
        2.6.35.7-I9000b VJJW4 Gingerbread 2.3.3 via Kies.

        Obs.: Fiz o root com UnlokRoot.

        Abraços

        • Juan Carlos says:

          Olá Célio.
          Tenho um Samsung Galaxy S (comprado no Brasil há muito tempo), o Kernel é Version 2.6.35.7-I9000B VJJW4. O telefone tem muita informação valiosa na memória interna que só funciona com o software instalado no telefone. Eu preciso fazer root nele, porém sem deletar nada no celular. Você lembra como fez o root usando UnlokRoot? Você perdeu dados do celular?
          Ficarei muito grato com qualquer ajuda que você possa me dar.
          Atenciosamente.
          Juan Carlos

  46. says:

    boas. eu tou aqui com um grade problema. o meu sgs i1900 ta num boot loop apos instalar a root. ja tentei instalr duas vezes a root, mas o resultado é sempre o mesmo. como é que resolvo isto, se possivel, instalando a root.

  47. RCS says:

    Boas.
    Uma pequena ajuda se possível.

    Segui a receita, mas ele fica a fazer ciclos de restart…nunca chegando a iniciar. Fica-se pelo ecrã de samsung gt-i9000 e nada.
    Alguma dica preciosa?
    Muito obrigado

    • patcorreia says:

      RCS, desculpa a pergunta, mas já conseguiste fazer algo do telefone e como?
      Tens sugestões para alguem com o msm problema?
      Desde já, o meu obrigado!

      • RCS says:

        Boas
        desculpa a ausência.
        Acabei por deixar o Root de lado. O que fiz foi usar o odin mas desta vez na opçao Bootloader e instalei a room limpa de fabrica que encontrei na net.
        Mas continuo a ver se alguém arranja o ficheiro certo para fazer root, isso oou perceber o que fiz mal!! 🙂

  48. Ana Sofia Paulo says:

    Olá.
    Espero não estar desenquadrada do tópico, mas acontece que eu tenho um LG P350 (bloqueado à Vodafone), o qual fiz root. Passei da rom v10g pt para a v10f ing. Notei bastante diferença, consegui eliminar aquelas aplicações que não servem a ninguém mesmo e fiquei com um espaço extra na memória interna. A minha dúvida é sobre estas aliciantes alterações que dizem ser possível fazer com root, como mexer na potência (de 1GHz para 2GHz), alterar o consumo de bateria, tornando-a mais duradoura… Ora, eu não consigo fazer rigorosamente nada destas coisas… Alguém me pode dar umas dicas sobre o que estou a fazer de errado?

  49. patcorreia says:

    Olá Ana:

    Estou com o mesmo problema do RCS. Segui tudo á risca, mas ele fica a fazer ciclos de restart…nunca chegando a iniciar. Fica-se pelo ecrã de samsung gt-i9000 e nada.
    Alguma dica preciosa?
    Muito obrigado

    Pat

    • sergio guerreiro says:

      Alguma novidade? o meu esta igual… :-8

    • Ana Narciso says:

      patcorreia e sergio guerreiro, se seguirem este guia À RISCA, eu garanto que não há bootloops nenhuns. *isto só é aplicável ao modelo SGS i9000 (versão normal, internacional, nada de modelos alterados).
      Basta olharem para os comentários e verificar que muitos utilizadores tiveram problemas porque não seguiram tudo à risca.

  50. sergio guerreiro says:

    Boas!
    Tentei fazer o root,fez tudo como indicado no tuturial, mas depois nao faz o restart.. e agora o tel “morreu”.. ñ sai do ecrã inicial “Samsung GT9000”..desliga, liga, desliga e n passa dali

    Ja tentei tudo e o tel nao arranca de forma nenhuma

    Alguem me pode ajudar???????

  51. Matheus Fellipe says:

    Perfeitoooo 😀
    deu tudo certo!

  52. André Duarte says:

    Boas

    Fiz tudo desde instalar a versão XWJW6, até ao Root e por fim esta ROM, sem qualquer tipo de problema..

    Obrigado, bom trabalho.
    André Duarte

  53. M.Fontes says:

    Tenho o mesmo problema que o Sérgio Guerreiro:

    Tentei fazer o root,fez tudo como indicado no tutorial, mas depois nao faz o restart.. e agora o tel “morreu”.. ñ sai do ecrã inicial “Samsung GT9000″..desliga, liga, desliga e n passa dali

    Ja tentei tudo e o tel nao arranca de forma nenhuma

    Alguem me pode ajudar???????

  54. antonio says:

    Ola a todos,
    Depois do tuturial espectacular sobre a instalaçao do gingerbred no galaxy s (GT-I9000), PARA QUANDO O ICE CREAM, JA PROMETIDO.

    Um abraço

    Antonio Pereira

  55. JP says:

    Oi,

    Estou a começar a seguir este tutorial,mas não consigo consigo fazer o download do ficheiro: CF-Root-XX_OXA_JW4-v4.4-CWM3RFS.rar
    Parece que não está acessível.

    Alguém me pode ajudar.
    Obrigado

  56. Anderson Domingos says:

    Feito Na perfeição ,-D Thanks

  57. Luís Costa says:

    queria colocar uma “pequena” questão. Saiu o cyanogen mod 9.1.0 fiz download para o pc. A minha dúvida é se entro no modo recovery e flasho o ficheiro ou se uma vez na raiz do cartão entrar no rom manager e instalar se não será mais fácil. Outra dúvida é se tenho que flashear novamente o gapps. basicamente orientem-me please =)

    • Ana Narciso says:

      Luís Costa,
      Eu faria o seguinte: colocaria o .zip na raiz da memória interna, entraria em modo recovery, faria aqueles 2 wipes sem ser o factory reset e de seguida flasharia o zip.
      Só flasharia as gapps se estas estivessem em falta ou houvesse uma nova versão dessas gapps.

  58. David Jesus says:

    Acabei de fazer fazer isto no meu Galaxy S i9000 e este não pára de reiniciar sozinho, aparece apenas as letras a dizer samsung e volta a desligar e não pára, preciso de ajuda :/

    Obrigado desde ja

  59. Diogo Lima says:

    O meu galaxy s tambem nao para de reiniciar sozinho 🙁

  60. Juuh Lima says:

    Muito obrigado pelo TUTO fico muito grato ! up! qualquer novidades sobre o assunto me comuniquem por favor SAMSUNG GALAXY S (I9000)abraços, meu e-mail é juuh.lima22@live.com!
    bom trabalho que vcs fazem aqui parabéns!

  61. thiago says:

    onde eu baxo o root pra estala no me pc

  62. Marcelo Pereira de Souza says:

    Fiz conforme passos agora não inicia mais, aparece o logo do galaxy e reaparece e some diversas vezes. Tem algo que possa fazer pra reverter essa situação? por favor.

  63. Paulo says:

    Olá!
    Tenho um SGS (ainda com a versão original e sem permissões de ROOT) mas com com a versão XWJW3 (2.6.35.7-I9000XWJW3-CL976842). O que posso fazer?
    A pergunta é com toda a certeza básica mas estou a dar os primeiros passos nisto. 🙂
    Continuação de bom trabalho!

    • Ana Narciso says:

      Paulo, o que podes fazer é ler este artigo, literalmente.

      Tudo o que precisas está neste artigo…

      Bastava leres a parte:

      “O ponto de partida deste guia é a versão XXJW4 ou XWJW6. Para verificar a sua versão aceda a Definições > Acerca do telefone. Para instalar a ROM XXJW4 siga este guia. Para instalar a ROM XWJW6 siga este guia.”

      E seguir os links correspondentes.

  64. Ana Narciso says:

    Serve este comentário para a anunciar o guia: https://pplware.sapo.pt/truques-dicas/guia-android-flashar-a-cm10-stable-jelly-bean-4-1-2/

    Que pode ser seguido imediatamente após a execução do guia deste artigo!

  65. João Mendes says:

    Tenho um Samsung Galaxy S com a versão XXJW4. No Odin a primeira vez deu erro e a sgunda correu bem. No entanto as aplicações referidas no final (SuperSU, CWM, Tweaks) não ficaram instaladas. O que posso estar a fazer mal?

  66. ines says:

    infelizmente deume erro agora nao consigo sequer ligar o telemovel :s

  67. Hugo says:

    Boas a todos.
    Sou mais um dos que cometeu um lapso (não sei é qual) ao instalar “CF-Root-XX_OXA_JW4-v4.4-CWM3RFS.rar”, o telemovel começou a fazer reinicios seguidos. Fiz “wipe data/factory reset” e “wipe cache partition” e nada alterou. Depois de ler alguns posts em que users se queixavam do mesmo pensei que a solução seria instalar última ROM Oficial XWJW6. Começou bem mas a meio parece-me que a actualização parou, passou cerca de 1h e está neste processo factoryfs.rfs
    Alguma sugestão para o sucedido?

    Obrigado.

    • Hugo says:

      Depois de alguma pesquisa fiz com o odin a actualização oficial I9000XWJW3_I9000TMNJV4_TMN
      Já está a funcionar, pena que tenha perdido alguns dados…
      Agora é tentar perceber o que fiz mal para voltar a tentar fazer root à ROM oficial.

  68. Carlos says:

    Ola pessoal ao seguir o passos acima descritos em vez de aperecer a mensagem pass aperece fail.
    agora sempre que ligou o telemovel (indepdentemente da sequencia de teclas) aperece no ecar um desenho de telemovel ligado a um computador com um ponto de exclamção no meio.
    e agora?

  69. Rafael Taki says:

    Oi, fiz tudo certinho.
    Mas depois de fazer todo o processo , meu galaxy comecou
    a piscar depois de alguns minutos de uso.
    tambem descobri que mesmo editando o nome dos contatos
    e salvando, nao conclui a mudança.

    Com mais algurm aconteceu isso?
    E o que fazer agora?

  70. Leonardo says:

    Ana, esse processo funciona no Galaxy S brasileiro (GT I9000B)?
    Grato desde já.

  71. Marco says:

    Ola Ana não sei se estou no local certo para fazer esta questão mas eu arranjei um Samsung Galaxy S3 da Orange que veio da Inglaterra e ele não vem com o idioma em português já fui aos idiomas e não tá lá o português é possível arranjar um pack para instalar no S3 para o por em PT ou tenho de instalar uma room? obrigado e desculpa se estou a colocar esta questão no sitio errado 🙁

  72. Thiago Telles says:

    Eu estava com a versão cm9, tentei voltar para a stock, agora o celular não esta ligando, o que devo fazer?

    OBS: ele liga e fica na primeira tela (galaxy s, gt-i9000, samsung)

    • Ana Narciso says:

      Thiago Telles, tens toda a informação necessária neste artigo!
      Basta usar os guia para colocar a ROM oficial que está neste artigo.

      Atenção, tens a certeza que não possuir o GT-i9000B? A versão do Brasil é diferente e não é compatível com nenhum guia daqui!

  73. Duarte says:

    Boa tarde,

    Tive um “problemasito” com meu Galaxy S I9000.
    Ele ficou sem bateria, e no dia seguinte…na de reeniciar, nem acesso ao Recovery Mode tinha (combo das 3 teclas).
    Entretanto levei a tmn para resolver e lá me voltaram a por isto a funcionar…agora quero voltar a ter root para colocar o ultimo CyanogeneMod, como devo fazer? Tenho GiGerBread.XWJW3….será que posso seguir os passos sugeridos aqui?

  74. Duarte says:

    Boa tarde,

    Tive um “problemasito” com meu Galaxy S I9000.
    Ele ficou sem bateria, e no dia seguinte…nada de reeniciar, nem acesso ao Recovery Mode tinha (combo das 3 teclas).
    Entretanto levei a tmn para resolver e lá me voltaram a por isto a funcionar…agora quero voltar a ter root para colocar o ultimo CyanogeneMod, como devo fazer? Tenho GiGerBread.XWJW3….será que posso seguir os passos sugeridos aqui?

    • Ana Narciso says:

      Deves seguir os guias referidos neste artigo, por esta ordem:

      Android SGS: Como instalar a Stock ROM XXJW4 2.3.6
      Android SGS: Como fazer Root à ROM Oficial
      Guia Android: Flashar a CM10 Stable! (Jelly Bean 4.1.2)

  75. Wellen Castelo says:

    Fiz o root no meu android e agora ele começou a não ler direito o cartão de memoria, tem uma forma de excluir o superuser do meu droid e voltar ao normal como se eu nunca tivesse mexido antes? Obrigada.

  76. Gonçalo says:

    Ola , é possivel depois de ter instalado o CM 9 voltar a ter a rom original ? Se nao, ajudem-me numa coisa: eu instalei esta rom mas agora há mensagens que nao recebo e nao sei o que hei-de fazer… Comprei o telemovel na Phone House , eles aceitam para arranjar? ou existe algum programa que possa fazer com que receba sempre? O modelo é Lg E400 (l3).
    DEsde já obrigado, no que puder ajudar perguntem 🙂

    • Ana Narciso says:

      Gonçalo… porque é que estás num artigo do Samsung Galaxy S a pedir ajuda para esse LG? O que é que fizeste?

      Sim, é possível voltar à ROM original se antes fizeres um backup à ROM no modo recovery.

      Se queres devolver o telemóvel à loja, ainda por cima não é o fabricante, volta a colocar a ROM stock, a oficial da LG, caso contrário poder-te-ão negar suporte.

  77. carlos says:

    Fiz tudo como explica aqui e o telemovel agora não liga ta sempre a ligar e desligar sozinho, o que se passa?

  78. JAM says:

    Boas,

    Um Samsung Galaxy S i9000 com este ICS fica igual/melhor/pior que os modelos Optimos Madrid e o TMN A 18 tambem com ICS?

    Pergunto isto pois em termos de especificações de hardware não me parecem muito diferentes, e talvez consiga deitar a mão a um SGS por menos €€€ que os telemoveis indicados e sem necessidade de contrato.

    Obrigado

  79. victor goncalves says:

    Boas.
    Supostamente fix tudo como descrito nas instrucoes mas agora está sempre a tentar reiniciar e não arranca.Tinha a versão aconselhada para fazer isto e nao correu nada bem!!
    Preciso ajuda p.f.!!!!!
    Obrigado.

    VICTOR GONÇALVES

    • Ana Narciso says:

      Victor Gonçalves, este guia não falha, asseguro-te. Qual é o modelo, é mesmo o GT-i9000? i9000B não serve.

      A versão da stock ROM tem mesmo de ser a indicada. Se não a tens, segue os guias do artigo para a colocar. Asseguro-te que não seguiste bem algum dos passos.

  80. Paulo says:

    Muito Obrigado *————-*

  81. Duarte says:

    Boas,
    qual é a versão que devo instalar pa a versão XWJW3 ???

    Cumps

    • Duarte says:

      Decerteza que já fiz asneiral, instalei tudo como esta explicado, mas agora o Samsung galaxy s está sempre a reiniciar e não passa dali … que faço??

      • Ana Narciso says:

        Duarte, fizeste asneira pois não soubeste ler aquilo que está explícito.

        “O ponto de partida deste guia é a versão XXJW4 ou XWJW6. Para verificar a sua versão aceda a Definições > Acerca do telefone. Para instalar a ROM XXJW4 siga este guia. Para instalar a ROM XWJW6 siga este guia.”

        Ora lê melhor esse ponto e clica no guia referenciado, para obteres a XXJW4 ou XXJW6.

  82. antonio says:

    ola boa tarde estou com um problema no meu galaxy s fiz um root a rom oficial e o telemovel nao ligou mais preciso de ajuda por favor ja nao sei o que fazer com isto

    obrigados

  83. Ricardo says:

    Como faço para remover aplicações que vêm com esta ROM? Há coisas que queria apagar pois nao me servem para nada mas não encontro maneira de o fazer!

  84. antonio says:

    o meu problema da root esta resolvido

    quanto ao remover certas aplicaçoes precisas de permissoes teras de instalar o ES FILE EXPLORER e o superuser para poderes ter permisoes sobre tudo mas para isso teras de ter o root feito.

  85. johnnny says:

    MUITO OBRIGADO FIKO TOP

  86. João says:

    Funciona com a XWJW9 da tmn?

    • Ana Narciso says:

      João, não faço ideia. É uma questão de experimentares! Se algo der barraca, podes sempre seguir o guia referenciado no artigo para colocar a XXJW6 e depois pelo Kies actualizas de novo para a XXJW9.

  87. Eduarda Paiva says:

    Peço desculpa pela minha ignorância, mas com estes passos o sistema operativo atualiza automaticamente para android 4.2?

  88. Ricardo Figueiredo says:

    Olá Ana Narciso,
    Antes de mais obrigado pelo tutorial (bem como os anteriores) que ajudaram a dar uma nova vida ao meu “velhinho” Galaxy S, graças à instalação da versão XWJW6. Apesar de funcionar bem de uma forma geral, notei que ainda existem alguns bugs, como por exemplo: alguma perda de força no sinal de rede e wifi, perdeu também alguma força no sinal GPS (demora mais tempo a fixar), e por vezes tento aceder aos contactos ou às mensagens e ele sai automáticamente. Creio que são bugs também derivados à idade do telemóvel. O motivo do meu contacto é o seguinte: quais são as diferenças entre o sistema XWJW6 e o XWJW9 da TMN? Vale a pena “flashar” o XWJW9 para quem já tem o XWJW6? Obrigado.

    • Ana Narciso says:

      Ricardo, a meu ver não tem grande vantagem, supostamente fizeram algumas correcções menores.
      Esses problemas que referes acontecem na XWJW6? Se sim, faz o upgrade para a XWJW9 e vê se resolve. Podes sempre seguir os tutoriais anteriores e voltar ao estado original.

      • Ricardo Figueiredo says:

        Obrigado pela dica. Ele parece um pouco mais estável agora que lhe limpei a cache… se os problemas se tornarem mais habituais instalo a ultima versão, enquanto isso, vou mas é preparando-me para fazer um upgrade… já ando a piscar o olho ao Nexus 5. 🙂

  89. pedro ferreira says:

    ok tenho algumas duvidas…
    no tutorial diz que temos de ter a depuracao usb activa certo?
    e tb diz que temos de ter o usb no kies…mas pelo que tenho visto p.ex no youtube eles aqui metem sempre o usb no armazanamento em massa? tenho essa duvida porque quero fazer tudo certinho…

    depois só com o root do kernel feito é que se faz backup da pasta efs certo?
    ja agora qual a app superuser aconselhada?

    obrigado e peço desculpa por tantas duvidas.

    pedro

  90. Pedro Ferreira says:

    Boas
    Quanto ao ultimo post…é para esquecer
    rootei com o kernel com o Semaphore 2.7.4 sem problemas apenas tive de instalar Superuser e já fiz backup da pasta EFS (pró caso da alteração da rom der barraca com o IMEI..) agora ando a pesquisar se vou para o CM10.1.2 ou CM10.1.3 alguma opinião?

    obrigado
    Pedro

  91. Marco says:

    Pessoal tenho uma duvida, eu tenho um sgs mas com a firmware 2.3.6 actualizada a uns tempos pelo Kies e agora no nº de compilação tenho Gingerbread.XWJW9
    posso fazer root a mesma utilizando este processo descrito pela Ana ou tenho que fazer de outra maneira?
    Obrigado

    • Duarte Santos says:

      Olá Marco! Conseguiste resolver o problema do root no teu SGS??? É que eu estou exactamente com o mesmo problema que tinha (ou ainda tens)… Se conseguiste resolver, por favor, diz-me como!!! Obrigado!

  92. Marco says:

    ops esqueci-me de dizer que a versão base agora é I9000XWJW1
    e o Kernel 2.6.35.7-1186377

  93. Duarte Santos says:

    Olá boa tarde a todos! Tenho exactamente o mesmo problema do Marco, a minha compilação é a Gingerbread.XWJW9, e a dúvida é a mesma… Se alguém puder ajudar, agradecia!
    Obrigado!

  94. zoink says:

    Boas.

    Alguém conseguiu fazer o root da compilação xwjw9?

  95. Pedro Alves says:

    Boa noite,

    Fiz o root ao meu Galaxy S e desde então deixei de ter acesso à rede 3g. Alguém sabe como resolver o problema?

  96. Alex says:

    Olá,muito bom seu tutorial obrigado pelo ajuda,mas eh o seguinte,fiz todo o procedimento,e entao tentei atravez do CWM que vem nele,instalar uma ROM,mas ao fim da instalaçao ao religar o aparelho,sempre entra na janela de CWM e nao vai para o menu do celular,como proceder?Brigado.

  97. Vitor says:

    Instalei o root e agora o meu telefone nao liga.
    O que poderei fazer?
    Obrigado

  98. Vitor says:

    Penso que nao ativei a ligação kies no USB.
    Existe alguma solução para voltar a iniciar o telefone?

  99. Carol says:

    Olá, SOCORRO! Fiz todo o procedimento, mas o meu galaxy ficou na tela de inicio ligando e desligando sem parar

  100. JP says:

    Não sei se esta pergunta já foi respondida aqui, mas trevo-me a fazê-la.
    Tenho um um velhinho galaxy S i9000 com a versão cyanogen 10 instalada a partir dos vosso tutoriais.

    Se eu quiser desinstalar o cyanogen e voltar a ter a versão do Android original, o que deve fazer… existe algum tutorial ?
    Obrigado 🙂

  101. keven m. says:

    ola o seu firware tava com senha meu android ta com senha
    sabe qual e a senha dao firware

  102. bruno ricardo says:

    boas tenho um samsung galaxy s i9000 mas fiquei quaze sem nada nem o play store tenho, ele tem o android 4.4.4 kitkat é o qe afirma o meu tlm….
    o qe posso fazer para por ele com as aplicaçoes todas?
    obrigado

  103. bruno ricardo says:

    Alguma forma de meter o android original dele se houver agradeçia que me expliacaçem obrigado….

  104. Reinaldo says:

    O procedimento acima de fazer o root no serve também para o modelo gt-i900b????? se não, onde posso encontrar o tutorial para fazer root?

  105. Nelson Correia says:

    Boas amigos estou com um problema no meu sapo a5 (ZTE Balde) que de momento está como o do heitor esteve com o boneco do android e não passa daí alguém que possa ajudar pfv ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.