5 dicas para que mantenha o seu smartphone em segurança!
O smartphone é um dos objectos mais pessoais que temos. Os nossos e-mails, fotografias, contactos, conversas, agenda... tudo num pequeno dispositivo que levamos para todo o lado dentro do bolso.
Como tal é necessário que cuidemos dele e que o mantenhamos em segurança. Assim, deixamos algumas boas práticas para que isso aconteça.
1. Defina um código de desbloqueio
No dia-a-dia, para quem utiliza o smartphone com muita regularidade, os códigos de desbloqueio não são muito práticos e acabam por ser desactivados. Porém, são essenciais para que aquelas informações mais confidenciais ou pessoais se mantenham em segurança.
Estes códigos de segurança têm evoluído bastante e são cada vez mais simples de introduzir e também mais seguros. A Apple e a Samsung já incluem nos seus topos de gama o desbloqueio através do sensor biométrico, para a leitura das impressões digitais, a LG desenvolveu a tecnologia Knock Code, que permite o desbloqueio através de uma sequência de toque no ecrã, mas no geral existem muitas formas seguras de manter à distância de mãos indesejáveis.
2. Utilize uma aplicação de localização do smartphone
Por vezes pode acontecer deixar o smartphone em qualquer lugar que não se lembre, perdê-lo ou até mesmo ser roubado. Nas lojas de aplicações existe uma série de apps que permitem obter a sua localização de GPS, bloquear o acesso completo ao smartphone ou simplesmente activar um sinal sonoro para que ele toque e seja mais fácil de o encontrar, tudo de forma remota.
Para quem tem um Windows Phone a tarefa é mais simples, basta ligar o smartphone ao PC e activar a opção, e em caso de perda ou roubo podem ser accionados alguns comandos de detecção e protecção do telefone (saiba mais aqui).
3. Não se deixe monitorizar pelo seu browser
Cada vez que visita um site está a fornecer informação sobre as suas práticas e isso pode fazer com que alguns desses sites lhe forneçam conteúdos, anúncios ou recomendações que não solicitou.
O Google Chrome no Android, o Safari no iOS e o Internet Explorer no Windows Phone, permitem que essa opção seja desligada e dessa forma muita da sua informação não será recolhida por esses sites.
4. Adicione a sua informação enquanto proprietário do smartphone
Esta informação é importante tanto para a segurança do seu smartphone, já que o pode perder e se for encontrado por alguém sério que o queira devolver tem informações para entrar em contacto consigo, ou mesmo para a sua própria segurança, já que pode ter algum problema em que necessite de auxílio e dessa forma, alguém que esteja por perto pode, através dessa informação contactar alguém mais próximo.
5. Mantenha o smartphone seguro fisicamente
Esta regra aparece no fim da lista mas é talvez das mais importantes. De que valem as aplicações de segurança, os códigos de bloqueio se depois se deixam os smartphones em cima da mesa do café enquanto se está distraído a ver o futebol, se é transportado numa mala aberta ou se é colocado no bolso do casaco e facilmente escorrega para o chão?
Estes são apenas alguns conselhos que deixamos para que o seu smartphone esteja mais seguro. Partilhe as suas dicas connosco!
Este artigo tem mais de um ano
“Para quem tem um Windows Phone a tarefa é mais simples, basta ligar o smartphone ao PC”
Por essa ordem de ideias no iPhone é ainda mais simples, já que basta activar no próprio aparelho
Falta referir que devemos encriptar o telefone através de
“Definições – Segurança – Encriptar telefone” penso que esta seja uma das mais importantes até!
Qual a diferença entre encriptar o telefone e colocar um padrão de desbloqueio ou até mesmo um PIN numérico?
Encriptado = todo conteudo está encriptado.
Pin = tens o pin que te barra o acesso ao sistema, mas num dump tens a informação que o pin estava a barrar.
*Supondo que o android realmente encripta o dados pessoais/settings.
Boa noite, ninguém me responde da parte da pplware nem no respectivo tópico (LG G3) ou por email, sendo que aí tem foto que me parece ser duma vossa jornalista sabem-me dizer se sempre vão fazer análise ao LG G3 e mais ou menos quando? Digo isto pois queria comprar mas queria aguardar pela vossa review.
Cumprimentos
Diogo, peço desculpa por não termos ainda respondido, mas a análise ao LG G3 sairá dentro de poucos dias. 🙂
Agradecido pela resposta, sendo assim vou aguardar mais uns momentos, irão fazer algumas comparações ou será muito por alto a review?
Cumprimentos e uma boa noite para todos.
Diogo, a análise será feita tal como outras que temos vindo a fazer para equipamentos da mesma gama, onde incluiremos a nossa opinião face a outros smartphones.
“O smartphone é um dos objectos mais pessoais que temos.”
Por isso é que não é o meu… colocar toda a vida privada numa cousa que se pode partir só de tolos.LOL
Atenção aos cartões SD. Alguém mal intencionado retira o cartão do aparelho e liga-o diretamente a um PC, vendo tudo o que lá estiver se não for usada qualquer forma de cifra.
A segurança da informação tem muito que se lhe diga. Se, por um lado, fazemos cópias de proteção para o caso de uma catástrofe, por outro queremos mantê-la inacessível a terceiros. É um equilíbrio difícil de gerir e que requer a nossa atenção constante.
Tanta coisa com a seguranca, tanta complicacao! Eu tenho um smartphone, evito de la colocar coisas ou informacoes que me definam! Como fazia com os outros telemoveis que ja tive. Ha maneira melhor de protecao? Ou estou errada?
Boas dicas sem duvidas. Todas as medidas possíveis devem ser considerados nesses equipamentos.
Eu por acaso, tem uma ou duas das mencionadas não utilizo… tenho de rever isso…
No ponto “2. Utilize uma aplicação de localização do smartphone” podiam ter dado sugestões de aplicações ou indicado algum post vosso onde falem sobre o assunto. Eu uso o Prey (preyproject.com) mas como nunca precisei de o usar gostava de saber se alguém já testou e gostou de outra app.