10 maneiras de pesquisar no Google que poucos conhecem
Numa era de gigantes da tecnologia, o Google como motor de pesquisa é, sem dúvidas rei. Este motor de pesquisa tornou-se uma fiável fonte de informação em todo mudo, sobre tudo e todos, por isso hoje iremos mostrar 10 maneiras de pesquisar no Google e que, provavelmente, poucos conhecem.
Com o acrescento diário de informação nem sempre é fácil filtrar a nossa pesquisa, mas o seguinte conjunto de informações e métodos torna possível precisar com maior exactidão as informações que necessitamos, com muito menos tempo de pesquisa envolvido.
Como podemos ver, o Google, à semelhança da casa mãe, encerra em si como motor de pesquisa alguns segredos que, por vezes, passam por simples variações das habituais pesquisas. Mas não vamos estragar já a surpresa e deixamos aqui boas dicas. Ora vejamos:
1. Este ou aquele
Quando não temos certeza sobre os termos ou nomes correctos a pesquisar existe uma excelente solução, pois basta colocar algumas potenciais variações daquilo que procuramos e separá-los, digitando o símbolo"|" - normalmente consegue-se este símbolo pressionado SHIFT + \. Em substituição deste símbolo podemos usar a simples expressão "OR" embora que nos nossos testes esta nem sempre tenha funcionado correctamente.
2. Pesquisa através de sinónimos
Se há coisa em que o nosso idioma é extremamente rico é em sinónimos, o que se torna MUITO conveniente em qualquer pesquisa online.
Por exemplo, se temos necessidade de encontrar sites sobre um determinado assunto, é possível acrescentar o símbolo "~" na nossa pesquisa. Por exemplo, ao procurar por "fruta ~sobremesa" iremos ver resultados sobre os benefícios da fruta, culinária,etc.
3. Pesquisa directa dentro de sites
Leu um artigo que gostou ou lhe interessou bastante e precisa de partilhar ou pretende voltar a ler mais tarde? É muito simples pesquisar directamente dentro de um site, basta escrever o endereço do site e uma das palavras chaves ou frase completa que se recorde associada a esse artigo:
4. O poder do asterisco *
Quem nunca teve bloqueios mentais aquando de uma pesquisa que atire a primeira pedra! Ele é faltar-nos uma palavra-chave, um número ou mesmo uma frase, acontecendo sempre naquele momento em que mais precisamos de encontrar algo. Ora, o poderoso "*" - asterisco - pode ajudar em algumas situações no lugar da palavra/frase que não consigamos recordar. Apesar de não ser garantido, a dica funciona com grande probabilidade.
5. Quando faltam várias palavras
Se é a metade mais longa da frase que não se lembra ao invés de uma única palavra-chave, o utilizador deve tentar escrever as primeiras e últimas colocando "AROUND + (o número aproximado de palavras em falta)". Por exemplo, "explicada AROUND(6) Apple"
6. Período de tempo
Com a urgência necessária dos dias de hoje, por vezes temos de aceder a informação sobre eventos que ocorreram durante um determinado período de tempo. Para fazer isso, basta adicionar um calendário para a nossa consulta de pesquisa com a ajuda de três pontos entre as datas. Por exemplo, se queremos descobrir sobre as descobertas espaciais numa determinada data podemos escrever:
7. Pesquisa por um título ou link (URL)
Para ajudar a encontrar as palavras-chave e o nome de um artigo, basta digitar "intitle:" antes do termo de pesquisa, sem espaços entre elas. Para encontrar as palavras de um link (URL), há que utilizar "inurl:"
8. Encontrar sites semelhantes
Para quem pretender encontrar algo que goste nas fontes que está habituado a consultar, então basta acrescentar "related:" e de seguida o endereço do site principal.
9. Toda a frase
Escrever de forma precisa aquilo que já existe é a forma mais directa para encontrar aquilo que procuramos, mas isso não é possível para a grande maioria dos comuns mortais. Assim, usando as aspas, como se vê no exemplo abaixo, é a forma mais directa de obter aquele resultado que estamos mesmo atrás.
Se, por outro lado, escrevermos "here comes johnny singing oldies goldies" entre aspas, obtemos apenas esses resultados onde estas palavras aparecem apenas na ordem escrita o que acaba por ser tornar para, por exemplo, encontrar a letra de uma música quando apenas sabemos uma linha ou expressão.
10. Palavras de pesquisa sem importância
E como são 10 maneiras de pesquisar no Google, chegamos à última, não menos importante. Assim, para remover palavras sem qualquer importância de pesquisa na nossa consulta, basta simplesmente escrever um símbolo menos "-" antes de cada palavra.
Conhece mais dicas úteis de pesquisa no Google?
Este artigo tem mais de um ano
Off topic:
http://www.phonearena.com/news/Xiaomi-Mi-MIX-sets-company-record-by-selling-out-its-first-flash-sale-in-just-10-seconds_id87419
http://www.mobilescout.com/android/news/n75631/Xiaomi-Mi-Mix-beats-50-seconds-record-Mi-Note-2.html
Porque não há na Europa…
Boas,
para completar o artigo podiam adicionar links oficias
https://support.google.com/websearch/answer/134479 – How to search on Google, basic
https://support.google.com/websearch/answer/2466433 – How to search on Google, operators, advanced
Comprimentos,
Ninja.PT
ou mesmo user o advanced search that google 🙂
https://www.google.com/advanced_search
Cumprimentos,
Ninja.pt
entre aspas para pesquisar expressao exata
muito bom o artigo sem a menor das duvidas. há também mais uma forma rápida de pesquisar usando atalhos google:
Definiçoes >>>> gerir motores de pesquisa,
depois aparecem 3 colunas e na do meio podemos editar e por o nosso atalho. Para procurar qualquer coisa directamente no site que pretendemos basta na barra de endereço escrever o atalho que escolhemos ( dar barra de espaço e escrever o que procuramos” e escusamos de ir directamente ao google ou Há pagina que queremos procurar e aparecem logo os resultados na página em que queremos procurar no site!!!
Estas dicas são muito úteis, algumas já usava, mas outras não conhecia.
Já agora, o ponto 3 eu costumo usar o “site:” ou seja, usando o vosso exemplo ficaria:
“site:pplware.sapo.pt torrent específico”
Exatamente, era o que vinha acrescentar agora.
9. Todas as frases – queriam escrever “toda a frase” ou “todas as palavras por ordem”
Obrigado pelo alerta Nuno, já alterei!
Quando se quer um site específico: pesquisa-xpto site:endereço
Quando se quer resultados excluindo um determinado site: pesquisa-xpto -site:endereço
Quando se quer pesquisar sem que o nosso histórico seja tido em conta pela algoritmo: encrypted.google.com
Para quem tem ecrãs que beneficiem de otimização energética (CRT, OLED) em imagens escuras: blackle.com
Para quem quer um motor de busca um pouco mais amigo da privacidade: duckduckgo.com
Para quem quer otimizar várias buscas em sites muito usados, basta guardar adicionar o site pretendido à lista de motores de busca do browser, escolher a letra chave e depois, na barra de endereço, começar a pesquisa com a letra chave correspondente ao site desejado.
Exemplo: eu uso W para Wikipedia, Y para Youtube, T para o tradutor, etc
Isso mesmo no que falei em cima e o Jorge referiu e bem, torna a busca mais rápida
Além do duckduckgo.com indicado acima, acrescento outro que tem como base o próprio google mas sem os problemas de privacidade: startpage.com
No ponto 10 há que salientar que a técnica também permite retirar domínios da pesquisa, por exemplo, como sou português e sou linguista, não quero estar a pesquisar em “brasileiro” e para isso usa-se “-br” como se pode também usar -PT, -com, -us.
Muito útil. Obrigado
Também da para procurar por um tipo de documento específico, por exemplo: “Tutorial filetype:pdf”
Ora diz lá as fontes.
Ou então escreves tu um artigo originalíssimo e envias para o PPLWare, de certeza que terão muito gosto em o publicar e te dar os créditos.
Post muito util e bem construido, Parabens
Ô Mario, na dica 8, os Reformados, já tinham levado um click… 🙂
Paulo, pois tinha…mas tem justificação: fui surpreendido por estar associado esse site ao KeroDwonload.com e fui verificar…nada a ver mas pronto, os mistérios do Google são insondáveis!
A maneira de pesquisa nr.6 até pode ser útil, mas mais do que isso seria procurar por um período de tempo no resultado e não no documento. OU seja, se eu quiser por exemplo procurar por um determinado post no pplware que tenha saído no ano de “1991” ou em “março de 1991”.
Usa-se o mesmo método? 1991…1991
??
Há coisas mais complexas mais giras, podiam dar seguimento ao artigo.
E temos muitas já no passado, vamos ºé fazer um refresh a esses artigos. Se fizerem umas pesquisa por artigos de 2006 e 2007, temos lá muita coisa mesmo.
fazer cálculos matemáticos
fazer câmbios de moedas “£1 para euro”
@pplware, quanto é que os TST vos pagaram para fazer publicidade ao 169? hehehe
Até porque a pesquisa dá os mesmos resultados com ou sem o asterisco.
Outras dicas úteis de pesquisa:
* Queremos por exemplo pesquisar um assunto em português (PT-PT) mas pretendemos filtrar conteúdos de sites brasileiros (PT-BR).
No início da pesquisa utiliza-se o “-” e o domínio do país a filtrar, neste caso o br. Ou seja: -br impeachment dilma
* Para se pesquisar um apenas assunto concreto, utiliza-se as “” no início e fim da pesquisa
Exemplo: “teoria da lógica da batata”
filetype:pdf nome do pdf em questão.. por exemplo livros 🙂
A Google não divulga adequadamente estes truques, tudo isto deveria estar escarrapachado na página inicial do motor de busca. Já que gostam tanto de enfeitá-la com doodles, podiam também fornecer informação útil e ajudar as pessoas nas suas pesquisas.
fazer traduções ” abóbora para inglês “
Dentro de um site: xiaomi site:pplware.com
Procurar, por exemplo PDF’S
tutorial php filetype:pdf
1º vou pesquisar, depois comentarei.
“o acrescento diário”?… Que raio de português é este?
Encontrei no site investiga.pt uma forma extremamente útil para criar as nossas próprias pesquisas personalizadas de forma fácil.
https://www.youtube.com/watch?v=gQF3PgPebv8
Muito bom, estas dicas para pesquisa rápida e objetiva, vêm de encontro a necessidade dinâmica das informações, mas poderiam postar mais dicas básicas como estas, e prosseguir com intermediárias e avançadas.
Já agora, podiam ensinar algo ainda mais importante: como evitar que, ao fazer uma pesquisa, os resultados sejam a 99% relativos a sites brasileiros???
Bom dia este site ajudou-me muito fiquei bem esclarecido sobre estes assuntos
Cumprimentos
Frederico Horta
Pesquisa atreves de sinônimos