Younity – A sua Cloud pessoal fora da Web
Os serviços cloud vieram mudar em muito a forma como armazenamos os nossos dados e como lhes acedemos em qualquer lado e em qualquer lugar. A quase maioria dos utilizadores já se renderam a estes serviços, nem que seja para conseguirem ter os seus dados guardados fora das suas máquinas e seguros contra desastres e outros problemas.
Mas desde que surgiram os primeiros serviços de alojamento de dados e de serviços que as questões de segurança associadas a esses dados começaram a surgir e os utilizadores começaram a ter receio de que os seus dados possam ser acedidos ou copiados para terceiros.
A solução passa por ter acesso a clouds pessoais ou próprias, onde controlamos os dados e a forma como acedemos a eles. Mas por ser complicado e dispendioso manter um serviço desses, as soluções como a que o Younity apresenta podem ser uma alternativa mais que viável e segura.
O Younity dispensa por completo o acesso a serviços alojado em servidores de terceiros e alojados na Internet. Mesmo sem esse acesso, o Younity permite que o vosso dispositivo móvel tenha acesso aos vossos ficheiros que estão alojados nas vossas máquinas.
Este processo tem algumas particularidades e exigências, mas que hoje em dia podem ser facilmente comportados e disponibilizados. Por não depender de um serviço de alojamento, o Younity requer que as máquinas onde os ficheiros que necessitam de aceder estejam ligadas e com acesso à Internet, o que hoje em dia é uma constante.
Podem adicionar a qualquer conta tantas máquina como as que pretenderem, o que facilita o acesso aos ficheiros.
Nenhum ficheiro é retirado da máquina que suporta o Younity sem que indiquem essa vontade, ou seja, o vosso dispositivo móvel recebe os ficheiros por stream e apenas se indicarem ele é guardado no dispositivo.
Para já o Younity está disponível para Windows e para Mac, como "servidores" e para iOS como cliente. Isto significa que podem partilhar com o vosso iDevice os ficheiros que estão no vosso Mac ou Windows.
Depois de instalado no vosso computador, o Younity vai percorrer o disco por forma a detectar e indexar documentos, fotos, vídeos e músicas. Essa indexação é enviada para os clientes e esses ficheiros podem ser enviado assim que sejam necessários.
O cliente para iOS permite que naveguem no sistema de ficheiros do computador a que pretendem aceder, sendo capaz de reproduzir ou visualizar qualquer ficheiro que necessitem de aceder.
A interface desta aplicação, gratuita e acessível via App Store, é bastante intuitiva e está arrumada por tipo de ficheiro a que podem aceder. Cada um deles mostra a lista de ficheiros disponíveis e qualquer um pode ser aberto ou partilhado.
Do lado do servidor, a vossa máquina, o Younity corre de forma silenciosa e a actualizar os ficheiros entre as maquinas e os clientes. O Younity consegue ligar várias máquinas em simultâneo e todas a fornecer ficheiros aos clientes.
Tal como referido antes, o Younity tem algumas limitações e particularidades próprias. A mais óbvia e já referida é a necessidade de o vosso computador ter de estar ligado para que possam aceder aos ficheiros, mas que pode ser contornado com a indicação ao cliente que deve manter o ficheiro.
Existe ainda a impossibilidade de partilhar ficheiros com outras pessoas, sem que os tenham de tornar clientes das vossas máquinas e dando acesso a todos os ficheiros.
Apesar destas desvantagens, as vantagens que podemos obter do Younity são para lá de óbvias... O preço do alojamento de ficheiros nos serviços cloud é um custo efectivo e com o Younity podem ter acesso à totalidade do espaço que o disco do vosso computador. Basta crescer o disco e este alojamento cresce de imediato.
Está também garantida a confidencialidade dos dados que apenas circulam entre as vossas máquinas e clientes, sem passarem por alojamento de terceiros e que não controlam.
Os criadores do Younity esperam para breve disponibilizarem uma versão para Linux, que ira complementar as já disponíveis para Windows e Mac, e também uma versão cliente para Android, o que alargará ainda mais a base de utilização.
Se não confiam plenamente nos serviços cloud e do que eles fazem aos vossos dados esta é uma opção a terem em conta, pesando os prós e os contras associados.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/ Mac OS X/ iOS 5+
Download:Younity Windows [57.5MB]
Download:Younity Mac OS [43.8MB]
Download:Younity iOS [4.3MB]
Homepage: Younity
Este artigo tem mais de um ano
Até gostei do conceito e simplicidade…
Agora só falta sair para Android e Windows Phone.
Bom trabalho
e linux
Gostei muito do conceito, se bem que gostava de algo parecido mas “PC-PC” e “PC-Mobile”
Algo do género de uma pasta partilhada acedida a partir de outro computador. O Dropbox obriga a sincronizar pastas, o que pretendia mesmo era partilhar para ter acesso, sem necessidade de sincronizar milhares de ficheiros quando só quero um. Dá para fazer através do dropbox (website), mas a funcionalidade como aplicativo era interessantíssima.
Alguém conhece uma solução deste género?
E qual a diferença entre isto e um servidor local (para além do nome e pormenores de acesso/autenticação)?
Prefiro um conceito tipo Owncloud, aberto e acessível de qualquer dispositivo.
Concordo! O OwnCloud também pode correr (citando o artigo) “de forma silenciosa” em Windows/Mac/Linux sem necessidade de recorrer a serviços de terceiros ou a “servidores lá de casa”.
Bom dia,
creio até que esta solução da OwnCloud é das mais estáveis e com um potencial de crescimento enorme.
Sou utilizador e implementador desta solução tanto a nível pessoal como profissional e posso garantir que os resultados são bastantes bons.
Na prática, criam um género de dropbox, skydrive ou box.net em que quem controla são vocês e o crescimento é condicionado à vossa escolha.
Gostaria de ver criarem uma comunidade portuguesa mais concisa de aplicações OpenSource. Pode até ser que um dia destes eu tenha tempo e o faça.
Um abraço.
Caros,
Dentro deste tópico, alguém me podia aconselhar um produto tipo WD My Book Live (http://goo.gl/TwjJu) ou Synology (http://goo.gl/JVidB) para fazer uma cloud sem pc, mas que tivesse boa transmissão de dados?
Já houvi dizer que o My Book, mesmo em rede gigabit é lento como tudo…
Agradeço os comentários de todos 🙂
LaCie onecloud acho que se chama assim. Um disco ligado ao modem e depois por wifi podemos ter ate 10 aparelhos pc android ios.
Tanto via wifi como streaming fora de casa.
Tambem acesso por web brower e existe uma interface para gerir as 10 contas. Estas contas independentes e privadas ou publicas.
O melhor funciona com o computador desligado.
Existe um adapador mais simples NAS que se liga ao modem e a um disco externo e assim temos um backup e sevidor tipo NAS.
La para a noite deixo aqui os links.
Obrigadíssimo 😉
http://www.lacie.com/pt/products/product.htm?id=10597
http://www.expansys.pt/us-robotics-ushare-mini-nas-adapter-usb-2-0-gigabit-10-100-1000-236527/
Viva
Também há a solução NAS, por exemplo, da Synology, com o CloudStation,
http://www.synology.com/dsm/dsm_app.php?lang=enu
O CloudStation é uma dropbox privada.
Além de permitir outras formas de acesso, como o filestation, onde pode aceder aos ficheiros atraves de um navegador (existem apps para iOS, Android e brevemente Windows Phone).
Cumprimentos
Jorge
Muito agradecido,
O que deixei acima foi só o pedido da sua opinião sobre esse produto.
Uma coisa é, na teoria, o que estes produtos permitem fazer, e outra, na prática, se tudo se integra, realmente, sem problemas e com boa velocidade…
Acresce ainda que, no meu caso, é necessário que tudo funcione entre pc/ mac/ ios/ android…
Vou ter de perder algumas horas a descobrir este mercado!
Um abraço
Este será melhor que o Tonido?
Alguém já testou ambos? Quais as diferençaS?
Quem quiser testar um novo serviço de cloud deixo aqui o link para o da pt. cloudpt.pt. oferece 16gb mesmo sem ser cliente pt. ja se encontra online apesar de supostamente so disponivel a partir de dia 10. so ainda não esta disponivel a versão de ios.
Este está a ter algum buzz: https://www.aerofs.com/
Testei e funciona muito bem.
Cada dispositivo é um cliente / servidor. Do género do conceito inicial do Wualla, mas só com dispositivos privados.