Wireless Network Watcher 1.56 – Veja quem anda na sua rede
As redes sem fios têm vindo a ter um crescimento exponencial. Cada vez mais são preferidas às mais antigas redes de cabo e que limitam muito a mobilidade dentro dos espaços onde estão implementadas. Associadas a essas redes sem fios está sempre a preocupação da segurança e da utilização indevida por terceiros, devido à inexistência de barreiras físicas para conter o seu sinal e a sua propagação.
A forma mais simples de verificar se existem utilizadores não autorizados dentro dessas redes é consultar os equipamentos que dão acesso e procurar aí endereços Mac que não sejam conhecidos. Este processo pode ser trabalhoso e nem sempre é possível de realizar. Para vos ajudar nessa tarefa, surge agora uma ferramenta, o Wireless Network Watcher.
O Wireless Network Watcher, mais uma ferramenta desenvolvida pela Nirsoft, permite que verifiquem a existência de computadores dentro de uma rede sem fios. A pesquisa é feita pela atribuição de endereços IP's dentro dessa rede e são apresentados todos os equipamentos que forem detectados.
A única imposição que o Wireless Network Watcher faz aos seus utilizadores é que estejam ligados à rede sem fios que pretendam auditar. Só estando ligado é que é possível ao Wireless Network Watcher verificar a presença de outras máquinas dentro dessa rede.
Esta ferramenta não faz uma procura insistente dentro da rede onde estão ligados, pelo que devem, sempre que o pretenderem, iniciar esse processo de busca. É uma ferramenta a ser usada sempre que desconfiarem que existem utilizadores não autorizados dentro da vossa rede.
A informação apresentada na interface principal consiste nos dados que forem possíveis retirar da vossa rede e são o endereço IP, o nome do dispositivo, o endereço Mac, o nome do fabricante da placa wireless e alguma informação adicional.
Toda a informação que o Wireless Network Watcher disponibiliza pode ser exportada para os mais variados formatos de ficheiro. Desta forma podem analisar a informação recolhida mais tarde.
A aplicarem um duplo clique sobre uma qualquer entrada que esteja apresentada é possível obterem a mesma informação que vos é apresentada, mas num formato mais simples de ler, através de uma janela específica.
O Wireless Network Watcher permite ainda que definam qual a interface que pretendem usar para detectar equipamentos na rede. Basta que acedam às configurações e que seleccionem a placa pretendida.
Usem o Wireless Network Watcher para verificarem de forma periódica quem anda na vossa rede e assim detectarem possíveis intrusos. Depois de terem acesso ao endereço Mac do PC que querem banir basta acederem ao router que fornece o acesso sem fios e aplicarem um filtro para negar o acesso a esse endereço.
O Wireless Network Watcher não vos proporciona qualquer segurança adicional, mas permite que validem que a que aplicaram está a ser respeitada e que é forte o suficiente para manter visitantes indesejados longe da vossa rede sem fios.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista / 7 / 8
Download: Wireless Network Watcher 1.56 | Download via KeroDownload [246 KB]
Download: Wireless Network Watcher 1.56 Portable | Via KeroDownload [232 KB]
Homepage: Wireless Network Watcher
Este artigo tem mais de um ano
Boa dica! Os putos cá da rua já levaram nas orelhas! 🙂
Dá sempre jeito.
A NirSoft tem produtos bastante úteis e este é mais um.
Utilizo muito o “Mail pass view” para quando o pessoal se esquece da password das contas de mail que têm no outlook e querem aceder ao webmail e não sabem a pass, também é excelente.
Porque não aceder directamente ao router…? Parece-me bem mais pratico, em vez de instalar um software para o mesmo efeito… Ou este software trás outras vantagens que desconheço?
Unknown, como se faz?
Acederes ao teu próprio router? 😉
Muito simples, no meu caso digito o seguinte endereço no browser (http://192.168.1.1), IP este que se encontra nos detalhes da ligação à rede (Gateway IPv4 Predefinido: 192.168.1.1). Ai aparece uma página do meu operador que me permite visualizar todas as ligações a rede e configurações do router. E posso restringir qualquer acesso.
Antes tb utilizava o “Who Is On My WIFI”.
Repito, já experimentaste o programa?
É que este poupa-te trabalho. Com este escusas de te estar a ligar constantemente ao router. Corres o programa, e se vires algum endereço desconhecido, então sim, ai é que te ligas ao router.
Experimentei um muito semelhante o “Who Is On My WIFI”. E pessoalmente não vejo vantagem nenhuma em ter que correr um software e o respectivo scan à rede (um pouco demorado) sempre que quero ver quem está ligado… A ligação ao router é bem mais simples, rápida e em tempo real! Basta digitar o IP de acesso no browser e já está!
Percebo o que queres dizer, e gostos são gostos, não se discutem, mas primeiro o scan não é assim tão demorado ;), segundo poupas trabalho, logo até tem a sua vantagem.
Boa pergunta!
Já experimentaste o programa? 😉
@Mário, qual a diferença deste para as mesmas versões anteriores? O que é que este tem que os anteriores não tinham?
Mas se procurarem na net “como aceder ao meu router” ireis encontrar muita informação à respeito. Espero ter ajudado!! 😉
@Unknown, É da “discussão e da controvérsia que se faz luz, mas insistir no acesso ao router quando com um click se tem a informação que se pretende (no caso em concreto) parece-me teimosia! 🙂
O programa é óptimo para o que se propõe! é uma boa dica!
O acesso ao router é outra história!
Bem hajam!
Concordo.
Com um click?? pelo menos dois va lá!! lol 😀
tens de abrir o software e depois correr o scaner à rede… Digo eu!
Enquanto isso, já acedeste ao router com um simples click no browser!
Há tb quem gosta de encher o pc com mil e uma aplicações… em vez de simplificar, complicam. Mas a questão não está no software em si, que por acaso é bom, mas sim na forma como simplificamos as coisas, de forma a vermos a luz ao fundo do túnel, em vez de entrar em controvérsias!
Bem hajam!
Bem, já que queres ir por esse caminho…, enquanto abres o browser, e digitas o endereço IP do router(já para não falar das credenciais de acesso), já o programa fez o scan.
Concordo em como a questão até está no “simplificar”, pois quando quero ver luz ligo o interruptor. 😉
Essa do “controvérsias” é que não percebi o que é que tem a ver para a conversa, mas pronto…, cada um com a sua.
Discordo, acho bem mais prático o acesso ao router para visualizar as ligações à rede, a ter que instalar um programa para o mesmo efeito.
Quando falas em praticabilidade, até concordo em conforme: “Gostos são gostos, e não se discutem”, cada qual com o seu.
P.S.: Não precisas de instalar o programa. 😉
Pois, são ideias, discordo, instalo o programa uma vez! Depois faço um click cada vez que quero aceder. Já no router?
Por esse prisma não precisávamos dum comando de televisor, basta levantar do sofá e carregar nos botões do mesmo! 🙂
É que, podemos discutir o gosto ou a preferência de aceder ao router e o manancial de possibilidades! Podemos até questionar o encher o pc de tretas, mas não podemos questionar a facilidade deste utilitário em relação ao acesso ao router, porque não tem comparação. É mais simples! :):)
Discordo plenamente, acho de um perfeito disparate afirmar a facilidade deste software em relação ao acesso direto do router. De verdade se diga que o acesso ao router é bem mais fácil comparativamente a qualquer programa. Tal ainda se pode tornar mais prático com a adição de um simples atalho do IP no ambiente de trabalho.
“Gostos são gostos, e não se discutem”. 😉
programa indispensavel…
funcao basica na pagina d router
clico no link do router no desktop, ponho a pass, vejo a minha rede. kal a dificuldade?? enkanto isso o netscan ou la o k e ta prali a mastigar a fazer ping a todos os endereços possíveis da minha sub-rede…
Como já disse lá em cima, e repito: “Gostos são gostos, e não se discutem”. Em todo o caso, fica a questão:
Já experimentaste o programa? Não me parece, caso contrário sabias que não demora assim tanto tempo. 😉
Lol, pessoal, va lá, não vamos entrar em guerras a ver quem tem mais razão! 🙂 Estamos cá para discutir opiniões, todas elas válidas!
Um bem haja a todos! 😉
Lol, mas quem é que está a querer entrar em guerras? Tu é que estás a levar a conversa para ai. Não sejas assim. 😉
Se reparares lá em cima disse e volto a repetir que “Gostos são gostos, e não se discutem”. Percebes o que quero dizer? 😉
Até parece que foste tu que fizeste o programa e que o estás a vender! lol 😉
Já te tornas repetitivo…
O que é que tu não percebeste em “Gostos são gostos, e não se discutem”? Não é assim tão difícil. 😉
Bem…, como aparentemente e de acordo com o teu “argumento” sou repetitivo, é óbvio que não percebeste, logo passo a explicar: O que quero dizer é que qualquer um de nós utiliza aquilo com que está mais à vontade.
Como está à vista de toda a gente, não é do teu interesse desenvolver uma conversa produtiva e saudável, como tal não levas mais nada de mim (Para o caso de não teres percebido ;), o que quero dizer, é que já disse tudo o que te tinha a dizer). Bem haja.