Windows 10: 4 plataformas gratuitas para virtualização
A Virtualização é uma das tecnologias que veio revolucionar os DataCenters mas trouxe também uma nova vida à computação doméstica. Através de virtualização é possível experimentar/usar os mais diversos sistemas operativos, sem a necessidade de particionar o disco ou proceder a alterações no sistema de ficheiros do sistema nativo.
Hoje apresentamos quatro aplicações gratuitas para virtualização de sistemas.
#1 - VirtualBox
O VirtualBox é uma das aplicações gratuitas que permite aos utilizadores todo o potencial da virtualização onde podemos construir um sistema com todas as características técnicas mas de uma forma virtual não permanente.
É possível virtualizar sistemas como o Windows, Linux e até mesmo MacOS. Em termos de funcionalidades, destaque para a possibilidade de realizar snapshots, partilhar pastas entre o sistema virtual e o nativo, suporte para drag and drop e a possibilidade de clonar máquinas virtuais.
#2 - Hyper-V
O Hyper-V é uma das plataformas de virtualização mais poderosas e populares do mundo. A Microsoft tem melhorado em muito esta plataforma que actualmente oferece suporte para a grande maioria dos sistemas operativos.
Ao contrário do VirtualBox, além do uso em ambientes domésticos o Hyper-V é também usado em ambientes empresariais, em servidores. Uma das muitas razões para usar o Hyper-V no Windows 10 é o facto desta plataforma vir já integrada no sistema.
#3 - VMLite
O VMLite é uma ferramenta gratuita para virtualização de sistemas. Esta ferramenta é baseada no popular VirtualBox e uma das funcionalidades interessantes é que permite executar um sistema operativo de 64 bits num sistema de 32 bits. Isto quer dizer que se tiver um sistema nativo de 32 bits, pode virtualizar um sistema de 64 bits.
#4 - VMWare Server
A VMWare é uma das marcas de referência no mundo da virtualização. Esta é certamente uma das melhores plataformas de virtualização só que, esta versão em especial, já não tem suporte por parte da empresa.
Esta plataforma tem algumas ferramentas adicionais que podem ser instaladas, que melhoram a comunicação entre a máquina virtual e a máquina nativa. Com estas ferramentas instaladas o utilizador tem uma melhor experiência de utilização do sistema virtualizado.
E são estas as 4 plataformas gratuitas que sugerimos para virtualizar sistemas operativos. Pelo facto de já vir integrada com o Windows 10, aconselhamos o uso do Hyper-V mas, todas as plataformas aqui apresentadas, funcionam bastante bem no sistema operativo da Microsoft.
Este artigo tem mais de um ano
O Hyper-V depende de características presentes no processador (e ou motherboard) para funcionar, ou estou enganado?
Sim, o CPU tem de ter a capacidade de virtualização. Portanto, quem quiser usar o Hyper-V tem de verificar se o seu CPU permite.
Maneira rápida de o fazer:
Abrir a janela de comando (cmd) e escrever systeminfo ( no final aparecerá se é o CPU é compativel ou não com o Hyper-V)
Yups, isso mesmo.
Todos dependem, há funcões de virtualização que só são possíveis havendo suporte do CPU.
E hoje em dia é raro haver algum CPU que não tenha essas funções, é que a primeira versão do Hyper-V saiu em 2008, já lá vão 10 anos.
Era sobre isto que eu vinha comentar.
Atenção que o Hyper -V do Windows Server 2008 R2 funciona em alguns CPUs onde o Hyper-V do Windows Server 2012~2016/Windows 10 já não funciona.
Dou o exemplo dos Core 2 (duo ou quad) e dos Xeons equivalentes da mesma época em que o Hyper-V funciona sem problemas se for no Windows Server 2008 ou 2008 R2, mas nas versões mais recentes não funciona. Falta-lhes o Second Level Address Translation
em windows Hyper-V ………….
Boas
E que tal umas dicas de como funciona uma a uma
Esxi é gratuito em versao base e é um dos melhores, uso muito e sempre a bombar
Sem dúvida, mas está claramente fora do âmbito do tópico. O artigo é sobre hypervisors que corram em Windows 10. O esxi é o OS onde corre o vSphere, sendo um hypervisor do tipo 1 (bare metal).
VMLite … um sistema que não foi atualizado desde 2010?
Prefiro algo como QEMU do que VMLite – última atualização 10-08-2018
QEMU Binaries for Windows and QEMU Documentation – https://qemu.weilnetz.de/
Vmplayer é grátis e eficiente.
Desculpem. Vmwareplayer
Sim. Creio que essa é a sugestão #4 do PP. A VMware é para mim a pior empresa que conheço na designação dos próprios produtos. Passam a vida a mudar o nome muitas vezes coincidente com nomes já usados pela própria na designação de outros produtos. Simplesmente caótica.
concordo levei 2 h para perceber o que precisava do entre tantos produtos…
Atenção que o hyper-v só está disponível para quem tenha w10 pro
Parece que dá para instalar no Windows 10 Home com alguns hacks…
VMware vphere para Servers para grandes empresas e VMware workstation ambos pagos, versão gratuita VMware player
A grande vantagem do VMware player em relação ao virtualbox é que permite adicionar e remover hardware com a máquina virtual ligada.