Vuze 4.2.0.4
Por Pedro Soares para o Pplware O cenário é simples de perceber, provavelmente até é comum a muitos dos que me estão a ler. Há uns dias estava a "tentar" organizar uma colecção que pessoalmente prezo bastante... ora deixa cá ver, aquele álbum, fulano pediu, eu emprestei o outro foi o beltrano que pediu e eu emprestei e os dois que faltam aqui... não me lembro ou já não estou com a pessoa há algum tempo! Solução?
Lá vou eu aos torrents. Então comecei por abrir o µTorrent... mas dei por mim a pensar no Vuze. Bom daí para a frente uma relação duradoura. Propus ao Vítor uma chamadinha a este software, visto já há anos não se fala nele. O Vítor contrapôs com o convite a apresentar o post. Aceite!
O que é o Vuze? Este nome provavelmente é estranho a muitos, mas se vos falar de Azureus, trará muitas recordações a muitos de vocês correcto?
No "longínquo" ano de 2003, onde tudo era muito mais simples do que agora, o Azureus era o Cliente Bittorrent de excelência, no entanto a sua construção em Java davam-lhe um ar pesado e balofo mas continuava a ser muito utilizado. Veio o ano de 2007 , o seu nome mudou definitivamente para Vuze e a partir daí foi esquecido por muitos. Eu como gosto de por vezes dar uma olhada em software que já não uso há muito tempo, dei o braço a torcer e decidi usá-lo.
Antes de mais, deixo o aviso que ao instalarem devem fazê-lo com cuidado, isto porque não devem instalar aquelas barras no browsers, enfim, um pouco do que se passa também com o µTorrent, que é por vezes aborrecido.
Comecei por achar o programa bastante interesante gráficamente e reparei que era uma aplicação que tentava tornar tudo aquilo numa comunidade all-in-one do mundo dos P2P.
Além da capacidade de pesquisar por torrents, nos mais conhecidos trackers, este descarrega-os automaticamente e ainda beneficiamos da denominada Vuze HD Content. Temos acesso a vídeos de alta qualidade, que qualquer um pode inserir, usando-a como sistema de partilha, o vídeo é descarregado para o nosso computador e partilhado depois com outros utilizadores que também o desejem, é engraçado saber que os grandes estúdios colocam os trailers dos seus filmes nesta rede
E a lei do dar para receber? Aí entra o bom senso de cada um. Tambem podem colocar o vosso conteúdo e ter algum lucro com ele. Consultem o site do Vuze para mais informações.
Tem a capacidade de criar o vosso próprio tracker para distribuírem conteúdos de grande dimensão para os amigos e familiares, por exemplo. Eu esta função ainda não explorei, portanto não me posso alargar muito, mas será útil a muita gente, digo eu.
Uma funcionalidade que achei também interessante foi o das subscrições, que nos permite ser informados quando surja novo conteúdo nos trackers. Para quem gosta de series, este recurso pareceu-me muito interessante.
Mas o que mais me chamou atenção foi uma tab que dizia Devices, pelo que eu percebi, está agora a ser implementado um sistema que permite converter os filmes e afins descarregados pelo vuze, para formatos compatíveis com vários dispositivos: iPod, iPhone, TV, etc..., no entanto não possuindo estas ferramentas não consegui testar a sua qualidade. Certo é que ainda está em fase beta, algo de novo será de esperar nos próximos tempos.
Resta-me referir que tem suporte a um grande leque de plugins tudo a vontade do freguês. Creio que já muito foi dito, deixo o resto para explorarem, sem esquecer de dizer que este programa de certo modo é um "papão de recursos".
Deixo em baixo as suas características:
- Capacidade de partilhar torrents com os amigos e receber «friend boosts»
- Download de conteúdo de alta qualidade e oficial da Vuze Network.
- Chatting entre amigos
- Comentários classificações avançados
- Busca de conteúdo
- Publicação de conteúdo
- Exportar media para dispositivos externos
- Entre muitas outras características deste tipo de programa
Agora é a vossa vez, deixem a vossa opinião, principalmente de todos os que utilizam este software.
Licença: GNU General Public License
Sistemas operativos: Windows/Mac/Linux
Download [win]: Vuze 4.2.0.4 [9.67MB]
Download [mac]: Vuze 4.2.0.4 [10.39MB]
Download [linux]: Vuze 4.2.0.4 [13.25MB]
Homepage: Vuze
Este artigo tem mais de um ano
Ok, ja usei e gostei embora seja bastante pesado… valeu !
delaorden9.com
Vou experimentar 🙂
P.S.: HARRY POTTER! lol
Já usei, um pouco pesado. Mas muito bom.
Uso normalmente, é excelente. Aprovo e recomendo.
que pasa ?
O uTorrent atente a minha necessidade, mas esse programa parece ser muito bom.
Quando estiver finalizado dá aqui uma apitadela. Parece interessante. é pena é esse género de p2p serem geralmente muito pesados e é nisso que o utorrents ganha, a sua simplicidade deixa-o leve.
Não tenho menor duvida de que o Vuze seja ótimo bittorrent client mas estou usando o qBittorrent e satisfaz minhas necessidades.
Bem, é um aplicação que me supreendeu pois a ultima versão que eu tinha testado não estava assim nada de especial, só peca por ser pesado, mas hoje em dia toda gente tem montes de ram, creio que o facto de ser leve ou pesado em termos de ram muitas vezes não é importante. Tem muita função que muita gente não usa mas se não a tiver é que não usa mesmo 😉
PS: Por acaso quando andei a procura dos links para linux, não me aparecia o do Vuze, só do engine azureus, o que eu extranhei por ser em java, mas estava a ver no sitio errado.
é o meu cliente de torrent preferido, não o troco por nada.
Que acham do Shareaza como substituto do utorrent e do emule?
Eu sou um dos que usava o bom velho Azureus. Sempre foi fiável e a performance não era tão pesada quanto isso. Quando se mudou para o Vuze perdeu o interesse, para mim. É verdade que é extremamente completo, versátil e satisfaz com certeza todas as necessidades dos seus utilizadores mas não preciso nem de metade das suas funcionalidade prefiro o “levezinho” uTorrent.
O que se passa com o emule? a pesquisa agora é uma porcaria.
Quais os sites onde posso encontrar o torrents organizados como nos sites com links ed2k?
Kodiak
Kodiak
http://sharereactor.com/
sharetuga
tugashare
donkeyheaven
scarymule.
dvd ed2k
etc..
Obrigado Sonoro.
Só não conhecia o sharereactor.
Queria era mais de torrents e não de ed2k
Kodiak
ja uso ha uns anitos o vuse e estou satisfeito testei varios ,o problema do “peso” entrei num site que falavam dele e de como o configurar tornando-o mais rapido na interface e nos donwloads e upload lembro-me de ter feito isso no meu e resultou ,pois estou com download muito mais rapidos ,tentem usar tambem o Azureus SpeedUp Pro da uma ajudinha a velocidade.quanto ao site de onde tirei a configuraçao pra o por mais rapido ,sinceramente nao me lembro dele ,so sei que era brazileiro e que dizia que muitas pessoas instalam e pronto ,o problema e que nao o configuram ,bom sorte
o meu tambem andava lentinho ,acidentalmente entrei numa pagina brazileira e la tinha como torna-lo mais rapido ,em termos de iniciar,inteface ,download ,fiz o que la dizia e o meu aumentou a velocidade ,atingi 76kb/s e antes nunca tinha passado dos 17kb/s (gta4 a sair !),nao me lembro da pagina ,o autor dizia la que nos instalamos e ja esta ,ninguem se lembra de configurar as coisa dai muitas reclamaçoes ,tentem tambem usar o ” Azureus SpeedUp Pro “ajuda a melhorar a velocidade um pouco ,e chato que nao se minimiza ,arrasto-o pra um canto do ecra.boa sorte
Eu comecei a usar o Vuze recentemente por causa da Xbox 360.
Como tenho a consola ligada à rede, ao arrancar o Vuze vi que nessa parte dos Devices aparecia a consola. Dá jeito porque podemos pegar nos filmes e isso na nossa “library” e “prepará-los” para a Xbox através duma opção chamada “transcode for device…”.
Depois é só ir à Xbox e, na parte da rede, escolher o Vuze. Temos á o conteúdo disponível 🙂
adoro o Vuze. Perfeito pra quem acha que a tecnologia foi feita para facilitar e nào dificultar a vida das pessoas.
Apenas estou com problema para o xbox rodar os filmes convertidos. eu arrasto o arquivo de video e ele faz a conversão de um filme todo em 1 segundo. mas mesmo o xbox achando o arquivo. quando mando reproduzir, o xbox avisa que precisa de uma atualização. porem a tal atualizaçào não aparece. alguem teve o mesmo problema? alguem sabe como repara-lo?
obrigado