VMware Thinapp – Virtualizador de aplicações
Este software tem o propósito principal de criação de aplicações capazes de correr em qualquer sistema com o Windows sem a necessidade de instalação no sistema operativo, permitindo assim a máxima portabilidade.
Características:
- Isolamento Aplicacional. As aplicações correm num ambiente virtual isolado, permitindo que não haja conflitos entre aplicações. Ao correrem as aplicações não são deixados quaisquer rastos no computador, a aplicação corre directamente do ficheiro sem a utilização de cache no disco rígido.
- Modo de utilizador a 100%. É possível correr as aplicações sem privilégios de administrador.
- Modo de rede bloco a bloco. Possibilidade de partilhar a aplicação na rede por diversos utilizadores.
- Suporte 64-bit . Possibilita a execução da aplicação em sistemas de 64-bit.
- Execução em Sistemas baseados em Windows XP. Possibilidade de correr as aplicações em sistemas embebidos em Windows XP.
- Compatibilidade com várias aplicações. Compatibilidade com vários tipos de aplicações, desde executáveis a aplicações Java..
- Execução a partir de drives USB. Permitir aos utilizadores correrem a aplicação a partir de uma drive USB.
- Integração com diverso software. Criação de ficheiros .MSI e .EXE para facilidade de integração com software de distribuição aplicacional.
- Actualização de aplicações remotas. Actualização de aplicações via HTTP / HTTPS.
-
Outros sistemas operativos. Algumas aplicações podem ser corridas com o Wine, permitindo assim portabilidade para sistemas Linux e Mac OS.
Como fazer uma aplicação portátil:
Requisitos:
-
Máquina Virtual com Windows XP instalado.
Nota: Para melhor desempenho do programa é necessário que apenas esteja instalado o sistema operativo.
- VMware Thinapp
Processo:
1. Instalar na máquina virtual o VMware Thinapp
2. Correr a aplicação "Thinapp Setup Capture".
3. Carregar no botão "Next"
4. Carregar no botão "Scan"
5. Instalar a aplicação a virtualizar.
6. Depois de instalar a aplicação, Carregar no botão "Postscan"
7. Carregar "OK".
8. Após esperar alguns minutos, é necessário seleccionar o executável da aplicação a virtualizar no campo "Select ThinApp virtual application entry points" e no campo "Primary Data Container"
9. Caso ache necessário, altere o nome do executável no campo "Inventory Name"
10. Carregar no botão "Next"
11. Seleccionar no campo "Sandbox Location" a opção "Same directory as the application", isto é para o programa guardar as configurações na mesma pasta da aplicação virtual,ideal para correr em drives USB.
12. Carregar no botão "Next"
13. Seleccionar a opção "Restricted Write access", dependendo da aplicação é necessário escolher opções diferentes, esta opção serve para apenas se poder guardar a informação no ambiente de trabalho ou na pasta dos meus documentos, enquanto que a opção "Full write access to non-system directories" apenas permite guardar no sistema em pastas que não sejam do sistema operativo.
14. Carregar no botão "Next"
14. No campo “Project Location” colocar no Ambiente de trabalho numa pasta.
15. Carregar no botão “Save”
16. Carregar no botão“Build”
17. Após esperar algum tempo a aplicação fica pronta, carregue no botão “Finish”
Quando carregar no botão "Finish" irá aparecer uma janela com o executável criado, esse executável é uma aplicação virtual.
Licença: Trialware 60 dias
Sistemas Operativos: Windows XP /Vista
Download: Thinapp
Homepage: VMware Thinapp
Este artigo tem mais de um ano
ja conhecia esta app.. é pena n ser freeware.
para quem tem paciencia constroi um sistema windows q acaba por se degradar mt menos q o normal pois n se enche tanto o registo, nem se deixa tantos vestigios qd se pretende remove ruma determinada app.
bom post.
cumps!
Este software é óptimo para quem gosta de portable apps, é excelente para criar uma…
Bom post e tutorial! 😉
Interessante
Sera que permite uma criar uma versao portatil do Nero Suite 9 personalizada por mim… ?? Vou testar!!!
Depois diz como correu, se funcionou na perfeição e tb noutros computadores.
P.S. > alguem ja experimentou isto com um software “complexo” em termos de instalação (tipo: Visual Studio 2008) ? Era brutal ter o VS2008 portable e nao perder carradas de tempo na instalação sempre que formato o PC, e ao mesmo tempo poder levar o “trabalho” quando estou noutro computador.
tenta e depois diz alguma koisa pk tmbm preciso
Quer dizer que já se pode utilizar aqueles “trials” que deixam sempre vestígios no registo ou no disco, e que mesmo após desinstalação/re-instalação, a app “sabe” que o trial expirou 😀
Isto dá muito jeito é pena nunca funcionar no Windows 7
No meu funciona bem
Muito bom mesmo ontem a noite tinha estado a ver esta aplicação e agr venho encontra-la-a aqui.
acabo de entrar no site deles, o preço é um absurdo. Simplesmente ridículo, nem o photoshop mais novo custa isso tudo… até assustei-me aqui ;x
Olá, primeiro temos de agradecer o bom post 🙂
Como reparei que alguns se “queixaram” de esta aplicação ser Trial, pensei logo que algures no mundo haveria uma ferramenta destas Free.
Então fui ao Google e encontrei logo isto: http://portableapps.com/node/9909
Li o artigo todo e então descobri os links de download da ferramenta:
http://rapidshare.com/files/180487708/Portable_App_Creator_0_97_2_beta.zip
OU ENTÃO
http://www.mediafire.com/?l2oqnhqxlwz
Não vos posso dizer muito acerca desta ferramenta pois não cheguei a testar. Está sobre a licença GNU General Public Licence, acho que os amantes de Free software/Open source devem dar uma olhada nele.
Apenas quis apontar uma ferramenta free, provavelmente não tão boa como a do post mas…..
Boas, já conhecia esta app à uns tempos, já usei e brinquei muito com ela, e concordo plenamente que tem um preço totalmente absurdo, mas há piores, uma das ideias que eu tive, foi de usar isto para aplicaçoes feitas em DotNET para as tornar mais simples de correr (sem o framework instalado – que no meu caso depois de um ano a usar a makina, o lixo do dotnet ultrapassava os 10Gigas) e tambem para proteger o meu codigo fonte… Como esta solução era demasiado cara procurei soluçoes dedicadas apenas a ofuscar dotnet e a criar um unico exe com todo o dotnet… e esses sim são realmente caros, sei que é um pouco á parte do post, mas procurem no google por “dot net reflector” ;). Já agora, Bom post 🙂
Boas!
Há uma coisa que não percebi ainda sobre esta possibilidade.
Isto cria uma VM do programa que quiser, certo?
Se sim, é então possível ‘correr’ a VM utilizando VMWare em outros OS’s?
Bom post!
Não, este programa isola a aplicação, ou seja, guarda os ficheiros e as alterações no registo feitas na instalação.
Se quiseres correr os programas sem ser em Windows, tens que correr pelo wine e esperar que funcione, pois nem todos os programas poderão funcionar.
cumprimentos
Boas,
Acho que estão a confundir um pouco as coisas. A maioria dos comentários diz que quer ter a máquina limpa e ter o desenvolvimento à parte.
Para isso usem o vmware player (free para uso pessoal) e criem máquinas virtuais que usam quando necessitam – mais…podem lançar uma máquina de desenvolvimento e um servidor para testar a aplicação (desde que haja cpu e ram para tanto).
Esta aplicação (thinapp) é absurdamente cara porque é para ser utilizada nas empresas – é uma opção de distribuir software nos clientes – e quantos mais clientes, mais interessante se torna a solução.
Quanto às opções open source é pena que a maioria peca pela falta de genica – comparem o vmware player com o virtualbox. Mas estão quase lá 🙂
hsahsahsasahshsahashashsahashashsa, estão querendo reinventar a roda. Será que eles já viram um tal de JAVA?
hassahsahsahsasahsahshs
RI AUTO