PplWare Mobile

Visual Studio Code: É este o melhor IDE para programadores?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Diogo says:

    Eu já uso este IDE para aplicações em angular e acho porreiro.
    Dado que é multi-plataforma, como é que ele se comporta se por exemplo tivermos 10 projetos maven (java) e queiramos programar nos mesmo e compilar tudo no principal? Dá para fazer da mesma forma que se faz por exemplo no Netbeans?

  2. TekMan says:

    Não posso fazer comparativos porque não conheço bem os outros editores de código, mas que o VS Code é um dos “melhores amigos do programador”, isso é.
    Ainda hoje custa a acreditar como este programa é gratuito e pela mão da mesma empresa que cobrava balúrdios pelo Visual Studio.

    • Entusiasta says:

      O Visual Studio também tem versão gratuita. Apenas não é possível comercializar o software aí produzido. O VS é muito mais completo que o VSCode.

      Mas a minha resposta à tua pergunta, que acho bastante pertinente, será o que aparenta ser a velha estratégia da MS de oferecer a todos e depois apenas aos consumidores particulares e académicos, de forma a criar uma dependência que obriga as empresas a comprar o software.

      A Adobe fez o mesmo com o Photoshop no final dos anos 90. Depois passou a cobrar e bem.

      • AlCiD says:

        Existe um clone do VSCode livre e sem ó habitual tracking e telemetry da MS – chama-se VSCodium “Free/Libre Open Source Software Binaries of VS Code”

        • Sandro Alves says:

          O próprio VSCode não tem telemetry nem tracking no seu código-fonte…

          A telemetria só é adicionada nas releases, então… só compilar o código-fonte e fica com VSCode sem telemetria

      • TekMan says:

        As versões gratuitas do Studio eram as versões “Express”, mas eram muito limitadas.
        Em relação ao VS Code, nestas empresas nunca se sabe quanto tempo duram as borlas. Basta um fato e gravata decidir e o produto acaba, mas até agora só posso tirar o chapéu.

  3. Googler says:

    Pra mim não há melhor
    Já experimentei bastantes e em termos de versatilidade, extensões, personalização, “lightness” não há nenhum que o VSCode
    Admito que consome sim alguma RAM, mas nada comparado a PyCharms e IntelliJs e Android Studios desta vida

  4. Realista says:

    Se acrescentar-mos IDE *gratuito*, duvido que haja melhor.
    Agora, considerando IDE’s pagos, e em universos específcos de algumas linguagems, dificilmente bate um Visual Studio ou mesmo um Rider da Jetbrains para quem programe em C#. O mesmo para o Pycharm para quem programe em Python.

  5. Zé Pedro says:

    Eu “desenvolvo” :))) com o Qt Creator para C++ e o Eclipse para Java e estou bastante satisfeito. Não vejo necessidade de mudar embora reconheça que o VS Code como editor de texto é útil e não deve ser ignorado.

    Em relação à telemetria pode ser desativada nas opções e se necessário pode-se bloquear o programa na Firewall.

  6. Guilherme says:

    Java = Intellij
    C/C++, Go, Rust = NeoVim

  7. Rafael says:

    Vscode É o meu ide preferido há cerca de 3/4 anos. Versátil, leve e personalizável.
    Contudo estou a espera que o zedd seja melhorado para experimentar mas sinceramente vai ser complicado trocar especialmente se os shortcuts não forem os mesmos

  8. José says:

    Eu prefiro usar o pico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.