Visual Studio Code: É este o melhor IDE para programadores?
No segmento dos editores de texto/IDE são várias as ferramentas que o utilizador tem à sua disposição. No Pplware já apresentamos várias, mas há um que se destaca que é o Visual Studio Code.
O contrário da plataforma Visual Studio, o Visual Studio Code é simplesmente um editor de texto que oferece um conjunto vasto de funcionalidades.
Este editor é multi-plataforma, gratuito e é direcionado para programadores que procuram um simples IDE leve, mas, ao mesmo tempo bastante completo.
Principais características do Visual Studio Code
- Multi-Platforma
- Git integrado
- Meet IntelliSense, com highlighting da sintaxe e autocomplete
- Funcionalidades para debugging
- Suporte para várias linguagens de programação
- Suporte para extensões
Como referido, uma das funcionalidades em destaque é a possibilidade de integrar o Git. É um sistema gratuito, open source, rápido e distribuído para controlo de versões de software. Este sistema foi inicialmente desenvolvido por Linus Torvalds que assim disponha de um mecanismo automático para disponibilizar o código referente ao desenvolvimento do Kernel Linux.
Este editor de texto tem recebido várias melhorias desde que foi lançado e está disponível para Windows, Linux e macOS.
Eu já uso este IDE para aplicações em angular e acho porreiro.
Dado que é multi-plataforma, como é que ele se comporta se por exemplo tivermos 10 projetos maven (java) e queiramos programar nos mesmo e compilar tudo no principal? Dá para fazer da mesma forma que se faz por exemplo no Netbeans?
IntelliJ
É o que eu prefiro.
Não posso fazer comparativos porque não conheço bem os outros editores de código, mas que o VS Code é um dos “melhores amigos do programador”, isso é.
Ainda hoje custa a acreditar como este programa é gratuito e pela mão da mesma empresa que cobrava balúrdios pelo Visual Studio.
O Visual Studio também tem versão gratuita. Apenas não é possível comercializar o software aí produzido. O VS é muito mais completo que o VSCode.
Mas a minha resposta à tua pergunta, que acho bastante pertinente, será o que aparenta ser a velha estratégia da MS de oferecer a todos e depois apenas aos consumidores particulares e académicos, de forma a criar uma dependência que obriga as empresas a comprar o software.
A Adobe fez o mesmo com o Photoshop no final dos anos 90. Depois passou a cobrar e bem.
Existe um clone do VSCode livre e sem ó habitual tracking e telemetry da MS – chama-se VSCodium “Free/Libre Open Source Software Binaries of VS Code”
O próprio VSCode não tem telemetry nem tracking no seu código-fonte…
A telemetria só é adicionada nas releases, então… só compilar o código-fonte e fica com VSCode sem telemetria
As versões gratuitas do Studio eram as versões “Express”, mas eram muito limitadas.
Em relação ao VS Code, nestas empresas nunca se sabe quanto tempo duram as borlas. Basta um fato e gravata decidir e o produto acaba, mas até agora só posso tirar o chapéu.
Pra mim não há melhor
Já experimentei bastantes e em termos de versatilidade, extensões, personalização, “lightness” não há nenhum que o VSCode
Admito que consome sim alguma RAM, mas nada comparado a PyCharms e IntelliJs e Android Studios desta vida
Se acrescentar-mos IDE *gratuito*, duvido que haja melhor.
Agora, considerando IDE’s pagos, e em universos específcos de algumas linguagems, dificilmente bate um Visual Studio ou mesmo um Rider da Jetbrains para quem programe em C#. O mesmo para o Pycharm para quem programe em Python.
Eu “desenvolvo” :))) com o Qt Creator para C++ e o Eclipse para Java e estou bastante satisfeito. Não vejo necessidade de mudar embora reconheça que o VS Code como editor de texto é útil e não deve ser ignorado.
Em relação à telemetria pode ser desativada nas opções e se necessário pode-se bloquear o programa na Firewall.
Java = Intellij
C/C++, Go, Rust = NeoVim
Vscode É o meu ide preferido há cerca de 3/4 anos. Versátil, leve e personalizável.
Contudo estou a espera que o zedd seja melhorado para experimentar mas sinceramente vai ser complicado trocar especialmente se os shortcuts não forem os mesmos
Eu prefiro usar o pico