USB Alert – Não esqueça as suas PEN’s
Apesar de termos vários serviços de alojamento de ficheiros na Internet, temos quase sempre a necessidade de termos disponível uma Pen USB para transferirmos ficheiros entre vários computadores. Sendo uma forma física de termos os nossos dados, estamos sempre sujeitos a termos falhas de memória e a deixarmos essas Pens esquecidas nos computadores que usamos.
A forma mais eficiente de nos salvaguardarmos desses esquecimentos é termos no nosso sistema operativo uma aplicação que ao desligar o computador nos alerte para essa situação. O USB Alert tem exactamente essa função, alertar-vos para o facto de que se esqueceram de uma pen ligado no PC.
O USB Alert pretende ser um alarme que é accionado sempre que o Windows onde ele está a correr é bloqueado, hibernado ou desligado. A mesma função é activada sempre que fazem logout com o utilizador que está a ser usado.
Com este alarme conseguem alertar o utilizador que uma pen ou disco externo (USB) está ligado e que deve ser retirado, pois provavelmente ficou esquecido. A forma desse alerta é feita através da apresentação de uma mensagem no Ambiente de Trabalho do Windows e através de um alarme sonoro.
Com este comportamento, dificilmente um utilizador vai deixar uma pen esquecida num qualquer computador. O facto de ser uma aplicação portátil permite que o próprio utilizador lance o USB Alert para que posteriormente seja lembrado para retirar a sua pen.
O USB Alert para além de ter como função alertar os utilizadores para o esquecimento das Pen's, permite ainda que sejam visualizadas as pens ou discos USB que estão ligados ao computador onde está a correr. Na sua interface têm a possibilidade de visualizar esses dispositivos de armazenamento, bem como a letra da drive atribuída, o seu nome e a capacidade total e a ocupada.
Ao seleccionarem uma dessas drives e ao aplicar um clique com o botão direito do rato será dada a possibilidade de aceder à drive através do explorador do Windows ou a possibilidade de ejectar o dispositivo.
Se têm necessidade de usar as vossas pens USB em computadores de terceiros ou se têm o mau hábito de deixar pens esquecidas, então o USB Alert é a ferramenta indicada para terem sempre à mão.
Sempre que deixarem uma pen esquecida o USB Alert tratará de vos alertar para este facto e evita que a percam ou deixem num qualquer computador. A função de exploração e ejecção destes dispositivos USB é também uma excelente forma de gerirem estes os vossos dispositivos. Coloquem o USB Alert nas vossas pen's e lancem-no sempre que usarem um PC que não o vosso.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: USB Alert 1.2.1.103 [KB]
Download: USB Alert 1.2.1.103 Portable [KB]
Homepage: USB Alert
Este artigo tem mais de um ano
Um programa para os mais distraídos, mas que na minha opinião é desnecessário 😉
Mesmo assim não deixa de ser um bom post.
Parabéns! 😀
Este programa é ideal para mim!
No inicio do ano lectivo esqueci-me da pen no pc da sala! Infelizmente, como era o ultimo bloco da manhã voltei para casa e só no final da tarde é que reparei que tinha deixado a pen na sala de área de projecto.
Posso dizer que a partir dessa altura tenho andado muito mais responsável para garantir que não acontece o mesmo. Se tivesse na altura este programa instalado na minha pen usb, hoje ainda teria todo o trabalho que fiz e que perdi!
Sem dúvida uma excelente opção para os mais distraídos! XD
O meu problema não é esse, mas sim quando quero remover uma pen e o windows me diz que não é possível ejectar com segurança.. algumas sugestões?
Quando isso acontece (a luzinha da pen fica continuamente a piscar), provavelmente há um programa que a está a utilizar. Se não sabes qual é o programa, faz logout ou desliga o computador. Aí já podes tirar a pen com segurança.
Na escola onde eu estava essa aplicação ia prevenir cerca de 90% dos roubos/perdas de pen’s. lá cada aluno tinha a sua sessão no sistema, e quando acabava a aula, os que vinham a seguir tinham pens gratuitas á sua espera 😛
Bom Post!
Agora mais off topic, podiam falar desta nova ferramenta da IObit? “Malware Fighter”, acho que seria bastante interessante para todos. Estou a testar a alguns dias, mas gostava de ver uma análise vossa 😉
Afinal todos temos conhecimento sobre o desenvolvimento de bom Software por parte desta empresa.
Ótimo artigo!
Não acho que seja para os mais distraídos, como diz o o colega André M. aqui acima; mas para qualquer pessoa.
Quando se tem 15, 20, 30 anos, ou até mesmo 40, é “mais” fácil dizer e pensar assim. – Temos a memória “fresca” e não somos “tão” atarefados como os mais “vividos”!
Raro é alguém chegar aos 40, 50, 60, etc., com a mesma atenção e concentração que tinha aos 15, 20, etc.
Nos dias atuais, às vezes ficamos tão atarefados e sobrecarregados de compromissos, que a cabeça fica a mil.
E, às vezes, esquecermos de ejetar a Pen, é coisa “normal”!
Pra mim, e para algumas pessoas que conheço, é muito útil!
Apesar do que disse em cima, que foi mais num tom de brincadeira, também concordo contigo 😉
No dia a dia com tantas coisas para fazer e com as pressas podemos sempre deixar algo para trás, neste caso uma pen!
Verdade André, foi mesmo uma manifestação descontraída. (Que bom que tratou de forma impessoal e imparcial).
– Se sois sempre assim, invejo-te….rs!
Tais coisas variam ao infinito de pessoa para pessoa.
Algumas tem a mente, a memória e os pensamentos sempre organizados e alinhados: são rarors!
Outros tantos os tem numa balbúrdia só.
E outros tantos um pouco disso e um pouco daquilo.
Acho importante tais programas, pois funcionam como “muletas” nos momentos de desatenção e descuidos.
Amigos.
Os resultados do downloads são ficheiros… digamos, mareados. 😀
Convém não esquecer que sou um mero aprendiz…
se renomear colocando a extensão exe para o primeiro ficheiro e a extensão zip para o segundo (versão portátil) fica tudo ok.
Uso o Flashrecall há muito tempo.
Como é que se instala? :p
Se o programa é “portable” então quem não se esquecer de o executar não se irá esquecer da pen…
Perdoem o tom jocoso mas a observação é pertinente… claro que no própio computador se pode colocar no autorun…
Peço desculpa, reparei agora que parece também ter uma versão de instalação o que torna o meu comentário desnecessário…