PplWare Mobile

TrueCrypt 5.0

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. João C. says:

    Parece-me bastante útil principalmente para as Flash Drives.

    Já agora seria possível ter acesso ao E-Mail do Vítor M., é que gostaria de lhe propor uma coisa que seria do agrado de muitos utilizadores deste blog e acho que seria engraçado, pois é algo que todos poderiam experimentar e quem sabe ficar fans como eu fiquei.

    Desde já obrigado.

  2. PP says:

    Tambem dá para encriptar só um ficheiro especifico em ves de encriptar um disco inteiro?

    cumps

  3. aver says:

    @ PP

    O TrueCrypt cria uma pasta que funciona como se fosse um disco virtual, seja, por exemplo, o “disco” T. Podem-se lá criar/alterar ficheiros, ou transferir para lá ficheiros, que ficam encriptados.

    Quando se tira de lá um ficheiro, por exemplo, copia-se de T: e cola-se em C: o ficheiro fica desencriptado (on-the-fly, como se escreve no post) . Funciona muito bem.

    A pasta encriptada pode também ser enviada a outra pessoa, que conheça a password de acesso.

  4. aver says:

    … de facto esta versão 5.0 tem uma novidades de peso. Encriptar todo o disco/partição onde o Windows está instalado (ou outro disco físico/lógico), exigindo uma autenticação antes do boot (arranque) !

    Para ver com atenção as novas funcionalidades.

  5. Hawk says:

    Nunca consegui entender o funcionamento deste programa.
    Eu tenho que criar uma partição e nesta partição é que ficarão os arquivos encriptados? Como faço para criar uma pasta no meu PenDrive para que ele tenha uma senha de acesso?
    Obrigado.

  6. aver says:

    @ Hawk

    O TrueCrypt está bastante bem documentado, mas em inglês, como neste tutorial
    http://www.truecrypt.org/docs/?s=tutorial

    Não tens que criar nenhuma partição. Tens que:
    – Criar um “volume” (ou seja, uma pasta /arquivo/ ficheiro), com uma dada capacidade, que serve de contentor – é uma “arquivo” para guardar os ficheiros de trabalho. Seja Contentor_A.
    – Criar drive virtual (como se fosse o Daemon Tools). Seja T: No explorador do Windows, vão aparecer as drives C:, D:…, e T:
    – Na drive T: “monta-se” o ficheiro Contentor_A.
    A partir de agora todos os ficheiros criados/alterados em T: estão encriptados. Quando se copiam para C: ficam desencriptados.

    A pasta/ficheiro Contentor_A pode ser enviada, encriptada, a outra pessoa que conheça a password.

    Como se instala numa pen também lá está explicado. Mas se não souberes inglês evita o TrueCrypt porque pode dar problemas.

    Três aspectos sobre a versão 5:
    – Lê os arquivos encriptados criados pelas versões anteriores, mas o contrário já não é verdade;
    – Encripta a drive/partição que tem o sistema operativo sem perda de dados – mas cuidado (não experimentei);
    – Encriptar outros discos/partições que contenham dados implica perder os dados que lá estão.

  7. nfu says:

    aver:

    Já experimentei a encriptação da partição de sistema em Windows XP Home e Windows Vista Ultimate e funciona perfeitamente bem em qualquer um deles.

  8. dc says:

    Epá!– Encriptar outros discos/partições que contenham dados implica perder os dados que lá estão

    Isso é verdade?

  9. aver says:

    @ dc

    É o que se lê nas FAQ do TrueCrypt 5.0:

    Q: Can I encrypt a partition without losing the data currently stored on it?

    A: Yes, but only if it is a system partition (i.e., a partition where Windows is installed).
    http://www.truecrypt.org/faq.php

  10. Hawk says:

    Obrigado pelas explicações @aver, me ajudou bastante. Pena que o FAQ esteja em inglês, senão poderia ser ainda mais útil.

  11. Parece muito bom, fiquei apenas com uma dúvida. Imagine o seguinte, eu instalo o truecrypt no meu pc, ai eu encritpo a minha pendrive. Agora, imaginando que eu vou com a pen drive para outro computador, para ler e gravar dados para a pen nesse computador eu preciso tambem de instalar o truecrypt? ou não é preciso? Basta por a password para puder aceder aos dados de qualquer computador?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.