TOP 5 – Linguagens de programação para DevOps
O termo DevOps deriva da junção das palavras "desenvolvimento" (development
Nesta área, quais as melhores linguagens de programação?
O poder de uma linguagem de programação faz toda a diferença em determinadas operações. As linguagens de programação são uma das ferramentas mais importantes no arsenal DevOps. Escolher a linguagem de programação adequada ao desenvolvimento de uma determinada aplicação é meio caminho andado para o sucesso no DevOps.
Dado existirem centenas de linguagens de programação, escolher as principais linguagens de programação para o DevOps é uma tarefa difícil.
Quais as características de uma Linguagens de programação para DevOps?
Antes de indicarmos quais as linguagens de programação específicas do DevOps, há algumas características que se devem ter em conta:
- Escalabilidade
- Eficiência
- Modularidade
- Alto desempenho
- Portabilidade
- Familiaridade
TOP 5 Linguagens de programação para DevOps
Go
O Google anunciou o lançamento de uma nova linguagem de programação batizada com o nome de ‘Go’ em 2009. Esta linguagem de programação combina a velocidade do desenvolvimento em Python com o desempenho e segurança de linguagens como o C ou o C++. Esta é uma linguagem compilada e focada na produtividade e programação concorrente.
Python
A linguagem de programação Python é uma linguagem de alto nível (VHLL – Very High Level Language), interpretada e interativa, que foi criada pelo holandês Guido Van Rossum. Esta é uma linguagem orientada a objectos, modular, com uma sintaxe muito intuitiva e muito simples de aprender. Tal como o Perl, o código fonte do Python está disponível sob a licença GNU General Public License (GPL).
Na Internet podemos encontrar muita documentação sobre esta fantástica linguagem de programação que é usada pelos principais players tecnológicos, nos mais diversos serviços.
C
Os anos de 1969 a 1973 foram de extremo entusiasmo dentro da AT&T Bell Labs porque foi quando a linguagem de programação C começou a ser desenvolvida.
A linguagem criada por Dennis Ritchie (que morreu em 2011) e baseou-se imenso numa outra linguagem de programação chamada B. Muitas das características de C foram baseadas em B – saber mais sobre esta linguagem.
Scala
Scala é uma linguagem de programação moderna e multi-paradigma desenvolvida para expressar padrões de programação comuns numa forma concisa, elegante e com tipagem segura. Integra facilmente características de linguagens orientadas a objetos e funcional.
Ruby
Se gosta de Python, então também certamente irá gostar da linguagem de programação Ruby. Tal como o Python, o Ruby oferece uma grande coleção de módulos produzidos pela comunidade que qualquer um pode incorporar nas suas aplicações e, desta forma, adicionar funcionalidades sem ter que escrever uma única linha.
Esta é uma linguagem dinâmica, open source, com foco na simplicidade e na produtividade. Tem uma sintaxe elegante de leitura natural e fácil escrita.
E são estas as 5 linguagens que sugerimos para DevOps. Certamente muitos leitores do Pplware fazem parte de equipas DevOps e certamente terão outra experiência a este nível. Se tiverem outras sugestões, deixem nos comentários.
Este artigo tem mais de um ano
E o Powershell?!
powershell é uma linguagem de scripting e não de programação
exacto.
Obrigado. Pensava mesmo que se podia programar com Powershell.
E podes…
Qual é a diferença de uma linguagem de scripting para linguagem de programação?
Eu sempre li que essa divisão é mais no sentido didático-teórico do que prático. Basicamente, uma linguagem de programação propriamente dita deve ser compilada, ao passo que a de script é interpretada.
Python (salvo erro) também é uma scripting language…
Poiou, python também é considerado com linguagem de scripting , entao porque que ela está nesta lista ?https://www.geeksforgeeks.org/whats-the-difference-between-scripting-and-programming-languages/
Dafuq Go?
Go deve dar muito jeito para andar sempre a compilar…
Para não falar na learning curve.
Onde anda powershell e bash?!
A GO, em termos de desempenho, escalabilidade e facilidade de manutenção é um MUST.
* Facilmente escalável (permite total transparência em escalabilidade)
* Multi-plataforma (Linux, Mac OS, FreeBSD, WIndows, etc.)
* Compilada (gc e gccgo, , como compiladores, fornecem todo o desempenho, que somente esperamos em código compilado)
* Memory Safe ((gestão própria de memória e threwads, totalmente transparente para o programador)
* Garbadge Collector Nativo (apreciado em linguagens de alto nível, como C# e Java)
No fundo concordo com a selecção apresentada.
Onde se lê “threwads”…deve ser lido…threads
Porque razão o C está incluido nesta lista?
Devops e uma metodologia de gestão de equipas onde a linguagem usada nada importa… Apenas as capacidades da equipa….
E Lua?
o ABAP fica onde ?
DevOps é uma metodologia ou uma forma organizacional. Assenta essencialmente em processos de gestão e organização estrutural… nada depende de linguagens. De um COBOL a um Outsystems, qualquer linguagem é utilizavel. DevOps não é um meio de produzir software.
E Outsystems não se aplica a este artigo?
Pode considerar-se então este, um dos piores artigos de sempre?
Podes!
Pode-se dizer o mesmo do teu comentário.