The Gimp 2.4.7
The GIMP (GNU Image Manipulation Program) é uma distribuição gratuita desta aplicação capaz de realizar variadas tarefas, como retoques em fotos, composição e criação de imagem, entre muitas outras capacidades. The Gimp pode ser usado apenas como um programa de criação de imagem assim como pode ser usado por profissionais para manipular com elevada qualidade fotos e outros trabalhos gráficos.
O GIMP foi criado como uma alternativa livre ao Photoshop, foi um projecto universitário que amadureceu bastante e hoje já é muito usado profissionalmente. Projectado em 1995 por Spencer Kimball e Peter Mattis é hoje mantido por um grupo de voluntários. A aplicação tem crescido e conquista paulatinamente uma falha de mercado com alguma relevância, tendo em conta o parco investimento publicitário.
Licença: Open Source Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac Download [Windows - US]: Gimp 2.4.7 [14.18MB] Download [Linux Source]: Gimp 2.4.7 [18.1MB] Download [Mac]: Gimp 2.4.7 Homepage: Gimp
Este artigo tem mais de um ano
Pena mesmo ter a interface que tem e que leva a que muita gente desista de o utilizar…
—————————————
http://www.revolucaodigital.net
Tenho esse programa instalado á uns tempos no meu pc, mas agora praticamente não uso. Só para fazer algumas coisas que eventualmente podem ser mais simples….
Nastase tmbém tens razão, se aquilo tivesse uma interface em que apenas ficasse aberta 1 janela do tipo Photoshop era muito melhor
O interface está muito bom. Quem diz isso não percebe. Já uso à uns tempos.
cumprimentos
Uso bastante o GIMP. É o meu editor de imagem de eleição, principalmente porque para o que necessito fazer ele chega e sobra.
O problema da interface é facilmente resolvido com uma variante do GIMP chamada gimpshop (www.gimpshop.com), que copia o look & feel do Photoshop para o GIMP.
Pelo facto de ser gratuito é um excelente programa, mas faltam-lhe as ferramentas profissionais do Photoshop, a começar pela calibração da cor utilizando perfis, e a manipulação de imagens com mais de 8 bits por canal.
Pergunta de rookie: para se fazer a actualização é necessário desinstalar a versão anterior, ou a nova instalação é feita sobre a anterior?
Uso o GIMP há já bastante tempo e recomendo. É simples fazer a maior parte das coisas com este programa, além disso é gratuito.
Aliás, a minha suite de software de edição de imagem, resume-se basicamente ao GIMP e ao Inkscape, outro belo exemplo de um software gratuito capaz de rivalizar com as opções “pagas” que mais normalmente se usam.
Funciona em linux através do wine? 😀
Também sou da opinião que a interface deveria ser melhorada. Não é copiar o Photoshop, mas aproveitar o melhor e descartar o pior deste programa.
No outro dia queria desenhar um círculo… ou um quadrado… no Photoshop acedia à ferramenta Shapes, ou lá como se chama… e no Gimp? Pesquisei, pesquisei… encontrei a solução no site oficial… sabem o que dizia?
Clique na ferramenta de selecção (quadrada ou elíptica) e desenhe a forma (fica uma espécie de círculo ou quadrado com aquele tracejado da selecção.
Escolha “Edit” —> “Stroke Selection”, configura-se a largura da linha e o tipo de linha e clica-se em ok…
E se eu quiser fazer meia dúzia de formas? Que trabalheira!
@kardos
Para usar em Linux nem precisas do Wine 😉
@ kardos?
Hã? O Gimp foi feito para Linux!
Pedimos desculpa, foi adicionado o source para Linux.
Da duas uma, ou compilas o source desta versão e usas, ou então esperas que apareça nos repositórios da tua distribuição 🙂
Eu sei, sou utilizador!
Estava a gozar 😀
@ Luis
Não me parece. O interface não é mau, mas se as coisas ficassem todas na mesma janela eu achava muito melhor.
@ Gonçalo O.
Por acaso já conhecia o GimpShop, mas como já tenho o Photoshop nunca achei necessário instala-lo.
Não conhecia o gimpshop, instalei-o agora.
sudo dpkg -i gimpshop_2.2.11-1_i386.deb -> E o GIMP deixa de arrancar
sudo dpkg -r gimpshop -> E o GIMP volta a funcionar
Vou ver se há casos idênticos na net.
Usavamos o Photoshop na agência mas desde que comecamos a usar o Gimp a nível profissinal o resultado final tem sido extraordinário.
Poupamos imenso com licenças e criamos os nossos próprios extras.
Sucesso e parabéns pelo post.
Instalei hoje o gimp e sou nova nestas coisas. Ele abre ficheiros jpeg e converte-os automaticamente em .gimp. Como converter edições de fotos c a ext. gimp novamente para .jpeg?
@ Raquel
Ficheiro –> Guardar como… escolhes no tipo de ficheiro, .JPG
ou
File –> Save As… e escolhes em file type, .JPG
O interface sempre me pareceu bastante lógico. Além disso, as janelas todas dão jeito, e se usarem um window manager decente (algo que em windows não existe, daí queixarem-se tanto), poderiam utilizar o programa de forma bastante eficiente.
De resto, o interface não tem assim grandes problemas como muita gente costuma dizer (“é muito dificil de se usar” bla bla bla)
@Ana Narciso: essa das shapes foi bem apontada. Não percebo qual é o problema de implementarem formas básicas… ainda por cima com o suporte que têm para paths. De qualquer forma, nessas alturas lá vem o inkscape salvar a vida da gente :p